Transformers - Quem é quem

Não fique perdido na luta entre Autobots e Decepticons

Fábio Yabu
16 de Julho de 2007

Transformers

Transformers

Transformers
EUA , 2007 - 144 min
Ação / Aventura / Ficção científica

Direção:
Michael Bay

Roteiro:
Roberto Orci Alex Kurtzman

Elenco:
Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Rachael Taylor, Tyrese Gibson, Jon Voight, John Turturro.

Ótimo
2
Os humanos
2
Optimus Prime
3
Robôs disfarçados
4
Megatron
5
Barricade em ação

Apesar de pegar carona na onda oitentista que invadiu a mídia nos anos recentes, Transformers não é exatamente um revival. Desde seu lançamento, em 1984, os Autobots vêm combatendo os Decepticons nas mais de 20 encarnações diferentes, contando aí a série clássica, os animês, as versões em CGI, quadrinhos e, é claro, brinquedos, muitos brinquedos. Novos produtos e séries são lançados todos os anos, para um público fanático que deve crescer ainda mais com o filme.

Ainda que tenham sido "reformatados" incontáveis vezes nas últimas duas décadas, os personagens sempre se mantiveram fiéis ao universo estabelecido em 1984, na intitulada G1 (Geração 1). O líder Autobot, Optimus Prime, já foi reimaginado como um tanque, carro de bombeiro e até mesmo um morcego e um gorila cibernético, mas a nobreza de seus atos e liderança compassiva sempre foram suas principais características. Já Megatron, o líder dos Decepticons, antes de ser dublado por Hugo "Agente Smith" Weaving, já foi revólver, tanque, T-Rex, e dragão, entre outras formas.

Se você não é familiar ao universo dos Transformers, não se preocupe! O filme pode ser apreciado tanto por garotos de 10 anos quanto por marmanjos de 20 e poucos que falam "Olha o Bumblebee" toda vez que vêem um fusquinha amarelo na rua. Para ambos os casos, preparamos um rápido guia sobre quem é quem no maior blockbuster da temporada:

Os humanos:

Sam Witnicky (Shia LeBeouf)
Inspirado em Spike Witnick, o aliado humano dos Autobots na G1, o personagem de Shia LeBeouf é uma das grandes surpresas do filme. Ele é o olhar humano na guerra dos robôs, e o alívio cômico necessário enquanto os pedaços de metal não estão voando na tela. É também o adolescente mais sortudo do mundo: ganhou de presente do pai o Autobot Bumblebee e, de quebra, ainda ganha a atenção da incrivelmente bela Mikaela.

Mikaela Banes (Megan Fox)
Criada especialmente para o filme, a personagem pode parecer surreal por possuir tantas qualidades: ela é linda, gostosa, inteligente e entende tudo de carros. Mas se você acha que tanta perfeição é demasiada para uma personagem, deveria ter uma conversa com nosso editor Érico Borgo, que entrevistou a atriz em Londres. Segundo ele, além de linda, gostosa, inteligente e entender tudo de carros, ela escreve, é uma artista de mão cheia e ainda por cima, tem Transformers como um de seus desenhos animados favoritos na infância (ao lado da Moranguinho)! Não é possível, tem algo de errado com essa moça.

Autobots:

Optimus Prime (Dublado por Peter Cullen)
O grande líder e mais famoso dos Transformers, ficou conhecido como Líder Optimus no Brasil na década de 80. Carrega em seu peito a Matriz da Liderança, aparato que só pode ser erguido pelo líder dos Autobots. Disfarçado de caminhão, lidera sua equipe com a clássica frase "Autobots, transformar e rodar!".

Bumblebee
Enquanto Optimus Prime é o mais famoso dos Autobots, Bumblebee é o mais carismático. O inesquecível fusquinha amarelo da série clássica agora é um esportivo Camaro. A versão do diretor Michael Bay causou muitas reações negativas nos fãs, que esperavam um visual mais fiel ao original, mas apesar de tudo, o Bumblebee do filme esbanja carisma como o primeiro carro de Sam.

Jazz
Um Porsche na série clássica, também recebeu um martelinho de ouro na nova versão. Agora Jazz é um estiloso Pontiac Solstice, e ao invés de rock 'n' roll, abraçou a cultura das ruas como o hip-hop. Apesar do gosto musical ter decaído, continua sendo fiel a Optimus Prime e aos Autobots.

Ratchet
No meio da guerra entre Autobots e Decepticons, Ratchet é um dos poucos que ainda crêem na resolução pacífica do conflito. Seu disfarce terrestre reflete muito bem sua filosofia: ele é um Hummer H2 convertido em veículo de resgate, enquanto na série clássica ele era uma ambulância.

Ironhide
O peso-pesado da equipe, se transforma numa picape GMC Topkick. Além de ser o especialista em armas, é um dos Autobots mais antigos e amigo de longa data de Optimus Prime. Seu visual na tela impressiona pela quantidade de detalhes, e segundo os produtores, somente as armas de Ironhide possuem mais peças do que alguns dos outros robôs inteiros.

Decepticons:

Megatron
A egomania em pessoa. Megatron é um dos vilões mais odiosos da história dos desenhos animados. É um dos Decepticons que teve mais versões ao longo dos anos: começou a carreira como um revólver, passou a ser canhão, tanque, nave, T-Rex, dragão e até uma bizarra mão gigante. No filme é uma gigantesca nave Decepticon, e tem a voz digitalizada de Hugo Weaving, o Agente Smith da trilogia Matrix.

Starscream
O eterno e invejoso braço direito de Megatron se transforma num caça F-22 Raptor. No filme não chega a ser tão traiçoeiro como foi retratado em praticamente todas as suas encarnações. Para que o visual de Starscream pudesse ser verossímil e condizente com o modo aéreo, sua forma de robô foi desenhada com braços longos e pernas curtas. O design lembra um símio, que também inspirou seu padrão de movimentos.

Blackout/Scorponok
Inicialmente, o personagem que se transforma num helicóptero MH-53 Pave Low seria chamado de Vortex e depois Soundwave, em homenagem ao decepticon da série clássica que se transformava num micro-system e cujas fitas cassete eram robôs disfarçados. Saem as fitas cassete e entra um assustador escorpião-robô, Scorponok, que também teve várias encarnações diferentes no passado. A mais conhecida delas talvez seja a da série dos anos 90 Beast Wars, que os brasileiros acompanharam pela HBO e depois na Record e Cartoon Network.

Frenzy
O clássico robô Soundwave não apenas inspirou a dupla Blackout/Scorponok, mas também o diminuto robô espião, Frenzy, nome que pertencia a um dos asseclas de Soundwave. É capaz de se transformar em diversos aparelhos, como um CD-player e um telefone celular.

Barricade
Disfarçado de carro de polícia (um Saleen S281) como um símbolo de autoridade, carrega em sua carroceria a frase "Para punir e escravizar". Abriga em seu peito o robô-espião Frenzy.

Bonecrusher
Destruir é o que esse Decepticon faz de melhor, por isso assume a forma do carro militar de 10 milhões de dólares conhecido como Buffalo. Odeia todos os outros Decepticons, inclusive Megatron, a quem obedece apenas pelo medo de ser destruído.

Fábio Yabu é fã dos Transformers desde criança, escreve livros infantis e agora é fã de Michael Bay.



Galeria de vídeos

Publicidade

Comentários (3)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Diego (20/11/2013 18:21:46)   0 0
So um pequeno adendo, para quem nao conhece a fundo a historia e tal, Megatron ja foi um Autobot no passado em Cybertron ^^



Romero Romero (15/07/2011 20:24:20)   -8 0
Sem sombra de dúvidas o melhor filme da trilogia



sem avatar Eduardo (10/07/2011 21:16:39)   -9 0
os três filmes é ate legal mais não se compara as 6 edições que saiu aqui no brasil e fora a revista mensal que só nos estados unidos lançada pela DW e o filme dos anos 80




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.