Assista Agora

X-Men - Primeira Classe | Da Frigideira

Nossas primeiras impressões sobre o novo filme dos mutantes

Érico Borgo
27 de Maio de 2011

X-Men - Primeira Classe
X-Men - Primeira Classe
X-Men - Primeira Classe
X-Men - Primeira Classe
X-Men - Primeira Classe
X-Men - Primeira Classe

Nos artigos da série Da Frigideira, o Omelete dá suas primeiras impressões sobre filmes aguardadíssimos no calor da saída do cinema. Esse tipo de crítica-relâmpago andava meio sumida aqui, mas não há produção melhor para retomar essa prática que X-Men - Primeira Classe. Afinal, trata-se do quinto filme da franquia X-Men, importantíssima para o estabelecimento dos filmes de quadrinhos como o mais lucrativo gênero do cinemão hollywoodiano.

Com Bryan Singer de volta ao comando - ele co-escreveu o roteiro e foi produtor-executivo do filme dirigido por Matthew Vaughn - a nova aventura mutante retorna às origens da criação de Stan Lee e Jack Kirby. O filme se passa em 1963, exatamente um ano depois da chegada às prateleiras da edição número um de X-Men (1962) - e faz valer a estética da época em cada cenário e figurino e também ao ficcionalizar fatos históricos amplamente conhecidos.

Chega a ser irônico que o mesmo cineasta que deu aos personagens uniformes de couro e enorme sobriedade agora busque as cores e a estética sessentista dos quadrinhos (a chamada "Era de Prata" da Nona Arte), mas a opção é extremamente certeira. Afinal, todos os temas clássicos da franquia estão lá, mas X-Men - Primeira Classe é um filme de aceitação, tanto dentro da trama como fora dela: é uma adaptação extremamente segura em sua opção de ser super-heróica, colorida e divertida e ao mesmo tempo absurdamente competente em termos de elenco. James McAvoy (Charles Xavier) e Michael Fassbender (Erik Lehnsherr) seguem os passos de Patrick Stewart e Ian McKellen, mas têm muito mais com o que trabalhar, já que o roteiro - que conta o primeiro encontro e o início da amizade dos antagonistas - é muito mais centrado em personagens do que qualquer um de seus antecessores.

Não só eles, mas todos os coadjuvantes encontram seu espaço. Especialmente Jennifer Lawrence (Mística) e Nicholas Hoult (Fera). Mas devo dizer que uma determinada cena com Caleb Landry Jones (Banshee) falou diretamente com o moleque de 7 anos que lia as aventuras dos X-Men na saudosa Superaventuras Marvel. O uniforme amarelão com os planadores listrados, o grito sônico, uma ilha tropical com palmeiras ao fundo... Foi como se eu estivesse de volta a meados de 1980, quando Krakoa era a grande ameaça da qual os novos X-Men precisavam livrar seus antecessores, iniciando uma nova fase nos quadrinhos. Nostalgia pura.

O fã mais "experiente" deve gostar também das inúmeras referências a outros mutantes e personagens importantes para sua história, que não estragaremos aqui. Mas vale dizer que, além dos uniformes e codinomes, outros ícones importantes dos quadrinhos, como Cérebro, a Sala de Perigo e o Pássaro Negro também ganham suas origens aqui.

A nossa análise completa será publicada na semana do lançamento do filme, juntamente com uma entrevista e outros artigos. Fique de olho na página X-Men - Primeira Classe para novidades.

X-Men - Primeira Classe | Assista aos clipes do filme
Leia mais sobre X-Men - Primeira Classe


Compartilhar

Comentários (232)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Genaro Genaro (18/06/2011 23:10:01)   0 0

Acabei de assistir o filme.

No mínimo e seguramente, o melhor dos 4 filmes produzidos até o momento.
Tanto pelos atores, personagens, como pelo uso político da guerra fria entre EUA x Rússia.

Talvez a personagem Angel (a tal mariposa) pudesse ser descartada do filme, observei ela mais como elemento visual dos efeitos (me lembrou a Vespa dos Vingadores, lógico). O Darwin como personagem é muito mais interessante.

Os efeitos são de primeira, investiram bastante nisso, mas o melhor é que perde para a história do filme em si, muito boa, que faltou em Thor, por exemplo, que não é péssimo - considerando que muita gente não sabe que existe um Thor no universo Marvel, precisamos lembrar disso - mas fica faltando algo a mais.

Acredito que a Fox acertou nesse reinício da franquia, pois de fato retorna a anos antes do que já vimos no cinema e que ainda temos muito fresco na memória, sem sentir nenhuma falta de Wolverine e cia neste.

Lamento pela Sony planejar isso na franquia Homem-Aranha, pois entendo que ele poderia ficar os 5 primeiros filmes entre o colegial e universidade, sem casar ou gastar personagens bons em tramas menores, como o caso do Venom.



sem avatar Adrian (13/06/2011 09:27:22)   -159 0
Muito bom filme!!!!!
Melhor do que todos os outros da série.
Como eu andava puto com a merda que fizeram com o filme do thor, compreo a Graphic Novel "O despertar dos Deuses".
Excelente leitura, sem contar que mostra o Deus do Trovão como ele realmente é e não ele de modelo da Impecavel Maré Mansa.



DDanilo DDanilo (02/06/2011 13:43:01)   -146 0
É sexta!!

O filme mais criticado na época da produção acabou virando o mais elogiado...coisas da vida.



sem avatar Bruno (02/06/2011 10:51:59)   53 0
Interessante que nas primeiras notícias esse filme começou se apresentando de forma tímida. Ninguem dava o maior crédito. "Vai ser bomba" diziam alguns depois de verem os cartazes com Xavier e Magneto.

De repente é um alvoroço de boas críticas. O PODER DA PREMONIÇÃO!



sem avatar Del Piero (02/06/2011 01:54:06)   36 0
@Artur Leonardo - Ficou meio tendencioso mesmo o jeito que falei pra não encherem o saco... hehe... Respeito a opinião de cada um. E é assim mesmo, cada um tem direito de gostar ou não. Na minha opinião, vale a pena conferir... é um filme mais competente que os demais da franquia.



sem avatar Sidney (01/06/2011 20:14:56)   3 0
Filme excelente, personagens bem desenvolvidos ao longo da trama e ótimo ambiente histórico explorado. Me surpreendi depois de tanta crítica. Vale a pena conferir no cinema.



Gregório Gregório (01/06/2011 20:04:30)   7 0
acabei de ler a crítica do Paulo Villaça. Se o crítico mais casca grossa que eu leio deu 5 estrelas (apesar de não ser mais tão casca grossa quanto antigamente), é claro que vou ver esse filme.



Filipe Filipe (01/06/2011 17:47:06)   48 0
Li na critica do jornal O Globo que o personagem do Bacon é uma mistura do Sr Sinistro com Sebastian Shaw, sério? Não curti? Será que essa comparação com o Batman Begin não se refere apenas ao sucesso da readaptação como tb ao tom mais realista/verossímil?



landegan landegan (01/06/2011 17:10:52)   -2 0
Pessoal voces viram um
curta Francês de Batman com Participação de um Baixinho Invocado:
http://www.youtube.com/watch?v=T3mBXufyFlQ



Jacqueline Jacqueline (01/06/2011 16:28:41)   13 0
Cara, depois do Pablo Vilaça dar 5 estrelas p/ esse filme, vou deixar a birra d elado e tentar conferir no cinema. =O



Publicidade
Artur Leonardo - Membro da Liga OMELETE !!! Artur Leonardo - Membro ... (01/06/2011 13:37:51)   96 0
Acho que não tem essa de encher saco de filme não ,cada um tem a sua opinião...é isso mesmo...direito de expressão... agora lanço uma enquete... se vc pudesse escolher personagens para a equipe de First Class de quais seriam...



Thiago Lee Thiago Lee (01/06/2011 13:01:49)   8 0
O Pablo Villaça deu cinco estrelas pro filme!!!

Já to no cinema!!!!!



sem avatar Del Piero (01/06/2011 10:48:32)   36 0
Fui na pré-estreia ontem e me impressionei com o filme. É bem melhor que todos os filmes ligados a X-men. Bem dirigido, roteiro interessante... Vale a pena!

Para os puristas, é bom ter a mente aberta. As próprias HQs são uma confusão só e é comum também terem histórias fora da cronologia que simulam outra realidade. Então, não encham o saco do filme.

@Ricardo... o G1 realmente te f#deu, pois pra quem não espera a cena é ducaraleo... hehe



Jimmy Jimmy (01/06/2011 09:28:19)   7 0
Critico de merda akele do G1, pow num saben nem fazer critica... agora perdeu 40% graca do filme!!!



Dogbert Dogbert (01/06/2011 07:50:38)   524 0
Fiquei muuuuuuuuuito "P" da vida por esse spolier da crítica do G1, maldita hora em que eu fui ler... [2]



Rafael Rafael (01/06/2011 01:53:01)   114 0
O Pablo Villaça do Cinema Em Cena, que é um dos melhores críticos atualmente, deu 5 estrelas pro filme em seu texto. No Rotten Tomatoes até agora o filme está com 8.1 de média e 97% de aprovação entre os críticos (36 tomates frescos e apenas um tomate estragado). Eu não me importo com mudanças em relação a HQ's, desde que se faça uma boa história e um bom filme. E pelo visto é o que fizeram com esse X-Men.. Dia 03 vou conferi-lo com certeza no cinema!



Luciana Buonarrotti Luciana Buonarrotti (01/06/2011 00:34:18)   588 0
X-Men estão certamente na minha lista de preferidos. Leio há décadas... Superaventuras Marvel, nos anos oitenta, todo mês.

Tá certo que nós fãs maníacos não nos conformamos por trazer ao cinema uma Primeira Turma que não condiz com a dos Quadrinhos. Ou colocar Mística junto com Xavier e cia.

Mas, fazer o quê... é ir ao cinema, assitir e curtir (claro que remoendo por dentro, mas isso é inevitável para os mutante maníacos)

Para saber se o filme é bom ou ruim, só assistindo... essas críticas de sites/pessoas que - eu acho - não são fãs da nona arte não fazem a menor diferença. Para mim é só desperdício de tempo e espaço na net.

Ei luciana

antes as duas figuras mais destacadas do universo mutante eram Xavier e Magneto

Hoje é apenas uma: CICLOPE

Detalhe: Wolverine continua onipresente e portanto aparece mais no universo marvel, mas Ciclope é o grande líder (fodástico)

a mais inútil para mim é uma ruivinha que até agora não disse a que veio. Poderia ter morrido no lugar do Cable.
A tal Hoppe (chatérrima)



Henrique Henrique (01/06/2011 00:19:22)   -5 -1
Lixo total. Um desrespeito com os fãs de verdade dos mutantes... Até quem nunca leu uma historia de X-men sabe que está uma porcaria essa adaptação.



Ricardo Ricardo (31/05/2011 21:08:31)   146 0
Fiquei muuuuuuuuuito "P" da vida por esse spolier da crítica do G1, maldita hora em que eu fui ler...






Ricardo Ricardo (31/05/2011 20:49:19)   146 0
Se fosse o Nolan dirigindo então, ia ter que ser seis ovos.



Publicidade
Artur Leonardo - Membro da Liga OMELETE !!! Artur Leonardo - Membro ... (31/05/2011 20:04:12)   96 0
Ou próximo pelo menos do que as HQS nos mostraram estes anos todos...



sem avatar josé (31/05/2011 20:03:02)   -34 0
francament? será tão bom qto o segundo...bom roteiro+bons atores + bom argumento e principalment, sem estrelismos d jackmans e berrys(aposto q metad do orçamento do péssimo 3o filme foi pra pagar esses mercenários)...



Artur Leonardo - Membro da Liga OMELETE !!! Artur Leonardo - Membro ... (31/05/2011 19:49:53)   96 0
Bom...deixando de lado o fanatismo mutante,nada contra por sinal... (Sou Fã de X-men) eu honestamente acho que vai sim ser um bom filme agora querer que eu engula o salceiro que fizeram com os personagens ai não dá...Synger e Vaughn criaram a cronologia Mutante para os filmes que foram feitos...E apesar de não ter sido sucesso a equipe original...Hoje não são??? Será que este filme hoje Com o Cyclope,Jean Grey, Fera, Anjo, Homem de gelo,Xavier,Magneto não faria sucesso... poderia até incluir outros personagens mas sem inchar o elenco e desperdiçá-los como fizeram com Colossus em X3...Algum dia vou ver realmente o universo Mutante do jeito que nos deveriam mostrar...



Marcus Santana Marcus Santana (31/05/2011 18:26:15)   -391 0
Pessoal

foi confirmado que nao tera cena pos-creditos!



The End The End (31/05/2011 16:27:33)   5 0
E Fabio Valle

Fãs "chatinhos" sao aqueles leem a anos e que fizeram esses herois terem força para hj terem filmes, se nao tivesse esse publico que consome produtos a muito tempo, eles nao poderiam destruir os personagens no cinema como fazem com essa franquia.



Marcus Santana Marcus Santana (31/05/2011 16:25:22)   -391 0
muito bom esse Da Frigideira!

sobre a minutagem do filme que falaram la embaixo,foi eu quem anunciou atraves do Comic Bookie Movie que seria de 140min depois de uma exibicao-teste,mas depois foi confirmado que eles cortaram 9min,nao se sabe porque!

sobre a cenas pos-creditos,ela tambem foi confirmada pelo esse mesmo site,e acho eu que cena pos-creditos nao e nova moda hollyoodiana,mas sim Mash-Up,que nada mais do que alia fatos historicos e personagens a tramas ficticias!

abs!




The End The End (31/05/2011 16:20:14)   5 0
O bom de fazer cinema é que os pseudos fãs de obras adaptadas aceitam qualquer coisa.

Um filme de "origem" onde o professor Xavier mais jovem esta na mesma equipe que o irmão MAIS NOVO do Ciclope e na mesma equipe tem uma Rainha branca que no final do filme do Wolverine (da propria franquia) tem a mesma idade do Ciclope, citando apenas a franquia do cinema agora.

Esse paradoxo do tempo ja é suficiente para ver a falta de respeito pela inteligencia dos fãs que se ofendem em ser tratados como idiotas que recebem qualquer coisa.



sem avatar Sérgio Luís (31/05/2011 15:35:56)   0 0
Gosto de crítica assim, que fala dos pontos fortes e fracos do filme sem estragar surpresas do enredo. O pessoal do Omelete vinha sendo muito "detalhista" nas suas críticas de uns tempos pra cá...



Harvey Harvey (31/05/2011 15:27:19)   29 -1
TNT,

Chora, não. Fãs xiitas como vc são chatinhos...

O filme é bom pra caráleo. Abs.



Red Leader Standing By Red Leader Standing By (31/05/2011 14:41:38)   -2 0
Dane-se a equipe original, a formação mais chata da história dos X-Men. Aliás, os mutantes só fizeram sucesso depois que entraram em cena Wolverine, Banshee, Colossus Tempestade, Noturno e cia.

Não dá pra levar a sério um personagem que atende pelo nome de Garota Marvel.



Publicidade
sem avatar TNT (31/05/2011 10:13:15)   2 0
Aff, LIXO TOTAL!Estão cada vez mais cagando com os x-men. Já não bastasse fazer os x-men meio que os batman de antigamente, coloridão e cheio de frescura. Agora não respeitam nem a historia? Banshe na formação original? Nunca. Os primeiros foram Garota Marvel (Jean Grey), Fera (Henry 'Hank' McCoy), Homem de Gelo (Robert 'Bobby' Drake), Ciclope (Scott Summers) e Anjo (Warren Worthington III)!

Não dou 1 centavo para ver essa porcaria, quando passar na sessão da tarde eu vejo.



Neto Neto (31/05/2011 08:13:20)   -14 0
Mas pq n tem o cyclop e a jean??? n faziam parte da 1ª turma ????
e essa rainha branca fica com essa pose o filme todo, toda a foto ela tá com a mão na cintura n levanta p/ solta um raiozinho em alguém???



Lico Blade Lico Blade (31/05/2011 01:05:27)   1527 0
Equipe do Omelete,

Fiquei com uma dúvida aqui: o Da Frigideira já estava programado para retornar ou foi por causa da minha sugestão?

Não estou querendo me gabar, é que... bem... ah droga, não vou ser hipócrita, eu queria me gabar mesmo rsrs. Abraço.




Harvey Harvey (31/05/2011 01:00:41)   29 -1
Acabei de voltar da pré-estréia e achei que esse é o melhor filme da franquia. Muito bom mesmo.



Cesar DS9 Cesar DS9 (30/05/2011 20:17:31)   446 0
Esse otimismo do pessoal está me contagiando...

e por que o pessoal do Omelete não faz suas críticas com vídeo? seria interessante, tipo a Isabela Boscov ou o que foi feito no Plantão do morcego esses dias.

____________________

Sobre os X-Men, foi bem lembrado por vocês essa questão do "clima sombrio" nos filmes, pois agora me lembro dos extras de XM 1.5 em que o Ralph Winter comenta ainda na produção que o filme seria mais na linha de um Star Trek, ou seja, seria mais baseado em desenvolvimento de personagens e não talvez em efeitos especiais e talvez justamente pelos recursos escassos, o filme ficou uma maravilha. Nem sempre orçamento monstruoso é garantia de sucesso.

_________________________

Também tenho o DVD duplo XM 1.5 e PQP meu... que extras sensacionais.

Tem a premier com o elenco numa daquelas ilhas de NY, com direito a imagem das Torres gemeas ao fundo...

a premier em Londres é sensacional...

o Singer e a equipe visitando a estatua da liberdade pra estudo das filmagens...

A Halle Berry assoprando velinhas no estúdio (recem tinha ganho um oscar se não me engano, tava com a bola toda).

O Singer explicando a opção pelos uniformes e princalmente a cena mais bacana de um extra que já vi:

O Elenco se preparando pra cena onde eles, X-Men chegam a estatua da Liberdade (Jean, Scott, Tempestade e o Wolvie) com os uniformes pela primeira vez em cena (a noite) naquele clima de gozação e tal... quando o Hugh Jackman vai dar um saltinho num murinho e quase se esburracha no chão porque as roupas são superapertadas. Dai o cara começa a "esgarciar o material" e o James Marsden fica de zoação que só falta algum paparazzi tirar um foto da "nova equipe de panacas" ou coisa assim.

Que saudade...a Fanke Janssen e o James Marsden são dois palhaços natos.



Jimmy Jimmy (30/05/2011 19:31:12)   7 0
Altas expectativas pra esse filme estrear.
No Rotten tomatoes, ja esta com 21 criticas e todas positivas , no total de 100%



Ricardo I Ricardo I (30/05/2011 17:11:07)   -634 0
Bryan Singer tinha que voltar na direção, ninguem acredita que vá ter algo dele nesse filme. Tá na cara que ele só emprestou o nome (assim como faz o Spielberg no Transformers e tantos outros)



Diego Diego (30/05/2011 16:25:53)   3 0
Valeu, Raphael... Eu tb não sabia. ¬¬'



Mario Mario (30/05/2011 14:57:00)   14 0
O filme começou bem no Rotten Tomatoes: 100% de aprovação e nota média de 8,1.
http://www.rottentomatoes.com/m/x_men_first_class/
Vida longa e próspera!




Raphael Raphael (30/05/2011 10:57:15)   7 0
Antes de mais nada, estamos muito felizes com a volta do "Da Frigideira". Já estava na hora. Fiquei muito irritado com a crítica do G1. Sem falar que o imbe... crítico que a escreveu provavelmente nunca ouviu falar em spoiler. Eu, pelo menos, não sabia que Hugh Jackman ia aparecer no filme. Sabia que tinha "aparição surpresa" mas, podia ser qualquer um! Até o Charles Xavier velho (uma fenda no tempo, vai saber...). Paciência, né?



Publicidade
R@finha R@finha (30/05/2011 08:44:30)   15 0
Legal Omelete por trazer de volta "Da Fridideira" decisão mais acertada impossivel!

Incrivel tb a reação do Omelenautas que antes xingavam, agora esperam ansiosamente. De bomba a surpresa do ano em apenas 999 trailers depois.

Ah valeu @Thiago por trazer as criticas do R7 e G1, mas com certeza a do Omelete é a mais confiavel Puxa-saco Mode ON rs

Espero me diverti com o filme e quando a grana volta eu minha alcateia estrá lá!

Vamos Omelenautas creiamos que X-men Fist Class Rules!!!!!



felipe felipe (30/05/2011 05:05:49)   -3 0
cara isso q me irrita,so pq o filme fico bom e td graças ao deus Synger, pq se o filme tivese sido uma m*** ia ser td culpa do diretor!


Chega a ser irônico que o mesmo cineasta que deu aos personagens uniformes de couro e enorme sobriedade agora busque as cores e a estética sessentista dos quadrinhos( ou em vez de irônico ele simplesmente nao tenha nada haver com isso!)



Luís Luís (29/05/2011 22:28:51)   14 0
Já tô animado com o filme.

Luciana,
Sem dúvida Xavier e Magneto são os expoentes, pelos quais os demais mutantes se posicionam. Mas lembrando do primeiro dos mutantes, cito o Apocaypse também.



Ricardo Maciel Ricardo Maciel (29/05/2011 20:25:32)   50 0
espero boa coisa



Tiago Tiago (29/05/2011 19:37:24)   22 0
@edgar concordo tambem contigo, ñ vejo a hora de ler a critica do omelete.
e tambem gostei muito do omelete te trazido o da frigideira de novo...



Tiago Tiago (29/05/2011 19:27:05)   22 0
@Flávio concordo contigo, eles nem se quer devem ter visto os outros filmes dos x-men...



Edgar Edgar (29/05/2011 19:25:42)   120 0
Essas críticas do G1 e do R7 é pra quem nunca leu uma HQ do X-Men,não sabem o que estão perdendo...



Tiago Tiago (29/05/2011 19:12:44)   22 0
Ai vai a critica do portal G1, q elogia e também critica as apostas do diretor...

Onze anos, três filmes e mais de US$ 1 bilhão acumulado em bilheterias mundiais desde sua estreia no cinema em 2000, o grupo de mutantes dos quadrinhos X-Men se prepara para recomeçar do zero com um novo filme, que estreia na próxima sexta-feira (3).
Em vez de seguir adiante com os mesmos atores e linha narrativa, "X-Men: primeira classe" renova o elenco, volta no tempo e encontra os mutantes nos anos 60, antes da criação da escola do Professor Xavier.
Agora interpretado por James McAvoy, Charles Xavier é um jovem recém-formado que se dedica a procurar e estudar a existência de humanos com superpoderes como ele. O personagem ainda não tem a careca ou a cadeira de rodas que se tornaram suas marcas registradas nas quase cinco décadas das HQs e nos longa anteriores.
Na outra ponta, está Erik Lensherr (Michael Fassbender), sobrevivente de um campo de concentração na Polônia obcecado por vingar a morte de sua mãe, executada diante de seus olhos por um carrasco nazista chamado Sebastian Shaw (Kevin Bacon), que, por sua vez, também está reunindo seu grupo de mutantes.
A trama principal de "Primeira classe" gira em torno do encontro entre eles e da aliança de conveniência firmada para combater os avanços de Shaw.
Apesar das afinidades entre Xavier e Lensherr - ele também um mutante, capaz de controlar objetos de metais com o pensamento -, a dupla tem uma discordância fundamental: o primeiro luta para ser aceito e mostrar que os mutantes precisam se aliar aos humanos, já o segundo, que se tornaria Magneto, não acredita na convivência pacífica entre as espécies e prega que a melhor defesa é o ataque.
Essas duas visões opostas de mundo estão na origem da criação dos X-Men e da Irmandade dos Mutantes e na base dos conflitos que sempre acompanharam as histórias em quadrinhos desses heróis e vilões criados por Stan Lee e Jack Kirby na década de 60.
Na essência, portanto, o longa-metragem dirigido por Matthew Vaughn mantém-se fiel aos princípios dos personagens. Já na forma...
Incensado por dar uma cara realista aos filmes de super-heróis com a adaptação de "Kick-ass", Vaughn já declarou que preferiu colocar de lado as HQs dos X-Men para trabalhar em sua própria história (com carta branca de Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes da franquia e produtor e corroteirista deste).
Com "Primeira classe", ele reescreve episódios significativos das origens dos personagens, altera cronologias e alianças e insere eventos e ambiguidades que não necessariamente estavam lá nas primeiras histórias. Em entrevistas, o diretor chegou a afirmar que tentou emprestar apenas o "clima" das HQs originais - movidas pela constante tensão militar entre EUA e URSS - e criar uma espécie de filme de James Bond com os mutantes da Marvel.
O pano de fundo histórico da Crise dos Mísseis de Cuba e o figurino de bond-girl da vilã Emma Frost ajudam, sem dúvida, nessa tarefa. Mas daí a considerar "Primeira classe" uma grande ousadia por essas mudanças talvez seja um exagero.
Não é de hoje que os autores de HQs flertam com episódios históricos, em especial os da Guerra Fria, para dar mais força às histórias. A suposta injeção de realismo também parece mais convincente nos longas de Singer, que usavam o drama dos mutantes para lider com temas ainda mais atuais como genética, bioética e terrorismo.
Ao optar por reinventar um "novelão" que já dura há tanto tempo e abandonar um elenco bem sucedido em favor de novos nomes, Vaughn faz a mesma aposta arriscada que as próprias editoras de quadrinhos promovem de tempos em tempos - matando e ressuscitando heróis, casando e descasando personagens, agradando novos e desagradando velhos leitores.
Se a decisão desta vez é acertada ou não, nem o telepata Xavier tem como saber. Mas uma coisa é certa: na sessão que o G1 conferiu na manhã desta sexta (27), em São Paulo, a reação mais simpática do público foi quando Hugh Jackman fez uma aparição-relâmpago como Wolverine e arrancou gargalhadas como o bom - e velho - ranzinza que todos aprenderam a amar no cinema na última década.



Tiago Tiago (29/05/2011 18:54:17)   22 0
ai vai a critica do r7, q por sinal é ridicula...

Somar os conflitos normais da adolescência com a descoberta de super-poderes é um dos alicerces do mundo dos X-Men. Quem lê quadrinhos sabe que os mutantes descobrem suas habilidades na já conturbada época da puberdade. Era de se esperar que o filme X-Men: Primeira Classe explorasse até o fim esse tipo de conflito. Mas não. O filme, que parece ter sido feito à toque de caixa, desperdiça essa e outras oportunidades.

Com estreia marcada para a sexta-feira 3 de junho, o longa se propõe a contar a origem do grupo de super-heróis formado por mutantes, que seriam o próximo passo da evolução humana. O telepata especialista em genética Professor X (James McAvoy, de Desejo e Reparação) se une a Magneto (Michael Fassbender, de Bastardos Inglórios) para contatar jovens mutantes.

A história é um prólogo dos outros três filmes dos X-Men, que por sua vez já deram cria com a sub-franquia Wolverine, personagem que em Primeira Classe ainda não havia se unido ao grupo e aparece só em uma cena para mandar todo mundo “se ferrar” (em uma tradução suave).
O filme consegue levar uma mensagem de aceitação das diferenças particulares. Mas tudo não passa do campo das boas intenções. Como há uma profusão de personagens e não há uma escolha clara de ponto de vista na história, acaba que ninguém do elenco consegue prender a atenção por muito tempo.

Potência

A Marvel Comics, editora responsável por editar o gibi dos X-Men (que conta também no portifólio com Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, entre outros) conhece o potencial da puberdade mutante. Além dos próprios X-Men volta e meia terem de lidar com um novo integrante jovem, o tema já rendeu uma série de outros grupos de heróis, como Geração X, Novos Mutanes, X-Force. Todos têm potencial para protagonizar tranquilamente um longa metragem próprio e sem os debates entre Professor X e Magneto, particularmente chatos e rasos nesse quarto longa da série.

Outro grupo mutante também evitaria lidar com a complexa história dos X-Men. Uma das coisas mais prezadas pelos fãs de gibis juvenis/adultos é a continuidade. Não é como uma história infantil, onde a Mônica pode bater no Cebolinha à vontade que na próxima edição ele já está novo em folha. Se Cebolinha fosse da Marvel, já estaria com graves sequelas.

Primeira Classe não consegue nem respeitar a própria cronologia da série de filmes. Eis que nesse longa, as personagens Mística (Jennifer Lawrence, do indicado ao Oscar deste ano Inverno da Alma) e Professor X são criados juntos como irmãos. Que não faça jus aos personagens originais dos comics é compreensível - a transposição para a tela grande exige adaptações. Mas isso vai de encontro a todos os três filmes anteriores, que em nenhum momento deu pistas de uma relação tão íntima entre os dois.

A ignorância de não ter visto os filmes dos X-Men pode ser uma bênção no quesito consistência de personagem, mas não vai livrar o espectador de se deparar com uma direção de arte e figurino sofríveis. O filme se passa nos anos 60, mas volta e meia surgem elementos high-tech para aquela época e para a nossa. Há um monte de cabos, luzinhas piscantes que não convencem. O gel no cabelo do mutante malvado Azazel também parece de filme B.
Preguiça

O que é mais frustrante é que a série foi a responsável por elevar a autoestima dos super-heróis na telona (exceto pelo terceiro, que virou farafoda). Apesar de o roteiro levar a assinatura de Brian Singer, diretor dos dois primeiros filmes, aqui a história é preguiçosa. Em apenas uma apressada cena, cada um dos heróis explica seus poderes escolhe os codinomes.

A direção de Matthew Vaughn (Kick Ass) parece nem ter se preocupado em elevar a qualidade. Há um momento na tal cena de apresentação dos poderes e nomes que os personagens se esticam para espionar ao mesmo tempo do canto de uma parede que lembra as séries infantis dos anos 80-90, como Punky, a Levada da Breca.

O treinamento para eles dominarem seus poderes é feita de forma apressada, cheia de planos curtos e com diálogos fracos. Outro desperdício.

X-Men são uns dos personagens mais bacanas do mundo da Marvel Comics por trazerem a questão humana do cara com super poderes. Quer dizer, por mais que o personagem seja capaz de destruir uma montanha com um estalar de dedos, ele também tem problemas com namorada, família, etc..

O novo X-Men passa por cima desse tema com diálogos fracos e cheios de maniqueísmo - quem tolera os mutantes é bom, que não tolera é do mal.
Ah, e não adianta ficar até depois que os créditos rolarem que não tem nenhuma cena extra, como tradicionalmente aconteceu nos filmes da franquia. Até mesmo esse simpático costume foi desperdiçado.



Tiago Tiago (29/05/2011 18:38:53)   22 0
@Leinard, suas palavras me lembram a da critica do cinepop...
@juliano tambem acho q possa ser o dentes de sabre ou o ciclope...



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.