Filmes

Crítica

Winter, o Golfinho 2 | Crítica

Drama continua sendo inspirador, porém, repetitivo

17.10.2014, às 13H58.

Winter - O Golfinho 2 (Dolphin Tale 2)  se passa quatro anos depois de Winter superar a perda da cauda - drama inspirado em fatos que é mostrado no primeiro filme. No longa anterior, ela (ao contrário do que sugere o título, Winter é fêmea) surpreende a todos quando aprende a nadar sem a cauda e, com a ajuda de um designer de próteses (Morgan Freeman) e de toda a equipe do hospital/aquário, começa a usar uma cauda artificial para fazer movimentos mais naturais e minimizar os danos.

winter o golfinho

None

Na sequência, o Aquário de ClearWater se tornou um ponto turístico: Winter atrai e inspira diversos visitantes. Dessa forma, o biológo Clay (Harry Connick Jr) e os jovens Sawyer e Hazel - que ajudaram no resgate de Winter e trabalham no aquário - agora podem continuar tratando outros animais sem as dificuldades financeiras que enfrentaram no primeiro filme. Os problemas começam quando Winter, ao perder sua companheira, fica deprimida e para de usar a prótese. A equipe de ClearWater tem como principal missão na sequência, então, encontrar companhia para o protagonista.

O filme, apesar de focar no público infantojuvenil, não recorre a piadinhas ou evita abordar temas, e é drámatico durante o tempo todo. Mesmo quando Morgan Freeman aparece para ser o alívio cômico - e suas cenas de piada são boas - isso não quebra o clima sério da continuação. Winter - O Golfinho 2 também não vilaniza nenhum seus personagens para realçar os conflitos reais que deram origem à trama, nem romantiza demais as coisas (mesmo quando tudo indica que Hazel e Sawyer estão em cena só para engatar um namoro).

No entanto, Winter - O Golfinho 2 peca pelas repetições. Os conflitos da continuação, apesar de diferentes, são mostrados de forma muita parecida ao do primeiro longa: Clay sendo pressionado por alguém a tomar uma decisão difícil e enfrentando as objeções da filha Hezel e de Sawyer diante das possibilidades - até as falas chegam a ser muito parecidas.

Uma ligação apressada, um resgate de emergência, cuidados intensivo, um desfecho bem sucedido acompanhado de dezenas de observadores batendo palmas e tirando fotos - essa sequência, que remonta os regastes, se repete diversas vezes ao longo do filme e acaba se tornando exaustiva em determinado momento.

O final não surpreende, mas as imagens que são rodadas junto aos créditos, os vídeos caseiros dos resgates que inspiraram o filme, dos tratamentos e das solturas, dão aquele orgulho de saber que, independente de ser boa ou ruim, a história é de verdade. Dá pra imaginar, depois de uma sessão de Winter - O Golfinho 2, crianças saindo da sala de cinema com sonhos de ganhar, no futuro, a vida com estudos de biologia.

Winter - O Golfinho 2 | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
Winter O Golfinho 2
Dolphin Tale 2
Winter O Golfinho 2
Dolphin Tale 2

Ano: 2014

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 107 min

Roteiro: Charles Martin Smith

Elenco: Morgan Freeman, Ashley Judd, Nathan Gamble, Cozi Zuehlsdorff, Kris Kristofferson, Bethany Hamilton, Julia Winter, Austin Stowell, Austin Highsmith, Denisea Wilson, Juliana Harkavy, Carlos Gómez, Betsy Landin, Tom Nowicki

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.