Filmes

Crítica

Olhos Famintos 2 | Crítica

<i>Olhos famintos 2</i>

31.12.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H15
Olhos famintos 2
(Jeepers creepers 2)
EUA, 2003
Terror - 104 min.

Direção: Victor Salva
Roteiro: Victor Salva

Elenco: Ray Wise, Jonathan Breck, Garikayi Mutambirwa, Eric Nenninger, Nicki Lynn Aycox, Marieh Delfino, Diane Delano, Thom Gossom Jr, Billy Aaron Brown

A continuação do terror Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001) surpreende de cara pela decisão, pouco convencional em produções do gênero, de trilhar uma linha bastante diferente do seu original.

Se no filme de 2001 o diretor Victor Salva apostou no suspense, escondendo sua criatura e criando climas tensos em ambientes fechados - como um lar subterrâneo e uma delegacia de polícia -, na seqüência ele prefere a ação, escancarando seu monstro e mostrando-o em close e cheio de artimanhas.

Olhos famintos 2 começa poucos dias após o término do primeiro. Um rápido prólogo lembra que a cada 23 anos ele, o Creeper, desperta de sua hibernação para alimentar-se. O banquete dura 23 dias. Indestrutível, a criatura tem uma longevidade de séculos e sobrevive à base de carne humana. Depois de mastigar algumas pessoas no primeiro filme, o bicho agora está pronto para o prato principal: um ônibus cheio de estudantes colegiais saudáveis e bonitos.

Voltando de uma bem-sucedida campanha num campeonato estadual, um time de basquete e suas tradicionais chefes de torcida voltam pra casa. Entretanto, em seu caminho está a deserta e lúgubre rodovia que serve de lar para o Creeper, que está atrás de uma última boquinha antes de ir dormir por mais 23 anos. Espertalhão, o monstro atira uma shuriken (sim! monstros têm estrelas ninja) no pneu no ônibus e começa a caçada. Um a um os irritantes e machões teens vão tornando-se comida. E não fazem falta, já que seu desenvolvimento como personagens é tão pífio que não há a menor simpatia por nenhum deles.

Com situações e diálogos extremamente trash, o terror acaba beirando a comédia. É impossível não torcer para a criatura, que se ferra mais que o Coiote nos desenhos do Pápa-Leguas. Pra completar a divertida salada, surge um caipira caçador de monstros, desejando vingança pela morte de seu filho.

Enfim, só resta saber se essa era mesmo a intenção do diretor. Na verdade, o teor do filme dá margem a uma discussão sinistra. O Creeper parece preferir os homens do grupo (que têm o estranho hábito de urinar em turminha!) e chega até a lamber os beiços lascivamente para um deles. Conhecendo o passado de Victor Salva - condenado há alguns anos por abusar sexualmente de um menino - é difícil não imaginar que o diretor divertiu-se como nunca gravando essas cenas.

Nota do Crítico
Regular
Olhos Famintos
Jeepers Creepers
Olhos Famintos
Jeepers Creepers

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Direção: Victor Salva

Elenco: Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck, Patricia Belcher, Eileen Brennan, Brandon Smith, Peggy Sheffield, Jeffrey William Evans, Patrick Cherry, Jon Beshara, Avis-Marie Barnes, Steve Raulerson, Tom Tarantini, William Haze, Kim Kahana, Chris Shepardson

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.