Crítica: Superman - O Retorno

Superman - O Retorno

Érico Borgo
13 de Julho de 2006

Superman - O Retorno

Superman - O Retorno

Superman Returns
EUA , 2006 - 154 min.
Ação

Direção:
Bryan Singer

Roteiro:
Bryan Singer, Michael Dougherty, Dan Harris

Elenco:
Brandon Routh, Kate Bosworth, Kevin Spacey, James Marsden, Parker Posey, Frank Langella, Sam Huntington, Eva Marie Saint, Marlon Brando, Kal Penn, David Fabrizio, Ian Roberts, Vincent Stone, Jack Larson, Noel Neill, Stephan Bender, Peta Wilson

Ótimo
Superman - O Retorno
Superman - O Retorno
Superman - O Retorno
Superman - O Retorno

É praticamente unânime. Pergunte a um fã de quadrinhos qual é o melhor filme de super-heróis de todos os tempos e você ouvirá: Superman. Ou talvez Superman II.

Sob a sombra de um passado tão poderoso e memorável, o cineasta Bryan Singer - o homem que sacudiu o mercado de filmes de super-heróis com os dois primeiros X-Men - não teve dúvida. Quando começou a imaginar Superman - O retorno (Superman returns, 2006), o novo filme do Homem de Aço, descartou todas as idéias estapafúrdias de revitalização e modernização do personagem que circulavam pela Warner Bros. há mais de uma década. Na contramão da moda, ele fez o que, como um desses fãs que têm a resposta para a pergunta acima na ponta da língua, achou que seria certo: respeitou o passado e a consciência universal que todo mundo tem sobre o icônico personagem.

A solução encontrada pelo diretor e seus amigos e roteiristas, Dan Harris e Michael Dougherty, foi criar uma espécie de Superman III, ignorando os dois últimos (e péssimos) filmes do Super-Homem. Assim, a ação continua os temas mais fortes do segundo longa do herói, mas com pequenas alterações (inclusive no tema clássico de John Williams, que é expandido pelo compositor John Ottman). No novo filme, por exemplo, Lois Lane não sabe que Clark Kent é o Super-Homem. Mas tudo é organizado de tal forma que não é necessário ter assistido aos capítulos prévios para entendê-lo. Até porque todo mundo está cansado de conhecer a origem do herói e seu universo...

A trama acompanha o retorno do Super-Homem à Terra depois de uma ausência de vários anos. Enquanto isso, seu antigo inimigo Lex Luthor dá início ao seu maior plano até hoje - algo que pode torná-lo o homem mais poderoso do planeta. Além da ameaça, o herói depara-se com algo ainda mais inesperado... a mulher que ele ama, Lois Lane, seguiu com sua vida e tem uma família.

O resultado é excelente. Pelo menos para os mais velhos.

Ao focar-se em temas mais adultos, como a complexa história de amor entre Lois e o Super-Homem, e não oferecer conflitos grandiosos como os de Homem-Aranha, Quarteto Fantástico ou X-Men, o filme se afasta do público mais jovem. Claro, a ação existe, mas o duelo de cérebro contra músculos promovido por Lex Luthor não é exatamente empolgante como o quebra-pau do Aranha contra o Doutor Octopus, por exemplo. Aos mais jovens, faltou um chefe de fase, já que o kryptoniano se restringe a salvar pessoas de desastres. Dessa forma, o drama e a beleza plástica de Superman - O retorno são muito mais fortes que os elementos super-heróicos tradicionais, o que deve dividir opiniões de fãs. Mas será que alguém consegue ficar indiferente à cena em que Clark Kent observa triste com sua visão de raios-x enquanto Lois Lane sobe no elevador do Planeta Diário? Ou o momento de superação, em que o herói voa ignorando o efeito da kryptonita? Ou a belíssima seqüência em que ele repete as palavras do pai (Marlon Brando, em recriação por efeitos especiais e em material de arquivo)?

Não deve haver qualquer divergência, porém, no que diz respeito ao visual da aventura. As imagens captadas pelo diretor através das câmeras experimentais Gênesis são lindíssimas e todo o design de produção e efeitos especiais, dos menores detalhes aos momentos grandiosos, são perfeitos, obcecados até, e trazem um realismo impressionante. Os tons, construções e figurinos oferecem um visual retrô sem ser datado, que funciona perfeitamente para o personagem.

Igualmente bem-sucedido é o elenco. Singer tem mesmo um excelente olho para seleção de atores. Brandon Routh, o novo astro tão execrado pelos fãs no início da produção, prova que tem talento, especialmente numa das cenas finais, apesar de alguns momentos nos quais é ofuscado pela colega Kate Bosworth, a Lois Lane. Mesmo com a pouca idade, a atriz consegue segurar muito um papel forte como o da repórter do Planeta Diário. De Kevin Spacey nem é necessário falar. Em seu segundo trabalho com Singer (depois de Os suspeitos), o ator egresso dos palcos faz um Lex Luthor divertido e ameaçador. Os coadjuvantes são igualmente competentes.

Superman - O retorno é assim uma experiência fantástica, um trabalho de amor e dedicação ao personagem - e o que é melhor... incorporando seus próprios, e promissores, elementos à quase septagenária mitologia. Bryan Singer crava assim seu nome ao lado dos grandes criadores que conduziram o herói e o mantiveram relevante em épocas tão distintas.



Comentários (106)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Gustavo (12/10/2013 08:45:05)   6 0
sempre é assim o cara dar 4 ovos pra um filme lixo desse!

http://www.imdb.com/title/tt0348150/?ref_=nm_flmg_dr_7


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:29:43)   2766 5
.


sem avatar Rauley (07/10/2013 01:06:37)   1 1
Puxa! Sempre acompanho as críticas do Omelete e sempre as vejo com muita seriedade e as considerava bem assertivas, mas essa crítica não pode ter sido séria. O filme não tem roteiro, o plano do vilão é um lixo, a forma como o superman o derrota é ridícula e ainda tentaram enfiar um filho garganta abaixo nos fans do homem de aço. O filme carece de ação, carisma dos personagens e dão um "ótimo"!? Só pode ser brincadeira! Triste! :'(


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:29:53)   2766 5
.


sem avatar Cinéfilo (22/07/2013 20:30:14)   35 1
Pra quem gostava dos filmes do Reeve,foi uma grande homenagem.Esse superman o retorno merece sim 4 ovos e a critica foi boa.o Brandon routh foi fiel ao filme. Quer ver porrada?vai ver Quebrando regras.


sem avatar Kallebe (13/01/2014 01:48:44)   0 0
Um super herói que é considerado o mais forte de todos os super heróis, e como a gente sabe disso? Competição de supino né? Foi brigando e lutando,batendo nos vilões tanto nos quadrinhos quanto nos desenhos. Impossível não associar super heroi sem porrada.Esse filme é uma merda,dá vontade de dormir. Quer ver homenagem,vai ver filme biográfico.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:01)   2766 5
.


sem avatar francisco carlos (27/06/2013 21:13:59)   522 1
Tô fazendo uma maratona dos filmes do Super e ontem tentei assistir ao Retorno.
Tentei, por que acabei dormindo.Relendo essa critica, acho que deve haver uma outra versão, (um directors cut)que o Borgo deve ter visto, pois não foi o filme que eu vi.
Ele fala:"mas o duelo de cérebro contra músculos promovido por Lex Luthor não é exatamente empolgante como o quebra-pau do Aranha contra o Doutor Octopus, por exemplo. "
Que duelo?!Se o Clark descobre que o Luthor ta solto (O Jimmy Olsen comenta numa concersa)e o maximo que ele faz é fazer cara de cu.
Nem tenta investigar, o que Lex fez depois que saiu da cadeia, nem nada.
E qdo o Super avança até a ilha de kriptonita e sente que algo tá errado(dá pra ver que ele tá se sentindo mal) o que ele faz?POUSA NELA!!Esse é o duelo de cerebros sofisticado e adulto?E o Lex?Tem nas mãos a tecnologia kriptoniana para criar armas e outras tecnologias e o que faz?Uma ilha imensa no meio do mar, sem fonte de agua potavel, sem vegetação e acha que alguem vai querer morar lá??E quem irá pagar qq coisa, sendo ele um genocida que mata BILHÕES???
Não.
Returns é muito fraco em tudo.
A Lois tá uma chata que não pensa em levar seu filho de 5 anos, para dentro de um barco desconhecido, cheirando a perigo.
O Perry White parece um enrustido apaixonado pelo Super, que não quer analisar nenhuma outra noticia, se não for sobre o seu objeto de paixão( é irritante-e o Frank Langela é um otimo ator).
O Lex não se decide entre ser um vigarista a procura de grana ou um genocida.
Clark não abre a boca (parece que o Singer viu a limitação do Routh)e só faz caras e bocas, tentando imitar o saudoso Reeves.
E o Superman?...A imagem que fica, é ele dando uma de stalker, observando (com visão de raio X inclusive!!)a vida intima de Lois.E voando a esmo.
Quem se salva é o James Mardsen, que é competente e o seu personagem é o unico que transmite empatia.
Tirando a cena do avião, que é no meio do filme, pode ir dormir.
O que se vê é uma compilação de cenas sem graça.
A do assalto, com direito a tiro no olho, termina broxante com sorrizinho cinico do Super -"Eu sou fodâo" e pronto...pufff!
Não precisa de socos para se contruir cenas empolgantes.
Singer poderia pegar umas dicas com Peter Jackson,Spielberg,Sam Raimi,etc...
E o que falar da parte do filho do Super?Me senti numa novela da Globo.
Em resumo: O filme é muito chato.

Não é denso, não é adulto, não é "homenagem"... é chato.

E longo...

Só isso.


sem avatar Edson (03/07/2013 11:45:25)   10 -1
Concordo com tudo que vc citou, acrescento a cena dele levantando o navio que ficou maneira, e ele levantando a ilha, de resto o filme é totalmente descartável. pqp!

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:10)   2766 5
.


Ronny Ronny (22/06/2013 18:54:51)   118 -1
nao é exatamente um filme ruim,e sim chato


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:18)   2766 5
.


Zumiro Zumiro (22/06/2013 09:25:22)   7 -1
Olá colegas. Bom, eu sou um tanto velho, pois assisti Superman The Movie no cinema e também todos os outros da franquia, e vejo esse SM Returns como "O melhor filme de superheroi dos anos 80", vejam bem, SE FOSSE LANÇADO NOS ANOS 80. Acho até que concorreria a oscar nessa época com SM 1 o fez. Se vc tem idade suficiente e olhar saldosista verá SM R de uma outra forma, mas, se desviarmos um segundo sequer da realidade 80tentista, esse filme perde o brilho e noção. Pois bem, quando eu assisti pela primeira vez não entendi nem gostei, mas quando dei uma segunda chance e me concentrei na epoca de 80 (estive lá um dia!!!) o filme me proporcionou uma agradável diversão. Pena não ter saido nessa época...


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:26)   2766 5
.


Mecias Mecias (21/06/2013 22:24:40)   1 1
Muito bom o filme, achei a crítica justa!!

Mandou bem Borgo!!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:36)   2766 5
.


Deypson Deypson (21/06/2013 21:32:12)   4 1
Pra mim a cena que o Superman reaparece e fala a mesma frase que ele diz quando ele aparece pela primeira vez no primeiro dos filmes do Superman "Espero que não tenham ficado com medo de voar, estatisticamente falando, ainda é a forma mais segura de voar" é a cena mais épica do filme...


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:42)   2766 5
.


Bruno Bruno (21/06/2013 21:04:00)   -6 -1
Esse Bryan Singer fez um filme muito bom. O aprendiz. E parou por aí.
O resto não vale o ingresso.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:30:55)   2766 5
.


Mike Mike (19/06/2013 00:54:20)   26 1
O filme não é péssimo como alguns falam, aliás quem pensa assim não entende PN de cinema. O filme fraco, isso é fato, merece 2 ou no máximo 3 ovos. Péssimo não é. O Borgo destacou bem os pontos positivos mas foi generoso demais na avaliação. PÉSSIMO mesmo é o Superman 3. O novo parece ser bom, acho que vai merecer os 4 ovos que este ganhou. Vamos ver.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:01)   2766 5
.


Publicidade
John M@trix John M@trix (10/06/2013 15:38:11)   247 0
Como que eles conseguiram gastar US$270 milhões nesse filme?,isso só mostra a importância do personagem,se fosse qualquer outro personagem,com um fracasso dessa magnitude sabe quando ele teria outra adaptação ?,NUNCA!!!,e vejam só 7 anos depois estamos prestes a contemplar outro filme,espero do fundo do meu coração que dessa vez esse filme corresponda as expectativas,que são enormes


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:09)   2766 5
.


Andy Andy (19/04/2013 09:00:11)   52 3
Porra, o Borgo só podia estar chapado nessa avaliação! Filme ruim do caralho o cara não da um soco e ganha 4 ovos? Reallyyyyyy?

Me da uma razão para o filme ser ótimo!


sem avatar Saulo (11/05/2013 15:13:51)   6 -1
NENHUMA RAZÃO! Olha, isto é bom, há crítico que fala bobagem, elogia o que não deve, e depois, vê que errou! o Borgo enxergou ação em um filme piegas, parecendo uma novela nojenta da Globo, e acharam que este filme é sensacional e anos depois... mais precisamente uns 7, o senhor Borgo fala " realmente, o Super apanha do cara do House". Puta merda! No Superman Returns, ele apanha daquele médico de origem indiana do House! Nem deu um soco! O filme é tão ruim que o Brandon Routh praticamente não fez mais nada! Nada! Virou o George Lazemby dos Superheróis ( ou Richard Chamberlain, né?), um zero a esquerda! Muitos falam que este filme, junto com Operação Valkiria, são os piores filmes do Singer, e olha que eu vibrei com a escolha dele para diretor. Cacilda, é horrendo! Aprendam a criticar!

sem avatar cara (19/05/2013 01:02:25)   -84 -1
quer ver soco vai ver filme do van damme
pra mim o reeve é o superman na minha cabeça e todos os atores que interpretarem o superman vão ser comparados a ele, o filme do singer é uma homenagem ao melhor filme de super heróis da historia, superman de richard donner

Andy Andy (19/06/2013 22:50:30)   52 0
Cara, agora me conta uma coisa que a gente não sabe!




sem avatar Wagner (16/05/2014 20:16:53)   37 0
Acho que quem critica do jeito que vocês estão fazendo definitivamente não entenderam o filme. Esse filme representou o interior, a alma do Superman. Superman é um protetor não um agressor. O filme mostrou o cuidado que ele tem com os humanos. A cena onde ele apanha ele está sob o efeito da kriptonita. E daí se ele apanha? Aquilo é um paralelo com Cristo que sendo Deus apanhou também. O maior erro do Singer foi fazer um filme sofisticado para a geração Transformers. Quanto à crítica do Borgo, achei boa e justa. Ele até antecipou o mimimi, mas se ele se arrependeu, azar o dele. Ele tem que parecer superficial para um público superficial. Só aconselho que passem no Rotten Tomatoes e vejam o excelente desempenho do filme, tanto em crítica especializada quanto em premiações.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:17)   2766 5
.


sem avatar Marcelo (19/04/2013 01:00:29)   92 -1
Não sei o que a galera acha..o filme terminou qdo o Super salva o avião..a única cena interessante..de resto..é uma bosta...uma vez vi um comentário de um omelenauta que resumiu em poucas palavras que Brandon Routh não tentou interpretar o Superman....mas sim Cristopher Reeve...e é a mais pura vdd....tanto que até no filme do Ted, Routh é aloprado ...graças ao Singer..conseguimos 2 filmes péssimos...esse Superman..X-Men: O Confronto Final..já que ele pulou fora o diretor de aluguel assumiu....e o Brandon Routh caiu no ostracismo..como um péssimo ator


sem avatar Wagner (16/05/2014 20:26:58)   37 0
Se o Brando Routh caiu no ostracismo, com certeza não foi por sua atuação no filme que ganhou até muitos elogios, assim como o filme ganhou pela crítica especializada. Concordo quando você diz que ele interpretou o Reeves, mas também o cara era o próprio Super (pelo menos antes dos 52).
Quanto ao filme em si, acho que ele foi fiel às principais e emblemáticas obras do personagem, como "O Adeus", "Para o homem que tem tudo" e "As quatro estações" só pra citar algumas, que enfatizam o amor do Super pela Lois, o senso de sacrifício e sua natureza pacífica (vemos isso quando Moore nos diz que o maior sonho dele era ser um homem comum em Krypton) mas exigir isso das plateias atuais é exigir muito.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:26)   2766 5
.


Barbarian Barbarian (18/04/2013 16:07:30)   1270 0
Cara, o Borgo é muito generoso. USHAUSHAUH


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:38)   2766 5
.


sem avatar Maran (20/02/2013 17:42:22)   1379 3
2 pérolas do Borgo:

Superman Returns - 4 Ovos
Iron Man 2 - 5 Ovos


André Filipe André Filipe (09/04/2013 09:21:13)   1076 1
eu coloco mais 2 do marcelo hessel:

resident evil 5 : 4 ovos

motoqueiro fantasma 2: 3 ovos

Léo Léo (21/06/2013 22:00:42)   26 -1
O que mais me doeu até hoje foi Borgo não ter entendido, e por isso ter dado apenas 2 ovos para Contra o Tempo, de Duncam Jones, quando ele merecia no mínimo 4.

sem avatar Renan (02/12/2013 16:08:12)   9 -1
Verdade essa do Contra o Tempo foi doída, só não foi pior que o Hessel ter dado 3 ovos pra origem e 2 pro Distrito 9...

Se for pra ver filme se baseando só no que esses "nerds" falam...olha estamos "bem" =]

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:49)   2766 5
.


sem avatar Vinícius (25/12/2012 20:53:51)   11 1
Acompanho quase que diariamente o Omelete principalmente quando o assunto é cinema, mas algumas críticas me causam um certo incomodo pelo excesso de opinião pessoal e de gosto por determinado tipo de filme. Ainda mais quando os filmes são adpatações de quadrinhos ou remakes/reboots de filmes antigos.

Claro que a sua visão pessoal tem um bom peso na formação da sua opinião sobre algum tema, mas muitas vezes sinto que os críticos já vão assistir o filme com algum preconceito ou com uma boa vontade excessiva.

Em filmes medianos (como é o caso desse Superman Retuns, na minha visão), se o crítico tem alguma indisposição com o diretor ou com as notícias sobre a produção logo seu texto enfoca todos os defeitos da trama. Se, ao contrário, o crítico tem uma afinidade com o que se sabe do filme antes de sua estreia, assim que percebe algo que é um ponto positivo já sequencia várias qualidades e méritos.

Essa minha crítica ao Omelete é de que nos filmes que dividem opiniões, o texto avaliando-o teria que argumentar (além da opinião pessoal, logicamente) quais são os pontos bons, quais o ruins, o por que é bom, por que é ruim, qual uma sáida que o filme poderia optar, etc.

Os 4 ovos dados na época do lançamento do filme contrastam muito com a opinião dos cozinheiros hoje em dia, que tenho certeza dirão em imensa maioria que este é um filme fraco.

Até me empolguei escrevendo aqui, mas acho que é um opinião válida pro site que é um dos que eu mais gosto, principalmente pela equipe que faz o Omelete.


sem avatar Wagner (16/05/2014 20:29:58)   37 0
Superman Returns foi sucesso de crítica e foi indicado para diversos prêmios importantes, tanto técnicos quanto artísticos. A crítica especializada sempre olhou o filme com bons olhos, diferentemente de Man of Steel.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:31:58)   2766 5
.


sem avatar Saulo (12/09/2012 13:19:47)   6 0
Este filme é uma bosta. Os críticos do Omelete tem a mania de ver um filme meio que baseado em suas experiências de infância. O Borgo viu o Vingador do Futuro, um filme que achei até acima da média, bem interessante, pena que não tenha continuações, mas que ele meteu o pau pq não era parecido com o filme do Schwarzenegger. Ah, qual é. Veio este filme CHEIOOOOOO de referências dos filmes do Doner, e o Borgo foi comprado, e é uma merda! Não tem critico que diga que este filme é no máximo regular. Por favor, né? Colocou 3 ovos para Inception, e colocou 4 para esta bosta!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:05)   2766 5
.


sem avatar Shadow (29/04/2012 19:31:06)   5 3
O último filme do Super com o uniforme clássico. Respeito a opinião de todos, mas eu gostei! =)
E, cá entre nós, ninguém tem que concordar. Respeitar a outra opinião já tá de bom tamanho não?


Alex Alex (07/08/2012 21:23:23)   517 0
Não achei la estas coisas mas ate que é bom.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:14)   2766 5
.


Marcos Paulo Marcos Paulo (22/04/2012 01:46:30)   100 2
Olha eu achei um filme muito bom,n li as HQs por esse motivo n sei dizer se é fiel ou n MAS eu gostei do filme vi um monte de gente dizendo que n é fiel que n isso que n é aquiloAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA povo chato e por que se chama ADAPTAÇÂO,pq é uma historia que ja existe que esta sendo passada para outra midia que nesse caso é o cinema,povo dizendo que o filme é chato o vcs querem ver esplosão vam ver transformes.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:21)   2766 5
.


sem avatar Thiago (16/04/2012 16:30:29)   -11 1
PQP que filme ruim! Este filme é uma verdadeira agressão ao bom senso, chato até dizer chega, com a história mais cheia de furos que já vi num filme, e o que é pior, fazer com que ninguém se simpatize com as personagens do filme... Chato é apelido, perdeu feio na época para "piratas do caribe 2", uma unica cena de qualquer filme do "homem aranha"tem mais açao que essa encheçao de saco, chamado superman returns, coitada da Warner, parece que o único super herói da DC que consegue emplacar no cinema é o Batman, pq este lixo que bryan singer dirigiu é somado mais o fracasso do "lanterna verde", dormi no cinema ao ver este filme e quando o aluguei tambem dei uma cochilada, pois nada, nada mesmo acontece, duas horas e meia de pura enrolaçao e constrangimento de ver um super heroi ser tao mal conduzido e fraco nos cinemas... Por mim passa uma borracha neste filme e fingir que nao foi cometido este ataque a historia do cinema e ao superman das HQ's. HORRENDO!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:30)   2766 5
.


Publicidade
Steel Steel (11/01/2012 12:17:50)   36 0
MAN OF STEEL
Tem vários pontos de discussão aqui, vou dar minha opinião em alguns:
1ª Estou esperando o que o super tem de melhor a oferecer neste filme pois boto fé em Zack Snyder com auxilio do Nolan que vai fazer nós esquecermos o horrível Bryan Singer (diretor do horrível Retuns) , Amy Adams que ta muito gata e loira e vai fazer nós esquecermos a horrível Kate Bosworth (Lois Lane do horrível Retuns) e Henry Cavill esta preparado e vai fazer nós esquecermos de Brandon Routh (Super/Kent do horrível Retuns). “Fiz questão de frisar o Horrível pra mostrar minha indignação com Retuns alias o único que se salvou foi o Kevin Spacey que mesmo neste filme horrível mostrou sua mestria afinal ele é fera”
2ª E em questão os slow motion se faz necessários mas sem axagero e sinceramente acho que já chega de Lex Luthor, pode ate aparecer, fazer parte de um momento crucial do filme mas ser o vilão principal não.
4ª O Zod foi uma boa escolha pra um inicio sem falar que é um vilão de peso que proporciona muita ação, lógico que um seqüência com Metallo, Darkside ou Apokalipse seria um marco mas sem Lex por favor.
3ª Enquanto a smallville eu acompanhava a série e era fã e quando mostraram o Darkside pensei “Vaiser Épico, Final Perfeito” mas conseguiram arruinar tudo com aquele final que foi uma merda.

E isso ai Abraço a todos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:43)   2766 5
.


thiago thiago (03/11/2011 18:14:59)   8 -1
Realmente um filme muito bom. Singer deu um ótimo visual e soube pesar muito bem as cenas de ação e as dramáticas. Não gostei muito da atuação do Routh, mas foi totalmente compensado pelo Kevin Spacey num excelente Lex Luthor. O filme mereceu os 4 ovos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:50)   2766 5
.


Lauro Lauro (01/10/2011 16:00:35)   95 1
Eu gosto bastante do filme.Acho que é um filme muito bem feito.Bryan Singer é um cara muito parecido com o Zack Snyder no sentido de ser apaixonado pelo seu trabalho.Basta vermos o longo Making Of do filme(presente no dvd duplo).O filme é muito bonito.Há um clima retro nele,que mesmo se passando nos dias atuais é muito anos 50.O roteiro do filme ´bom,acho que só poderia dar mais cenas de ação pro Superman mostrar que ele também sabe se defender.Mesmo assim,achei que Brandou Routh atuou bem.Claro que ele não ficou melhor que o grande Christopher Reeve.Apesar de na minha sincera opinião:Esse filme ficou no mesmo nível que o 1o Superman.Senão melhor.Ok,em termos de fidelidade ao quadrinho poderia ser melhor.
4 Ovos


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:32:58)   2766 5
.


- Muuka - Muuka (03/09/2011 23:12:20)   108 0
Eu gostei do filme, e concordo com os 4 ovos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:06)   2766 5
.


Marco Marco (19/07/2011 21:56:38)   833 0
3 Ovos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:12)   2766 5
.


DDanilo DDanilo (13/05/2011 15:17:19)   -135 -1
Gostei do filme tanto que assisti 3vezes do cinema!!

Bom então,eu acho que não conheço o personagem(como a galera falou)apesar de ter lido o mais importante do personagem!

Excelente filme!!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:21)   2766 5
.


Wendell Wendell (08/05/2011 14:47:49)   457 2
Parabéns pela crítica,tb gosto muito desse filme que é melhor do que muitos filmecos de heróis como Mulher-Gato e Elektra,além do mais tudo nesse filme é grandioso,efeitos,trilha sonora,elenco.

Só não é melhor que os 2 primeiro do superman mas eu dou 4 ovos também,merece.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:28)   2766 5
.


sem avatar Frederico (17/03/2011 15:33:09)   431 0
Como a maioria aqui, minha opinião sobre esse "Retorno" é que foi decepcionante.

A Lois Lane perdeu a pegada independente e virou uma adolescente revoltada. Além da atriz ser muito fraca.

O Lex Luthor de Spacey é uma paródia grotesca do Luthor de Gene Hackman (que já não era lá essas coisas, inclusive vi uma entrevista do Hackman dizendo que só fez esse filme por causa do dinheiro).

O plano do Luthor de inteligente não tem nada: ele planeja criar um novo continente para vender terras(?), ao custo (palavras dele) da morte de bilhões de pessoas no mundo todo. Ora, se bilhões morrem, as que sobrarem vão comprar terras com o que?

Até o Perry White foi reduzido a cinzas...

A linha temporal, apesar de ser após os dois primeiros filmes, falha justamente pela falta de coragem em refazerem do início: PCs, celulares e outras invenções modernas distanciam a anos-luz este dos primeiros filmes.

Apesar de fraco, minha surpresa foi o Brandon Routh que não comprometeu.

A cena do avião é digna do personagem e uma das poucas que se salva no filme.

Gostei das mudanças no uniforme (exceto a retirada do símbolo da capa), ficou mais realista e menos HQ.

Só nos resta esperar, mas creio que será feito um grande filme.

P.S.: Em tempo, não gosto do Bryan Singer (nem dos X-Men deles).


sem avatar Cinéfilo (22/07/2013 20:28:48)   35 0
Também achei a cena do avião bem digna do superman.e o Brandon foi fiel ao personagem.

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:41)   2766 5
.


Leandro Leandro (09/03/2011 10:17:22)   66 0
Gostei muito desse filme,os efeitos especiais sâo excelentes,e as atuaçôes também foram ótimas.Primeiro quero começar com a interpretaçâo do sempre competente Kevin Spacey,que fez um Lex Luthor convincente e moderno,ficou muito melhor do que aquele Lex Luthor cômico do Gene Hackman nos filmes mais antigos.Kate Bosworth fez uma Lois Lane de personalidade mais forte e Brandon Routh também nâo fez feio como Clark Kent/Superman,mas achei ele meio inexpressivo na cena em que se encontra com Lois Lane no terraço do Planeta Diário.Porém,faltou mais açâo no filme,faltou mais um vilâo de peso que proporcionasse as cenas de pancadaria com o Superman,mas em vez disso,Bryan Singer limitou o homem de aço a fazer salvamentos (que ficaram ótimas também).A cena que merece destaque foi a do assalto a banco,quando o bandido saca da sua pistola e atira bem no olho do Superman,e a bala simplesmente nâo faz nem cócegas.Tirando a falta de açâo,esse filme é ótimo.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:50)   2766 5
.


Kevin Kevin (27/02/2011 00:16:14)   95 0
filme bom, mas nada demais


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:33:57)   2766 5
.


Publicidade
Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (12/02/2011 17:37:31)   -12 1
CHATO até dizer chega. Merecia uns 2 ovos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:04)   2766 5
.


Rodrigo Rodrigo (10/02/2011 12:55:20)   21 0
Melhor Que Os Do Christopher Reeve não foi de jeito nenhum


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:14)   2766 5
.


Carlos Carlos (28/12/2010 11:03:20)   1821 0
Eu achei um filme muito fraco!
O Bryan Singer fez uma bela *agada, pois tinha um orçamento gigantesco e uma equipe de efeitos visuais de 1ª linha...
Então era só ele e seus roteiristas fazerem uma história bacana que chamasse a atenção dos fãs, mas não foi isso o que aconteceu.
O filme ficou chato e cansativo e a história ficou uma droga!
Não gostei do filme (que na verdade só consegui assistir por completo na 3ª tentativa, pois nas duas primeiras eu dormi).

Eu daria 2 ovos.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:22)   2766 5
.


Nozy-G Nozy-G (23/12/2010 17:22:00)   109 0
Finalmente!!! encontrei comentaristas q concordam q este filme foi uma faltadoquefazer do sr. Bryan Singer!
Parabéns a todos pelo bom gosto!
E sr Borgo: o q houve com o sr ao escrever esta crítica? Comeu cocô?
Continuamos na espera por um filme a altura do homem de aço!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:30)   2766 5
.


edgar edgar (05/12/2010 10:32:21)   144 0
Realemnte quem não leu as hq´s irá achar o filme bom,ótimo,maravilhoso...
más eu sou fãn do superman é esse não é um filme a altura do personagem!!!!

pra começar a falta de dialogos do superman e impressionante se eu fizesse as contas apostaria que 50% do filme ele não abre a boca!
pergunte pra alguem se o LEX LUTHOR do filme do singer e tão ameaçador quanto o coringa de TDK? o sujeito irá cair na gargalhada e falar que tá sacaneando ele!
agora pergunte se o LEX LUTHOR das hq´s e tão ameaçador quanto o coringa das hq´s é o cara irá dizer na mesma altura!
outra coisa são as pessímas atuações e a falta de cronologia entre os fatos ocorridos desde que o superman foi embora o filho da lois não se encaixa entre as atuações horríves temos o jimmy(se ele não estivesse no clarim e não falasse o nome nunca iria descobrir quem era)ele não convence nem um pouco!

como já disseram a facilidade em que lex entra na fortaleza LAMENTAVEL.

é a ilha de kriptonica(isso sim foi a prova dagúa aquele tanto de kriptonita não matou o superman PARÁ-NÉ? só um pedacinho daquilo já mata o homem de aço.
é no final ele levantando a ilha e pra pedir pra sair né?
o uniforme dele tá horrivel roupas coladissimas(arecendo aquela banda restart)e sem o maior sentido aquelas botas além do tupete quanto gel...
acho que a única cena que merece ser lembrada é ele parando o avião grandes efeitos merecem destaque!

como o HaeS disse uma agressão aos fãs...

1 ovo para o filme e olha lá?
espero que o novo superman do zack mais o nolan seja superior BEM SUPERIOR...


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:40)   2766 5
.


sem avatar josé (21/11/2010 20:16:13)   -37 1
sobre o filme, o mérito maior foi não ser pior q Superman 3 e 4. tirando isso e os efeitos especiais maravilhosos, falta sal, muito sal! Brian Singer esqueceu d c inspirar em quadrinhos sérios e quis ser original, colocando aquele uniforme (capa cor de sangue e sem o símbolo?!? botas com salto??? símbolo no peito menor????lentes de contato????) e escolhendo um intérprete q não fede nem cheira (Clark Kent sumiu!!!) os cenários pareciam tirados dos anos 60, além d muito artificiais (O planeta diário);meu Deus, é muita coisa ruim pra falar desse filme!!! ah, e sobre o viés gay, sugiro q vejam os extras do DVD. no final o Brian Singer dá uma chave de perna no Brandon Routh de fazer corar...kkk mais gay impossível!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:51)   2766 5
.


sem avatar josé (21/11/2010 20:02:01)   -37 1
É chato dizer, mas o cara q escreveu essa crítica ou foi subornado ou é um saudosista cansado d esperar po um bom filme do Super... ainda hoje (21/11/10) li comentários no OMELETV sobre o próximo filme...A certa altura a Érica Toledo diz q Brandon Routh não passa segurança e alguém pergunta: que idade Christopher Reeve tinha quando fez Superman. "32 anos" é a resposta taxativa e NINGUÉM fala nada. Parei d ver a entrevista nesse ponto com a certeza d q os caras, além d serem um saco falando, chutam tanto qto sacam d cultura POP(uma pesquisa antes dos comentários nem pensar né...) pra ser Nerd tem q estudar galera!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:34:59)   2766 5
.


sem avatar Lucas (18/10/2010 05:28:52)   -6 0
Olha, me cadastrei no site apenas para comentar essa crítica.
Nunca tinha lido a crítica do Omelete sobre o Superman Returns.
Nem sempre concordei com o que li aqui. Cada um tem sua opinião.
Contudo, vocês fizeram, nos últimos posts, críticas bastante rigorosas acerca de diversos filmes que se inserem nesse meio HQ-nerd-etc.
E agora leio isso.
O que leio aqui me aparenta ser uma resenha muito mais de uma pessoa saudosa dos tempos de infância do que de alguém que entende de cinema ou que tenha algum dia lido as HQs do Super.
Sinceramente, "boas atuações"?
Cara, qual foi o filme que tu viu antes de ir ao cinema ver Superman Returns? "Mortal Kombat Aniquilação"?
Velho, mesmo eu, um fã do SPACEY, tenho que admitir que essa foi uma péssima atuação dele. Péssima. Que LEX LUTHOR mais CANASTRÂO, credo...
O ROUTH (péssima escolha, o Super não é um modelo gay) é um ator inexperiente, e fez o Clark SUMIR nesse filme, MESMO com os "olhos azuis digitais" que o babaca do SINGER colocou nele.
Superman I ou II como melhor filme de HQ?
Por favor...
Isso é pra quem nunca leu o Super. Foi no cinema em 78 e é aquilo que sabe do Super.
Minha nossa, se eu tivesse que observar as falhas contidas nesses filmes, esse comentário não teria fim...
Ficando apenas nesse:
SUPERMAN RETURNS é um desperdício de MUITO dinheiro. Exagero em efeitos especiais inconvenientes, um filme LONGO, LONGO e MUITO CHATO, MAS MUITO CHATO, cheio de clichês, furos de cronologia (ainda que como continuação dos filmes antigos) que só pode decepcionar fãs de HQs que como eu esperava ou um NOVO COMEÇO, pegando de referência qualquer das Eras da DC (ou fazendo um mix); ou UM REMAKE, com as tecnologias de agora, retirando aquelas coisas idiotas e inúteis que haviam em Superman I e II.
O que vi foi um roteiro extremamente infantil, que acho que, como essa crítica, foi elaborado sob a influência de uma regressão à juventude pelo Singer, pelo Dougherty e pelo Dan Harris (e seja mais quem que tenha escrito a porcaria) que queriam se sentir aquele fã em 1978 vibrando no cinema com aquela musiquinha-tema.
Péssima atuações (com a exceção de James Marsden, que colocou todos no bolso, revelando que tem talento nesse filme - eu NAO gostava dele até ver esse filme), péssimo roteiro (o plano do LUTHOR era aquele mesmo? Rídiculo!), efeitos inconvenientes (a cena da bala no olho parece tirada dos filmes do BAY, extremamente exagerada), enfim, eu podia continuar...
Velho, se tu leu as HQs do Super, tu sabe que toda essa franquia donneriana (ainda que seja melhor que muita coisa, e sem o Donner ia ser pior, eu sei) não é a melhor adaptação de HQs já feita, nem nunca vai ser.
E tentar prestar uma homenagem ao Donner foi a receita do FRACASSO desse filme.
O primeiro filme de HQ que eu vi, no qual eu comecei a torcer pro cara morrer logo para eu ir embora (e era o Clark poxa).
A minha felicidade é de que foi necessária essa bobagem para que ficasse mais do que evidente, até mesmo para os mais lentos, de que era fundamental iniciar tudo de novo e de maneira fiel às HQs. Sem historinha de nego girando a Terra e voltando no tempo ou apagando memória com beijinho ou ainda aquelas cenas do Super levando a Lois FOR A RIDE IN THE SKY (que foi o apelo ao público feminino da época) com aqueles diálogos constrangedores.
Coisa nova!
E vai aplicar todo o teu criticismo nesse filme também!
Falow!




Sandro Sandro (11/02/2012 20:47:51)   31 1
Sentar o pau em superman the movie só pra chegar em superman returns parece ser coisa aceitável somente pra um moleque dessa geração imbecil que não tem inteligência mínima nem respeito pela história, tanto de quem fez um filme dificílimo pra época ( e superou tudo que ia contra aquele projeto ), quanto o personagem, que depois das coisas "idiotas e inúteis" deu margem pra que um segmento se criasse em hollywood, a saber, o filme de super herói ( coisa que está se consolidando mais forte hoje, onde os efeitos são mais fáceis, rápidos e convincentes.)
Eu não gostei de superman returns. Achei sem pulso, sem ritmo, sem carisma. Valeu só por ser o superman e só por causa disso eu fui vê-lo. Singer não sabia muito bem o que fazer então se escondeu naquele velho papo da "homenagem" aos dois primeiros filmes, inclusive usando diálogos do primeiro e trama semelhante ( a velha mania de luthor querer terras ).
Escolheu mal os atores e gastou mais de 200 milhões pra arrebentar a cara de muita gente. brandon ficou com medo do papel e pelos extras do DVD parece que singer ficou apaixonado pelo cara, enfim..., isso foi em 2006. Zack Snider tá na área, que venha o novo, e que Rao nos ajude.

Abs

Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:10)   2766 5
.


sem avatar Rafael (08/08/2010 20:08:52)   1 1
a partir desta ponto eu nunca mais confiei no omelete para críticas. Ainda as leio, não sei bem pq, mas esse texto foi o ponto baixo do omelete...o site teria que mudar de nome para apagar essa mancha. O filme foi um desastre:

1- que idéia idiota de fazer um 'III'...tirando a música não vejo nada que possa ser reaproveitado dos filmes antigos, que são bons sim, mas no século XXI aquela coisa inocente dos anos 80 fica ridícula...

2- excesso de cenas comparando o super-homem com Jesus...o diretor exagerou..da para contar um dúzia de cenas que o kryptoniano fica em posições bíblicas...logo no começo tem a pieta, depois braços em cruz, lança na lateral do corpo..etc

3- o lex luthor acabou com esse filme...que personagem patético que não faz jus ao do quadrinhos...

4- a cena do lex entrando na fortaleza da solidão sem o menor esforço foi tosco

5- o plano do lex era criar uma ilha no meio do oceano..para o que msmo?! o q impedia ele de ser morto ali?

6- no final o super levanta uma ilha de kryptonita....sem comentários

7- o filho do super, lembro que não batia a idade do moleque com tempo q ele ficou fora

enfim o filme merece um ovo.....se tanto...


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:19)   2766 5
.


sem avatar Shadow (02/08/2010 12:11:38)   5 0
Taí um filme que está longe de ser uma unanimidade. Na verdade conheço poucas pessoas que gostaram dele, dentre as quais eu me incluo. Eu discordo quando dizem que "o etorno" é uma agressão aos fãs. Está mais para uma homenagem, até por se manter fiel às características mais básicas do Superman. Tudo estava lá. Claro que, reconhecer isso não é o suficiente para se gostar do filme, mas isso é outra história.
Cinematográficamente falando, o filme está correto. Se for analisado como obra, sem se levar em conta as expectativas dos fãs de filmes de super-heróis, ele é, pra mim, a melhor coisa do homem de aço nas telas, depois do filme de 1978. Eu também cresci tendo o Superman do Donner como a visão do que era o herói e o filme de Singer traz tudo isso de volta. Seu único problema é não conseguir se estabelecer como algo relevante para as novas gerações, habituadas a um novo tipo de herói, o que, definitivamente não é o Superman.
Um sério candidato a filme cult de herói, mesmo que seja num futuro distante.


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:29)   2766 5
.


Publicidade
Dalton Dalton (29/07/2010 06:18:15)   326 0
orrivel ! kuase durmi no cinema !


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:36)   2766 5
.


sem avatar Vagner (13/07/2010 21:16:13)   6 -1
Para mim q vivi minha infância nos 80´s
poucas coisas me impressionaram tanto aos 6 anos do q ver "Superman o Filme" na TV. É fato q Cristopher Reeve se tornou o "próprio" super herói. Sempre imaginei como seria a volta. Em tempo, não acompanho quadrinhos, logo minha memória de Superman é toda cinematográfica."Superman Returns" faz jus aos dois grandes filmes de 1979 e 1981. Brian Singer fez um trabalho maravilhoso concordo com vc. É preciso ser dito tb q o filme parece ter agradado mais a nós, fãs remanescentes da antiga franquia. Aliás qtas referências aos antigos filmes há em "Returns"! No meu modo de ver Singer acertou em cheio. Só q minha opinião e a de muitos q gostaram do filme conta muito pouco. Hoje, 4 anos depois do lançamento, não há nem sombra de uma sequência. Só posso lamentar e volta e meia assistir o filme em DVD.
E pensar q fizeram DOIS "Quartetos Fantásticos"...


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:43)   2766 5
.


Marcelo HaeS — Membro da Liga OMELETE! Marcelo HaeS — Membro ... (04/04/2010 13:16:49)   122 1
Ok, A visão que voce tem do filme é realmente incrível, Érico Borgo. Pena que eu não consigo enxerga-lo da mesma forma.
Para mim, SUPERMAN: O Retorno. foi uma agressão aos fãs do personagem!


Mr. Freeze Mr. Freeze (24/05/2014 04:35:51)   2766 5
.



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.