Assista Agora

Redenção | Crítica

Rambo da geração neoconservadora prega que todo ato é válido se você simplesmente acredita nele

Marcelo Hessel
15 de Dezembro de 2011

Redenção

Redenção

Machine Gun Preacher
EUA , 2011 - 109 minutos
Ação / Drama

Direção:
Marc Forster

Roteiro:
Jason Keller

Elenco:
Gerard Butler, Kathy Baker, Madeline Carroll, Souleymane Sy Savane, Michelle Monaghan, Michael Shannon

Ruim
redenção
redenção
redenção

Uma crítica que se fazia ao primeiro Tropa de Elite é que era um filme tão averso à teoria - o negócio de Capitão Nascimento é partir logo para a prática - que termina moral e politicamente difuso. Redenção (Machine Gun Preacher) sofre deste e de outros problemas.

O drama do diretor Marc Forster (007 - Quantum of Solace, Em Busca da Terra do Nunca) conta a história real de Sam Childers, interiorano dos EUA que, depois de sair da cadeia, encontrou Cristo, largou as drogas e o crime e, influenciado por um missionário católico, partiu para a África. Em 30 anos, Childers construiu um orfanato para vítimas da guerra civil no Sudão e ganhou o apelido de "pastor da metralhadora". Críticos de Childers - como uma médica sem fronteiras que aparece no filme - enxergam nele um mercenário que responde a bala, como seus inimigos, os radicais sudaneses, aos conflitos da região.

"Falar de paz em uma sala é perda de tempo", diz Childers (Gerard Butler) no filme a um dos políticos do Sudão. O que soa apenas como uma reação pragmática à passividade da diplomacia no fundo revela a incapacidade do personagem de enxergar contextos e de colocar suas ações em perspectiva. Na interpretação imprecisa de Butler - o escocês está longe de passar credibilidade como um caipira motoqueiro - e na condução omissa de Forster, Childers se esvazia e se infantiliza.

Logo nos primeiros embates de Childers com a "realidade", ao sair da prisão, o que nos chama a atenção é a sua surpresa diante do óbvio: ele injeta heroína de noite e, na manhã seguinte, olha-se no espelho com choque, como se nunca tivesse passado por uma ressaca. Ao mesmo tempo, as elipses que o roteirista Jason Keller impõe ao filme tiram de Childers suas etapas de aprendizado, a assimilação do erro - ele passa por uma experiência, qualquer experiência, e em seguida reage em direção oposta. Ao chocar-se com as drogas, por exemplo, larga-as logo depois. Não há um processo, uma reflexão no filme sobre essas experiências.

Fica claro, a certa altura, que essa opção de descomplicar o mundo é feita para encampar a visão simplista do pastor Childers - que diz em sua igreja que tudo é uma questão de ação, que "tudo que você precisa é abrir a porta e deixar Jesus entrar". Daí a perplexidade do personagem diante de revezes, como na cena em que ele mata uma criança africana durante uma caçada aos radicais e, só então, o filme questiona as motivações de Childers.

Não se engane com questões inseridas ao longo do filme para satisfazer uma suposta abrangência. Como em Tropa de Elite, elas existem ali para "compor um painel complexo" (o amigo largado nos EUA, o comentário sobre o capitalismo), mas se perdem na cacofonia moral de Redenção.

Quando o verdadeiro Childers aparece nos créditos finais defendendo seus atos - "Se você perdesse o seu filho e eu o trouxesse de volta, importaria como eu trago?" - e a foto do inimigo sudanês é exposta em retrato (só falta o letreiro "procura-se" embaixo), fica claro que o filme corrobora mais com o caçador-de-recompensas do que com o abnegado humanitário. É possível que Childers seja muito mais complexo na vida real, mas no filme ele representa a miopia geopolítica e a indevida apropriação religiosa dos anos Bush: agir como se seus atos se justificassem, certos ou errados, porque Childers ACREDITA nesses atos.

Redenção | Omelete entrevista elenco, equipe e Sam Childers
Redenção | Trailer
Redenção | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (60)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Abjaud (01/03/2013 19:38:14)   -4 1
Galera,eu sei que opinião é pessoal,e cada um pode achar o que quiser do que bem entender.Normalmente eu veria essa crítica e provavelmente não veria o filme,tamanha confiança que tenho pelos criticos do site,mas cometeria um grave erro.Esse filme é fantástico,emocionante e retrata exatamente o titulo,apesar de não ser a tradução do original...é muito bonita a história do personagem,e feita com muito equilibrio.Fiquei bem decepcionado com a resenha,e por favor não deixem de assistir...aprendemos muito vendo a jornada de Sam Childers.



Jorge Luís Jorge Luís (27/02/2013 16:35:41)   67 0
Aparentemente baseado em uma impressionante história real, "Redenção" conta com a forte presença de Gerard Butler - em uma de suas melhores atuações - encarnando um ex-viciado, que conta com a ajuda da religião para reconstruir sua vida, e passa a trabalhar como voluntário, ajudando crianças em Uganda, onde ocorre uma sangrenta guerra civil.

Apesar do teor por demais simplista de algumas passagens, a produção conta com a direção do sempre competente Marc Forster para transformar uma história difícil, em um drama eficaz, com pitadas de ação que garantem o ritmo do filme, e evitam o excesso de sentimentalismo, ou a mistificação de seu protagonista.

8.5/10.0



sem avatar Maike (24/02/2013 04:30:25)   14 0
"mas no filme ele representa a miopia geopolítica e a indevida apropriação religiosa dos anos Bush: agir como se seus atos se justificassem, certos ou errados, porque Childers ACREDITA nesses atos"

Deixa eu ver se eu entendi, vc ta criticando aki os atos do Childers....

Nao entendi, a critica nao tinha q ser sobre o filme?????

E ao meu ver ele pelo menos esta impedindo q crianças sejam estrupadas e mortas, ou seja, esta fazendo bem mais q muitos



sem avatar claudinei (10/06/2012 19:18:51)   1 1
eu gostei do filme, realmente me fez ver que ainda há pessoas boas, que sacrificam suas vidas pelas pessoas inocentes, que são as crianças no caso, gostei do filme, gostei do modo que ele mudou de rumo, e gostei das cenas que ele fica quase sem dinheiro para poder dar algo de melhor para quem precisa



kaka kaka (09/06/2012 11:22:51)   13 2
Omelete.........deletem esta crítica....filmão


sem avatar Christyan (18/06/2012 11:45:05)   1 1
Concordo ... a omelete ta de zoa ne 1 Ovo


Alan Alan (24/05/2012 20:23:19)   21 2
Esqueça a critica e veja o filme, vale muito a pena!



sem avatar charles (19/05/2012 22:59:05)   7 2
é esse tipo de filme que nos fás refletir sobre o mundo atual que nós vivemos
muito bom recomendo



sem avatar antonio (27/04/2012 12:56:30)   2 2
filme otimo
quem nao assistiu ta perdendo tempo
mto emocionante
vc entra na pressao junto com o cara do filme
gostei mto
vale a pena



Mazzin Mazzin (05/04/2012 13:33:01)   8 2
Na boa... isso é o que da usar suas concepções religiosas na hora de escrever a critica...por mais que te tente parecer imparcial a critica julga o filme de ser carregado de falso moralismo... fica claro
isso



sem avatar Eli (03/04/2012 09:27:35)   2 1
Foi a sua pior crítica Marcelo Hessel. Vc quis parecer intelectual, forçou a barra nas comparações (comparar com tropa de elite. ts ts ts... sem comentários.) e não enxergou a verdadeira mensagem do filme.
Tá certo que o ator não é lá essas coisas. Mas no todo o filme é bom. De 0 a 10 eu daria 7.

Nunca esqueça, vc é um blogueiro de internet e não um nobre da corte britânica. Quando for escrever uma crítica não tente parecer intelectual. Fica feio demais.



Publicidade
sem avatar Cristiano Afonso (18/03/2012 22:58:03)   2 2
Olha! Não sou gabaritado o suficiente para comentar de cinema, mas assiti ao filme e na escala de 1 a 5 que o omelete oferece para classificar os longas e os curtas de ruins a ótimos penso que senhor Marcelo Hessel exagerou dando ruim. O filme é aceitável e a proposta foi aquela mesma vista; nada de reflexões sobre redenção e errependimento, pois, pelo pouco que se pode ver do verdadeiro Sam nos créditos, o cara sugere mais um extremista religioso do que um guardador de rebanhos. Quanto a atuação de Gerard Butler não possuo critérios para qualificá-la, mas, como a crítica é para totalidade do filme, creio que bom ou 3 ovos seria o mais justo.



sem avatar Thiago (14/03/2012 12:24:15)   12 0
FILMAÇO !!! Critico só gosta de filmes de fantasia. filme que nos faz pensar o que fazemos nessa vida, emocionante , pois não é ficção . não é um elfo que vai salvar o anel, ou um outro planeta azul que vai ser devastado. infelizmente é realidade de um de muitos Países na Afríca. assistam e tirem suas conclusões por si só , e não em cima das de um cara que só gosta de filmes de super heróis.



sem avatar tess (03/01/2012 13:52:36)   4 2
eu assisti esse filme na semana passada, achei um filme muito bom, essa crítica não corresponde ao filme que vi em nada, adorei, até comentei com um amigo que foi junto pq tanta crítica negativa e ele tb não entendeu pq, eu recomendo, tem uns lances meio violentos, mas queria o que não deve chegar nem perto da realidade no sudão.
e gerard butler tah muito legal no filme, ignorem essa crítica e vejam por vcs mesmo.



Alexandre Magno Alexandre Magno (21/12/2011 17:48:00)   0 0
Concordo com a maioria aqui, o que o Hessel escreve não significa nada, pq ele não tem credibilidade nenhuma.
Então fica o meu conselho, parem de comentar o trabalho dele, quando vcs verem que a critica é escrita por ele, façam como eu, procurem outra fonte, e parem de comentar a critica dele. Pq ai para de dar ibope para essa porcaria que ele faz, forçando ele a melhorar profissionalmente ou simplismente vão parar de publicar o lixo que ele continua escrevendo.



Carlos Eduardo Carlos Eduardo (18/12/2011 19:04:27)   5 -1
Não precisa ser expert em cinema pra saber que ese filme é uma bomba hollywoodiana.
Um exemplo de filme "tema africa" bom é diamante de sangue. Um dos melhores que ja vi.



Rodrigo Rodrigo (18/12/2011 04:35:30)   0 -2
Galera realmente pega no pé do Hessel... rs

Há vários tipos de críticas e, no próprio omelete, em três diferentes formas.

Se vc ler uma crítica da falecida Pauline Kael, que muitos consideram a melhor crítica que já teve, verão que ela apenas dissertava sobre o roteiro e suas questões, quando possíveis, filosóficas, políticas...

Ela não fazia análise de decupagem, montagem, trilha, efeitos especiais...

A crítica não é uma resenha. Acho que o Hessel tem seu valor dentro desse universo do omelete. Qual graça teria se ele escrevesse como o Borgo ou o Forlani?

O fato é que pegam pesado com ele por ele aparentar arrogância...



sem avatar Irones (17/12/2011 20:52:16)   11 1
Parceiro as críticas de 'crítico' são muito ruins. Tenta encontrar, em cenas soltas,na maioria das vezes, contexto socio, político, culturais, etc, etc, etc, (como se as mesmas fossem a suma de toda a história do filme )que tornam chatas as suas leituras. Ainda mais quando tenta relacionar um filme com outros filmes, como fez nesta crítica com o Tropa.... Cara, acredito que quem vai assistir a um filme não precisa necessariamente ser filósofo, sociológo (dentre outros ofícios), afinal, cinema é entretenimento, diversão... Não é, obrigatoriamente, destinado aos intelectuais ou pseudointelectuais....


Virgilio Virgilio (19/12/2011 22:01:17)   2 0
Ah caro Irones, nesse ponto vc se engana - tudo que vivemos ou passamos tem um contexto envolvido - o que um bom crítico faz é demonstra algumas camadas a mais que podem existir na obra e as vezes a gente não prestou atençao ( não significa que vc concorde com ele). E mesmo coisas que são entretenimento puro (como Rambo, ou algum filme de ação qualquer - que em tese não se "propõe" a uma "análise" - Mercenários , por exemplo)guardam em si um ponto de vista sobre o mundo. A maioria dos filmes de ação dos anos 80 (inclusive os bons) não eram definitivamente pensados para "intelectuais". Mas não dá pra negar o influência da Era Reagan em 80% deles, mesmo que vc nem disconfie quem era ou o que fez Ronald Reagan.


sem avatar Eric (17/12/2011 14:39:15)   17 2
Hessel, mais uma vez, evidenciando seu lado troll... Que lástima...
.
Mais isenção e menos ideologia, meu senhor!
.
Alguém por aí, já disse: "Apego ideológico cega a razão e conduz a mente humana irremediavelmente ao descrédito." No mínimo...



Lara Lara (17/12/2011 02:49:57)   10 3
Acho que a única crítica que eu já concordei com o Hessel foi a de Amanhecer, mas a ruindade daquele filme é óbvia pra qualquer um que tenha mínimo senso, então não conta... eu creio que esse filme deve ser bom, vou conferir com certeza.



Andrés Andrés (17/12/2011 02:20:23)   117 1
Mãe do céu...



Publicidade
Calebe Calebe (16/12/2011 20:21:16)   385 1
É por isso que prefiro as criticas do Borgo...
O Hessel não escreve criticas, escreve opiniões e opiniões essas que malham TODOS os filmes que tem alguma base cristã!
Cês já leram a critica dele para A Paixão de Cristo?
Sinceramente, deveriam pôr uma pessoa menos agnóstica e filosófica para escrever uma critica de verdade.
Desconsiderem essa critica, rapazes.. O filme só foi massacrado aqui!



wall-e wall-e (16/12/2011 19:47:35)   129 3
velho, não entendi nada dessa crítica



Robson Robson (16/12/2011 19:25:27)   0 3
Isso não é crítica, é opinião....vou assistir o filme.



Rody Rody (16/12/2011 19:17:09)   4 4
Eu so tenho uma coisa a dizer, este filme bom ou ruim, a essas alturas ja não importa mais, e sabe porque? O Hessel ja perdeu perdeu a credibilidade com grande parte dos leitores do Omelete. E a sua grande deficiência é sua falta de imparcialidade, principalmente com temas que fogem do seu conhecimento, acabando com criticas que somente expõem um gosto pessoal limitado a visão da sétima arte.


Lara Lara (17/12/2011 02:39:28)   10 1
Não poderia concordar mais. Imparcialidade não existe aqui.

sem avatar Eli (03/04/2012 09:19:23)   2 0
Concordo plenamente com vc.


Robson Robson (16/12/2011 16:31:26)   0 3
Usar tropa de elite como um comparativo atenuador?? Nem li o resto. CRÍTICA DE MERDA que mais uma vez só enche liguiça e não tem objetivo algum. CRÍTICA SEM OBJETIVO!!!!!!!!!

#hesselvaiamerda



JONATHAN JONATHAN (16/12/2011 15:35:21)   9 0
Miopia geopolìtica???? Vai se f......


Andrés Andrés (17/12/2011 02:25:35)   117 1
Isso é coisa de quem usa óculos hahahaha...


Bargon Bargon (16/12/2011 12:46:59)   630 5
Ah, na boa, pode até ser um filme não tão bom assim...
Mas Hessel, tenta ser um pouco menos "crítico político" pq vc já tá parecendo um velhinho ranzinza igual meu avô!!!

Tá é um filme americano, e obviamente tem o patriotismo e a politicagem impressa no contexto do filme, mas parece que vc deixou de analizar a história de compaixão do personagem e criticou apenas os atos políticos como se o filme fosse só isso!

Aceitei a crítica e seu ponto de vista, mas verei da mesma forma para ter uma segunda opnião...



M. Galego M. Galego (16/12/2011 11:46:43)   123 4
"Uma crítica que se fazia ao primeiro Tropa de Elite é que era um filme tão averso à teoria - o negócio de Capitão Nascimento é partir logo para a prática - que termina moral e politicamente difuso. Redenção (Machine Gun Preacher) sofre deste e de outros problemas."

Parei de ler a crítica aqui. E não leio mais nenhuma crítica do Hessel. O filme pode ser realmente uma porcaria, mas "Tropa de Elite" tinha, sim, uma proposta direta e clara.

Difuso é para quem acha que a sociedade tem que tratar a bandalheira nacional com viés filosófico. "Ah, o deputado roubou cem milhões e não vai preso porque pediu afastamento do cargo; o que Proust diria disso?". Só pode ser brincadeira, não é?

Tem é que botar para quebrar. Chega de semear a paz do jeito que um governo corrupto quer. Isso é o que os "Tropa (...)" dizem na cara, sem metalinguagens.

Ao que parece, alguns críticos só gostam de coisas complicadas.

Um bom dia tem que ser kafkiano, senão não vale.

Custa admitir que alguns filmes são feitos para dar um recadinho besta, mas tem o objetivo de entreter, pura e simplesmente?



sem avatar Boni (16/12/2011 10:32:38)   20 1
Ok, quanto a esse Redenção que eu não vi ainda. Se aparece o verdadeiro Childers fazendo discurso, o filme deve ser tendencioso mesmo. Mas eu fico impressionado até hoje com as pessoas que não entenderam Tropa de Elite. O primeiro filme NÃO TINHA intenção de simplesmente desculpar as ações do Capitão Nascimento. Essa confusão toda acontecia porque a narração feita pelo personagem dava a impressão de ser uma orientação do filme ou visão do diretor. Era sim uma visão do diretor da realidade que existia e existe até hoje na polícia. Era a constatação de um fato. Se esse fato justificava os atos do Capitão Nascimento ou, ao contrário, tornava o personagem assustador e desprezível, isso era algo a ser avaliado pelo espectador. Mas as pessoas não gostam de pensar. Acham que tudo tem que vir pronto. E se um personagem está dizendo tal coisa, deve ser aquilo que querem que eu acredite. Que preguiça de pensar!



Horatio Horatio (16/12/2011 08:39:59)   -2 0
Parece que o filme do pastor...
*coloca os óculos escuros
está além da redenção


YEAAAAAAAAHHHHHHH tcham tcham tchanammmm



Publicidade
Raphael Raphael (16/12/2011 01:13:31)   14 6
O Hessel não gostou? Sou o primeiro da fila.



Joel Schumacher Joel Schumacher (16/12/2011 00:12:34)   443 2
O Hessel metralhou o filme... Com um texto.



Pachecão Pachecão (15/12/2011 23:22:26)   68 2
"... ele representa a miopia geopolítica e a indevida apropriação religiosa dos anos Bush: agir como se seus atos se justificassem, certos ou errados, porque Childers ACREDITA nesses atos."

Não sei porque atribuir esse pensamento á era Bush. Ele serve para qualquer ação violenta de qualquer forma de governo. Carlos, o Chacal, por exemplo era de esquerda (defendido até hoje por comunistas) e o comentário também serve prá ele. Pros brasileiros Lamarca e Marighella também.
Nessa o Hessel deu uma viajada. Tem que parar coom esse papo de que os republicanos são o mal pois os democratas não são diferentes.


José José (16/12/2011 14:06:54)   37 -1
Republicanos e democratas são os lados da mesma moeda mas o retrocesso político dos últimos anos nos EUA é mérito total do governo Bush que, quando assumiu, se apavorou com previsões econômicas desfavoráveis.

Estas previsões eram herança do Governo Clinton que foi "otimista" demais dado o rápido crescimento da economia em seu período (democratas também são ruins em matemática, só sabem "somar").

A família estava à beira da falência, se o Bush filho não tivesse ganho a eleição, provavelmente, ele e vários parentes estariam presos e pobres.


Jefferson Madeira Jefferson Madeira (15/12/2011 21:52:58)   960 1
Nossa, que decepção... parecia ótimo.
Que pena!


Andrés Andrés (17/12/2011 02:24:44)   117 1
Velho, independente do filme ser bom ou ruim, uma crítica do "Hessel" define seu pensamento sobre um filme?
Ok!



Adauto Adauto (15/12/2011 21:52:50)   -12 0
Já se esperava que fosse assim.

Esse Marc Foster parece só ter acertado em "Em Busca da Terra do Nunca".

Conseguiu transformar uma das mais instigantes histórias da literatura(Os Caçadores de Pipa) em um filme tosco e enfadonho, onde nada se justificava.

E o que dizer de Quantum Solace?
Depois das delarações de Daniel Craig, ficou provado que esse sujeito(Marc Foster), tem muito pouco a mostar.


M. Galego M. Galego (16/12/2011 11:48:33)   123 0
Daniel Craig disse que "Quantum Of Solace" ficou bem diferente do que deveria, porque a greve dos roteiristas afetou diretamente a produção. O diretor e o ator tiveram que acochambrar muita coisa.


Raul Raul (15/12/2011 21:27:09)   2210 -1
Uma pena, mas ainda assim darei uma conferida quando estiver para baixar.

Quando sairá a Crítica de Histórias Cruzadas? O filme já e estreou a muito tempo e nada ainda.



Monique Monique (15/12/2011 21:13:08)   -194 1
Deve ser filmão. Primeiro TdE foi fantático e na realidade essa pergunta "Se você perdesse o seu filho e eu o trouxesse de volta, importaria como eu trago?" tem é que calar a boca de todo "humanitarista" por aí.

Hessell did it again.


Virgilio Virgilio (19/12/2011 22:12:16)   2 0
ahahahha - Stephen King em "cemitério Maldito" trouxe o resultado não foi tão bom assim - mas rendeu um filme massa.


Carlos Carlos (15/12/2011 20:54:17)   1944 1
Uma pena, esperava que fosse um bom filme!


Rogue Rogue (15/12/2011 21:39:03)   698 0
Somos dois.

 Cristina Cristina (15/12/2011 22:07:57)   441 0
Três então!

Tiago Lobão Tiago Lobão (16/12/2011 08:06:07)   30 0
Somos quatro, mas impressão minha ou o Hessel já contou o filme todo?!

Diego Francisco Diego Francisco (16/12/2011 09:05:25)   890 0
5

Bargon Bargon (16/12/2011 12:35:55)   630 1
Seis

=/

Deveriam ter deixado a barba do Leônidas nele!! Ficaria melhor o filme... rsss



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.