Filmes

Artigo

Rambo completa 30 anos

Omelete esteve na cidade onde filme foi rodado para celebrar a data

20.10.2012, às 01H53.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H47

No começo de outubro, fãs fervorosos do filme Rambo: Programado Para Matar (First Blood, 1982), o primeiro da franquia protagonizada por Sylvester Stallone, invadiram a pequena cidade de Hope, no Estado de Columbia Britânica, Canadá (a cerca de 150 km ao leste de Vancouver) para comemorar os 30 anos do longa. Rambo foi filmado em Hope (próximo ao Golden Ears Provincial Park) e desde então a cidade se tornou "Meca" para os fãs da série; eles vêm de outros locais do Canadá, dos Estados Unidos e outros países como Japão, Austrália, Alemanha, Áustria e Brasil. Há algo sobre a jornada deste veterano militar que ainda toca uma legião de fãs. A vingança de Rambo, talvez, desperte em nós a vontade de nos posicionarmos e lutar contra algo opressivo.

Rambo

None

Muitos dos fãs que foram a Hope para o 30º aniversário da franquia, estavam ali pela segunda ou terceira vez. O evento teve início na sexta-feira, dia 5 de outubro, no Blue Moose Cafe, com alguns dos visitantes que vieram de longe recebendo um presente especial: há cerca de um ano, a ponte de madeira que pode ser vista no filme havia sido desmontada e uma nova foi inaugurada em seu lugar. Brian McKinney e Riley Forman, dois dos organizadores do fim de semana dedicado à celebração da efeméride, coletaram pessoalmente, soldaram e montaram a partir de parafusos e pinos da velha ponte réplicas em miniatura do local, que foram dados como troféus aos fãs mais dedicados. Muitas das pessoas presentes estavam vestidos como o Rambo (não havia ninguém de xerife ou coronel) e muita memorabilia foi vendida, comprada e trocada entre os aficcionados, como camisetas feitas pela empresa local chamada Sasquatch Sign e pôsteres da Reel Places, de Seatle. No bar, a bebida mais pedida foi, claro, first bloody mary.

Na manhã seguinte, Inge Wilson, do Museu de Hope e da secreteria de turismo local, levou os visitantes a uma longa caminhada pela cidade e suas locações mais conhecidas. Nós vimos o local por onde Stallone entrou na cidade e a placa original em que estava escrito “Gateway to Holidayland”. Hope, cujo nome nunca é citado no longa, emprestou suas ruas e demais locais "interpretando" uma pequena cidade dos Estados Unidos no estado de Washington, noroeste do país.

O "tour" continuou passando pelo centro da cidade, com sua praça onde boa parte do filme acontece. Mesmo sabendo que muitas das lojas que estão por ali já passaram nas mãos de muita gente, o visual e estilo da cidade continua o mesmo de 30 anos atrás. A delegacia foi construída em frente à prefeitura, mas depois se mudou para outra parte da cidade, se tornando agora um centro de recreação para idosos. Foi aqui que paramos para comer algo e ouvir um discurso de Bud Garder, que era o prefeito da cidade na época da filmagem e foi um dos grandes responsáveis por trazer a produção para cá. Ele deu ao público histórias sobre as filmagens, encontros com Stallone, e como a equipe do filme transformou a cidade completamente quando chegou por lá e se instalou por quase dois meses de trabalho.

Após a turnê, uma tela de cinema foi erguida ao ar livre no centro da cidade. Stephan Chang, que interpretou o comandante vietcongue no filme, falou ao público presente, enquanto o meteorologista e celebridade local, Mark Madryga, dizia que atores e equipe técnica sofreram muito com o frio e a chuva durante as filmagens, mas que o atual mês de outubro de 2012 está sendo bastante fora do comum, tido como um dos mais quentes do Canadá, com sol e uma impensável temperatura média de 23 graus. No início da noite, dois documentários sobre "Rambo" foram exibidos, antes do prato principal, o filme que reuniou a todos neste local.

Na manhã seguinte, caminhamos até onde ficava a famosa ponte do Rambo, onde o prefeito revelou que haverá uma placa, lembrando a todos da importância do local. Dali seguimos até o parque da província de Coquihalla, onde pudemos ver algumas das locações externas utilizadas no longa, incluindo aí o penhasco do qual Rambo se joga para fugir da polícia - nofilme, Rambo acaba machucando seu braço e ele mesmo dá uns pontos. Na vida real, Stallone quebrou duas ou três costelas filmando o salto. Vários colegas jornalistas acompanharam o tour, e Simon Birmingham, um dos mais fanáticos daquele grupo, não parou tirar fotos e dar entrevistas, o que é fácil quando se está falando do seu assunto predileto.

O dia terminou com uma sessão dupla de Stallone no histórico cinema de Hope. Foi exibida por lá uma versão original em 35 mm de Rambo e logo depois a versão mais enrugada, mas ainda durona de hoje em dia, em Os Mercenários 2.

No dia seguinte era o feriado nacional de Ação de Graças e os festejos ao Rambo também continuaram, invadindo a semana, com alguns dos fãs mais hardcore se aventurando pela floresta local atrás de locais recentemente descobertos e bem mais distantes. Os perigos incluíam ursos, terrenos cada vez mais acidentados e donos de terras não muito felizes com a ideia de pessoas andando por ali. Mas com o espírito do próprio Rambo no ar, nada iria parar estes fãs de seguir os passos de seu herói mais uma vez.

Fotos: Silmara Albi

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.