Filmes

Crítica

Lascados | Crítica

Road movie do diretor Vitor Mafra não tem nexo e nem humor

17.09.2014, às 19H04.
Atualizada em 03.10.2014, ÀS 17H39

Três amigos de infância resolvem pegar um carro e cair na estrada viajando pelo país, sem saber quem vão conhecer ou o que vão encontrar pelo caminho. Essa é a premissa que estamos acostumados a ver em alguns road movies do cinema, sempre com uma lição de vida ou conflitos internos dos personagens que os difere. Lascados, primeiro longa-metragem do diretor Vitor Mafra, não foge disso. E sua principal diferença entre todos os longas de mesmo estilo se destaca: humor fraco e com uma história sem pé, nem cabeça.

A trama se passa em 1994, e os amigos recém-formados no colégio, Felipe (Chay Suede), Deco (Paulo Vilela) e Burunga (José Trassi), moradores do bairro paulistano da Mooca, decidem viajar para o tradicional carnaval de Salvador como uma forma de despedida dos bons momentos que passaram juntos antes de cada um seguir com a sua vida para a faculdade. Para tornar a viagem possível, os três roubam a Kombi setentista da mãe de Felipe e partem rumo à Bahia.

A química entre os protagonistas é interessante, mas em alguns momentos beira o forçado. A chegada da bela e misteriosa Cenilde (Paloma Bernardi), que se esconde no carro dos garotos para fugir do pai autoritário (Guilherme Fontes) dá certo fôlego à trama, com seu jeito irreverente e atirado, criando uma disputa saudável entre os jovens para vem quem fica com a moça. As aventuras por quais eles passam, porém, não apresentam nenhuma tensão ou motivo que prenda a atenção do espectador. A delegada implicante, o pai de santo misterioso e a "presença" do folclórico chupa-cabra são aparições totalmente descartáveis.

A tentativa de fazer um filme mais leve, diferente das comédias brasileiras escrachadas que estamos acostumados a ver nos cinemas ultimamente é válida, mas o roteiro de Manoel Batista e Emílio Boechat peca na falta de diálogos de qualidade e piadas sem graça. Denis (João Côrtes), o irmão de Cenilde, em seus poucos momentos em cena, se destaca mais pela dicção fanha e jeito diferente de andar, mérito muito mais do talento do ator. Situações incoerentes, como transformar a Kombi em motel para arrecadar dinheiro para o conserto do automóvel e cantar com os policiais que acabaram de embolsar seus pertences em um claro abuso de poder deixa a história ainda mais sem sentido.

Lascados é uma comédia que explora o anseio dos jovens pela independência e a busca pelo desconhecido, com a natureza e a ponta do seu nariz guiando o seu caminho, mas esqueceu o detalhe crucial para que sua presença no cenário nacional não passasse despercebida: fazer rir.

Nota do Crítico
Bom
Lascados
Lascados
Lascados
Lascados

Ano: 2013

País: Brasil

Classificação: 14 anos

Duração: 100 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.