Filmes

Notícia

O Mistério do Samba

Documentário produzido por Marisa Monte homenageia a Velha Guarda da Portela

28.08.2008, às 16H00.
Atualizada em 01.12.2016, ÀS 01H05

Mistério, a rigor, não há muito. Trazer à tela velhinhos que têm histórias para contar, com bom humor e memória excepcional, e música da boa para cantar é suficiente para fazer um documentário de arrasar corações. Foi assim com o cubano Buena Vista Social Club (1999), por exemplo. E é o que move o nacional O Mistério do Samba, nova empreitada de Marisa Monte, aqui agindo como produtora.

Adepta a resgates musicais desde o começo da carreira, Marisa foca aqui a Velha Guarda da Portela, sua escola de samba de coração, formada por gente da época em que "de coração" realmente queria dizer algo a mais no universo do carnaval carioca. O filme é resultado final de um trabalho hercúleo da cantora, ao lado dos diretores Lula Buarque de Hollanda e Carol Jabor, e filhote direto de Tudo Azul, álbum produzido por ela que eternizou a Velha Guarda em estúdio, em 1998.

O Mistério do Samba acompanha o trabalho realizado por Marisa na época, quando remexeu nos baús da comunidade à cata de sambas que só haviam sido registrados em gravações caseiras. Mas se o disco serviu para eternizar a arte dos portelenses, o documentário se esforça em retratar, mais que a história da escola, os personagens e seus causos. Tanto que a cantora, apesar de força motriz dos acontecimentos, guarda seu brilho para o papel de coadjuvante de luxo, ao lado de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

O filme não tem nada de biográfico, nem pretende ser um retrato definitivo. O que aparece na tela é um registro apaixonado pelas grandes personalidades da escola, sem grandes firulas, simples e forte como seus retratados. Daí se seguem histórias como de Argemiro Patrocínio e Jair do Cavaquinho (que gravaram discos graças à cantora e faleceram nos últimos anos) ou das tias Doca, Surica e Eunice, mulheres-chave da comunidade, na cozinha e no coro de fundo.

Pode ser clichê dizer que O Mistério do Samba já nasce filme dos mais importantes, em um país com registro tão falho das épocas de ouro da sua cultura popular, mas é a mais pura verdade. Quem gosta do gênero tem aqui um prato cheio, daqueles de sair do cinema com a alma lavada. E, ao ver a roda de samba registrada na última cena, com os membros da Velha Guarda dançando o miudinho com a idade avançada que têm, entender por que quem não gosta de samba é doente do pé.







mistério do samba

None

mistério do samba

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.