Assista Agora

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Filme sobre heroína ciclotímica sofre, ele mesmo, de transtorno bipolar

Marcelo Hessel
09 de Abril de 2009

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Confessions of a Shopaholic
EUA , 2009 - 104
Comédia / Romance

Direção:
P.J. Hogan

Roteiro:
Tracey Jackson, Tim Firth, Kayla Alpert, Sophie Kinsella

Elenco:
Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter, Joan Cusack, John Goodman, John Lithgow, Kristin Scott Thomas, Leslie Bibb, Fred Armisen

Bom
becky bloom
becky bloom

Rebecca Bloomwood chegou ao fundo do poço. Seu vício por compras já custou mais do que um mero estouro do limite do cartão de crédito. Ela é confortada pelo pai: "Se os Estados Unidos devem bilhões emprestados e ainda assim conseguem prosperar, você também consegue!".

A crise econômica é um vulto que somente pairaria sobre a comédia Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, não fosse mencionada tão descaradamente. Talvez sejam mudanças de última hora no roteiro para adequar o longa - que esperou na fila oito anos para ser produzido - ao cenário mundial atual. O fato é que Becky Bloom vive, em mais de um sentido, em uma fantasia colorida que não condiz com a realidade.

Fantasia colorida literalmente, porque o que há de mais extravangante nos editoriais das revistas de moda Becky faz questão de usar. A história começa como um Ugly Betty vestido por Patricia Field (a figurinista de O Diabo Veste Prada, que trabalha também neste filme). Isla Fisher interpreta a fashion victim do título, que precisa arrumar um novo emprego para pagar todas as suas faturas. O acaso a transforma em uma colunista de finanças pessoais numa publicação de Nova York.

Uma compradora compulsiva que dá dicas de como economizar - a irônica premissa dos livros mezzo autobiográficos de Sophie Kinsella é levada com fidelidade ao cinema. Atriz acima da média dentro do gênero das comédias físicas, Isla Fisher corresponde bem nos momentos de pantomima, e o retrato caricato que traça de Becky Bloom é o que a aproxima da cafonice consciente de um Ugly Betty. (A cena da mendiga com o vestido, que acumula humor em cima de tragédia, é Ugly Betty puro.)

Mas há a obrigação de incluir a crise. E se toda comédia romântica contemporânea tem seu arrastado lado edificante (valorizar o amor, a família, blabla), Os Delírios de Consumo de Becky Bloom adiciona mais uma lição de moral - e tome jornalista fazendo discurso naïve pela transparência, tome presidente de empresa levando sermão porque recolheu bônus milionário enquanto a empresa caía...

Esses reflexos do mundo real na ficção fazem da comédia uma amarga combinação de conto-de-fada alienante e cautionary tale, fábula-de-sobreaviso. O que pode até ser uma coisa interessante, mesmo porque é um paradoxo parecido com aquele que compõe a personalidade bipolar de Becky Bloom.

Assista a clipes



Comentários (1)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Dakota (26/11/2013 16:22:37)   7 0
Achei o filme muito bom, e olha que não sou chegada nessas histórias água com açúcar. Aliás, me surpreendi. O filme não é fútil como aparenta ser e sabe manter o humor e fazer crítica a crise financeira. O final é meio conto de fadas, mas mesmo assim não diminui o projeto. A cena do bônus milionário foi engraçada e alfineta na medida certa. Não é um filme revolucionário, mas sabe ter bom ritmo e senso crítico. Atuações boas, boa química entre o elenco... Tá bem acima da média dessas comédias lançadas por aí. É até uma pérola ;)




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.