Filmes

Artigo

X-Men 2: Os bastidores

X-Men 2: Os bastidores

26.04.2003, às 00H00.
Atualizada em 23.11.2016, ÀS 20H07

O poder mutante de Bryan Singer
é fazer filmes ótimos


Wolverine: mais animal

Jean Grey e Tempestade:
Mais espaço


Noturno: Melhor que nas HQs

Ciclope: Ação corpo-a-corpo

Há muita diferença entre X-Men e X-Men 2. O próprio diretor Bryan Singer e seu elenco disseram para quem quisesse ouvir que o filme anterior era só um trailer para este que está começando agora. Como pudemos conferir a produção na sexta-feira (25/4) e ficamos pasmos com a qualidade da continuação, decidimos contar um pouco sobre os bastidores do filme, para que você possa ter uma idéia melhor do que esperar da produção.

Um dos fatores X da evolução é que os produtores se aproveitaram da boa bilheteria mundial do primeiro filme (300 milhões de dólares) e do hype criado pelo Homem-Aranha (que arrecadou 800 milhões de dólares no mundo tudo) para aumentar o orçamento. A verba pulou dos 75 milhões de verdinhas, do filme original, para 120 milhões.

Mesmo assim, os quase 50 milhões a mais não foram suficientes para que finalmente fosse feita uma seqüência na Sala de Perigo, ou para o Fera ganhasse lugar entre os X-Men. Embora haja um Dr. Hank McCoy no filme, ele faz apenas um rápida aparição, no fundo, e não é aquela criatura peluda, azul e sarcástica - devota de Santa Aqueropita. Os produtores não queriam simplesmente colocar uma fantasia de pelúcia num ator, mas fazê-lo inteiro por computação gráfica, o que sairia muito caro. Deviam ter chamado o Sulley, de Monstros S.A. ;-)

Por falar em seres azuis, a ex-modelo e agora atriz Rebecca Romijn-Stamos (Mística) está de volta com seu corpo nu totalmente pintado de azul e coberto por algumas escamas. Mas desta vez ela teve duas boas novidades:

1. O processo de maquiagem diminuiu de 8 horas para apenas 5. Por dia!

2. Ela não estava mais sozinha na sala de maquiagem. Ao seu lado estava Alan Cumming, que também tinha seu corpo diariamente coberto pela tinta azul. O ator escocês é um dos novos mutantes no pedaço, o alemão teleportador Noturno. Cumming, para quem não conhece de nome, foi o grande Gazoo no segundo filme dos Flintstones e é o vilão da série Pequenos Espiões. Ah, e ele é um dos poucos mutantes que já assinou contrato para X3!

Outros personagens que apareceram pela primeira vez em X2 são o General Stryker (Brian Cox) e Lady Letal (Kelly Hu), sendo que outros ganharam mais destaque na continuação, como Pyro (Aaron Stanford), Homem de Gelo (Shawn Ashmore) e a própria Tempestade (Halle Berry), que finalmente tornou-se relevante para o grupo. Além deles, Colossus (Daniel Cudmore), Kitty Pryde (Katie Stuart) e Siryn (Shauna Kain) aparecem usando seus poderes.

Voltando à história do aumento no orçamento, uma das primeiras aquisições da produção deve ter sido uma peruca nova para a Halle Berry, que retorna ao papel de Ororo Monroe depois de ganhar um Oscar (por A última ceia) e fazer par com James Bond em 007 - Um novo dia para morrer. Halle teria também sido a protagonista do mais famoso boato de um dia nervoso durante as gravações. Tudo teria começado porque um motorista deu um analgésico ao Bryan Singer para tentar conter a dor de uma costela fraturada. Porém, o tal medicamento estaria impedindo o diretor de trabalhar com sobriedade. Quando o produtor Tom DeSanto descobriu, teria mandado demitir o tal motorista, o que teria deixado Singer enfurecido e exigido que o próprio DeSanto fosse embora e não voltasse mais. As coisas piorariam quando os atores teriam tomado as dores do produtor e dito que se ele saísse, eles iriam junto. Singer, famoso por ter um temperamento digno do Wolverine (e isso não é boato), teria ido brigar com todo mundo, o que acabou com a suposta frase de Berry que foi estampada em uma das manchetes do New York Post: Kiss my black ass! (cuja tradução é beije a minha bunda negra!. Verdade ou não, todos ganharam um dia de folga para descansar em casa e colocar as idéias no lugar.

O fato é que nem Tempestade parece ser capaz de criar um clima ruim entre os envolvidos na produção. O tempo todo, os atores e equipe técnica aparecem dando entrevistas contando o quanto foi bom participar deste projeto. Olhando para as matérias feitas com Hugh Jackman, é difícil imaginar que realmente tenha sido diferente. O ator que interpreta Wolverine andava de um lado para o outro segurando seu Oscar. Não, você não está lendo errado. Jackman é famoso por ser um sujeito família, por isso sua esposa (a atriz e diretora Deborra-Lee Furness) e filho (Oscar - você não pensou que estávamos falando daquele careca dourado, né?) o acompanhavam enquanto ele filmava. Uma das diferenças que Jackman gosta de ressaltar entre o primeiro e o segundo filme é que desta vez seu personagem está muito mais selvagem. O australiano conta que recebeu várias mensagens de fãs elogiando sua atuação como o mutante canadense, mas que eles falavam que seu Wolverine estava muito contido. Estava, pois em X2, as garras de adamantium estão à mostra e funcionando a todo vapor.

Outro personagem que está mais ativo é o Ciclope (James Marsden). O ator pediu pessoalmente a Singer para que ele tivesse mais ação corpo-a-corpo, em vez de ficar só soltando suas famosas rajadas ópticas. O pedido foi atendido... pena que dure apenas alguns segundos.

Com tanto esmero na produção, a Fox ficou empolgada e fará de X-Men 2 o maior lançamento mundial da história do cinema. Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, o filme será lançado em 60 países de 22 línguas diferentes! Os fãs brasileiros poderão conferir tudo isso a partir de 1º de maio.

Leia o Especial X-Men do Omelete. Clique aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.