Filmes

Notícia

Mandando Bala

Cinamão-pipoca pra ninguém botar defeito

08.11.2007, às 17H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 09H00

Muita gente torce o nariz para o chamado "cinema-pipoca", aquele feito para divertir o público durante 90 minutos e nada mais. Uma fuga simples e eficaz da turbulenta realidade em que vivemos. Se você faz parte deste grupo, passe longe de Mandando Bala (Shoot 'em Up, 2007). Como disse Érico Borgo no seu artigo Da Frigideira, o filme começa com tiroteio e termina com tiroteio. E é recheado com ainda mais balas voando, seja durante um parto ou uma cena de sexo entre o protagonista Clive Owen e Monica Bellucci, que de donzela, neste filme, não tem nada.

Michael Davis, o roteirista e diretor do longa-metragem, não é um novato em Hollywood, mas esta é a primeira vez que ele consegue chamar a atenção da mídia. E com razão. Seu despretensioso filme tem tudo o que o gênero de ação precisa. O personagem principal, um certo Sr. Smith (Owen), é um ser mal-humorado, charmoso e, acima de tudo, durão ao extremo.

Mandando Bala

None

shoot´em up

None

Logo na primeira cena, ele está sentado em uma rua escura, comendo sua cenoura e esperando por um ônibus quando uma mulher grávida passa correndo na sua frente, fugindo de uns grandalhões armados. Ele não gosta nada do que vê e vai atrás. Pronto! Foi aceso o pavio que vai detonar as milhares de balas que vão voar para tudo quanto é lado, mas serão sempre certeiras quando disparadas pelo implacável Sr. Smith.

O motivo da perseguição à mulher grávida envolve um histérico Hertz interpretado por Paul Giamatti, e vai levar Smith a Donna Quintano (Bellucci), uma prostituta que ele escolhe para ajudar a cuidar do recém-nascido. E isso é tudo o que você precisa e vai saber. O passado do ágil e certeiro Sr. Smith e o porquê da sua predileção pelas hortaliças, não vêm ao caso. Pelo menos não por enquanto (quem sabe numa seqüência?). O importante aqui é que ele consiga se manter vivo e o bebê salvo. Os meios para isso vão de roubar carros a estourar os miolos de quem tentar persegui-los.

Mas quando digo roubar carros, não estou me referindo a um trabalho de gatuno. Os alvos escolhidos pelo Smith têm algo em comum: são todos uns babacas, pessoas que estacionam em lugares para deficientes, ou então que comem com a boca aberta e fazendo barulho... enfim, aquele tipo de gente que todos nós adoraríamos dar um corretivo. Bom, Smith está aí para isso! E o faz muito bem.

Além da ação desenfreada, o filme se destaca justamente pelo bom humor com que a caricata violência é desenvolvida. Não dá para ficar enojado quando se vê tamanhos absurdos acontecendo na tela. Tudo o que os fãs dos filmes de ação querem é que o Sr. Smith continue "mandando bala". Que venha logo a continuação!

Assista a clipes do filme

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.