Filmes

Crítica

Lembranças de um Verão | Crítica

Nada de muito surpreendente acontece durante os 101 minutos do filme.

25.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Stephen King é um escritor famoso não apenas nas livrarias, mas também no cinema. São de sua autoria obras que inspiraram Conta Comigo (Stand by Me, 1986), Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) e À Espera de um Milagre (The Green Mile, 1999). A amizade entre protagonistas é um dos temas comum entre os três filmes.

Em Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001), nova fita baseada no trabalho de King, a fórmula volta a ser utilizada. Os personagens desta vez se chamam Bobby Garfield (Anton Yelchin) e Ted Brautigan (Anthony Hopkins). Bobby é um menino que no seu 11º aniversário não ganha a sonhada bicicleta de presente. Sua mãe, Liz (Hope Davis - Próxima Parada: Wonderland), cria o menino sozinha desde a morte de seu marido e alega não ter dinheiro, por isso o presenteia com um cartão de biblioteca de adulto.

Ted é o vizinho enigmático que acaba de chegar. Hopkins, aliás, logo se mostra a única boa atração do filme. Sempre com um olhar distante, como se estivesse vendo um passado distante ou um futuro próximo, é ele quem abre os olhos do garoto para a os detalhes despercebidos que estavam ao seu redor. É dele a dica para que Bobby e seus inseparáveis amigos aproveitem aquele verão. Seguindo o conselho, o grupo vai se divertir criando um clima parecido com os garotos de Conte Comigo. Porém, a semelhança se restringe apenas à idade e união das crianças. As aventuras não chegam aos pés do que enfrentaram Gordie, Chris, Teddy e Vern.

Desta vez, o diretor Scott Hicks não repete o trabalho de seu premiado Shine - Brilhante (1996). Nem Hopkins deve conseguir outro Oscar, como por O Silêncio dos Inocentes - The Silence of the Lambs, 1991. Nada de muito surpreendente acontece durante os 101 minutos do filme. Seus pontos altos são a narração de uma memorável partida de futebol americano dos anos 40 e a revelação dos motivos que faziam Ted se preocupar tanto com o que acontecia pela vizinhança. No tempo restante, sobra ao espectador ficar à espera de um milagre que nunca chega.

Nota do Crítico
Regular
Lembranças de Um Verão
Hearts in Atlantis
Lembranças de Um Verão
Hearts in Atlantis

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 116 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.