Filmes

Crítica

Parker | Crítica

Filme desperdiça boa premissa ao incluir tramas paralelas

21.03.2013, às 19H00.

Jason Statham funciona quando trabalha sozinho. Fez bons filmes quando era o astro principal. Adrenalina e Carga Explosiva estão aí para comprovar. O problema surge quando há um companheiro envolvido. Até hoje, quando precisou dividir a tela com algum nome de peso, não obteve bons resultados. Aconteceu em Celular - Um Grito Por Socorro, em Os Especialistas e volta a ocorrer em Parker, que estrela ao lado de Jennifer Lopez.

parker

None

Os parcos minutos em que o inglês poderia dar alguma serenidade ao seu personagem se perdem nas piadas infantis proferidas pela companheira, que sem ter nem porquê, atira-se no brutamontes na primeira oportunidade. Nestes poucos momentos de diálogos interrompidos, o protagonista tenta aparentar uma psique complexa, com um confronto interno entre a bondade e a aptidão pelo crime - e nessa profundidade desnecessária está a principal falha de Parker.

O filme se baseia no livro de Donald E. Westlake e Statham vive o personagem-título, um ladrão em vias de aposentadoria que aceita um trabalho com um grupo de colegas distantes. No meio do roubo, Parker sofre uma tentativa de assassinato pelos companheiros e é deixado na beira de uma estrada a beira da morte. Resgatado por desconhecidos, ele volta a ativa em poucos dias e vai em busca de vingança.

Por mais comum que seja a trama, diretor e roteirista credenciam o filme a um desempenho razoável. Taylor Hackford não tem a regularidade de Ray (2004), mas comanda bem as cenas de ação, sem economizar nas consequências das brigas do protagonista ou mesmo no sangue esparramado nos tiroteios. O texto de John J. McLaughlin (Cisne Negro) acerta ao deixar as ações de Parker falarem por si, por exemplo - o erro é justamente deixar ele falar com alguém.

A falha principal do longa, no entanto, é a procura pela inclusão do personagem de Jennifer Lopez. A participação da atriz/cantora no filme é dispensável a ponto do roteiro desenvolver da mesma maneira sem ela. A tentativa de colocá-la como um alívio cômico não só fracassa, como também enaltece os momentos em que a moça aparece sem roupa ou em posições que destacam seu dotes físicos. Dispensável para o decorrer do filme, essencial para a venda do mesmo.

Parker erra ao incluir personagens multifacetados a uma trama que sequer precisa de uma dupla protagonista. Preso a uma fórmula combinada de romance e comédia, as boas sequências de ação e a presença de Statham são desperdiçadas pela adição de um rosto - e um corpo - bonito no elenco.

Nota do Crítico
Regular
Parker
Parker
Parker
Parker

Ano: 2012

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 118 min

Direção: Taylor Hackford

Elenco: Jason Statham, Jennifer Lopez, Nick Nolte, Michael Chiklis, Sala Baker, Carlos Carrasco, Wendell Pierce, Emma Booth, Daniel Bernhardt, Patti LuPone

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.