Filmes

Artigo

Omelista | Filmes quentes #PraKawaka

Dez lançamentos - e relançamentos - que já enchem este começo de 2014 de debates e expectativas

21.01.2014, às 08H57.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

2014 começa não só com termômetros na casa dos 40ºC como também com a promessa de muito hype nas telas. Listamos abaixo dez filmes - entre novidades e esperados relançamentos - que já chegam em ponto de ebulição e certamente virão acompanhados de debates acalorados e vão dar o que falar neste ano.

Quando Eu Era Vivo

Imagine Sandy estrelando um terror que promete ser O Iluminado brasileiro. O esperado segundo longa do diretor Marco Dutra (Trabalhar Cansa) tenta aproximar o cinema nacional do gênero do suspense sobrenatural estabelecido nos EUA, e com a ajuda da direção de fotografia fantasmagórica de Ivo Lopes Araújo ele talvez consiga. A adaptação ao cinema do romance de 2008 A Arte de Produzir Efeito sem Causa, de Lourenço Mutarelli, tem ainda Marat Descartes e Antônio Fagundes como protagonistas. Previsão de lançamento: 31 de janeiro.

Boyhood

As primeiras críticas vindas do Festival de Sundance invariavelmente dizem que o novo filme de Richard Linklater é uma experiência cinematográfica única, o que talvez seja redundante se considerarmos a maneira como o longa-metragem foi feito. Desde 2002, o diretor passa anualmente algumas semanas rodando cenas de um garoto (interpretado por Ellar Salmon), cuja vida Linklater registrou ao longo destes últimos 12 anos, um verdadeiro álbum de família, e o resultado é um filme sobre a infância. Não é um projeto inédito (o italiano Marco Bellocchio realizou algo parecido no recente Irmãs Jamais) mas certamente vai chamar a atenção. A próxima parada é o Festival de Berlim, em fevereiro.

Boyhood 14Jan2014

The Raid 2

O primeiro The Raid - lançado em DVD no Brasil com o título Operação Invasão - é um fenômeno do cinema indonésio e um dos filmes de artes marciais mais cultuados dos últimos anos. Quando o diretor Gareth Evans anunciou que faria uma trilogia, criou-se a expectativa, que desde então só vem esquentando a cada trailer. A história do policial honesto que enfrenta bandidos lutadores e policiais corruptos promete duas horas de ação vertiginosa em The Raid 2. Previsão de lançamento: 27 de março (Indonésia).

Comboio do Medo

Depois de ficar no limbo durante anos devido a incertezas quanto aos direitos autorais, Comboio do Medo (Sorcerer), um dos filmes menos vistos de William Friedkin, está ganhando neste ano uma versão restaurada em Blu-ray, pela distribuidora Criterion. Produzido em 1977, logo depois do sucesso arrasador de O Exorcista, este remake de O Salário do Medo fracassou nas bilheterias, mas tem algumas das cenas mais tensas já rodadas pelo cineasta. As conturbadas histórias de bastidores são tão empolgantes quanto o filme, e algumas delas (retiradas da recente autobiografia de Friedkin) estarão num livreto de 40 páginas que acompanhará o Blu-ray. Previsão de lançamento: 22 de abril.

Fruitvale Station - A Última Parada

Embora tenha sido ignorado no Oscar, este filme independente americano foi um dos mais comentados de 2013, e chega ao Brasil no calor do momento, com sua crítica social que tem muito em comum com a realidade daqui. A trama ficcionaliza um acontecimento de 2008, quando um grupo de jovens desce na estação de trem de Fruitvale, em Oakland, na Califórnia, para celebrar o Ano Novo, e se vê no meio de uma disputa armada. Embora já tivesse participado de Poder Sem Limites, é por Fruitvale Station que o ator Michael B. Jordan tem se tornado um dos nomes mais comentados de Hollywood hoje. Previsão de lançamento: 31 de janeiro.

O Grande Herói

O novo trabalho do diretor de Hancock, Peter Berg, não é só um filme de guerra com foco na ação. O Grande Herói ganhou os programas de debate e o noticiário nos EUA por sua suposta licença poética em relação aos fatos que inspiraram o filme. Em junho de 2005, um destacamento de quatro fuzileiros das forças especiais da Marinha dos EUA, com a missão de matar ou capturar o líder talibã Ahmad Shah no Afeganistão, se viu cercado por 250 soldados da Al-Qaeda. Berg fez uma adaptação controversa que está colocando pacifistas e armamentistas para mais uma vez discutir na mídia. Previsão de lançamento: 21 de fevereiro.

O Grande Mestre

Vai ser curioso ver o curto-circuito entre os fãs de artes marciais e os fãs de cinema "de arte" quando O Grande Mestre, o mais recente filme do diretor chinês Wong Kar Wai, finalmente chegar ao circuito comercial do país, depois de lotar sessões na Mostra de Cinema de São Paulo. Dezessete anos depois do seu único filme no gênero, Cinzas do Passado, o cineasta usa um dos seus atores preferidos, Tony Leung, para viver Yip Man (1893-1972), o lendário mestre de Wing Chun que foi o mentor de Bruce Lee, em meio a coreografias de ação cheias de rebuscamento. Previsão de lançamento: fevereiro.

Alemão

Outro filme brasileiro que vai dar o que falar. Numa época em que as comédias dominam os principais lançamentos nacionais, o longa do diretor José Eduardo Belmonte sobe o morro e, com a história de policiais infiltrados no Complexo do Alemão às vésperas da ação de ocupação da comunidade pela PM, tenta enxergar os dois lados da situação de um novo jeito, em meio a muitas cenas de ação e suspense. Previsão de lançamento: 14 de março.

Boyhood 14Jan2014

Ondas do Destino

Uma lista de filmes que envolvem expectativas não estaria completa sem o polemista-mor Lars von Trier. Além da versão integral, sem cortes, de Ninfomaníaca prometida para o Festival de Cannes, neste começo de 2014 sai em Blu-ray a versão restaurada do longa que lançou o nome do dinamarquês nos festivais mundo afora, Ondas do Destino, de 1996. Entre os extras, curiosidades como o teste de cena de Emily Watson e materiais deletados. Previsão de lançamento: abril.

7 Caixas

Depois de ser exibido no Brasil em festivais, o maior sucesso de bilheteria da história do Paraguai (com mais de 250 mil espectadores, em um país que tem 7 milhões de habitantes) enfim chega ao nosso circuito comercial, mostrando que é possível emular as fórmulas do cinema de ação de Hollywood com ironia e sem perder sua personalidade. Por onde passa, o longa dos diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori ganha adeptos, e por aqui não deve ser diferente. Previsão de lançamento: março.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.