Filmes

Crítica

Olhos Famintos | Crítica

Vale conferir pela aura sinistra que o cerca.

09.11.2001, às 01H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Em viagem de volta para casa, os irmãos Darryl (Justin Long) e Trish (Gina Philips) atravessam as estradas da Costa Leste norte-americana, em direção à Flórida. De repente, durante o trajeto, um caminhão velho ultrapassa o carro dos garotos de forma perigosíssima, com a intenção clara de provocar um acidente. Eles apenas conseguem visualisar a sombra do piloto, um ser fúnebre, vestido com uma capa preta. Horas mais tarde, ao passar por uma igreja, Darryl e Trish reconhecem o mesmo automóvel - e decidem parar para resolver a questão. Alguma bisbilhotagem já serve para aterrorizar os irmãos. Num buraco ermo, encontram incontáveis corpos mutilados, devorados. E, infelizmente, descobrem que o Creeper (Jonathan Breck), um ser animalesco, decide saciar a sua fome com o casal de curiosos.

Dirigido por Victor Salva, "Olhos Famintos" ("Jeepers Creepers", 2001) se notabiliza por adicionar elementos de "Filmes B" ao atual terror juvenil. Nada de adolescentes com tendências psicóticas. À maneira de personagens monstruosos, como Fred Krueger, o Creeper (em português, rastejador) é indestrutível, possui uma longevidade de séculos e sobrevive à base de carne humana. E desse horror básico, o enredo tira o seu sustento. Mas, curiosidades à parte, todo o contexto que envolve "Olhos Famintos" também contém alguns ingredientes sinistros.

Metido no meio cinematográfico desde os doze anos, Salva sempre mostrou predileção por temas do terror. Com o seu primeiro longa, "Clownhouse" (1988), a história de três garotos aterrorizados por palhaços de circo, ganhou alguma visibilidade no festival de Sundance. Mas logo a sua carreira foi abalada com uma denúncia. Durante as filmagens, Salva molestou sexualmente um dos atores-mirins do filme, um garoto de doze anos. Inclusive, gravou em vídeo as cenas do abuso. Três anos de pena e muitos meses de trabalho comunitário depois, o diretor conseguiu o livramento condicional, em 1992. De volta ao cinema, cria nova polêmica justamente por escolher uma produção dos estúdios Disney, "Powder" (1995), a história de um garoto que possui poderes telecinéticos. Na ocasião, houve protestos de pais e associações populares - que se repetiram em 2001, nas tomadas na Flórida de "Olhos Famintos". Num caso como esse, a qualidade do filme até fica um pouco de lado. Vale conferir pela aura sinistra que o cerca.

Nota do Crítico
Regular
Olhos Famintos
Jeepers Creepers
Olhos Famintos
Jeepers Creepers

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Direção: Victor Salva

Elenco: Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck, Patricia Belcher, Eileen Brennan, Brandon Smith, Peggy Sheffield, Jeffrey William Evans, Patrick Cherry, Jon Beshara, Avis-Marie Barnes, Steve Raulerson, Tom Tarantini, William Haze, Kim Kahana, Chris Shepardson

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.