Assista Agora

O Guia do Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Guia do Mochileiro das Galáxias


O Guia do Mochileiro
das Galáxias
The Hitchhikers Guide
to the Galaxy

EUA,
2005 - 110 min
Comédia/Ficção

Direção: Garth Jennings
Roteiro: Douglas Adams e Karey Kirkpatrick, baseado em livro de Douglas Adams

Elenco: Sam Rockwell, Anna Chancellor, Warwick Davis, Mos Def, John Malkovich, Zooey Deschanel, Martin Freeman, Dominique Jackson, Bill Nighy, Steve Pemberton, Jack Stanley, Su Elliot, Jason Schwartzman


Arthur Dent

Ford Prefect

Trillian

Zaphod

Marvin

Humma Kavula

Slartibartfast

Prostetnic

OS PERSONAGENS

ARTHUR DENT
Planeta de Origem: Terra - Espécie: Humana

Arthur Dent está tendo um dia ruim – sua casa será demolida para dar lugar a uma nova via hiperespacial, seu melhor amigo revela ser de outro planeta e a garota de seus sonhos acaba de se envolver com um completo idiota. Entretanto, não é exatamente o fim do mundo – pelo menos por mais seis minutos. Acaba que (graças a seu melhor amigo alienígena) o fim do mundo é apenas o começo...

FORD PREFECT
Planeta de Origem: Arredores de Betelgeuse - Espécie: Desconhecida

Ford Prefect, melhor amigo de Arthur Dent, é na verdade um alien que se passa por um ator desempregado. Seu verdadeiro trabalho envolve pesquisas de campo para O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ilhado na Terra durante 15 anos, ele finalmente tem a oportunidade de ir embora quando a raça de aliens mais desagradável de todas anuncia um plano de destruir o planeta primitivo. E por que Arthur uma vez salvou sua vida (uma história longa e ligeiramente constrangedora), Ford decide retribuir o favor e tirar seu amigo da Terra antes de sua destruição. Felizmente para Arthur, Ford é o companheiro perfeito para se ter em uma aventura galáctica.

TRILLIAN
Planeta de Origem: Terra - Espécie: Humana

A história de Trillian é o simples conto da garota que encontra um rapaz; a garota dispensa o rapaz por causa de um alien presidente da galáxia e depois a garota encontra o rapaz de novo assim que a Terra é destruída (em circunstâncias muito improváveis); o rapaz afirma ter sentimentos pela garota, a garota faz jogo duro, o rapaz desiste, e a garota descobre que cometeu um erro trocando-o pelo alien presidente da galáxia.  

ZAPHOD BEEBLEBROX
Planeta de Origem: Betelgeuse 5 - Espécie: Sim, Por Favor

Moderno, aventureiro, arrogante e de inteligência obtusa, Zaphod Beeblebrox é também o Presidente da Galáxia. Ele se tornou presidente com o único propósito de roubar a espaçonave Coração de Ouro – a mais notável e singular nave na história da Galáxia. Zaphod esteve recentemente na Terra para escolher uma companhia feminina (Tricia McMillan, também conhecida por Trillian), iludindo-a com a frase testada e batida – “Sou de outro planeta. Quer ver minha espaçonave?”

MARVIN 
Construído por: Companhia Cibernética de Sirius - Tipo: PHG (Personalidade Humana Genuína)

Marvin é uma nova geração de robôs com um novo recurso chamado PHG (Personalidade Humana Genuína). Depressivo crônico, Marvin encontra pouca satisfação em suas tarefas subalternas e deixa bem claro que não gosta de realizá-las. Para ser justo, abrir portas e pegar coisas pode ser um pouco enfadonho quando se tem um cérebro que pode calcular seus problemas de personalidade com trinta casas decimais, enquanto faz previsões do tempo para um planeta inteiro. Como resultado de sua depressão, ele sempre se preocupa em fazer com os que estão ao seu redor também se sintam infelizes.

HUMMA KAVULA
Planeta de Origem: Desconhecido - Espécie: Profeta

Humma Kavula é um missionário intergaláctico com apenas um ligeiro lampejo de sanidade, que, talvez, seja o único pré-requisito necessário para se tornar um líder cult religioso megalomaníaco. Ele pode ser visto pregando ao povo Jatravartid de Viltvodle VI enquanto aguarda a chegada do Grande Lenço Branco.

SLARTIBARTFAST
Planeta de Origem: Magrathea - Espécie: Magratheano

Slartibartfast é um engenheiro civil planetário oriundo do legendário mundo de Magrathea. Magrathea fornece um serviço de construção de planetas luxuosos para os mais refinados e, é claro, a mais rica clientela da galáxia. Magrathea atende a todos os gostos. Slartibartfast é um verdadeiro artesão, e algumas vezes vê com desdém os planetas mais novos e modernos. Para dizer a verdade, Slartibartfast prefere estar sozinho para construir lindos litorais com fiordes detalhados. Afinal, ele ganhou prêmios por este trabalho.

PROSTETNIC VOGON JELTZ
Origem: Vogsfera - Espécie: Vogon

Prostetnic Vogon Jeltz é o comandante da Frota de Construção Vogon, e não é uma imagem agradável, mesmo para os outros vogons. Sua pele verde-escura borrachuda é grossa o bastante para lhe permitir jogar – e bem – o jogo da política do funcionalismo público vogon, e é tão resistente à água que pode sobreviver por períodos indefinidamente longos no fundo do mar a profundidades de 300 metros, sem qualquer efeito negativo.

GLOSSÁRIO

O GUIA

O Guia do Mochileiro das Galáxias é exatamente o que diz o nome — um guia sobre todas as coisas que você precisa saber. O Guia é essencial para aqueles que viajam pela galáxia. É uma interface fácil de usar, cujo preço acessível o torna amplamente popular. Ford Prefect inseriu sua atualização mais recente no Guia sob o verbete Terra.  Depois de 15 anos de pesquisas meticulosas ele conseguiu expandir o verbete de “Inofensiva” para “Praticamente Inofensiva.”

CORAÇÃO DE OURO

Você alguma vez pensou: “Posso estar em qualquer lugar num piscar de olhos?” Bem, com a nave Coração de Ouro você pode! Nessa Nave você passa por todos os cantos da Galáxia num piscar de olhos e depois decide onde saltar. Parece impossível? Mas não é – é só improvável. Tão improvável que a nave é movida por um Gerador de Improbabilidade Infinita. A nave Coração de Ouro improvavelmente pegou dois mochileiros, Arthur Dent e Ford Prefect – resgatando-os da morte certa nas frias regiões do espaço.

VOGONS

Os vogons são mal-humorados, burocráticos, intrometidos e insensíveis. São também os responsáveis pela destruição da Terra para dar lugar a uma via expressa interestelar. Os vogons são notórios por sua crueldade e pela forma não-convencional de castigo – ler poesias.  A poesia vogon é conhecida por ser a terceira pior do Universo e é comum pessoas da platéia roerem os próprios membros para conseguirem sobreviver.

ESPAÇO

O Espaço é grande, GRANDE MESMO! Não dá pra acreditar o quanto ele é incomensuravelmente grande.

TERRA

A Terra é um planeta no qual nunca se pode estar a mais de 26 mil quilômetros do local de nascimento, uma distância não muito grande, na verdade. A Terra está agendada para ser demolida pela Frota de Construção Vogon para dar lugar a uma via expressa hiperespacial. Povoada por humanos, ratos e baleias entre outras espécies menos interessantes, O Guia do Mochileiro das Galáxias descreve a Terra como “praticamente inofensiva".

PENSADOR PROFUNDO

O Pensador Profundo é um computador incrivelmente inteligente, construído há muitos milhões de anos por uma raça de seres pandimensionais hiperinteligentes que estavam cansados de toda especulação em torno do significado da vida. Quando o Pensador Profundo foi concluído, eles perguntaram-lhe a resposta à Questão Fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais. Houve um atraso enquanto o Pensador Profundo calculava a resposta. Na verdade, um atraso de sete e meio milhões de anos, e depois o Pensador Profundo anunciou que a resposta era ‘42’.

GOLFINHOS

Os homens sempre se consideraram mais inteligente que os golfinhos, porque conseguiram criar muitas coisas – a roda, Nova York, as guerras, etc. –, enquanto tudo o que os golfinhos faziam era nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens – exatamente pelos mesmos motivos. Os golfinhos há muito sabiam da iminente destruição do planeta Terra e tentaram alertar a humanidade para o perigo; mas a maior parte de suas comunicações foi mal-interpretada. Por exemplo, a derradeira mensagem dos golfinhos foi entendida como uma tentativa extraordinariamente sofisticada de dar uma cambalhota dupla para trás assobiando o hino nacional dos Estados Unidos, mas na verdade o significado da mensagem era: Adeus, e obrigado por todos os peixes.

PEIXE-BABEL

Acredite se quiser: esta pequena criatura amarela é provavelmente uma das coisas mais estranhas do universo. Através de uma série de emissões de freqüências cerebrais complexas, um processo complicado demais para ser explicado aqui, na prática, o peixe-babel permite que todas as raças e culturas se comuniquem facilmente, decodificando a matriz de freqüências mentais enviada para o cérebro da pessoa. Resumindo: enfie um no ouvido e você compreenderá tudo que lhe for dito em qualquer língua. Difícil de explicar, mas realmente muito útil.

TOALHA

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao grande valor prático, porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (estrito = não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele também tem escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos ou muitos outros que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido.” O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

42

O segundo maior computador já criado levou sete e meio milhões de anos para calcular o significado da vida e no final anunciou que a resposta era, na verdade, 42. Isto fez muitas pessoas ficarem zangadas e foi amplamente considerado uma péssima idéia. O computador então explicou que o problema era que ninguém entendia realmente qual era a pergunta. Então outro computador, maior ainda, teve que ser construído para descobrir qual era na verdade a pergunta.

ARMA DO PONTO DE VISTA

A Arma do Ponto de Vista é uma arma bastante incomum – em outras palavras, quando você atira em alguém, a pessoa instantaneamente passa a ver as coisas a partir do seu ponto de vista. Ela foi inventada por um grupo de donas-de-casa
que estavam absolutamente cheias de terminar todas as discussões domésticas com as palavras: “Você não entende, não é?” A arma foi imediatamente encomendada por agências de marketing, governos e religiosos, mas foi condenada por ser perigosa demais caso caísse em mãos erradas e, por isso, foi guardada num local secreto para impedir que fosse usada novamente.

DINAMITE PANGALÁCTICA

Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias a melhor bebida que existe é a Dinamite Pangaláctica. O Guia afirma que o efeito de beber uma Dinamite Pangaláctica é similar a ter seu cérebro esmagado por uma fatia de limão colocada em volta de uma grande barra de ouro. O Guia também dirá que planetas preparam as melhores Dinamites Pangalácticas, quanto irá custar uma dose e quais as ONGs existentes para ajudar você a se recuperar posteriormente. O Guia ensina até mesmo como preparar a bebida por conta própria, mas por questões legais, de saúde e de segurança, não podemos reproduzir essa informação aqui.

GERADOR DE IMPROBABILIDADE INFINITA

O Gerador de Improbabilidade Infinita é uma nova e maravilhosa invenção que possibilita atravessar imensas distâncias interestelares num simples zerézimo de segundo, sem toda aquela complicação e chatice de ter que passar pelo hiperespaço. Devido à nova descoberta sensacional na física de improbabilidade, assim que uma espaçonave dotada dessa nova tecnologia propulsora atinge a improbabilidade infinita, ela passa por todos os pontos do Universo. Então basta escolher em qual desses pontos você quer ir e logo estará lá. É quase fácil demais.

AMOR

A Enciclopédia Galáctica descreve o “Amor” como uma doença debilitante psicossomática causada pela produção de vários hormônios no corpo da vítima que a tornam inconsciente ou simplesmente incapaz de controlar, e continua citando uma lista com diversos tratamentos médicos disponíveis, de como se deve lidar com o apoio indesejado dos amigos, e que planetas da galáxia são os melhores para se ouvir músicas de fossa e chorar. O Guia do Mochileiro da Galáxia (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy) diz o seguinte sobre o tema amor: “Muito doloroso.”



Comentários (2)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Marcelo Marcelo (06/09/2011 13:15:04)   666 2
a série da BBC é bem melhor



Oswaldo Oswaldo (21/08/2010 23:45:31)   0 0
Gostei muito do filme!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.