Filmes

Crítica

One Direction: This is Us | Crítica

Uma peça publicitária a serviço dos fãs da boy band

21.10.2014, às 16H15.

De tempos em tempos, um grupo de garotos bonitos e bem selecionados surge para estremecer o mundo da música e angariar uma legião de fãs. Os escolhidos da década são Zayn, Louis, Harry, Liam e Niall, o One Direction. Na aba de astros que expõem parte da vida em filmes 3D, a boy band britânica tenta fazer o mesmo em One Direction: This is Us, mas não obtém sucesso.

one-direction

None

one-direction

None

O documentário dirigido por Morgan Spurlock (Super Size Me) desperdiça o potencial da empreitada ao se posicionar apenas como uma simples peça publicitária. O filme funciona como qualquer outra foto, álbum, livro e ou figura com a logo da banda. A pureza, camaradagem e descompromisso responsável dos garotos é retratado da maneira que os videoclipes o fazem - o One Direction vive para entreter e se divertir, mesmo que cumpra inúmeros compromissos profissionais e lide com frustrações familiares.

E nessas duas últimas características estão alguns dos principais pontos de desperdício do longa. Em dado momento, a mãe de um deles revela ter encontrado o filho quatro vezes em três anos, por exemplo. "Um dia ele foi para o X-Factor e não voltou mais", diz chorosa. Mas o conteúdo "exclusivo" prometido pelos slogans e proposta do documentário param por aí. A superficilidade está em todo conteúdo "íntimo", que mostra apenas a superfície da transformação que o sucesso causou às famílias.

Entre os integrantes, a edição balanceia a interação e definição da personalidade de cada um. Como de costume em boy bands, não são todos que saltam aos olhos. No caso do One Direction, Harry Styles se destaca dos demais. Além do visual mais adulto, o jovem se porta como o mais consciente e rockstar dos cinco - sua última citação sobre Keith Richards define bem a sua visão de fama.

A falta de profundidade do roteiro de This is Us deixa clara a ausência de Spurlock na concepção do projeto. Conhecido pelo humor irreverente, o diretor parece ter dado seu nome aos créditos e nada mais - a não ser na breve explicação "porquê a música do 1D deixa as pessoas felizes". O comando parece estar nas mãos de Simon Cowell, produtor do filme e criador do grupo, devido ao aspecto comercial de toda a projeção.

One Direction: This is Us se limita a ser um produto para fãs e não serve para convencer alguém do sucesso e talento dos garotos - por mais real que existam. E como qualquer propaganda que escancara suas intenções, é mais fácil o espectador desgostar dos protagonistas a indicá-los a alguém.

One Direction: This is Us | Cinema e Horários

Nota do Crítico
Regular
One Direction - This is Us
One Direction - This is Us
One Direction - This is Us
One Direction - This is Us

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 92 min min

Direção: Morgan Spurlock

Elenco: Harry Styles, Niall Horan, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Liam Payne, Jon Shone, Dan Richards Dan Richards

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.