Filmes

Notícia

Sherlock Holmes 2 | Exclusivo: Noomi Rapace explica a volta de Irene Adler e fala da cigana Simza

Atriz diz que trama foi alterada para dar mais espaço a Rachel McAdams

17.01.2012, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H33

Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes 2: A Game of Shadows) já está em cartaz no Brasil, e um dos comentários da nossa crítica é que a cigana Simza (Noomi Rapace) ficou um pouco perdida no meio da trinca Sherlock-Irene-Watson.

Noomi Rapace

None

Originalmente, a volta de Rachel McAdams como Irene Adler era incerta. Em entrevista exclusiva ao Omelete, Noomi Rapace conta por que os roteiristas acharam melhor preservar a relação entre Sherlock e Irene neste segundo filme:

"No primeiro roteiro que eu li, acho que ela morria, mas todos sentiram que era necessário ter um pouco mais de Irene Adler na história. Ela é bem importante, é a mulher que Sherlock Holmes ama... Também acho que foi isso que uniu Simza a Sherlock; ambos precisam recuperar alguém querido das mãos do Professor Moriarty."

A atriz também fala sobre a construção da cigana:

"Eu sempre tento arranjar uma maneira de fazer com que a personagem também tenha parte da minha personalidade. Eu não gosto de fingir nada e, quando entrei para o elenco, senti que faltava alguma coisa nela. Ela está em uma jornada com Watson e Holmes porque ela quer salvar o irmão dela, ela se sente culpada por tê-lo desapontado. Foi minha a escolha não interpretá-la como uma cigana francesa, como ela era descrita no início. Achei que seria mais interessante, ao invés de dá-la o sotaque francês, usar o palavreado antigo dos ciganos. Acabamos decidindo que ela era do leste europeu e era uma viajante - o acampamento do grupo dela é nas redondezas de Paris, mas ela veio do leste europeu. Trabalhei bastante com a figurinista e a maquiadora, definindo como seria a aparência de Simza. Eu já tinha definido em minha mente como queria que me transformassem nela. Então me envolvi bastante em todas as áreas de desenvolvimento de Simza, principalmente com a habilidade de atirar facas."

Sobre as cenas com as facas:

"É bem difícil atirar facas. Pratiquei e treinei muito, mas é difícil jogar a faca em linha reta. É preciso ter controle do corpo todo. Mas foi bem divertido, eu gosto de fazer coisas desse tipo!"

Sobre quem estava melhor preparado fisicamente no set:

"Bem, eu parei de treinar ultimamente. Quando estava fazendo Os Homens que Não Amavam as Mulheres, eu treinava bastante kick boxing, high boxing... Foi um treinamento muito intenso que durou por volta de sete meses antes de começarmos a rodar os filmes. Estou acostumada e gosto muito de treinar, mas decidi parar tudo para fazer essa personagem. Queria que ela fosse feminina e, na época vitoriana em Londres, ninguém tinha a aparência de 'acabei de sair da academia'. Eu sei que Robert treinou muito, ele fazia aulas de kung fu todo dia pela manhã - eu até fiz algumas sessões com ele. É interessante porque Guy Ritchie é um ótimo lutador, então acho que podemos inclui-lo nesta lista! Então todos estavam em boa forma, menos eu, que parei de treinar. [risos]"

Questionada se retornaria para um terceiro filme, Rapace não parece otimista: "Não sei. Eu adoraria trabalhar com esse time, mas nunca se sabe. Talvez por Simza não ser uma personagem dos livros, ela não volte mais. Mas eu realmente não sei. Me pareceu muito que a história dela terminou nesse filme".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.