Assista Agora

As Viagens de Gulliver | Crítica

Jack Black se esforça e até arranca alguns bons momentos, mas não suficientes para valer a viagem

Marcelo Forlani
13 de Janeiro de 2011

As Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver

Gulliver's Travels
EUA , 2010 - 93 min.
Comédia

Direção:
Rob Letterman

Roteiro:
Joe Stillman, Nicholas Stoller

Elenco:
Jack Black, Emily Blunt, Jason Segel, Amanda Peet, Billy Connolly

Regular
As Viagens de Gulliver
As Viagens de Gulliver
As Viagens de Gulliver

Todo mundo conhece a história de Gulliver, um náufrago que acorda na praia sendo amarrado por pequenos seres, os liliputianos. O livro de Jonathan Swift, publicado no século 18, fazia uma crítica à Inglaterra daqueles dias. A versão para o cinema estrelada por Jack Black no papel de Lemuel Gulliver, um contínuo de um jornal de Nova York, não tem pretensão tão grande. Espera ser apenas diversão para a família. Com muita boa vontade dá até para imaginar uma liçãozinha de moral sobre egos inflados e "ser você mesmo". Mas é preciso de uma daquelas lupas capazes de achar piolho em cabeça de liliputiano.

A desculpa imaginada para tirar Gulliver de Manhattan e levá-lo a Lilliput é a seguinte: quando cai na real de que é um fracassado e que jamais conseguirá ganhar o coração de Darcy (Amanda Peet), a editora do caderno de viagens do jornal onde trabalha, Gulliver se enche de coragem. Mas em vez de chamá-la para sair acaba dizendo que é um viajante profissional e estaria interessado em uma oportunidade de escrever uma matéria. Segundos depois ele está indo desvendar os mistérios do Triângulo das Bermudas. Passada uma tempestade, lá está ele estirado na areia.

A história vai ganhando entornos de comédia romântica quando Gulliver conhece Horatio (Jason Segel), um camponês apaixonado pela princesa Mary (Emily Blunt) e tenta projetar nele todos os sucessos que nunca conseguiu em sua própria vida. Após salvar o rei de Lilliput de um incêndio, Gulliver vira herói - e sabe como ninguém desfrutar desta mordomia, ganhando uma casa com vista para o mar e um Home Theater, que aqui se apresenta no sentido mais literal possível.

É a partir deste momento que o longa-metragem adquire alguma graça, principalmente com as referências a filmes e séries de TV (de preferência também de propriedade da Fox, que lança Gulliver mundialmente). O nosso gigante protagonista decide, por exemplo, compartilhar com o povo de Lilliput a história de sua vida, desde que descobriu que Darth Vader era seu pai até o dia em que o Titanic afundou. Para se sentir mais em casa, ele pede também a recriação de uma Times Square, onde estampa sua cara em outdoors que vão de Avatar e Wolverine a Glee, passando pelos sucessos da Broadway e produtos como gPod.

Mas tirando isso, a animada (apesar de óbvia) trilha sonora que conta com "Rock and Roll All Nite", "Kiss" e "War", e o esforço de Jack Black, o filme é só problemas, principalmente na parte técnica. A computação gráfica de má qualidade mantém claro que Gulliver e os Liliputianos não passam de truques (baratos) de câmera - algo que fica ainda mais escancarado nas projeções em 3D. E o texto faz um enorme esforço para cometer o maior número possível de trocadilhos com adjetivos relativos ao tamanho, algo que a tradução brasileira resolveu não seguir tão à risca.

Assim, mesmo com alguma diversão, fica difícil ficar legitimamente satisfeito com o resultado final. As Viagens de Gulliver são como aquele feriado prolongado em que você sabe que deveria ficar em casa, que o trânsito estará insuportável, a chuva vai castigar e o destino final nem é assim tão legal, mas você aceita ir pela boa companhia. Porém, nem Jack Black com seu iPod recheado de boas músicas consegue salvar a viagem.



Publicidade

Comentários (36)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Gabriel Rodrigo Gabriel Rodrigo (02/07/2011 01:13:16)   7 0
O filme é muito bom, longe de ser os cômicos filmes do Jack. Eu achei sensacional, ri demais. É totalmente iverossímil, porém muito, mas muito legal. Um filme pra assistir nas férias, com uma pipoca e uma coca geladinha.

Acho que foram 84 min, bem aproveitados e de ótimo qualidade. Acredito que se fosse mais tempo o filme seria pior.

3 ovos



Dennis Dennis (02/02/2011 13:09:50)   1 0
Borden, o Jack Black tem talento sim.
Ele é diferente dos outros comediantes, porque ele tira sarro de tudo, até da propria atuacao!
Tenacious D é um classico dos alternativos. Um musical de rock/metal.
Escola de Rock também é um filme infantil que conquistou varios fãs.
Rebobine por favor é mais um classicos dos alternativos, com um humor "inocente", sem palavroes gratuitos e sem conotacoes sexuais exageradas.
O cara sabe escolher seus temas de filmes, e sabe como tornar o filme bem engraçado mesmo sem compromisso...
Concordo que quando ele tentou fazer filme com cenas mais dramaticas, como O Amor é Cego (o filme é otimo, mas...), a atuacao dele deixou a desejar. Mas isso nao faz dele um péssimo ator, apenas um ator com bons e maus momentos.



borden borden (01/02/2011 13:50:27)   -1 0
o jack black é pessoa errada no lugar certo e na hora certa!!!

NUNCA vi alguem tão sem talento fazer tanto sucesso, o cara é insuportavel, péssimo, mas péssimo ator.

em vez de me fazer rir ele me irrita isso sim, e foi boa a comparação com o adan sandler do nosso amigo aqui em baixo, só discordo um pouco, pra mim o adam é levemente melhor (afinal não tem como ser pior)



Dennis Dennis (31/01/2011 11:03:13)   1 0
a crítica não está tão ruim, mas , para mim, jack black conseguiu salvar a viagem...

o filme diverte, isso não tem como dizer não... apesar de infantis, as piadas arrancam risadas de todos.

algumas piadas sao muito boas, principalmente com as referencias pop (que o forlani tanto criticou, mas que eu e meus amigos achamos um dos pontos fortes do filme).

vale a pena ver o 3d, pois, apesar de nao ser um avatar, o efeito é aplicado à maioria das cenas (ao contrário de tron, que, quando da para ver o 3d, ele aparece discreto e sem importancia na cena).

vai ser mais um filme de jack black para passar na tv a cabo, que voce nao faz nem questao de ver o final, mas que para no canal e se diverte, ate vir os comerciais e voce lembrar que estava procurando alguma coisa para assistir, e voltar a zapear os canais.



sem avatar Alvaro (26/01/2011 20:18:49)   0 0
Assisti no cinema e achei legal. Só faço uma ressalva: O 3d é completamente desnecessário! Não acrescenta nada ao filme. É o Jack Black fazendo papel de Jack Black, pura diversão descompromissada. Agora se você quer ver um filme cabeça, passe batido, pois é puro pipocão. Mas repito: Não é tão ruim como o pessoal (que não assistiu) diz que é. Não joguei o meu dinheiro fora.



sem avatar EduK (25/01/2011 15:05:13)   0 0
nao recomendo assistir em 3D. Fraquinho demais.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (18/01/2011 01:40:46)   1031 0
@Rodrigo, obrigado. @Silmar, uma Gullivera do Manara ia ser Phoda!!! (com e sem trocadilho!!!)



muri110 muri110 (17/01/2011 15:33:32)   -1 0
Tenebroso esse filme. Minha namorada ta me enchendo o saco p/ ve-lo ppor causa do Jack Black e talz.

Irei convence-la que um motelzinho e uma melhor pedida do que esse filme de horror.



Dalton Dalton (17/01/2011 08:52:46)   326 0
tem cara msm que e bem fraquinho sinto pena de jack black ele devia estar em filmes de humor + bem trabalhados como se beber nao case , um parto de viagem etc !



edgar edgar (15/01/2011 07:14:46)   144 0
Irei poupar meu dinheiro essa semana!HEHEHE



Publicidade
Ewerton Gonçalves Ewerton Gonçalves (15/01/2011 02:41:53)   1 0
O Jack Black é muito bom, mas concordo com boa parte da galera (é muita gente não sei quem falou primeiro) ele tá escolhendo mal os papéis atualmente...

Cara, já existe pouco talento em Hollywood e o cara ainda desperdiça , pqp...



Juliana Juliana (14/01/2011 23:40:27)   -1 0
Quando vi o trailer já soube que não seria grande coisa. Ultimamente ando tendo essa intuição de ver se o filme vai ser bom ou não pelo trailer :p

Nunca gostei muito de Jack Black, acho que o único filme bom mesmo que ele fez foi "O amor é cego".

Velozes e Furiosos 5 não é filme pipoca(pff...)



Daniel McFly Daniel McFly (14/01/2011 18:22:08)   -9 0
"Marcelo Forlani, não é nada pessoal ... Mas por que você só faz crítica de filme criancinha? Animação, filme diversão, filme pipoca."

"Vou esperar você fazer a crítica de um The Dark Knight Rises, Lanterna Verde, Sucker Punch ou Velozes e Furiosos 5."

Como se esses filmes não fossem "filme diversão, filme pipoca" =/



vinicius vinicius (14/01/2011 18:11:10)   16 0
É pior do que eu imaginava,mas vou ver mesmo assim porq estou com vontade de ver todas estreias desse ano.



Paulo Paulo (14/01/2011 12:03:23)   109 0
Galera... todo mundo tá falando dos trabalhos de Jack Black, mas esqueceram aquele que ele ficou muito bem em "Escola do Rock". O filme é muito bacana e ele carrega sozinho nas costas. Ele é como o Jim Carrey: é bastante caracterizado por caras e bocas. Só precisa achar os papéis certos pra isso.



Glaucio Glaucio (14/01/2011 10:51:36)   2 0
Marcelo Forlani, não é nada pessoal não cara, até porque não conheço você e o que vejo do Omeletv você é gente boa pra caramba. Mas por que você só faz crítica de filme criancinha? Animação, filme diversão, filme pipoca. Pow, por que você não faz uma crítica de um filme de verdade pra nós vermos se você é um bom crítico ou não? O que não falta esse ano é filme (aparentemente) bom. Com críticas desses filmes fica parecendo que você é parcial demais. Vou esperar você fazer a crítica de um The Dark Knight Rises, Lanterna Verde, Sucker Punch ou Velozes e Furiosos 5. Mas parece que só vai ter crítica de Carros 2 e Kung Fu Panda 2. Na boa cara. Nada pessoal.



Marcelo Marcelo (14/01/2011 10:18:37)   1 0
Jack Black é muito tosco! não vejo graça no cara...sempre a mesma cara, jeito,me irrita muito. Na minha opinião ele ferrou com o KING KONG! o único filme que eu curti dele foi o AMOR É CEGO, esse ele ta bem.
Ah galera se der assistam o grande filme que com certeza vai ganhar OSCAR em 2011 rs QUADROS DE SANGUE II:
http://www.youtube.com/watch?v=91jWPIJ2LWE

@MarceloMontt Thats all folks!








sem avatar Fernando (14/01/2011 10:11:11)   1 0
Uma coisa q eu não entendo: pq diabos um filme tem q ter uma lição de moral, uma crítica social ou coisas assim? Pq não pode ser meramente diversão? Cinema é diversão! É sentar na poltrona com um saco de pipoca, ver um filme divertido (q divirta, mas não necessariamente comédia. Pode ser até terror) e depois ir embora, relaxado. Se quero ver lições de moral, entender a psique por detrás de algum personagem, sentir o drama humano, vou procurar em outras fontes, como a literatura, ou na própria realidade. Menos no cinema.



Silmar Silmar (14/01/2011 09:20:24)   10 0
Deveriam fazer um filme era do quadrinho "Gullivera", hehehehe, do Manara.

Aí sim, para maiores de 18 é claro.



Lucas Lucas (14/01/2011 09:08:04)   6 0
O filme parece legal, mas não pra assistir no cinema. Já vi 4 trailers do filme (1 na net e 3 no cinema) e não muda praticamente nada! São as mesmas cenas! O que muda são uma ou duas cenas só.



Publicidade
Juliano Juliano (14/01/2011 08:55:56)   255 0
Não deu vontade de ver desde o começo.



rodrigo rodrigo (14/01/2011 08:00:53)   32 0
Bah Gilson, teu comentário:
"A coisa mais legal que eu já vi o Jack Black fazer foi ser feito em picadinhos (bem devagar!) pela arma calibre .50 de Bruce willis em "O Chacal"... "

Foi mtooo bom... hehehehehehe




These aren't the droids These aren't the droids (14/01/2011 07:53:00)   97 0
O Forlani parece ser um cara extremamente bacana, do tipo que vc quer ter como amigão mesmo, mas as críticas dele são muito ruins, peloamor...

Na verdade são resumos do filme com um último paragrafo onde ele diz se gostou ou não. Se é algum filme que quero ver até evito ler, pq ele conta 80% do que vai acontecer.

De qquer forma o filme parece ser bem meia boca mesmo.



sem avatar Marco A (14/01/2011 05:05:51)   703 0
Odeio Jack Black, morra Jack Black.



Ad Samp Ad Samp (14/01/2011 03:35:16)   181 0
Apesar de ser comédia, não deveria chamar-se "As Viagens de Gulliver".

Pois pelo visto ele para só em liliput.

A versão do Hallmark channel com Ted Danson, mostra a jornada completa e o filme ficou muito bom.

O nome YAHOO, por exemplo, é como os homens são chamados na terra onde os cavalos são os seres pensantes.



SONY, SONY, (14/01/2011 03:22:49)   7 0
JACK BLACK foi muito bem como cineasta maquiavelico no King Kong. ele é um ator que tem sido usado em papeis comicos, mas é bom não somnente nisso. É um ator camaleao, que sabe usar varios estilos, para ir, desde papeis de nerds psicopatas como no Shacal, até filmes de Verão como esse. " O problema é que ele ta sofrendo de um grande mal " a chamada - Sindrome de Nicolas Cage, ---- esta sendo muito usado em tudo quanto é bico que aparece.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (13/01/2011 23:47:44)   1031 0
A coisa mais legal que eu já vi o Jack Black fazer foi ser feito em picadinhos (bem devagar!) pela arma calibre .50 de Bruce willis em "O Chacal"...



buffalo66 buffalo66 (13/01/2011 23:05:15)   1 0
O Jack Black anda muito ruim. Este filme parece ser o típico fundo do poço.



sem avatar Jack Júnior Júnior (13/01/2011 22:01:10)   -203 0
O livro de Swift é fantástico; fiz um trabalho na facu a respeito das utopias iluministas e utilizei-me da terra dos Houyhnhnms e Yahoos como exemplo de utopia ilustrada.
Já esse filme parece ser uma bomba no estilo "vou levar meus filhos sem cérebro e minha mulher que vê todas as novelas do dia"... LIXO

"Mas é preciso de uma daquelas lupas capazes de achar piolho em cabeça de liliputiano."

hahahahaha uoouuuuu



sem avatar Jack Júnior Júnior (13/01/2011 22:00:29)   -203 0
O livro de Swift é fantástico; fiz um trabalho na facu a respeito das utopias iluministas e utilizei-me da terra dos Houyhnhnms e Yahoos como exemplo de utopia ilustrada.
Já esse filme parece ser uma bomba no estilo "vou levar meus filhos sem cérebro e minha mulher que vê todas as novelas do dia"... LIXO

"Mas é preciso de uma daquelas lupas capazes de achar piolho em cabeça de liliputiano."

hahahahaha uoouuuuu



Publicidade
sem avatar Doutor C (13/01/2011 21:38:02)   88 0
Gosto do Jack Black, ele foi ótimo em Super Nacho (ou era Nacho Libre) e no filme dirigido pelo Ben Stiller. Não me lembro de tê-lo visto em papéis dramáticos.
Mas, pelo trailer realmente já se via que o filme é fraco.



Pedro Paulo Coelho Pedro Paulo Coelho (13/01/2011 21:31:56)   2 0
Coitado do Jack Black. Será que esse povo, depois de fazer tanto filme bom, esquece que é gente??



Leandro Leandro (13/01/2011 21:28:18)   7 0
Ah, triste Jack Black... Continua o mesmo de quando fez a franquia The Fatties: http://www.youtube.com/watch?v=cU7bD1O1Quc



Carlos Carlos (13/01/2011 20:38:17)   1821 0
Gosto muito do Jack Black, mas infelizmente dava pra ver desde o primeiro trailer que esse filme seria ruim...

Uma pena.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.