414

Assista Agora

Rio | Crítica

Animação feita por brasileiro não ajuda a mudar a imagem do país no exterior

Marcelo Forlani
07 de Abril de 2011

Rio - O Filme

Rio - O Filme

Rio
EUA , 2011 - 96 min.
Animação

Direção:
Carlos Saldanha

Roteiro:
Don Rhymer

Elenco:
Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Leslie Mann, Jamie Foxx, Will.i.Am, Tracy Morgan

Bom
Rio
Rio
Rio

Quando um brasileiro está fazendo sucesso no exterior, é normal que nós, conterrâneos, fiquemos felizes. É um patriotismo que costuma funcionar só com o vento a favor, mas é o que temos. Além do futebol e da música, o cinema começou a integrar esse "Brazil for Export" com Walter Salles, Fernando Meirelles e Carlos Saldanha. O último, ganhou fama em um terreno ainda mais restrito, o das animações, quando dirigiu a trilogia A Era do Gelo.

Saldanha estreia agora uma nova fauna de personagens em Rio, animação que mais uma vez dirige para o estúdio Blue Sky. O protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar.

Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas.

Mais aventuresco e dramático do que cômico, o enredo vai mostrando como Blu e Jade escapam das garras dos bandidos, se livram das algemas que as mantêm juntas, fazem amizades com animais locais e visitam os cartões postais do Rio de Janeiro, do Cristo Redentor à Copacabana, todos lindamente retratados. Existe também a história do amadurecimento de Blu, a redenção do menino que levou as aves até os contrabandistas e a aventura de Linda e Tulio pela favela e pelo Sambódromo, tudo feito de maneira bem divertida e leve, mas, infelizmente, leviana.

Em se tratando de um filme para a família e feito no Brasil, tudo logicamente acaba em samba, mas o desenrolar todo serve para alimentar ainda mais todos os estereótipos que os estrangeiros têm do nosso país. Sendo o diretor um brasileiro era esperado (pelo menos por mim), uma visão menos caricata, que ao menos não tivesse seguranças fortões escondendo roupinhas brilhantes por baixo do uniforme, só esperando o momento de "cair no samba".

É óbvio que somos conhecidos lá fora pelo trinômio futebol-samba-bunda por méritos (ou deméritos) próprios, que vão desde os resultados nas Copas do Mundo e o crescimento do turismo na época do Carnaval, ao caso de prostitutas envolvidas em grandes escândalos (né, Berlusconi?), mas será que isso é realmente tudo o que temos para oferecer?

Carmen Miranda (nascida em Portugal, mas "vendida" lá fora como a cara e a voz do Brasil nos anos 40 e 50), depois de sua primeira temporada nos Estados Unidos voltou ao Brasil e foi bastante criticada pela imprensa, que a acusou de ter perdido sua "brasilianidade". Saiu daí o lindo samba "Disseram que Voltei Americanizada", de Luiz Peixoto e Vicente Paiva, que refutava tal crítica. Impecável o trabalho que Saldanha vem desenvolvendo em Hollywood, mas talvez seja hora de passar um tempinho extra aqui no Brasil antes de seu próximo projeto.


Compartilhar

Comentários (414)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Aparecida (26/02/2012 01:33:31)   0 0
Que decepção,Carlos Saldanha!!!
Filme cheio de clichês negativos para a imagem do Brasil, onde o País é visto como um lugar de belezas naturais mas de gente sem caráter, que só pensa em levar vantagem em tudo e sambar, pavorosamente.

As personagens principais são horrendas do ponto de vista físico, pássaros com desenho desengonçado, não conseguem a empatia de outras espécies (como os felinos por exemplo em Rei Leão)e o enredo fraco contribui para o fiasco total.

É uma pena que um brasileiro faça uma obra tão ridícula para homenagear a sua terra natal.

Não consegui ver até o final e senti vergonha para os realizadores.



sem avatar Laíssa (02/02/2012 23:22:02)   1 0
Esperava mais desse filme, e esse foi meu erro, expectativa demais.É bom, mas longe de ser um clássico, ñ gostei, mas isso ñ faz com que o filme seja ruim.



Luisin Luisin (10/07/2011 20:23:51)   -33 0
muito bom esse filme, sem exageros, um pouco corrido, mas muito bom, com a derrapada da pixar, o oscar talvez seja nosso em 2012



Luiz Luiz (27/06/2011 20:59:30)   2 0
Filme excelente em todos os aspectos... Me diverti muito assistindo e recomendo para quem gosta de uma animação feita a toque de caixa.... Os detalhes visuais são de encher os olhos... Recomendadíssimo!!!!



Agostinho Agostinho (20/06/2011 09:03:19)   -55 0
Muitos não se atem ao fato de que o filme retrata o perfil do CARIOCA, da cidade do RIO DE JANEIRO e não do BRASIL em si....



Carol Carol (26/05/2011 14:57:50)   -2 2
Discordo.
Primeiro que ao invés de esperarmos que as pessoas lá fora mudem a imagem do nosso país deveriamos fazer isso antes.
Pergunta pra qualquer brasileiro do que mais ele se orgulha no país dele: do futebol, do samba e das mulheres.. Assisti à uma palestra de um publicitário bem sucedido onde ele não parava de cantar glórias sobre o nosso futebol e que é o que temos de mais valioso.

Não tem essa de expôs a corrupção do Brasil e isso não pode. Qual é? Os americanos expoem muito mais que isso do próprio país. A criminalidade do Poderoso Chefão é um exemplo.

Carlos Saldanha fez o que qualquer um no Brasil deveria fazer, aprendeu a parte boa dos americanos e usou direitinho, ou vocês ainda preferem Xuxa e os Duendes como filme infantil???



sem avatar Ali Temer (24/05/2011 13:55:25)   3 0
CONCORDEI COM A CRÍTICA EM GENORO,NÚMERO E GRAU.



Octavio Octavio (11/05/2011 02:39:58)   6 0
Obrigado aos que comentaram positivamente minha crítica ao filme, que foi citada aqui nos comentários. Aproveito para elogiar a visão do Forlani sobre o mesmo(mesmo não concordando em algumas partes). O trabalho do Omelete é fantástico!



sem avatar Clayton (08/05/2011 00:55:38)   2 0
Achei o filme alegre e divertido, já essa critica achei só mal humorada mesmo.



Letícia Letícia (05/05/2011 08:24:21)   9 0
Eu achei legal... diferente. =]



Publicidade
Mauro Mauro (02/05/2011 00:12:56)   -13 0
kkkkkkkkkkkkkkkkk...É tão tosco esse Forlanio entrando como "Elder" aki pra TENTAR justificar sua péssima análise crítica! Parece até piada, bem sem graça por sinal...



sem avatar Lucas (27/04/2011 23:03:19)   0 0
Mas é isso mesmo que é o Brasil!

Se os seus amiguinhos nerds não gostam de samba, de rodizio de carne, nem de mulatas bundudas, talvez vocês estejam certos.

Mas o Brasil é isso, é alegria, é festa, é bom humor. Se querem ver algo que retrate a realidade brasileira, oque estão fazendo no cinema vendo uma animação?
Acompanhando seus filhos?

Vão assistir Tv Senado ... E lá sim cabem criticas!

Agora, criticar esse filme pelo que mostra sobre o Brasil, me faz pensar que alguns brasileiros AQUI que não conhecem seu país, e preferem ficar trancados num quarto mexendo num computador.

Saiam as ruas, e depois repensem suas criticas.

Pra mim foi uma grande homenagem do diretor, que abraçou esse projeto, e botou a cara a tapa fazendo um filme TODO sobre o seu pais.

A frase do cachorro no fim do filme dizendo "Eu Te Amo Rio" foi dita pelo próprio Saldanha ...



Osnir Osnir (27/04/2011 08:39:42)   -1 0
Belo filme, bem no estilo Disney. Porém, como na maioria dos filmes que se passam no Brasil, teima em mostrar as mesmas coisas que todos mostram no nosso país, ou seja: favela, carnaval, futebol e criminalidade. Não fosse passado no Rio de Janeiro mostraria também o Pelourinho e a Amazônia. Nos EUA também tem miséria e eles não mostram isso para o mundo em todas sua películas, mas tudo que é feito referente ao Brasil insiste nisso. Isso faz com que o mundo ainda pense que o povo brasileiro é uma porção de índios que ficam batucando e dançando o ano todo em meio a crimes e miséria. Por ser um desenho, logo, mais direcionado ao público infantil, acho que poderiam se ater somente às belezas do Rio. Contudo a animação é de primeira qualidade e a história não fica devendo nada para outros do gênero. Vale apena conferir.



Roberto Roberto (25/04/2011 17:41:07)   2 0
Que RIO que nada, eu estou esperando é a continuação: SÃO PAULO - THE MOVIE !!



sem avatar Erika (25/04/2011 15:42:45)   0 0
Continuo aplaudindo o filme. E de pé! Esse fds vi pela 3X



sem avatar Elder (24/04/2011 21:17:15)   0 0
Enquanto vocês aplaudem o filme, vi hoje uma notícia no jornal O Globo, o qual informa que o Google Maps faz do Rio um aglomerado de favelas. Há bairros cariocas, mesmo os de classe média alta, que não estão no mapa.Já as favelas, mesmo as minúsculas e mais desconhecidas, estão todas lá, com destaque. O mapa da Zona Sul serve de exemplo: o bairro do Humaitá não aparece num primeiro momento, como ocorre com Ipanema, Leblon e Jardim Botânico. Nesse ponto do mapa é indicado como "Favela Humaitá".
O Google dá uma série de desculpas, dizendo que pega os mapas com terceiros, etc. Desculpas não justificáveis pois a responsabilidade de montar e divulgar é deles. Eles tem que checar os dados.

Detalhe: a área ocupada por favelas no Rio representa 3,8% da cidade!

É assim que a cidade do Rio e o BRasil como um todo é visto. E vocÊs aplaudem. Brasileiro não dá valor ao país que tem. Todos os paises tem problemas. Mas não é divulgando-os DE FORMA EXAGERADA E PRECONCEITUOSA que vamos resolver. Nenhum país faz isso, ou aceita este tipo de divulgação. É isso que eu tenho dito aqui. Isso é um desrespeito ao país. O filme RIo é um desrespeito ao país. Mas o próprio povo brasileiro aprova, aceita esta imagem.

Nunca vamos ser um país de respeito com esta mentalidade.



sem avatar Charles (24/04/2011 17:31:36)   0 0
Infelizmente IDENTIDADE e ESTEREÓTIPO muitas vezes são a mesma coisa. Se o filme mpostrasse um país sem falar de samba, carnaval, futebol, mulher pelada, POBREZA, CRIME e CORRUPÇÃO certamente NÃO ESTARIA FALANDO DO BRASIL. Ao invés de ficar cobrando dos autores que MUDEM A IMAGEM DO BRASIL LÁ FORA, talvez o certo fosse COBRAR DOS BRASILEIROS QUE MUDASSEM PRIMEIRO O PAÍS AQUI DENTRO. Quando a IMAGEM GRUDA é porque ENCAIXOU! Tenham a vergonha de SER e não de que os outros SAIBAM.



kaka kaka (24/04/2011 16:47:40)   2 0
Achei "Rio" ótimo, as cenas exibidas são maravilhosamente retratadas, os personagens são apaixonantes e divertidos....e referente ao nosso país, não é necessário passar um tempo aqui....dos States via internet ou tv a cabo pode-se conhecer o país sem nunca ter pisado aqui....



sem avatar SLotman (24/04/2011 08:19:07)   -5 0
Eu sou carioca - e gostei MUITO do filme. Ele retrata EXATAMENTE o que é o Rio, e sua população - tanto para o bem, como para o mal, sem querer maquiar nada.

Achar que foi tudo "estereotipado", é brincadeira. E falar que falta ao Saldanha vir mais ao Rio, é porque desconhece o cara - que vem pelo menos 1 vez ao ano com a família para cá.

Ao contrário do que acha o escritor desta análise, o filme é uma enorme propaganda positiva para o Brasil, e mais ainda para o Rio de Janeiro, como nunca foi feito em nenhuma outra animação.

Única falha do filme ao meu ver, é que é tudo muito previsível, do começo ao final. Mas mesmo assim, diverte, com piadas bem boladas, bem no clima "brincalhão" do carioca.



Samuel Samuel (23/04/2011 00:05:03)   15 0
"mas será que isso é realmente tudo o que temos para oferecer?"

Essa foi a pergunta chave de toda a resenha. Aí, meu amigo, tudo o que podemos dizer é: tem sim.

Corrupção, obras para a copa atrasadas, corrupção, violência, corrupção, fome, corrupção, Kaleb comprando Mortal Kombat roubado, corrupção... a, e claro, corrupção.

O brasil tem essa síndrome de vira lata, adora falar e criticar que faltam falar de outras coisas sobre nós, mas ninguém faz nada para, de fato, TERMOS algo a mostrar além disso.

Achei o filme ótimo e, para a proposta da coisa, ficou absurdamente fantástico e até mágico. Claro, talvez houve um pouco de exagero aqui e acolá. Mas, contudo, ao menos, o filme chama a atenção para o tráfico ilegal de animais. Foi pouco? Para um filme infantil, acho que nem tanto.



Publicidade
Thiago Thiago (22/04/2011 16:19:53)   4 0
@Duke
Não sabia desse detalhe, mas como vc colocou é uma tradição que todos festejam e estão acostumados.

Como vc disse esse preconceito aos latinos realmente está muito ligado à imigração ilegal e isso é algo que não está associado ao filme.



Duke Duke (22/04/2011 15:24:03)   11 0
@Thiago,

Concordo com você. Apenas um detalhe. Carnaval não é uma festa Brasileira, lembra-se? É ainda comemorada em muitos países, como a própria França. Outros, tem versões alternativas, como o Oktoberfest, nada mais é que um Carnaval disfarçado e fora de época e que festeja a carne.

Hail to the King, baby!



Duke Duke (22/04/2011 15:01:06)   11 0
@Elder

Não é preciso ir aos EUA para presenciar esteriótipos. Eu estive na Inglaterra e França e ninguém falou mal do Brasil ou dos brasileiros. O fato é que brasileiro tem predileção por clandestinidade e dão trabalho as embaixadas nos EUA e Europa. Daí o fato das pessoas terem imagem negativa. Segundo a matéria abaixo, 2 a cada 3 brasileiros que vivem no exterior estão em condições ilegais. Ou seja, expressivos 66,7%!
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/mundo/o-drama-dos-brasileiros-ilegais/

http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/numero-de-brasileiros-clandestinos-nos-eua-e-o-segundo-que-mais-cresce/

Os próprios brasileiros ajudam a sustentar estas imagens. O bairrismo e o etnocentrismo também servem a esta causa.

A cena do Rio que mostra o garoto pobre e órfão fazendo parte de uma rede de tráfico de animais é a mais pura realidade no país. E isto não tem nada a ver com a cor. O melhor do filme, que você não mencionou, foi o arrependimento, a retratação e a redenção do garoto quando encontrou um PROPÓSITO e um EMPREGO. Isto é Brasil. Só precisamos de empregos, estímulo à educação e ao empreendedorismo que poderíamos resolver muitos problemas sociais causados por falta de propósito e esperança na vida.

Hail to the King, baby!



Duke Duke (22/04/2011 14:45:10)   11 0
@Elder

Eu não cai de para-quedas. Eu entendi o contexto da discussão e os meus argumentos foram coerentes sim.

Você se refere ao vender uma imagem preconceituosa do Brasil, porém, pelo visto, você ignora a realidade e o contexto histórico deste País.

O Brasil é um país desenvolvido com base em desigualdades. O pior, a herança deste preconceito é o conjunto dos nossos esteriótipos. Sim, o brasileiro é um povo que gosta de esteriótipos. Dizem que os nordestinos são preguiçosos, os paulistas trabalhadores e honestos, e os sulistas são bonitos. Acreditar nisto é
é etnocentrismo, que, à luz da Filosofia, é uma forma de racismo.

Tente explicar a um canadense que os bairros nobres de cidades importantes do estado de São Paulo contratam "seguranças": senhores de idade que passam o dia sentados em uma cadeira "vigiando e garantindo a tranquilidade dos moradores". Como explicar que estes senhores mal recebem um salário mínimo, atuando na mais completa informalidade.

Como explicar que o ensino público foi sucateado (meus pais e vários professores da mesma geração estudaram em escolas públicas com ensino decente).

Como explicar a diferença gritante na qualidade de ensino entre as regiões?

E a diferença nos indicadores sócio-econômicos entre as regiões (saneamento, saúde, infraestrutura, etc)

Como explicar a predominância dos biotipos "loiros de olhos azuis" nas mídias (principalmente TV), jornalismo, e materiais publicitários? Somos um país de mestiços, não?

Como explicar que poucas cidades são adaptadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). E que poucas empresas dão emprego a eles?

Como explicar que os turistas são assaltados em plena luz do dia nas praias do Brasil? Procure na internet, a musa da copa, Larissa Riquelme, foi ASSALTADA QUANDO PASSEAVA EM IPANEMA.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/larissa-riquelme-foi-assaltada-no-domingo-em-ipanema.html

Como explicar que muitas pessoas contratam empregados(as) domésticos na mais completa informalidade? Quem lava as suas roupas e arruma a sua casa? Você?

Realmente, não devemos vender uma imagem preconceituosa do Brasil. Afinal, somos um país de muitas virtudes.

Como explicar que, segundo o próprio OmeleTV, humoristas negros só conseguem fazer humor vestidos de mulher? Isto é mesmo verdade? Isto faz sentido?

Hail to the King, baby!



Thiago Thiago (22/04/2011 13:27:25)   4 0
Concordo com vc na primeira parte, mas discordo de vc com o resto. Acho q vc está usando dois pesos e duas medidas. Vc mencionou que quando os americanos os mostram como gordos seja apenas uma característica física. EM Wall-E, caso vc esteja se referindo a este filme, eles são gordos por acomodação, preguiça, tanto que só andam em cadeiras...também pode ser considerado falta de respeito e menciona um hábito americano. E aqueles filmes “Amor é cego” e “Vovozona”?? Tem muitos que os consideram desrespeitosos.

Já fiz intercâmbio nos EUA e eu, na minha experiência, nunca ouvi de nenhum americano nada parecido com seu relato, pelo contrário, os empregadores adoram brasileiros por serem os que mais sabem lidar com as pessoas e admiram muito o Carnaval.
Mas acredito que existam pessoas de tudo quanto é tipo, existem americanos como essa senhora que vc menciona assim como norte-americanos como Justin Bieber que não sabiam nem o que era Alemanha...ou seja,aí já é uma questão de ignorância pessoal, já que lá eles não tem desculpa de falta de educação.
Nesta situação hipotética que vc colocou, eu não me limitaria a me sentir envergonhado, diria pra ela: “ Sim, minha senhora, realmente, como é explicado no filme, existe um período de quatro dias em que o povo sai as ruas pra festejar, porém a senhora sabia que o Rio está entre as dez capitais mundiais que mais geram emprego?”

Acho que se vc não respondeu é porque vc concorda com ela, então a culpa não é do filme, e sim da imagem que o próprio brasileiro faz de si. Essa mania que todo mundo tem de culpar “o povo”, relegando a própria culpa (eu incluso, já me peguei fazendo isso). Isso é que tem que mudar.

Eu não acho que o problema seja de se mostrar Carnaval, ou como foi mostrado, não vi nenhuma crítica internacional do filme mencionando o que foi mostrado como vulgar e de povo preguiçoso. Até porque o Carnaval lá fora é reconhecido como atração turística, e eles sabem diferenciar isso, até porque todo país tem seu período de festa, os americanos tem o Spring Break e adoram mostrar isso em seus filmes.

Mas tem americanos que tem preconceito sim, não por brasileiros em si, mas por mexicanos e latino-americanos em geral.



sem avatar Elder (22/04/2011 08:45:20)   0 0
Eu entendo que o ser humano eh igual em qq lugar. O americano nao eh melhor que o brasileiro, o brasileiro nao eh melhor que o africano, etc.
Se o americano eh o povo que faz mais descobertas cientificas que outro eh porque ele mora num pais q oferece mais e melhores opprtunidades de estudo e incentivo pra isso, e nao porque ele eh um povo superior em inteligencia.
A questao eh q esteriotipos ofensivos e falsos fazem as pessoas pensarem de forma diferente, a acharem que realente ha povos "melhores" que outros. E eh por isso que nao gostei do filme rio.
Quando um filme sugere que um povo eh preguicoso ou vulgar vc ta atacando a qualidade da pessoa como ser humano, como se ele fosse inferior. Eh um esteriotipo ofensivo e falso que eh extendido a todo o povo dr um pais. Quando um filme americano mostra que eles sao gordos, nao eh uma ofensa da qualidade do ser humano, eh uma caracteristica fisica. Nao eh ofensivo como chamar um povo de preguicoso ou vulgar.
Mesmo em tom de piada, nao eh legal fazer
piadas deste tipo pois acaba fazendo com que as pessoas de outros paises pensem que realmente ha inferioridade entre os seres humanoa de outros paises. Vc acaba transmitindo estas ideias erroneas ao mundo todo, gerando preconceitos.
Eu nao gosto de ver num filme o africano sendo taxado de burro, preguicoso, mesmo sendo uma piada. Eh ofensivo.
Assim, quando um afriano ou brasileiro vai aos eua, ele eh tratado como preguicoso.
Quando uma mulher vai aos eua ela eh tratada como vulgar, uma mulher facil. E sao estas imagens preconceituosas que o filme rio acaba reforcando.
Quando eu fui aos eua uma senhora americana me disse que queria morar no brasil pq aqui nao se trabalha. O que eu iria falar pra ela? Que eh mentira? Ela ia dizer que viu no filme rio q nos somos assim, que largamos tudo ppr causa de carnaval, que as mulheres sao vulgares, etc.. Eu iria contestar e ela iria fazer como voces estao fazendo aqui, ficando contra mim.
Voces nao precisam concordar comigo, mas pensem a respeito. Cada vez mais os povos estao interagindo, e os esteriotipos ofensivos acabam gerando estas reacoes negativa entre is povos.
E nao me venham dizer que voce nao viu isso no filme, porque eles la (americanos, ingleses, etc) veem isso claramente, e isso eh pessimo.
Visitem os eua e vcs sentirao esses preconceitos que o filme rio reforca, assim como a gente eh preconceituoso contra angolanos.










sem avatar Tiago (21/04/2011 23:47:59)   0 0
Acho que o Elder é o alterego do Forlani.


De uns 2 anos pra cá, omelete.com virou um point de pseudointelectuais. Percebemos isso claramente nas críticas dos filmes e nos respectivos comentários...



sem avatar fernando (21/04/2011 22:07:13)   4 0
eu vi o filme hoje e eu realmente gostaria de saber o seguinte do forlani:mostrar exatamente o que?hospital caindo aos pedaços?a corrupção na política ou na polícia?o filme é uma animação pra gente ver e se divertir por 1 hora e meia,nada mais.agora ficar listando os erros é uma perda de tempo.nao sei se alguem ai embaixo escreveu,mas e a licença poetica?nao tem?brasileiro é engraçado,aceita um monte de merda dos governantes mas quando alguém de fora vem e faz uma piada com a gente,bem,ai nao pode né?mas podemos assistir praticamente passivos a todas as merdas que são feitas em brasília numa boa,é isso?eu realemnte gostaria muito de entender a crítica,talvez s efosse mais inteligente ou se vivesse no mesmo país que o forlani vive talvez eu conseguisse ver o que ele vê.



Fabio Fabio (21/04/2011 16:10:49)   0 0
"A Lenda dos Guardiões" e "Rio" têm a mesma história. Achei os dois filmes excelentes.



Bruno Veland Bruno Veland (20/04/2011 14:37:20)   1 0
querer que uma animação infantil mude a imagem do pais é demais, ta mt bom o filme o roteiro não achei tão bom assim mas não vi nenhum insulto ali, ta cheio de filmes americanos fazendo cliches deles mesmos só aqui no brasil q se mostrar as coisas que tem aqui realmente ficam insultados , acabem com essas coisas ruins q vcs não querem que mostrem ao inves de ficar complexados com tudo que mostram em filmes sobre o brasil , 10 ovos pro saldanha só pela moral de ao inves de pegar qlq outra historia facil fazer um filme homenageando a cidade onde nasceu , seu pais e ainda se dar bem



Publicidade
sem avatar Elder (20/04/2011 12:59:19)   0 0
Erika,

No site IMDB, a nota oficial do site é 5 (esta que é utilizada para fins de ranking). Veja as estelinhas, são 5. Tem outras notas que são 7.5 de 10 A que vocÊ citou) e 65 de 100, que são obtidas por outras amostras. Não sei qual é a mais adequada, mas eu sigo sempre a nota oficial.



sem avatar Erika (20/04/2011 12:53:05)   0 0
Elder

Não conhecia o IMDB, confesso que quando vc colocou que era um site americano de cinema , apenas assumi que era mais um site que possuía uma crítica do filme, por isso citei o New York Times que possui um peso enorme mundialmente não somente em cinema. Mas fui conferir IMDB dei uma olhada lá e o ranking de RIO está em 7,5/10 (apenas para ilustrar que a visão positiva do filme está aumentando, não para fazer vc mudar de idéia ou coisa assim).

Tb não foi a minha intenção fazer vc discutir novamente tudo o que já disse, apenas comentei em cima dos termos que vc usou e somente detalhei as cenas apenas para que vc não tire suas opiniões em cima de uma cena que não existe.

De resto, como eu disse e vc tb, são apenas visões de um filme, cada um com a sua. Não tem quem está certo ou errado, quem gostou não precisa se sentir culpado por achar que está compactuando com um filme bobo ou com uma eventual denegrição da imagem da cidade, quem não gostou, tudo bem também, apenas não tente impor como verdade opiniões pessoais (não estou dizendo que é o seu caso).



sem avatar Elder (20/04/2011 08:44:15)   0 0
Erika,

A crítica do New York Time também é uma visão pessoal (ou de um pequeno grupo) do filme, assim como a minha, a sua, a do Omelete, Veja, etc.

Ou seja, você vai ter críticos gostando e críticos não gostando do filme. Por isso que mencionei o site IMDB pois, sendo bastante freqüentado globalmente, ele representa melhor a recepção do filme pelo público como um todo, e não visões pessoais. Eu normalmente uso este site pra avaliar se vale a pena ver um filme ou não. Se eu usasse a crítica do NYT eu iria ver o filme. Se eu usasse a crítica do Omelete (ou do IMDB) eu não iria ver o filme. Eu vi porque é um filme que mostra o Rio, e também porque sempre levo meus filhos ao cinema.

Em relação à visão preconceituosa sobre o Rio que eu achei do filme, acho que já discutimos bastante aqui. Alguns tem essa visão, outros não. Cada um tem seus motivos e justificativas, não valendo a pena a gente ficar insistindo mais nisso.

Em relação ao filme em si, eu já disse que não gostei, independentemente desta visão preconceituosa do Rio. A história do filme é bem bobinha, previsível demais, não tem muitas piadas, há muitos clichês. O ritmo das músicas estilo bossa nova são meio caribenhas. Visualmente é muito bonito.

Cada um tem também seu critério de avaliar um filme. Um filme ser bonito no meu entender conta pouco pra sua avaliação. Isso não é suficiente pra você querer ver o filme de novo. Cenas bonitas do Rio eu vejo em sites, youtube, etc. Um filme pra criança, no meu entender, pra ser bom, tem que ter uma história envolvente, piadas, criatividade, etc. Quando a história é boa, engraçada, meus filhos pedem pra ver de novo. Eles não manifestaram interesse em ver o filme Rio de novo. Vai ser esquecido, diferentemente de filmes com histórias bem boladas, criativas e engraçadas. O filme Monstros SA, por exemplo, é um dos melhores filmes que eu já vi. Meu filho começou a ver este filme quando tinha uns 2 ou 3 anos. Hoje está com 10 e de vem em quando a gente vê de novo, e rimos. Eu tenho outro filho de 6 anos que também viu diversas vezes. Eu já perdi a conta das vezes que eu vi pois tinha que ver com o primeiro filho e tb tive que ver com o segundo, rssss. O filme é inteligente, engraçadíssimo, com personagens muito engraçados, repleto de piadas, história envolvente, etc. Outros filmes que eles viram muito: toy story 1, ratatoulle, procurando Nemo, a Viagem de Chihiro, e até Wall-E, que é meio pesado pra criança, eles viram diversas vezes.

Veja que tais filmes não tem imagens bonitos ou bons efeitos gráficos, apenas apresentam histórias bem contadas, criativas, personagens e situações engraçadas, que chamam a atenção. O filme Rio tem poucas piadas, personagens não muito engraçados,diversos clichês que, por serem repetidos, deixam de ter graça. Não é à toa que ele foi mal avaliado no IMDB, e que meus filhos já esqueceram.



sem avatar Erika (19/04/2011 23:45:43)   0 0
Elder

Sempre vejo seus comentários aqui e não comento por ser uma visão sua do filme. Mas esse seu comentário em particular gostaria de comentar.

Primeiro quanto à recepção do filme nos Eua, o New York Times que também é um dos principais veículos de informação de lá e referência pro mundo, elogiou o filme. E outros também, como o SheKnows que deu cinco estrelas de cinco.
Então opiniões vão ter as mais diversas. Mas uma coisa vc tem razão, em nenhum site menciona essa visão preconceituosa que vc tem do filme. Pelo contrário, todos elogiaram a representação da cidade e a trilha sonora e nem fizeram menção aos sagüis. Ao meu ver eles entenderam que eles eram somente os vilões de um filme.

Quanto ao fato de vc achar que o povo faz “macacadas” essa é uma concepção puramente pessoal SUA. Eu vi o filme duas vezes e não vi ninguém fazendo isso, porque quando vc diz macacadas eu encaro como pessoas imitando macacos. A cena da dentista é apenas um grupo de pessoas atravessando a rua tocando pandeiro e sambando. Como seria a representação de carnaval?? Pessoas sentadas jogando baralho??

Não EXISTE cena de pessoas dançando em cima de carros. A cena em si é uma caminhonete descendo uma ladeira estreita com algumas pessoas SENTADAS tocando pandeiro para as pessoas embaixo, como se estivessem improvisando um carro de som ou um trio. Mas mesmo que estivessem dançando, não teria essa carga extrema de vulgaridade e preconceito que vc acha que o filme tem. Mas como disse, é uma questão de opinião pessoal. Cada um encara como quer.

E quanto a você achar que o povo americano acha que todo mundo aqui é amacacado, novamente, é uma concepção, e das mais ralas, somente sua. É quase como o estereótipo ou um clichê que vc tanto abomina no filme e não corresponde ao que acham lá fora.



sem avatar raul (19/04/2011 23:03:40)   0 0
Forlani ficou com tanta vergonha da história do falmingo que teve que modificar a crítica para apagar essa parte...



sem avatar Elder (19/04/2011 22:17:32)   0 0
Bruno,

Vc agiu como um americano reagiria sim. Por que não reagiu da mesma forma quando viu os macacos assaltando no Corcovado?(com menos intensidade, claro, haja visto que a situação de serial killer é mais sensível do que assalto). Não precisa responder. Pense.

Você tem a sua opinião e eu a minha. Não adianta ficarmos aqui "batendo boca". Acho que já trocamos muitas informações. Cabe a cada um de nós analisarmos e reavaliarmos o que dissemos, se for o caso.

Só deixa eu te corrigir uma coisa. Você disse que o filme foi muito elogiado nos EUA. Bem, se você for ao site www.imdb.com, que é o maior site de cinema dos EUA, vai ver que este filme ficou com nota 5. Muito abaixo dos filmes concorrentes. Esta nota não foi por causa das aberrações que o filme faz com a cidade do RIo, até porque eles acham que somos um povo meio amacacado mesmo, e sim pela historia fraca, previsível, sem criatividade e cheia de clichês.



sem avatar Erika (19/04/2011 18:07:00)   0 0
Nada a ver essa crítica do Mauricio Stycer. Rio n tem roteiro bobo, fala de procura de liberdade, aprendizado, tráfico de animais e pobreza. Bobeira é de quem não enxerga.
Quanto a achar que o turista que vier vai pedir o ingresso de volta, Tb não vejo o por quê.
É óbvio que uma animação desse tipo não mostra nenhuma cidade nua e crua, com todas as suas mazelas, mas os pontos turísticos estão muito bem representados e imagina então se não mostrasse a favela...aí sim ele iria dizer que era peça publicitária.



sem avatar Bruno (19/04/2011 18:00:14)   0 0
Obs: "Bater de frente" refere-se a bater de frente com os problemas sociais do país ao invés de ficar na frente de um computador reclamando que X falou isso ou Y falou aquilo.
Ah! E seu comentário sobre o esquilo foi pra "gerar uma reação". E eu agi exatamente como você queria que eu agisse! Tudo calculado, certo? Por favor.



sem avatar Bruno (19/04/2011 17:56:37)   0 0
Élder,

Mencionei Realengo porque é uma situação parecida com Columbine. Você mencionou o esquilo em referência a Columbine. Agora que temos o Realengo, como seria se no filme Rio houvesse um esquilo atirando em crianças num colégio? Severamente mais grave, certo?
E novamente no seu post você comparou "assaltos no Corcovado" com "serial killers em escolas". A questão pra mim não é se é no Brasil ou EUA, é que uma coisa é extremamente mais sensível que a outra. No seu post, você bateu na mesma tecla, falando que eu "achei graça" em um caso e não achei em outro. Você rotula que eu "penso como um americano". Muito pelo contrário, tenho muito orgulho de meu país e canso de falar as mil qualidades do mesmo. Mas, até em tom de piada, menciono os problemas, que EXISTEM.
O filme foi muito elogiado nos EUA e, acredite se quiser, ouvi de muitas pessoas que o filme deu uma "vontadezinha" de conhecer o Brasil. Isso independente das "verdades" mostradas no filme. Espectador não é burro, espectador sabe o que é piada e o que é verdade.
Você fala de respeito, não achei em nenhum momento que o filme faltou com respeito com o Brasil. E, concordando com o Duke, que imagem era pra ser mostrada? Romantizada, sem piadas, fechando os olhos pra realidade? É chamar o espectador de burro e torcer para que o mesmo seja alienado. Mais ou menos como as novelas no Brasil



Moisés Moisés (18/04/2011 22:58:39)   1 0
Nada contra o Forlani, mas essa crítica aqui, pra mim, condiz bem mais com o que achei do filme:

'A cinco anos dos Jogos Olímpicos e a três da final da Copa do Mundo, o Rio acaba de ganhar uma magnífica campanha de promoção de sua imagem. A animação de Carlos Saldanha (de “A Era do Gelo”), além de linda e divertida, é uma verdadeira peça publicitária sobre os encantos naturais da cidade. “Rio” tem um roteiro repleto de bobagens e incongruências, uma história que se sustenta num fiapo, mas exibe uma visão maravilhosa da cidade, impossível de não seduzir qualquer espectador. É um Rio de sonho, com sua paisagem natural exuberante, a alegria repleta de cores do Carnaval, vôos de asa delta e praias cheias.

Contrabandistas de animais silvestres são os vilões da história (além de saguis sorrateiros que roubam turistas no Pão de Açúcar), mas eles são bobos e preferem futebol e samba ao lucro que podem obter com o comércio da ararinha azul. Moram numa favela tranquila, onde não há nenhum outro perigo para um turista que se aventure por lá de moto.

Cinema é fantasia e uma animação americana, mesmo dirigida por um brasileiro, não tem obrigação nenhuma além de entreter. É o que faz “Rio”, com seus lindos personagens, vistas encantadoras e clichês a granel. O eventual turista que decida conhecer a cidade depois de ver o filme, porém, certamente vai pedir seu dinheiro de volta.

Crítico: Maurício Stycer

Site: http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2011/04/18/vendo-%E2%80%9Crio%E2%80%9D-no-rio/



Publicidade
Gabriel Rodrigo Gabriel Rodrigo (18/04/2011 22:56:03)   -2 0
Boa Noite pessoal, infelizmente acredito que o Forlani não acrescenta profissionalismo em suas críticas, mas felizmente para que isso está mudando, pois diferente de alguns dos meus colegas que comentaram, acredito que foi uma crítica inteligente.

Em primeiro lugar o filme homenageia e mostra alguns pontos positivos da cultura brasileira e mostrou atividades típicas de brasileiro (carnaval, movimentação, praia e modo carioca de se expressar), então na parte de demonstrar o Rio de Janeiro como ele é, o filme se saiu muito bem.

Em relação aos personagens, achei exatamente o que esperava : realmente sensacional. Anne Hathaway em ótima presença de voz representando a personagem principal, Rodrigo Santoro também e todos os outros. O filme relatou e demonstrou as paisagens naturais da cidade o que também é muito legal. Os personagens são muito bem feitos, com caracteristícas semelhantes ao que podemos encontrar no RJ (cada qual de qualquer jeito, mas todos entram na dança) e foi isso que percebi.

O filme é curto, porém conforme vai passando, vai cansado e vai se tornando bem monótono e bem cansativo. A falta de concordância entre alguns temas abordados incomoda deixando o filme um pouco mais cansativo e com isso a demora vai ficando constante. Outro ponto fraco do filme foi, as fugidas do tema abordado, entrando em assuntos diferentes e tornando o filme diferente, fazendo o filme tomar outro rumo e fugindo do gênero(comédia) abordado. Em partes de animação o filme é bom, pois é uma animação, mas não anima, pois se eu dei 1 ou 2 gargalhadas foram muitas. Então largando a parte de humor, o filme entra em Drama e aventura deixando a comédia para trás. A aventura toma conta, o drama prevalece a comédia vira inexistente, ou seja, as poucas graças que podiam haver, são deixadas totalmente para trás. E no final o típico "final feliz", que do modo que o filme era conduzido não deveria haver, incomodou também e virou mais uma ilusão do cinema Brasileiro e Internacional.

Podem dizer "Ahhh é uma animação tem que ter final feliz!", Mas eu discordo totalmente, pois se o filme foi levado para o lado dramático, para que voltar pro lado humorístico no fim ? O filme vira uma Animação com Gênero Indeterminado ou Variado. Ainda não assisti outras animações concorrentes como "Gnomeu e Julieta e nem Rango" mas já posso adiantar que será um pouco melhor.

Conclusão, o Filme é bom, mas desanimador, cansativo e monótono. Se procura um drama/aventura que retrate as belezas do Brasil, o filme é ideal, mas se quer humor, pense em outros. É um filme bom, com elenco (vozes) sensacionais, e com retratações de paisagens maravilhosas, mas alguns pontos atrapalham o desempenho.

2 ovos.

O filme é bom, mas não tanto pra ser a melhor animação de 2011, como Rango e Zé Colméia.





sem avatar Phillipe (18/04/2011 21:48:42)   0 0
Caí na besteira de ler a crítica do filme antes de ir assistir. Fui cheio de pedras na mão e encontrei um filme simpático (está longe de ser um filmaço...prefiro Era do Gelo 3, só pra ficar no mesmo diretor)que retrata a atmosfera do Rio de Janeiro com requintes. A luz, o céu, a paisagem constante, mesmo nos barracos da favela... as ruas de Santa Teresa...

A propósito: os "flamingos" do filme são na verdade colhereiros. Ave nativa do Brasil.



Liv Liv (18/04/2011 20:20:53)   35 0
Acabei de assistir...e estou aqui só pra confirmar que o Omelete fez uma crítica totalmente mau-humorada e arbitrária.

O filme mostra "estereótipos" sim, mas não acho que mostram de forma leviana de forma alguma, e ao invés de estereótipo poderia mudar a palavra para características culturais, afinal, qual imagem querem passar? Que somos parecidos com os gringos do 1º mundo? Uma animação tem mais é que reforçar as características que diferenciam um lugar do outro!

Não vi nenhuma mentira no filme, tudo aquilo que é mostrado existe, mas é claro que foi mostrado de forma mais fantasiosa, afinal, é um desenho.

Caro Omelete, se querem continuar sendo levados à sério como críticos, não se vendam tanto, não é porque o estúdio não pagou um jabá pra vcs pra colocá-lo como plano de fundo do site que precisam detonar.



sem avatar Elder (18/04/2011 18:46:20)   0 0
Gustavo!

Não vou ficar batendo na mesma tecla, como você disse. Acabei de dizer que o problema não é criticar o país. Há vários filmes americanos que fazem crítica ao estilo americano. Já disse que também que o problema não são os esteriótipos!

Aí você vem e diz que eu sou contra filmes que retratam problemas do páis e contra filmes que mostram esteriótipos Poxa! Acabei de dizer que não é isso! Como não vou bater an mesma tecla, volte e leia o que eu disse! Não é dificil entender o que eu disse! Você pode e deve discordar de mim, mas fica dificil debater se vocÊ diz algo que eu não disse! Não vou ficar repetindo a mesma coisa pra mesma pessoa! Parece papo de dois malucos, e é extremanente chato pra quem lê estes comentários!




sem avatar Thaís (18/04/2011 16:49:57)   0 0
Não acredito que a caracterização excessiva do que se entende lá fora por “Brasil” ou “brasileiro” tenha necessariamente algo a ver com isso, com piada. O filme todo transmite uma idéia de um Brasil “gringo”, e é isso que me transmite maior incômodo – sendo o diretor um brasileiro.



Gustavo Gustavo (18/04/2011 11:07:36)   61 0
Élder, eu admiro você ser um dos unicos civilizados daqui e que tenta discutir direito com bons argumentos. Eu so acho que você fica batendo na mesma tecla e se agarrando a motivos que não são verdadeiros.

Ja vi você insistindo em falar que paises não fazem filmes ou qualquer coisa que exponha os seus problemas, o QUE NÃO FALTA é isso, principalmente nos EUA, onte mesmo eu vi um filme do Michael Moore, que ele fala da situação de pessoas da cidade de FLint em Michigan, devido a decisão da General Motors que afetou a cidade. Só nesse filme, ele critica a america corporativa e a classe alta, que é indifernte com os mais pobres.

Mas isso é só um pequeno exemplo, nos EUA existem varios filmes/documentarios/seriados/desenhos que criticam DIVERSOS problemas sérios do páis, a sociedade, o jeito americano de viver, o governo entre outras milhares de coisas, e pode acreditar, coisa muito pior do que pessoas que ficam dançando em cima de carro.

Outra coisa que se agarrou é que o filme Rio denigre seriamente o país. Onde isso cara? Isso é um filme animado cara, são usados esteriotipos, mas esses que fazem parte de nossa cultura, praia/futebol/samba faz parte do Rio de Janeiro (Isso mesmo Rio, e não todo o Brasil). No filme é mostrado claramente, logos que eles chegam, que eles estão em ÉPOCA DO CARNAVAL, e o tulio fala que são dias que a cidade fica em festa, é mentira? Moro na zona sul do Rio, ja passei carnaval em varios lugares, se andar na rua, voce vai ver pessoas fazendo varios tipos de coisas, varios tipos de situações, festas e ETC. O filme é muito bem dosado, e no final mostra o Rio de Janeiro como uma cidade bonita que é o lar de um povo feliz e hospitaleiro, nada a ver essas criticas. Outra coisa é essa mania de achar que o filme deve mudar, PELO AMOR DE DEUS, os estudios precisam ganhar dinheiro, não vão fazer um documentario, é para as crianças, tudo foi muito bem dosado, não escondeu a favela, faz criticas sociais ao Brasil, mas sem exagerar, mostra o tráfico de animais silvestres, que é um dos problemas do Brasil e do Rio, mas mostra que esses animais vão lá para fora, são comprados por estrangeiros.

Enfim, é uma boa animação, não denigre de forma nenhuma a cidade nem o país, e mesmo que encontre pontos que voce acha que faça, não se compara ao que outros paises fazem, como os EUA, que é o que mais tem é filme americano criticando o proprio pais, justamente o contrario do que pensa.

Abs



sem avatar Elder (18/04/2011 10:37:48)   0 0
Bruno,

Leia o que eu disse antes. Não vou ficar repetindo aqui. Já disse várias vezes que os povos podem fazer piadas sobre si ou sobre qualquer povo. A questão não é essa! A questão é que...(releia o que eu disse nos posts anteriores, se quiser saber do meu posicionamento a respeito).

E por favor, faça comentários coerentes, se quiser discutir mesmo o tema. O que tem a ver a história de Realengo com o filme “Rio”? O que tem a ver bater de frente com nosso problema com o filme? Totalmente ilógico seu comentário.

Em relação à piada que fiz sobre o esquilo, você agiu como eu supunha que agiria. Sei que o assunto é mais sensível, concordo. Mas a idéia minha foi ver sua reação. Você disse que não é comum serial killes nos EUA. Eu sei disso. Foi uma piada. Não achou graça não foi? Eu sei que os americanos não vão à escola pensando que serão mortos por um serial killer. Você agiu como um americano reagiria. Ficou incomodado, meio que indignado, não foi?. Deve ter pensado assim: “Que absurdo este carioca falar isso!!!! Isto não é comum aqui nos EUA.”

Agora quando o filme Rio mostra assaltos em turistas no Corcovado (e outros fatos ofensivos e preconceituosos mostrados no filme), você achou comum! Por que? Pegue os dados com a polícia e veja quantos assaltos já houve no Corcovado!! Eu nunca vi e não conheço ninguém que tenha sido assaltado lá. Com certeza já deve ter tido assaltos sim, MAS NÃO É COMUM! Por que você não pensou isso quando viu esta cena do filme? Achou graça não foi? Pois é, pelo visto você já virou um americano: as coisas ruins no Brasil são comuns, mas nos EUA não são comuns! Shame on you!!! Goodbye!

Duke,

Você e outros devem ler meus comentários e criticar sim, mas por favor, seja mais coerente. Eu nunca disse que o Brasil não tem problema. Eu concordo com tudo que você disse do Brasil! Mas esta não é a discussão. Você caiu de paraquedas nesta discussão aqui e saiu falando coisa que não tem nada a ver com o que está sendo discutido!

A gente pode fazer análise de forma pessimista e otimista. Mas tem uma terceira, que é a preconceituosa, que estamos discutindo aqui.

Analisando de forma pessimista, podemos vender uma imagem do Brasil aos gringos que somos um país corrupto, educação básica gratuita deficiente, políticos sem visão , falta de infraestrutura, etc. Esta visão é não é falsa. São fatos!

Analisando de forma otimista, somos um país que a economia vai bem, a educação, apesar de péssima, vem apresentando melhoras, estamos atraindo cada vez mais investimentos estrangeiros, a inflação está sendo controlada, etc. Esta visão também não é falsa. São fatos!

Qual é a mais próxima da realidade? Depende de cada um. Cada um vai ter seus argumentos contra e a favor. Mas o que não podemos é vender uma imagem preconceituosa, realçar uma imagem de vagabundo, que aqui é comum ter assaltos em pontos turísticos, etc, como o filme Rio mostrou. Além de ter sido exagerada, é uma imagem ofensiva, preconceituosa, além de ser falsa! Não é questão apenas de ser falsa ou verdadeira! É esta a discussão aqui.



Duke Duke (17/04/2011 23:43:56)   11 0
Assisti ao filme hoje e gostei do que vi. Brasileiro é extremamente sensível. Primeiro foi o filme Turistas que "denegriu" a imagem do País. Depois o Stallone que disse que os brasileiros lhe ofereceram um macaco no final das filmagens dos Mercenários.

Se o filme "denegriu" a imagem do país, fico me perguntando, "qual imagem do Brasil deveria ter sido mostrada no filme?".

Acordem, nós vivemos uma sociedade hipócrita, marcada pela exclusão social e pobreza e precariedade.

De um lado temos a falta de infraestrutura, falta de segurança, saúde pública precária, corrupção e violência urbana, e diversas manifestações de preconceito das mais variadas formas (cor, origem, sexo, social, opção sexual, religião, etc).

Do outro, vemos a falta de profissionais qualificados, faculdades "vendendo" diplomas, desperdício de comida, poluição, falta de educação ambiental, desrespeito a leis em geral (o famoso jeitinho brasileiro). Nossas cidades não estão adaptadas para PNE´s, há milhares de crianças passando fome enquanto a classe A fica se perguntando se o próximo carro será um sedã da marca A ou B, híbrido ou convencional...


Por favor, me respondam. Qual a imagem que os gringos deveriam ter do Brasil?

Hail to the King, baby!



sem avatar Bruno (17/04/2011 23:33:35)   0 0
Querem mais exemplos de americanos fazendo piada sobre si mesmo? South Park, Idiocracy, Beavis & Butt-head, Simpsons, Wall-E, Grand Theft Auto... Esses eu lembrei em 10 segundos, existem diversos exemplos.



sem avatar Bruno (17/04/2011 23:26:51)   0 0
Pro sr. Elder aí:
Temos nosso Columbine agora, certo? Realengo. Você quer comparar as piadas do Rio com "em um tom de humor, um esquilo entre numa escola e saia atirando nos alunos, como é comum nos EUA". Por favor, né? Primeiro que não é COMUM como você fala. Isso é um estereótipo como o que você condena que existe em Rio. E segundo que isso é um assunto EXTREMAMENTE mais sensível que QUALQUER PIADA em Rio.



Publicidade

Omeletop : cinema

None