Filmes

Notícia

Sony processada por causa de Zorro

Sony processada por causa de Zorro

16.08.2005, às 00H00.
Atualizada em 20.11.2016, ÀS 07H05

A lenda de Zorro, continuação de A máscara do Zorro (1998), novamente dirigido por Martin Campbell e estrelado por Antonio Banderas, chega aos cinemas em 28 de outubro. Enquanto isso, a Sony, controladora da TriStar Pictures que produz o longa, se vê diante de um problema por causa do espadachim.

A obscura Sobrini Films, subsidiária da Maroda Inc. do produtor Mark Armin, processou a Sony na semana passada, alegando que a multinacional tem se esforçado em barrar o Zorro que a Sobrini tenta tirar do papel. Em teoria, ela poderia produzi-lo, pois diz ter direitos exclusivos de The Curse of Capistrano, obra que Johnston McCulley escreveu em 1919 e que deu origem ao personagem. De acordo com o texto do processo, a Sony só detém as histórias subsequentes.

Quando já planejava filmar o conto futurista Zorro 2110, a Sobrini recebeu uma carta visivelmente intimidadora. De acordo com o advogado Bruce Isaacs, essa missiva era uma tentativa de sabotar seu cliente, a Sobrini, pois a Sony se dizia dona de todo o qualquer produto para cinema ou TV com a marca do mascarado.

Nós temos um roteiro de Zorro com o qual realmente nos empolgamos, e planejamos seguir em frente com nosso filme, mas a Sony TriStar mantém a impressão de ter a exclusividade. Nós achamos que eles estão errados, então vamos ao tribunal ver se eles concordam conosco, disse o advogado ao E! Online.

O processo, ainda, afirma que as características de Zorro - a máscara negra, a capa, o chapéu e a espada - são de domínio público e não podem ser exigidas como forma de copyright ou marca registradas. A Sony não comentou ainda o caso.

Leia mais sobre A lenda de Zorro

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.