O Magnata

Chorão esconde a lágrima e desvia o assunto, mas tem ali uma voz emo pedindo para ser ouvida

Marcelo Hessel
15 de Novembro de 2007

O Magnata

O Magnata

Brasil , 2007 - 97
Drama / Policial

Direção:
Johnny Araújo

Roteiro:
Chorão, Bráulio Mantovani e Messina Neto

Elenco:
Paulo Vilhena, Maria Luísa Mendonça, Rosanne Mulholland, Priscila Sol, Chico Diaz, Marcelo Nova, Chorão, Marcos Mion, Chivitz, Tiririca, João Gordo, Bob Burnquist, Sandro Dias

Regular
magnata
magnata

O nome de mais destaque nos créditos de O Magnata é o do cantor e compositor Chorão, do Charlie Brown Jr., ainda que ele não seja diretor nem protagonista, mas autor da idéia que foi transformada em roteiro por Bráulio Mantovani e Messina Neto. O nome de Chorão está lá, claro, para atrair a massa de fãs da sua banda, e como tal O Magnata começa funcionando muitíssimo bem.

Começa com "atitude", esse produto da moda que se ganha na tampa do refrigerante. Magnata (Paulo Vilhena) tem atitude. Dá rolê armado, ganha as minas com sua banda de rock, sai com os manos do skate e rouba Ferraris só pra zoar. A vida bandida de Magnata é o mesmo gangsta style dos videoclipes - o diretor estreante do filme, Johnny Araújo, já assinou vários clipes do CBJ, como o premiado "Só por uma Noite" - e a identificação imediata com o público-alvo começa aí.

Não é o tipo de filme que apenas emula o gosto popular, mirando numa reserva de mercado. Chorão, Araújo, Vilhena e companhia sabem falar as gírias do seu público, e O Magnata é um filme bastante autêntico do que diz respeito à caracterização do gueto, ao retrato da cena skatista e da música alternativa paulistana nos arredores do Metrô Armênia.

Mas daí vêm os problemas. Filmar halfs e shows é fácil. Começa a ficar difícil quando há uma história pra contar.

Coração de emo

Magnata tem uma razão para ser metido a pária: seu pai morreu, deixou-lhe herança milionária, e a sua mãe (interpretada por Maria Luísa Mendonça) é uma perua alcoólatra. O fato de ser Maria Luísa Mendonça a escalada para o papel é sintomático, com aquela cara de louca de quem acabou de deixar Querô largado à própria sorte. A partir do momento em que insere esse drama do protagonista, O Magnata se compromete a desenvolvê-lo, e o faz toscamente.

De rebelde sem causa, o personagem de Vilhena vira incompreendido. Perdeu-se na vida por falta de pai e mãe. O filme isenta o personagem de culpa e encontra outros responsáveis por suas irresponsabilidades. Não cabe julgar aqui se Magnata é um alter-ego de Chorão, mas o fato é que, enquanto roteirista, Alexandre Magno Abrão justifica o lacrimoso nome artístico. É de um sentimentalismo sem fim esse O Magnata.

Não vou entregar o final, mas é fácil perceber o momento em que aflora o emo que existe lá dentro: na constrangedora cena em que Magnata, descendo a Imigrantes, telefona para casa... Chorão vira o rosto para não vermos a lágrima, desvia o assunto, sobe ao palco, enche sua pista em Santos para filmar os amigos, mas no fundo O Magnata é o manifesto solitário de um coração doído, com tendência a mártir, pedindo desesperadamente por colo.



Galeria de vídeos

Publicidade

Comentários (1)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Salatiel Salatiel (18/03/2010 22:54:24)   0 0
Tem alguma versão censurada desse filme?
Tipo, cortando as cenas +18?

Quero indicar pra uma amiga que curte Rock e Skate... mas com esse conteúdo num dá né...rsrs

Espero que sim... no aguardo!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.