Filmes

Crítica

Terror na Água 3D | Crítica

Suspense da Disney tira toda a graça do gênero

03.11.2011, às 20H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H30

Não tinha mesmo como dar certo: um filme de gênero superestabelecido, o de "jovens gostosos às voltas com algo faminto e brutal", pela Walt Disney Pictures, casa consagrada dos filmes-família. O que o estúdio esperava?

Terror na Água 3D (Shark Night 3D, 2001) é um equívoco do início ao fim. Prepara todos os melhores elementos do tipo de filme que pretende ser, mas na hora da execução parece ter receio do resultado. Ora, se você vai colocar jovens seminus na água com tubarões, esperam-se desmembramentos, sangue, nudez e muita nojeira. Mas o saldo, ainda que tenha algum vermelho desbotado na água, é mera desculpa para fazer um filme de sustos com dentes afiados. 

Assim, tome cabeça de tubarão saindo da água (pelo menos as que são animatrônicas são convincentes) usando toda aquela estereoscopia positiva (a que faz as coisas saltarem aos seus olhos), buscando maximizar o susto. Pena que já faz bastante tempo desde que alguém na cadeira do cinema tentou desviar-se de algo saindo da tela.

A trama acompanha um grupo de universitários cheios de amor pra dar em visita à casa na ilha particular de um deles, uma garota que abandonou a cidadezinha, que fica no meio de um sistema de lagos salgados, depois de um trauma. Chegando lá, não tarda para que comecem a ter problemas com os locais e fiquem isolados depois de o improvável ataque de um tubarão.

A sucessão de clichês é tão gritante que chega a ser inocente. É como se os roteiristas Will Hayes e Jesse Studenberg nunca tivessem visto um filme desse tipo antes e acreditassem estar realmente criando algo novo. Eles eles, há clássicos como o coadjuvante negro sendo o primeiro a ser atacado, os caipiras agindo à margem da lei (como único ponto positivo do filme está a motivação do grupo - que de tão inusitada e implausível fica divertida) e outras coisas do tipo. E se alguém ainda tem fé que trilha-sonora de filme de tubarão um dia vai livrar-se do estigma do violoncelo de John Williams, pode continuar torcendo... não é em Terror na Água 3D que teremos alguma novidade nesse sentido.

É surpreendente que o diretor do filme seja o mesmo David R. Ellis (Premonição 4Serpentes a Bordo) que já demonstrou no passado ter apreço verdadeiro ao trash. Aqui, sob as asas carinhosas da Disney, o cineasta consegue não apenas tirar toda a graça dos corpos sarados fugindo das máquinas de dilacerar, como transforma esses mesmos corpos em assexuados bonequinhos. Pelo menos Piranha 3DD estreia em 2012 para saciar qualquer anseio fish-porn que ainda reste ao público.

terror na água

None

terror na água

None

terror na água

None

Terror na Água 3D | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Ruim
Terror na Água
Shark Night 3D
Terror na Água
Shark Night 3D

Ano: 2011

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 91 min

Direção: David R. Ellis

Elenco: Sara Paxton, Chris Carmack, Joel David Moore, Chris Zylka, Dustin Milligan, Katharine McPhee, Donal Logue, Damon Lipari, Sinqua Walls

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.