Filmes

Notícia

Morre Ray Harryhausen, o mestre do stop-motion [ATUALIZADO]

Técnico inovador em Hollywood tinha 92 anos

07.05.2013, às 19H26.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H58

Morreu nesta terça-feira em Londres, aos 92 anos, o mestre Ray Harryhausen. A notícia foi dada em comunicado oficial e no Facebook pela família do californiano, tido como o mais importante artista de stop-motion de Hollywood.

[Atualizado] Prestamos um tributo ao mestre no Omelete Hyperdrive:

Harryhausen decidiu trabalhar com efeitos visuais no cinema depois de ver uma das criações mais célebres em stop-motion - bonecos fotografados quadro-a-quadro para dar uma sensação de movimento - da história, o King Kong de Willis O'Brien, no filme de 1933 dirigido por Merian C. Cooper. Ao longo de meio século, a partir de 1935, Harryhausen deu vida a criaturas e monstros dos filmes de Sinbad, Fúria de Titãs, Jasão e os Argonautas e outros.

Embora tenha influenciado toda a geração que trabalha com efeitos visuais hoje, de James Cameron e George Lucas a Peter Jackson e Guillermo Del Toro, Ray Harryhausen nunca ganhou um Oscar por seus filmes. O erro histórico foi corrigido em 1992, com um troféu honorário da Academia.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.