Filmes

Crítica

Jogo de Cena | Crítica

Eduardo Coutinho desafia o espectador a definir o que é documento e o que é ficção

18.10.2007, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H29

Realizar documentários para colocar o próprio gênero em discussão tem sido uma constante no cinema brasileiro. Filmes como 33, À Margem da Imagem e Santiago resgatam uma tradição metalinguística que vem desde Cabra Marcado para Morrer (1984), clássico de Eduardo Coutinho: até que ponto um documentário pode ser considerado documento fiel da realidade?

Essa questão - que em maior ou menor grau atravessa toda a obra de Coutinho - é o centro de Jogo de Cena (2007). E para trazer o público para dentro da sua pensata o cineasta parte de uma pegadinha.

jogo de cena

None

jogo de cena

None

Em junho de 2006, Coutinho colocou um anúncio no jornal: procurava mulheres dispostas a contar as suas experiências na frente de uma câmera. De 83, 23 foram selecionadas, os seus depoimentos, tomados no teatro Glauce Rocha, no Rio - todas as mulheres sentadas em uma cadeira sobre o palco, de costas para a platéia vazia. Três meses depois, em setembro, Coutinho pediu a atrizes que assistissem às gravações de junho e encenassem diante da câmera aqueles relatos como se fossem elas, as atrizes, as verdadeiras mulheres daquelas histórias de vida.

Tudo isso só ficamos sabendo depois. A pegadinha: Coutinho não nos diz quem é atriz e quem é entrevistada. Estão todas sentadas naquela cadeira de costas para o "público", e a cada duas histórias absolutamente idênticas aprendemos que uma delas é encenação. Na hora em que as atrizes reaparecem e começam, então, a contar as suas próprias histórias, o jogo embola de vez.

Evidentemente, a própria decisão de filmar dentro de um teatro já pressupõe um ponto de vista: diante de uma câmera ligada, sejam atores ou não, as pessoas assumem um papel. Se no nosso próprio cotidiano já criamos para nós uma persona (especialmente numa época em que o "parecer" já é mais importante do que o "ter" e o "ser"), o que dizer então quando estamos à frente do entrevistador...

Não fosse a presença de três atrizes conhecidas dentre aquelas que se apresentam diante de nós, por exemplo, ficaria dificílimo saber ao menos uma vez quem está "mentindo" ali. Mas a grande questão é: não estamos todos "mentindo" o tempo inteiro?

Sempre na sua busca quixotesca pela verdade, busca essa a de todo documentarista, Coutinho sabe que é impossível alcançá-la. O que Jogo de Cena nos diz, ao expor os mecanismos do documentário, é que é possível se aproximar da verdade uma vez que temos consciência da impossibilidade de chegar a ela.

Nota do Crítico
Excelente!
Jogo de Cena
Jogo de Cena
Jogo de Cena
Jogo de Cena

Ano: 2007

País: Brasil

Classificação: LIVRE

Duração: 107 min

Direção: Eduardo Coutinho

Elenco: Marília Pêra, Andréa Beltrão, Fernanda Torres

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.