Filmes

Crítica

Santa Paciência | Crítica

Comédia faz piada com as relações entre muçulmanos e judeus

19.05.2011, às 16H54.
Atualizada em 12.12.2016, ÀS 00H05

O primeiro filme de Josh Appignanesi, Song of Songs (2006), foi aclamado pela discussão que promoveu sobre identidade e fé ao retratar a relação entre um casal de irmãos - ela uma judia ortodoxa - em Londres.

Em seu segundo longa-metragem, Santa Paciência (The Infidel, 2010), o cineasta judeu aborda um tema muito mais abrangente e bem mais complexo: as relações entre muçulmanos e judeus. Aqui, porém, Appignanesi abandona a austeridade da estreia em nome da libertadora comédia, o que permite que ele caçoe de ambos os lados sem desrespeitar de verdade nenhum.

Santa Paciência

None

Santa Paciência

None

No roteiro de David Baddiel, Mahmud (Omid Djalili) é um muçulmano não-praticante que, a pedido do filho (Amit Shah), precisa passar-se por devoto quando o padrasto da noiva do garoto, um líder fundamentalista (Yigal Naor), vai visitá-los para tratar do casamento. O problema, porém, é muito pior do que parece, já que, às vésperas do encontro, Mahmud descobre que é adotado... E que é de família judia.

O filme explora de maneira bem-humorada o que significa ter - e integrar - uma fé, ao mesmo tempo divertindo-se com manias e percepções dos dois lados sobre seus vizinhos. O treinamento judaico a que se submete Mahmud, auxiliado pelo vizinho judeu (Richard Schiff, de The West Wing), é engraçadíssimo e o ponto alto do filme. Faz rir dos estereótipos étnicos com conhecimento de causa. A ânsia do muçulmano ao degustar as bolas de matzá, a reação à trilha de Um Violinista no Telhado, todo o aprendizado do gestual, dos grunhidos rabugentos e da dança, além do desenvolvimento da hipocondria e do humor judaico (não poderia faltar, claro, o Complexo de Portnoy de Philip Roth), tudo funciona em uma sequência em estilo videoclipe, favorecida pela habilidade como showman de Djalili, conhecido comediante anglo-iraniano que já apresentou programas de TV diversos e faz comédia stand-up.

O problema é que a graça do restante de Santa Paciência está ligada demais à bagagem do espectador. Toda a questão da visita do fundamentalista remete à trama de A Gaiola das Loucas (La Cage Aux Folles, 1978) e a descoberta da verdadeira etnia lembra o arco da quinta temporada de Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm, 2005), em que Larry David descobre ser adotado e ter pais cristãos. Assim, não é fácil rir se a piada já é conhecida.

O texto de Baddiel é mais feliz nas frases de efeito e diálogos. "Descobrir que você é judeu não significa que cada momento seja uma oportunidade de terapia", a discussão final sobre o nariz... Esses momentos isolados são melhores que o todo, especialmente o previsível, e digno de anúncio da Benetton, desfecho do filme. Dá pra entender que se trata de um assunto delicado, que precisa de cuidado para não polemizar demais e ter distorcida sua moral. Mas estão aí nas telas gente como David, Woody Allen e os irmãos Cohen (além de outro Cohen, o Sasha Baron) para provar que isso pode ser alcançado de maneira muito mais ácida e engraçada. E já que esforços apaziguadores como o de Appignanesi são sempre em vão no entretenimento (e sempre serão, já que alcançam todas as vezes o mesmo público), ao menos que sirvam a outro fim, fazer rir, de maneira mais criativa.

Santa Paciência | Horários e cinemas

Nota do Crítico
Regular
Santa Paciência
The Infidel
Santa Paciência
The Infidel

Ano: 2010

País: Inglaterra

Classificação: 12 anos

Duração: 105 min

Direção: Josh Appignanesi

Roteiro: David Baddiel

Elenco: Archie Panjabi, Omid Djalili, Matt Lucas, Richard Schiff, Yigal Naor, Stewart Scudamore, James Floyd, Leah Fatania, Stuart Antony, Scott Walters, Mina Anwar, Amit Shah, Soraya Radford, Ravin J. Ganatra, Christian Lees, Jonah Lees, Richard Schiff, Miranda Hart, Chris Wilson, Niraj Naik, Madison Cole, Bhasker Patel, Sartaj Garewal, Rod Silvers, Michele Austin, Matt Lucas

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.