Filmes

Crítica

Projeto Dinossauro | Crítica

Limitações e trucagens do estilo "filmagem encontrada" ficam claros na produção britânica

06.09.2012, às 20H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H44

Dá pra contar nos dedos de uma mão os filmes que recorrem ao estilo de "filmagem encontrada" como uma opção narrativa e não como um modismo. Na maioria das vezes, a estética documental só serve para maquiar a precariedade dessas produções de baixo orçamento, e com Projeto Dinossauro (The Dinosaur Project) não é diferente.

projeto dinossauro

None

projeto dinossauro

None

Quem ainda acredita, no mais, que as tais filmagens foram mesmo feitas e encontradas por alguém? É uma falsa premissa que frequentemente termina dando a esses filmes um tom involuntário de comédia. Na produção britânica - sobre uma expedição de um programa de TV na África que busca rastros de dinossauros - você vê logo no começo, pelas caras dos atores, que vai ser difícil levar a coisa a sério. Eles já interpretam estereótipos previsíveis (o pai astro da TV e o filho que não se falam, o amigo ressentido do sucesso do astro), e a câmera intrusiva (que se acha "documental"), buscando reações emotivas "de bastidores" desses personagens, só banaliza mais esses conflitos que já começam manjados.

Em alguns filmes de terror, como na série Atividade Paranormal, a precariedade pode contribuir para gerar um clima de insegurança a favor da história: tudo o que a câmera não mostra, ou o que mostra mal, tem potencial de assustar. Em Projeto Dinossauro, porém, rapidamente percebe-se que o truque de omitir elementos e esconder a ação (as câmeras "falham" quando o bicho pega) é apenas mesquinhez cinematográfica mesmo, ou simples incapacidade de criar.

Se essa omissão fosse uma contingência de orçamento - a produção visivelmente gastou todo seu dinheiro em cenários e criaturas em computação gráfica, mas nada que os documentários de dinossauros da BBC já não tenham feito melhor - tudo bem, afinal não é todo mundo que pode bancar seu Jurassic Park. O problema é a certeza do engodo: sugerir uma cena de perigo e depois sair sacudindo a câmera a esmo, negando ao espectador qualquer imagem minimamente coesa, para depois escurecer a tela e "religar" a câmera quanto tudo já passou, não é fazer suspense nem cinema documental. Não é sequer cinema.

Projeto Dinossauro | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Ruim
Projeto Dinossauro
The Dinosaur Project
Projeto Dinossauro
The Dinosaur Project

Ano: 2012

País: Reino Unido

Classificação: 12 anos

Duração: 83 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.