Filmes

Notícia

Transformers | Fábrica da Hasbro na China é acusada de maus-tratos

Empresa emite comunicado para responder às acusações

27.12.2011, às 16H22.
Atualizada em 10.02.2017, ÀS 01H00

O Instituto do Trabalho Global e Direitos Humanos, entidade que policia condições insalubres de trabalho ao redor do mundo, publicou um relatório de 40 páginas condenando a linha de produção da fábrica que a Hasbro mantém na província de Guangdong na China.

transformers

None

Segundo os inspetores do Institute for Global Labour and Human Rights, que entraram na fábrica Jet Fair sob sigilo, a pressão para montar bonecos dos Transformers a tempo do Natal submetia trabalhadores chineses a "sujeira, domitórios lotados, infestados de ratos e pulga" em um calor que chegava a 40ºC, em turnos de 12 horas diárias, sete dias por semana, com uma renda de 92 centavos de dólar por hora.

O relatório diz que, durante os turnos, os operários não podem conversar ou erguer as cabeças, passam por revistas três vezes ao dia e precisam de permissão para usar o banheiro. A Hasbro estaria também aberta a contratar chineses de 14 e 15 anos, "analisando de caso a caso". O relatório completo pode ser baixado (em inglês) aqui.

A empresa emitiu um comunicado oficial em que nega a insalubridade da fábrica. "Imediatamente após algumas falsas alegações divulgadas por um grupo de fora em relação às condições de trabalho na fábrica Jet Fair, a Hasbro, ao lado da ICTI [Conselho Internacional de Fabricantes de Brinquedos], organizou um time para investigar o caso, uma vez que consideramos muito sérias as acusações. Depois de uma inspeção surpresa de nove horas feita na fábrica nesta semana, estamos certos de que a Jet Fair está em acordo com os requerimentos rigorosos da Hasbro."

Assim como a denúncia, a réplica também pode ser lida na íntegra na web.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.