54

Assista Agora

Neuromancer | Adaptação ao cinema do clássico de William Gibson enfim vai sair

Vincenzo Natali começa a filmar no início de 2012

Marcelo Hessel
19 de Maio de 2011

neuromancer

A adaptação para as telas do clássico da ficção científica cyberpunk dos anos 80, Neuromancer, de William Gibson, anunciada em maio de 2007, enfim vai sair do papel.

Direto do mercado de Cannes, as produtoras Seven Arts Pictures e GFM Films anunciaram que conseguiram vender o filme, nos três primeiros dias de festival, para distribuidoras em alguns territórios, a maioria na Ásia, incluindo Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan, China e Índia, além de Polônia e Oriente Médio.

Negociações com distribuidoras de Alemanha, EUA, França e Reino Unido estão em curso. Esses acordos de pré-venda são, em muitos casos, essenciais para bancar o orçamento de filmes médios. O comunicado avisa ainda que o trabalho nos efeitos visuais já começou e que a filmagem acontecerá em Istanbul, Tóquio, Londres e no Canadá, nos primeiros meses de 2012.

Na história, num futuro apocalíptico em que a comunicação "banda larga" se dá em nível cerebral, um hacker talentosíssimo cruza o caminho virtual das pessoas erradas e tem seu sistema nervoso danificado por uma droga potente, como forma de retaliação. Agora, incapacitado, destruindo-se com drogas e sexo no submundo do Japão, ele tenta achar uma cura no mercado negro da bioengenharia. É quando um grupo clandestino o tira das ruas e, em troca dos talentos do hacker, promete consertar seu sistema neurológico.

Assim como o trabalho anterior do diretor Vincenzo Natali, Splice, Neuromancer é uma produção canadense e europeia. O filme tem orçamento de 70 milhões de dólares.

Leia a crítica de Neuromancer


Compartilhar

Comentários (54)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Anderson (21/05/2011 01:24:45)   0 0
Sobre Neuromancer ser datado, falar esse tipo de coisa é uma falta de percepção incacreditável.

Se você não consegue perceber que o mundo de hoje é o mundo de Neuromancer, recomendo que pare e olhe ao redor com atenção.



sem avatar Anderson (21/05/2011 01:13:24)   0 0
@Pinto

Corrigindo então.

O Finlandês é o único personagem que aparece em todos os livros da Trilogia e em Monalisa Overdrive aparece outro personagem que eu não vou contar pra não estragar.

Sobre o filme, não conheço o diretor então estou no vácuo mas eu sinceramente não quero um filme de Neuromancer, não acho que vão conseguir transmitir todo o clima do livro para o filme, a não ser que o próprio Gibson escreva o roteiro, coisa que aliás eu acho que seria meio obrigatório aproveitando que ele é um ótimo roteirista.



Victor "Wiseman" Victor "Wiseman" (20/05/2011 17:23:52)   0 0
Vincenzo Natali é aquele maluco do Cubo e do Splice né?? Caraca tô sentindo cheiro de filme animal e tenso. No melhor estilo Blade Runner, tem tudo pra dar certo.



Pinto Pinto (20/05/2011 05:09:32)   87 0
@Gustavo

Realmente Neuromancer faz parte de uma Trilogia, (The Sprawl Trilogy, se nao me engano), mas honestamente ainda nao li os outros dois. Sei que nenhum dos personagens importantes de Neuromancer estao neles (me corrijam se me enganei).

@Andres

Po, man, por mais que seja fan do Lovecraft, tenho que adimitir que tu tah certo... Tu tem que gostar muito das historias do cara pra encarar historias como "At the Mountains of Madness" (que comecou muito bacana, mas ele acaba arrastando da metade pro fim) e "The Mound", por exemplo. Mas eh o estilo do sujeito, algo que ele proprio tinha orgulho mesmo sabendo que nao era um estilo pro publico em geral engolir.
O curioso eh que dois dos meus contos favoritos dele, foram feitos como Ghost Writer: "Winged Death" e "In the Walls of Eryx". Botei meu irmao pra ler e ele nao gostou, justamente pelo estilo do cara. "Call of Cthulhu", "Color Out of Space" e "Shadow Over Innsmouth" tambem sao muito fodas. Se tem alguma dessas que nao leu, recomendo, talvez mude um pouco tua visao sobre o sujeito que morreu na pobreza e sem o devido conhecimento.

Abrass



sem avatar Fernando Eduardo (19/05/2011 21:13:43)   0 0
Neuromancer ainda é uma estória incompreendida:
Acredito que quem não tiver um interesse mais agudo sobre informática vai achar a trama monótona mesmo.
Como li abaixo acompanho a idéia que a crueza da estória é necessária para que não se perca a identidade da mesma.
Será um filme para maiores de idade suponho.
Me pergunto quando alguém se lembrara das obras do Robert A. Heinlein só filmaram mesmo Tropas Estelares e mesmo assim os caminhos originais da estória não foram respeitados. Será que algum dia ainda veremos Um estranho numa Terra estranha no cinema ? ? ?



sem avatar Tiago (19/05/2011 19:35:01)   0 0
o orçamento médio pode ajudar na censura 18 anos que o livro impõe. caso o investimento fosse maior, os grupos citados certamente exigiriam uma censura menor. agoro é torcer, neuromancer é uma das melhores sci-fi de todos os tempos - vamos ter esperanças para que não apenas como livro.



Calebe Calebe (19/05/2011 18:12:06)   342 0
Me perdoem a ignorância, mas ainda não entendi: esse Neuromancer é um livro, uma HQ, é o que?



Ewerton Ewerton (19/05/2011 17:34:51)   2 0
HHHHHMmmmmmmmmm bem que notei um Déjà vu no meu browser, logo, um AGENTE dessa corporaÇÃO, que aparenta ter ligação com o governo(leia-se programador), apareceu, e a zona de comentários mudou. O que será que está por tras dessa mudança... as coisas cada vez fazem mais sentido, sem fazer sentido algum.
0101001101111001011100110111010001100101011011010010000001000110011000010110100101101100011101010111001001100101001000010010000100100001


kkkkkkkk esse gênero é divertido. Ponto.



NANø NANø (19/05/2011 16:57:27)   0 0
Nossa... notícia interessantíssima!!!!! Só não comemoro porque não sei quem serão as pessoas envolvidas no projeto!

70 milhões pode ser suficiente nas mãos de um diretor criativo, mas sei lá... acho que eles precisam retratar muito bem o cenário animal de Neuromancer.

Outra questão a se levantar é quanto à faixa etária visada. Neuromancer tem um tema pesado, sexo, drogas, submundo... não gostaria que esse aspecto da obra fosse suprimido.

Abrax!!!



Gustavo Gustavo (19/05/2011 16:07:41)   296 0
Caraca, não sei o que aconteceu aqui, só sei que sinto vergonha alheia em saber que tem alguns marmanjos se comportando como crianças no jardim da infância.
Olha, não pensem que quero dar sermão em ninguém não, longe disso - até porque não tenho filhos desse tamanho -, mas nessas horas dou razão pro pessoal que implora pelo fim dos comentários.
Só acho que o papel dos Omelenautas é complementar o site, como já vi acontecendo algumas vezes quando alguém usa este espaço para avisar a Cozinha sobre uma atualização (ou até falsidade) da notícia. Ou, quando é o caso (aconteceu aqui mais abaixo) de pessoas conhecerem um livro que vai virar filme e explicarem pros demais como é a obra, essas coisas.
Na melhor das hipóteses sempre saímos daqui sabendo algo mais do que quando chegamos, e em grande parte isso se deve aos comentários construtivos/informativos/esclarecedores, etc.
Na pior das hipóteses vemos a lamentável bronca de um Cozinheiro, no seu papel de pajem, vigiando e punindo, e o que é pior, perdendo tempo que poderia ser usado para deixar o site cada vez melhor.

Inté.



Publicidade
Érico Érico (19/05/2011 15:51:36)   158 1
Errado, Howard. Todo mundo tem o direito de falar o que bem entender, contanto que não ofenda outro leitor, a equipe do site e não use palavrões ou seja preconceituoso (entre outras coisas). Opiniões são valorizadas no Omelete. Debates ofensivos, não. Quer retrucar? O faça com educação. E daí que o cara não gosta? Deixe-o falando sozinho. Esse descontrole é totalmente desnecessário.

Érico Borgo



João Vitor João Vitor (19/05/2011 15:48:44)   395 0
Esse filme lembra muito o Gamer, e acho que dá pra fazer um bom filme com esse orçamento.




Saaaaaalve Érico Borgo.



Howard Howard (19/05/2011 15:48:09)   1 0
Pô só não acho justo deixar os comentários do @Deus Hades, que tá falando asneiras sem nenhuma base.

E quem defende o conteúdo do post é recriminado.

Vlw.



Espirugira Espirugira (19/05/2011 15:28:29)   0 0
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

VIVA OS MONITORES SEMPRE ATENTOS DO SITE OMELETE!



Érico Érico (19/05/2011 15:25:19)   158 0
Caros,

Todos perderam seus comentários por completo e total desrespeito mútuo. Insistam nas ofensas e perderão as contas. Querem se xingar e brigar, troquem emails, endereços até, resolvam seus problemas pessoalmente... não me importa. Aqui não vão.

Érico Borgo



Wagner Wagner (19/05/2011 14:30:27)   34 0
Ahuahuaha como se alguem que gosta de Saint Seiya tivesse moral pra criticar cyberpunk.

Obvious trolls are obvious!



Cthulhu Cthulhu (19/05/2011 14:22:06)   17 0
@Andres: Foi mal ae, Andres. Te rotulei baseado em um unico post. My fault. Eh que nos comentarios do Omelete costuma ter tanto babaca (vide o Hades) que acabei achando que voce fosse um deles.
Nao vou mais postar nessa noticia para parar de dar corda.

http://bugslifebr.blogspot.com/






sem avatar Matheus (19/05/2011 13:52:05)   0 0
Não acredito: Vincenzo Natali é o diretor. Putz agora ferrou, diretor ridiculo que fez aquela porcaria de Splice, não assistam esse filme, seus olhos podem cair de tanta porcaria.
Bah o livro é incrivel, mas na mão desse lixo vai feder...



sem avatar sungibr (19/05/2011 13:22:48)   1 0
Concordo com alguns quanto à hesitação da adaptação, mas como o diretor é o Vincenzo Natalli, eu boto fé na qualidade do filme, (ainda não vi Splice, mas o Cubo é Punk!).

Mas discordo de outros quanto à relevancia e qualidade da obra.
Neuromancer é a principal obra de toda a estética cyberpunk (que alguns acham que não virou realidade....) e como foi bem apontado aqui, serviu de inspiração para um monte de outros filmes(Matrix é só a ponta deste iceberg).
E o rótulo de livro atual, não é por conta da "tecnologia" do livro, e sim da ambientação, onde informação é dinheiro, e hoje não se faz nada sem um computador por perto.
Ma tenho que dar o braço a torcer, quanto ao fato de o livro ser confuso as vezes, mas não é como apontaram aqui. Philip K. Dick, chega a ser mais confuso em alguns livros.
E convenhamos, não dá para levar a sério uma pessoa que vem com um monte de papos "filosóficos", e usa como
avatar um personagem de Cavaleiros do Zodiaco e deus no Nick.



Ewerton Ewerton (19/05/2011 12:58:19)   2 0
Medo, MEDO, Medo...
Acho que se os envolvidos na produção forem mesmo fãs da cultura Cyber Punk, tem tendência a se tornar um filme bom, afinal os caras não vão querer estragar a obra. Já se não forem (independe de seus talentos) corre o risco de quererem dar suas visões, mensagens, idéias e ritmo diferentes do gênero.
Resumindo, dae o Cyber Punk aos fãs de Cyber Punk, e "oda-se" o resto... espero que fora de Hollywood isso aconteça.



Publicidade
Pablo 'fievel' Pablo 'fievel' (19/05/2011 12:47:27)   41 0
se fizerem direito tem tudo pra ser um filme foda, um épico sci-fi! mas sinceramente...medo.



sem avatar Carlos Augusto Ferraro (19/05/2011 12:28:03)   0 0
"danilo (19/05/2011 00:27:33) - Não sei se pulo de felicidade ou se choro de medo!!!"

Na mesma



bomdiavermes bomdiavermes (19/05/2011 12:10:30)   -23 0
se respeitarem a obra, dá um pau em matrix fácil fácil.



Howard Howard (19/05/2011 11:43:42)   1 0
Na boa se o roteiro for do próprio Willian e a direção do Danny Boyle já fico feliz



Espirugira Espirugira (19/05/2011 11:32:46)   0 0
@Paulo Henrique

Gostou? Leva pra casa e mostra a tua coleção yaoi.



Espirugira Espirugira (19/05/2011 11:28:37)   0 0
@Deus Hades

Tá bom, tá bom ô praticante.

Já conseguisses deixar todo mundo embasbacado com a tua elevação intelectual e integração plena com a Grande Consciência Cósmica que Perpassa Todos os Seres e te permite falar abóbrinha impunemente sobre autores e obras que tu nem conheces.

Agora volta pra sala que ainda deve tá passando TV Globinho.




Paulo Henrique Paulo Henrique (19/05/2011 11:22:04)   14 0
È lamentavel um site de entretenimento, onde pessoas não consegue aceitar as opinioes alheias e qualquer bobagem é motivo para discutir pra mim os verdadeiros troll são esses que não respeitam as opinioes dos outros.



Howard Howard (19/05/2011 11:11:18)   1 0
Como você pode rotular um livro se nem sequer o leu.

Alias acho que nem a notícia, tá lá escrito ficção científica.

Não tô chateado, mas esses comentários trolls já tão enchendo o saco






Andres Andres (19/05/2011 10:58:10)   15 0
Cthulhu, ter uma opinião formada contrária a sua não significa ser troll... Acho que te ofendi pelo seu Nick... rs...

Mas é minha opinião, não vou impor à ninguém, é o que eu acho... Acho a narrativa do Lovecraft leeeeenta e monótona...

Achei a narrativa do Neuromancer muito mais monótona, e pra piorar, confusa... Achei chato, o personagem passa de um lugar pro outro como se fosse um sonho, não tem narrativa, num parágrafo ele está num lugar, no outro está em outro... Eu achei RUIM... =P Quer me crucificar por causa disso, à vontade, não vim trollar, só expor.

Abraços

PS: Eu sou fã do Cthulhu também, li todos os livros que saíram em português, apesar de ter achado chata a leitura, li pelo conteúdo do universo. Já o neoromancer não achei que o custo benefício (conteúdo x narrativa) valia a pena seguir até o final...



RODRIGO RODRIGO (19/05/2011 10:55:08)   -13 0
Ja to correndo atras dos livros pra comprar!
Parece que vai ser otimo!



Publicidade
Howard Howard (19/05/2011 10:42:08)   1 0
@Deus Hades

Comentário aleatório típico de quem faz humanas, bom pelo menos você conseguiu usar a palavra "epifenômenos". Quanto tempo você tava ensaiando esse comentário heim?




Lívia Lívia (19/05/2011 10:06:38)   63 0
Eu amo esse livro. Mas olha, não queria que fosse filmado, não. Eu tô me sentindo como um fã de quadrinhos: morrendo de medo que eles estraguem uma história tão incrível como é a de Neuromance, Monalisa Over Drive e Count Zero.



Howard Howard (19/05/2011 09:55:46)   1 0
Não só o Neuromacer eh bom mas o outros dois que completam a trilogia (count zero e mona lisa overdrive) são fodones.

Se o próprio escrever o roteiro vai ser melhor ainda



Ronny Ronny (19/05/2011 09:46:13)   55 0
Tem anos q li esse livro ,ate q demorou ser levado para o cinema



CHUCK NORRIS CHUCK NORRIS (19/05/2011 09:39:36)   37 1
ainda nao li esse livro mas estou louco pra fazer isso quanto ao filme bom poderia ser(bem) pior o diretor poderia ser o brett ratner ou o tim story afinal nao deram 200 milhoes de dolares(mas do triplo do orçamento do filme original)para o tal do len weiseman fazer o remake do vingador do futuro.



sem avatar Thairã (19/05/2011 09:27:58)   3 0
Ja estou vendo o Trailer, "Do mesmo livro que inspirou a trilogia matrix".



Alexandre Alexandre (19/05/2011 09:20:08)   0 0
Amigos,
Não podemos esquecer que já foi feito um filme baseado no livro, JOHNNY MNEMONIC,saiu no Brasil como,O Cyborg do futuro, disponivel em DVD, estrelado por Keanu Reeves e outros, vale conferir,apesar de não ter muita tecnologia na época em que foi feito,tem efeitos bem legais e tem um clima bem "underground"....o filme tambem pode ser "baixado" nos sites pirate Bay ou Isohunt,
legendas no site opensubtitles.

Valeu...



Sidewinder Sidewinder (19/05/2011 09:19:42)   19 0
Não conheço Neuromancer, mas só de ler a sinopse da história percebe-se que os Wachowski beberam muito dessa fonte pra escrever Matrix!

Agora vou correndo atrás de Neuromancer, pois histórias de futuros caóticos Cyberpunk me fascinam hehehehe...



Cthulhu Cthulhu (19/05/2011 09:02:48)   17 0
Excelente noticia! Confio no Vincenzo Natali. O cara manda muitissimo bem no sci-fi. Dentre os diretores contemporaneos, considero-o um dos mais competentes.

@Andres: Troll detected!

http://bugslifebr.blogspot.com/







Andres Andres (19/05/2011 08:51:42)   15 0
Achei o livro muuuuuito chato, parei de ler no meio. Ideias boas contadas de uma forma muito, mas muito ruim... Conseguiu vencer o Lovecraft nesse quisito...



Publicidade
sem avatar Mário Cardia (19/05/2011 08:46:59)   -8 0
Tentei ler esse livro umas 3 vezes e desisti...
e olha que eu gosto de ler, sou daquele tipo devorador de livros...

O livro é muito chato de ler apesar da história parecer ser boa...

Esse vou esperar pelo filme...



sem avatar Rodrigo (19/05/2011 08:39:47)   0 0
Li o livro recentemente, e achei o estilo do Gibson confuso e monótono, apesar das boas idéias. O grande problema do livro, na minha opinião, é que o autor tentou entrar em detalhes a respeito da tecnologia usada pelos personagens, e boa parte dela ele criou com base no que existia na época, tornando esse aspecto da história datado (apesar de alguns defenderem que não é).

Quem gosta de ficção científica tem meio que obrigação de ler, pela influência que o livro alcançou, mas não o considero uma obra tão boa quanto falam. Philip K. Dick e Isaac Asimov são bem melhores, justamente porque eles foram mais espertos que o Gibson, e jamais entram em detalhes sobre o funcionamento das máquinas e equipamentos que seus personagens usam, deixando por conta da imaginação do leitor, e tornam suas obras atemporais.

Vou confiar que os roteiristas e a equipe de produção façam um bom trabalho de atualização de conceitos, e tornem a história mais palatável que a do livro.



Gustavo Gustavo (19/05/2011 08:36:06)   296 0
@Pinto (putz, na boa cara, não tinha um nick melhor não?! hehe)

Pelo que vi são trata-se de uma trilogia, é isso mesmo? Se for, felizmente temos todos os volumes lançados no Brasil

Dêem uma olhada aqui (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?p=1&pag_busca=Livros&palavra=neuromancer&f1=1&f4=POR&f=3&sid=87396118713519306648439546&k5=4137E71&uid=)

Inté.




Emanoel Emanoel (19/05/2011 08:14:26)   4 0
Sempore fã de Neuromancer!!!
Aguardando com grande ansiosidade
o filme!!!
o/
Eh Nóis!



Pinto Pinto (19/05/2011 04:52:08)   87 0
@James

Vale a pena sim. Se tu gosta de ficcao cientifica, nao vai te decepcionar. Alem da historia em si ser otima, Gibson eh bom escritor. A primeira frase do livro eh perfeita.

@Ricardo

Bem cara, voce chama o filme de datado (e o livro por tabela), mas ao mesmo tempo se contradiz, ao dizer que o livro inspirou uma pah de outras historias nos anos decorrentes. E ainda continua. Neuromancer, tah longe de ser datado, e mesmo quando isso acontecer, nao tira os meritos da historia. E hackers ainda estao por aih aos bandos (o Playstation Network que o diga...).



sem avatar Marco A (19/05/2011 01:52:47)   177 0
É curioso como tem livros que quando começam a ser escritos já são comprados por "róliudi" e outros como este dos anos 80 ainda está nos estágios iniciais.



Ricardo I Ricardo I (19/05/2011 01:47:25)   -629 0
Se esse filme sair já vai nascer datado, pois Neuromancer inspirou quase todos os filmes sobre conspirações tecnológicas já feitos... Sem falar que o cyberpunk está fora de moda, esse imaginário do "submundo hacker" cansou, hj em dia esses caras usam terno, trabalham em bancos, andam de carro importado, tem filhos... e etc. Quem diria... Essas histórias já são temas do século passado.



Josué Josué (19/05/2011 01:02:52)   0 0
Neuromancer é um livro maneiríssimo. Ainda bem que vai rolar o filme.



sem avatar Thiago (19/05/2011 00:56:23)   17 0
O Homem do Castelo Alto é excelente. Parece até que querem filmar este também.

Neuromancer: vale muito a pena ler o livro. É um marco da ficção científica



James James (19/05/2011 00:46:02)   114 0
E aí? Vale a pena ler esta obra? Não me levem a mal mas pergunto isso pois sempre tive seríssimas dúvidas sobre a capacidade das expectativas serem atendidas.
Além disso, incrivelmente, em duas oportunidades quando encomendei uma edição a mesma egotava-se (Destino?Macumba?).
Acho, não tenho certeza, q isso piora ainda mais pelo fato de seus elementos já estarem tão citados,pasteurizados e adaptados a inúmeras outra obras e mídias, q o seu frescor se perdeu.
Ao menos para mim, em clássicos "pop" como a trilogia do Tolkien e em "O Homem do Castelo Alto" a obra original manteve o impacto intacto.



Publicidade

None