Assista Agora

A Viagem - Cloud Atlas | Crítica

Filme dos Irmãos Wachowski e Tom Tykwer repete fórmula de Matrix com mistura de gêneros e filosofia

Érico Borgo
09 de Setembro de 2012

A Viagem

A Viagem

Cloud Atlas
EUA, Alemanha , 2012 - 163 min.
Drama / Fantasia / Ficção científica

Direção:
Andy Wachowski, Lana Wachowski, Tom Tykwer

Roteiro:
Andy Wachowski, Lana Wachowski, Tom Tykwer

Elenco:
Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith David, David Gyasi, Zhou Xun, Doona Bae

Excelente
A Viagem Cloud Atlas
A Viagem Cloud Atlas
A Viagem Cloud Atlas
A Viagem Cloud Atlas

Com o sucesso de Matrix, a recepção dividida das continuações Reloaded e Revolutions e o fracasso comercial de Speed Racer, Andy e Lana Wachowski precisavam provar-se capazes de voltar ao topo. A Viagem (título genérico e preguiçoso que ganhou no Brasil o Cloud Atlas) os recoloca com louvor nessa posição.

Com a ajuda do alemão Tom Tykwer, cuja produção é muito mais estável que a dos irmãos (O Perfume, Trama Internacional), os Wachowsi constroem um intrigante pout-pourri de gêneros, adaptando o romance homônimo de David Mitchell.

O filme salta enlouquecidamente através de seis épocas distintas, desde 1849 (em uma história de escravatura) até milhões de anos no futuro (uma fantasia em um mundo distante), 106 anos depois de um evento chamado A Queda, passando por 1946 (no pós-guerra inglês, em uma história sobre um amor homossexual proibido e a criação de uma obra-prima musical), 1973 (com uma investigação jornalística sobre usinas nucleares em São Francisco), 2012 (com uma engraçadíssima comédia britânica sobre um grupo de velhinhos tentando fugir de uma casa de repouso) e, enfim, 2144 (em Neo Seul, em uma ficção científica cyberpunk com uma empregada fabricada de uma cadeia de restaurantes tornando-se a líder de uma revolução).

Todas as histórias surpreendentemente se conectam, mas não há um "mistério-mestre", o que seria usual em séries de televisão ou filmes do gênero. A conexão é muito mais sutil, ainda que poderosa, sugerindo relações cármicas e vidas passadas (toda a ação, boa ou ruim, realizada em uma existência refletirá nas próximas). É curioso também como, além do lado espiritual, encontra-se uma maneira de tornar tudo mais físico, jogando no liquidificador um pouco da teoria do caos também. Até Carlos Castañeda é citado, ressaltando influências de Neoshamanismo e Nova Era no novo trabalho, entre outros.

Misturar filosofia a um gênero estabelecido, afinal, é algo que os Wachowski já haviam realizado com sucesso em Matrix. Aqui, porém, a dupla e Tykwer vai muito além, dando essa roupagem a nada menos que meia-dúzia de tipos de filmes. E para unificar o todo, dando uma dose extra de reconhecimento às partes isoladas, o mesmo elenco foi utilizado no filme inteiro. Todos os atores - Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith David, David Gyasi, Zhou Xun e Doona Bae - estão em todos os segmentos, mas a cada um é dado papéis mais e menos importantes dependendo da história, com suas maquiagens trazendo surpresas o tempo inteiro. Alguns deles são irreconhecíveis de um trecho para outro - com a produção ousando transformar ocidentais em orientais, negros em caucasianos, gente em mutante, etc.

O trabalho de fotografia, composição, direção de arte e figurino é outro espetáculo à parte, já que o trio de diretores obteve coesão com duas equipes completamente distintas de profissionais. Não fossem os assuntos tão diferentes, não daria sequer para distinguir um trecho do outro. A edição relaciona momentos similares e antecipa ou atrasa o som nos cortes, dando fluidez às ações - e tornando todas relevantes e atraentes. É como zapear furiosamente durante quase três horas entre seis canais de televisão e descobrir que o aparelho está contando-lhe uma única história misturando noticiário, reality show, comercial de fraldas e episódios de Star Trek.

Com tanta riqueza de detalhes, Cloud Atlas é uma experiência que merece ser explorada várias vezes e que deve ser ainda tão comentada quanto foi Matrix. "Tudo está conectado", avisa o cartaz do filme - e procurar elementos de relação entre cada segmento (sejam eles temas, formas ou até mesmo texturas ou notas musicais) é parte da diversão.

Leia mais sobre A Viagem

Leia mais críticas do Festival de Toronto 2012


Compartilhar

Comentários (394)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar André Filipe (22/05/2013 21:31:06)   343 0
acabei de ver o filme agora,aki em casa e posso falar:

olha,eu não li livro nenhum antes de ver o filme,acho que quando vc adapta alguma coisa para o cinema a sua intenção é explicar tudo que há no livro,etc.Fazendo com que vc pegue novos fãs,divulgando a obra.

eu vi aki e cara...NÃO ENTENDO PORCARIA NENHUMA,o pior que não fui so eu,tinha uns 6 vendo tbm,e não entenderam nd.Ficam saltando de historia em historia,isso o filme todo.

concluindo:o filme entra na categoria dos piores que assisti em toda a minha vida.



sem avatar Luiza (14/05/2013 01:31:33)   20 1
Acabei de assistir e fiquei muito admirada de como, habilmente, a direção e edição do filme tornaram o completo zapping entre as histórias (como o Borgo mencionou) totalmente envolvente, ao invés de entendiante. Pelo menos eu fiquei presa na cadeira. A história menos interessante na minha opinião foi a que dá início ao filme, e a mais sensacional a do coroa preso no "asilo", hilária do início ao fim.



Mr. Wonka Mr. Wonka (06/04/2013 22:12:16)   2 0
Precisava mesmo de 5 cinco histórias enroladas, paradas, td misturadas para uma reflexão filosófica do mundo contemporaneo, que somos tds conectados?

Fala sério. Gostei dos efeitos de maquiagem, e alguns enredos são legais, mas acho que é muito pra uma mensagem forte posta de forma tão leviana.

Não concordo com a crítica do Borgo pq nao tem como assistir este filme mais de uma vez, a ligação de filme de genero 'a filosofia é feito de modo muito precário, se tomar por base até mesmo o próprio matrix.

Parecia mais um filme de morais filosóficas precárias para um público consumidor desconexo da abrangencia de quem somos, e qual nossas intencões neste mundo.

Quem na ´Merica lê filosofia? O filme era uma lição de casa pra eles e só.


Mr. Wonka Mr. Wonka (06/04/2013 22:13:27)   2 0
2 ovos e meio, se é que isso existe


Leandro Leandro (17/03/2013 16:09:43)   0 -1
Eu acabei de ver o filme e gostaria de fazer duas perguntas

1- quantos ovos o Hessel daria ao filme( só por curiosidade, a critica do Borgo ficou excelente)

2- porque esse filme não concorreu ao oscar em nenhuma categoria? não que eu leve o oscar à sério.



Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (02/03/2013 08:45:14)   40 -1
Dessa vez tenho que concordar com o Borgo. O filme é muito bom sim.
Mas está sofrendo pela falta de nicho, não é uma obra de ficção mas parece ser, então não me surpreendo com a quantidade enorme de adolescentes aqui chamando o filme maçante e dizendo que "é confuso". O filme não é nada confuso e na verdade é bem objetivo, mas não encanta quem quer um filme de ação.
Precisa de um certo nível de leitura e conhecimento para poder aproveitar a obra de forma mais completa.


Mr. Wonka Mr. Wonka (06/04/2013 23:45:58)   2 0
Discordo, acho que a filosofia é td mastigada para melhor entendimento


sem avatar Ricardo (23/02/2013 00:31:01)   1 0
"Cloud Atlas é uma experiência que merece ser explorada várias vezes".

Desculpa Borgo, mas foi bem difícil explorar apenas uma vez. Não via a hora de terminar esse emaranhado de historias desinteressantes e desconexas.



Joker Flash Joker Flash (06/02/2013 21:50:37)   1033 1
A Viagem - ★★

Eu fui no cinema, esperando apenas um filme de aventura bacana. Não foi muito isso que eu encontrei

A Viagem (Cloud Atlas) conta simultaneamente 6 histórias diferentes, que se passam em épocas diferentes. Uma se passa no século XIX; Adam Ewing é um advogado que negocia compra de escravos pela família; retornando pra casa, ele salva um escravo, que depois o salva também de um médico que queria matá-lo. Outra, em 1930, Robert Frobisher ajuda o compositor, e já idoso, Vyvyan Ars. Em 1970, a jornalista Luisa Rey conhece Rufus Sixmith; depois, ele a procura para revelar que estão encobrindo falhas no projeto de construção de um reator nuclear. Nos dias atuais, Timothy Cavendish é editor, que lançou um livro que dificilmente fará dinheiro; entretanto, a situação muda quando o autor do livro matou um de seus críticos, tornando-se uma celebridade. Nova Seul (ex-Coreia do Sul), futuro, Sonmi-451 é um clone que trabalha em um restaurante; ela foi programada para realizar todo dia as mesmas tarefas, porém outro clone acaba despertando-a sobre sua existência. E a última história, também no futuro, Nova Seul foi inundada há 100 anos, o que fez com que se tornasse um local pós-apocalíptico; Zachry, é o líder de uma tribo que louva Sonmi como se fosse uma deusa; a vida muda quando Meronym, que faz parte dum grupo evoluído chamado Prescients, lhe pede para viver com sua tribo.

Disseram que as histórias teriam uma certa ligação. Eu não entendi nada! É confuso, não tem nada haver! A não ser por umas frases que são recitadas nas diferentes épocas, e tem a mesma formação. Mas realmente, esperava uma aventura misturada com ficção, algo bem mais bacana! E o final é aquele final que faz você refletir a vida: ficar com quem você gosta, porque a vida não é pra sempre, aproveitar, e blábláblá, acompanhado com aquela trilha sonora que te deixa depressivo pensando em quem você ama. As cenas de ação não me entreteram. E tem algumas histórias bem legais, que você se perde quando vem outra com outro intuito

Depois dos 5 ovos que o Omelete deu, 4 estrelas do AdoroCinema, e por ser classificação indicativa de 16 anos, me desapontei.

Assista aos 172 minutos (172!!! Praticamente 3h...! PQP...) de filme sem compromisso com o tempo e com o que você espera dele, e com a cabeça fresca

2 RISES!


Barbarian Barbarian (07/02/2013 09:20:32)   1084 0
Ótima crítica, cara.

O problema de Cloud Atlas foi basicamente um: hype demais.

Saiu como um tiro no pé. Extremamente massante e forçado.

sem avatar Marcus (09/02/2013 11:06:43)   9 0
Tive a mesma impressão.

Gladiador Gladiador (20/03/2013 22:27:57)   147 0
Também achei a nota alta. Meu pai e meu irmão não gostaram do filme, disseram que era muito confuso e parado.

Eu gostei do filme, mas teria dado uns três ovos.

Quanto a confusão aparente, procure saber o conceito de karma e sansara, então entenderás a ligação entre as histórias.


sem avatar Sérgio (06/02/2013 17:35:45)   25 0
Prezados,

sugiro o seguinte texto sobre o filme:

https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/01/12/cloud-atlas-2012/

Abraços


ARQUITETO ARQUITETO (28/03/2013 04:21:02)   52 1
Excelente crítica


sem avatar Tiago (05/02/2013 21:31:13)   0 0
O filme pra ruim não serve, mas pra excelente tão pouco. A história é legal, mas me lembra muito Chico Xavier. Me espantei com a falta de cuidado com a maquiagem - parecia aquelas maquiagens do programa do Gugu! Mas é um filme legalzinho



Marcus Kent Marcus Kent (04/02/2013 22:20:05)   3475 1
Mas uma vez confiei em Erico Borgo e achei A Viagem apenas 3 Ovos!



Publicidade
Darkseid Darkseid (01/02/2013 12:33:13)   1607 1
Em que pese a estranheza proporcionada pelo acompanhamento de 6 histórias diferentes e interligadas (e algumas maquiagens meio bizarras), eu gostei muito desse filme!!!

Foi excelente, um dos melhores filmes de 2012 (que eu só assisti em 2013). É o tipo de filme que você deve assistir várias vezes para entender melhor todas as conexões e mensagens que são transmitidas (algumas partes ficaram meio confusas e nem deu tempo de eu contar se eram mesmo 6 histórias).

E aquele "easter egg" de descobrir quem era quem durante o filme e conferir durante os créditos finais foi bem legal. SPOILER SPOILER SPOILER Teve um ator (não lembro o nome) que interpretou uma mulher oriental, a maquiagem e a interpretação do ator nesse momento ficaram tão bem feitas que eu nem percebi que aquela mulher oriental era outra pessoa (muito menos que era um homem).

PS: Hugo Weaving caracterizado como mulher coroa boa de briga ficou hilário!!! kkkkkkkkkk

FIM DO SPOILER E DO COMENTÁRIO.



William William (28/01/2013 22:08:54)   -53 -1
Este é o meu gênero de filme, Adorei!



sem avatar Michel (28/01/2013 21:33:03)   -1 -1
Nossa, esse filme é muito chato.



sem avatar Michel (24/01/2013 10:11:07)   1 1
Pra mim, pareceu uma versão muito comercial de Mr. Nobody, que fala sobre a questão das escolhas da vida com muito mais habilidade e emoção.



Haqs Haqs (21/01/2013 21:09:02)   41 0
Eu li esta crítica quando foi publicada, e aguardei meses para ver o filme com muita expectativa por causa dela. Não me decepcionou. Excelente crítica e excelente filme! Cinco ovos para os dois.

Adorei as referências ao Soljenítsin. Se alguém decidir ler o Arquipélago Gulag por causa do filme, isto já será uma grande contribuição dos Wachowski e do Tykwer para a humanidade. Cada leitor honesto do Soljenítsin representa menos um esquerdista no planeta...



sem avatar Rafael (20/01/2013 12:13:15)   3 -1
Achei o filme bem interessante, realmente é algo fora da caixa e conceitualmente reflexivo. Porém com várias histórias pra contar em um único filme, todas elas pra mim acabaram ficando superficiais... cuidado com o spoiler: como por exemplo a personagem da "deusa Sonmi". Baseado no filme, seu sacrifício para se tornar o novo jesus cristo, qual foi sua grande contribuição para inspirar uma época? Novamente, a mensagem foi passada, mas superficialmente... poderiam ter menos histórias e um grande roteiro que buscasse fortalecer mais os personagens e ter um desfecho grandioso pelo qual eu esperava pela premissa do filme. Daria 3 ovos apenas. Abs



Elizabeth Kendrick Elizabeth Kendrick (19/01/2013 02:20:23)   43 4
Em primeiro lugar o filme não é confuso! Se você prestar atenção em 15 minutos já vai ter sacado como funciona e a partir dai ele não vai mais te confundir, porque são sempre os mesmo atores de diferentes formas então é fácil perceber as alterações no tempo/espaço!
O filme esta cheio de atores ótimos! Gostei muito dos cenários e das maquiagens de modo geral (teve uma ou outra maquiagem mau feita)!
Contudo achei o filme decepcionante! Esperei a todo o momento que algo mais fosse acontecer, que fosse passar alguma mensagem além do óbvio, que é o clico de vidas que os personagens possuem!
Não é um filme ruim mas perdeu a oportunidade de ser um grande clássico! Foi meio que um desperdício de ideia, prq o filme estava indo muito bem! Mas não dá pra terminar o filme dizendo apenas que os personagens estão fadados eternamente a serem o que são e a completarem seu destino!
Dou 3 ovos!


sem avatar Jocelyn (08/03/2013 15:16:31)   5 0
Concordo com você, Elisabeth. O filme todo não é confuso, apenas o início. Pra mim, a falha dele está em não cumprir aquilo que propõe, não ter aquele algo mais que todos esperamos. A impressão que dá é que nos acostumamos a histórias do tipo "ficamos com preguiça de escrever algo melhor, agora revejam e divirtam-se procurando easter eggs"


Fabricio Fabricio (17/01/2013 16:05:28)   5 0
faziam anos, anos que não via um filme tão bom, cheguei a ter esperanças que voltem a fazer filmes que nos exijam um pouco mais, sensacional



Glenda Glenda (17/01/2013 14:18:03)   38 0
Eu lia os comentários aqui dos omelenautas em relação a este filme e pensei que não entenderia nada, porém ACHO saquei tudo e entendi o que quis dizer sobre "interligado" e tals são pessoas em diversas reencarnações, O Tom hanks (Sempre um covarde) A Hale Bary (sempre como para do tom e tentando ajuda-lo a provar alguma coisa), O Jim Sturgess (Sempre tentando revolucionar para o bem) O Hugh Grant (sempre sacana).

E tudo termina na degradação da terra.

P.S. As cenas do canibais me davam aflição.

Não acho que mereça 5 ovos, mas valeu a pena conferir.


curisco curisco (17/01/2013 18:18:32)   529 3
Oi, Glenda. Cuidado com Spoilers.

Spoiler
.
.
.
A questão nem é 'reencarnações'. Mas histórias que se repetem o tempo todo. Como citei lá em baixo, como se houvesse um determinismo que obrigasse as pessoas a serem 'ovelhinhas' de rebanho indo para um matadouro sem sentido. Claro que cada história com um tom diferente, com variações, mas temos em todas elas alguém reprimido que decide mudar de rumo. E algum 'inocente' que no meio do caminho acaba tendo que decidir por sair da passividade e ajudar. E sempre tem um vilão para impedir a mudança.

Nem é tanto questão de reencarnações. Tom Hanks é vilão numa das histórias (a do escravo) e o tal cara que ajuda na hora que tem de decidir em mais umas 2(a do futuro-pós queda, a da usina nuclear). O Hugo Weaving é vilão em quase todas.

No fim, tem mais a ver com um determinismo histórico e pessoas querendo sair deste meio.

Matrix... V de Vingança... Tudo lá!





sem avatar caio (17/01/2013 12:02:00)   -25 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
Patrícia Patrícia (16/01/2013 23:51:15)   7 -1
Tipo, é cada comentário estranho. Acusar alguem de algo assim, denegrir sua imagem... As pessoas não fariam esse tipo de coisa se estivessem cara a cara.

Li comentários até sobre cenas homossexuais desconfortáveis. Gente, as cenas que envolvem contato físico de verdade é uma. lol

Outra, o filme é bom sim, não merece 5 ovos, mas é bom. Mas daí dizer que são 3 horas da vida perdida... Hora de entretenimento é isso. Três horas perdidas eu chamaria passar uma hora num ponto de ônibus, uma de viagem e uma pra voltar. Daí pega-se um livro e se resolve o assunto. :B



sem avatar Ze (16/01/2013 18:09:26)   -194 1
A internet, ficar atrás de um computador em casa,guardadinho, deixa o pessoal muito "macho"..

Falar que o cara foi comprado é muito feio, não se acusa ninguém sem provas e só na base dos "indicios" (a vida não é o julgamento do mensalão, graças a deus!), é preciso de provas pra falar as coisas...

Sinceramente acho a critica a fraca, nem argumentos ele apresenta, mas dizer que ele foi comprado é apelar...

Sejam democraticos: uma critico é como um diretor de cinema, se voc não gosta de um filme, você não vê outro certo? Então, se não gostam das criticas do cara não leiam mais e parem de falar besteira....

Eu coloco as criticas dele na "uti": vou sempre pensar duas vezes, pois a mesma pessoa que fala que CLoud Atlas merece 5 ovos vai falar o que por exemplo de Cidadão Kane? Que é a melhor obra de arte da história da humanidade?

Crítica deixa um rastro que prende o critico, e se ele não souber ser coerente ele acaba caindo no descrédito total.


Liz Liz (18/01/2013 03:47:24)   350 2
Realmente é muito feio agressão gratuita! Isso é injustificável e incivilizado! Contudo tbm entendo a revolta de algumas pessoas porque depois que eu vi darem 5 ovos para Jonh Carter, e apenas 3 ovos para A estrada eu comecei a me perguntar se realmente não rola um cachê pelas críticas! Prq é um desnível muito gritante entre uma crítica e outra!


Rogério Rogério (16/01/2013 17:47:40)   33 -2
@ ((ADRIANO))

Sim, estou acompanhando o debate de perto parce que ça me regarde! =)

@ Ronaldo

Legal, acho válido você expressar sua opinião e nós aqui só temos opinião, assim como a pessoa que deu 5 ovos pro filme. Acho, inclusive, que aqui nos comentários se esquece disso com muita frequência, havendo desrespeito às opiniões quando elas são tomadas como pessoais ou como verdades absolutas. No entanto, pra mim é complicado refletir sobre o que você escreveu com mais profundidade porque, não sei se por desconhecimento ou por uso proposital, o termo "homossexualismo" foi repetidamente utilizado. Sugiro que você faça uma breve pesquisa para que tome ciência de que ele indica "doença". Penso que ela nunca foi doença. Além disso, discordo do dizer "por mais respeitosos que sejamos, a nossa aversão em relação ao relacionamento amoroso entre dois homens ainda será um fato". Penso que você deve falar por você e só por você, nesse caso, para evitar mal-entendidos.

De resto, tudo o que temos é opinião e nenhuma delas é a expressão da verdade absoluta. Podemos começar a exercitar o respeito ao que é diferente de nós permitindo a expressão das opiniões, o que não significa ter que concordar com todas e nem ter que brigar quando elas são diferentes da nossa.


Bruno Bruno (16/01/2013 21:57:24)   12 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Alerson Alerson (16/01/2013 17:36:18)   935 1
Achei um filme bonito,reflexivo,no início achei confuso,mas depois nem me importei com a troca de tempo e histórias.Todas as 6 são muito boas,mas que em alguns momentos se tornam um pouco chatas(pra mim a melhor foi a do velhinho no asilo).Gostei da trilha sonora,das atuações,da maquiagem(ao contrário de muitos pelo que vi pelos comentários).E ainda é um filme na promoção,pague 1 leve 6,rsrsr.Enfim um ótimo filme,4 ovos.



sem avatar Diego (16/01/2013 15:36:22)   0 0
É um filme muito instigante. Confesso que em certas partes fiquei muito confuso e aparentemente gerou uma sensação de que não estava entendendo nada. Posteriormente, as cenas, as histórias foram se fundindo e logo proporcionando um maior sentido. No entanto, certamente é um filme para ver mais de duas vezes, mas ao mesmo apresenta imagens belíssimas e sim uma boa maquiagem. Achei inteligente, com muitas metáforas e que revela prioritariamente a trajetória do ser humano, seus erros, seus acertos e como a sociedade age diante disso tudo e que sempre há alguém que irá lutar pela verdade, pelo que é certo. Mostra que certos problemas como ganância, ódio, manipulação marcam todas as épocas. Enfim, creio que vale a pena conferir



sem avatar Sérgio (16/01/2013 14:40:06)   25 -1
Prezados,

sugiro o seguinte texto sobre o filme:

https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/01/12/cloud-atlas-2012/

Abraços



Fabricio Fabricio (16/01/2013 14:03:35)   25 2
Me diverti apenas com a história dos velhinhos, de resto... não me "conectei", rsrsrs.



Christian Christian (16/01/2013 13:35:06)   -117 -8
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Ðartђ Ѵadęr™ Ðartђ Ѵadęr™ (15/01/2013 23:36:13)   2173 0
Quanto será que o Borgo recebeu pra fazer essa crítica?


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (16/01/2013 12:43:19)   127 -2
Você não cansa de vir aqui dar uma de "hater" do filme? Não tem mais o que fazer, não? Como comentar em notícias do SEU interesse, ou até vir debater o filme ao invés desse argumento horroroso de crítica comprada?

Olha, vou falar o que já tinha falado em um comentário lá em baixo, o Borgo fez essa crítica em setembro, no Festival de Toronto (época qual eu não lembro de ver seus comentários por aqui) e pelo que eu me lembro, nesta época o filme por aqui só tinha o nome "A Viagem", não tinha data de estréia nem nada. E cara, esse argumento é horroroso, para com isso ai, só porque ele teve um opinião contraria a sua não quer dizer que ele foi "comprado", por exemplo, aqui no Omelete o Borgo deu 5 ovos pro Looper, o qual eu daria 3 bem sofridos, mas não fui lá ficar falando "NOSSA, CRITICA COMPRADA, NÃO GOSTEI DO FILME"


Enfim, aconselho dar uma olhada nisso aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Jwf_UI7jX8c#!


sem avatar Ze (15/01/2013 22:00:47)   -194 0
Filme fraco, falta emoção e imagens fortes.
E falta muito roteiro, o filme é muito complexo, não é para qualquer um.

Todo mundo na Grécia antiga dizia que você só deveria falar daquilo que você sabe e domina, falar da "vida", praticamente do "sentido da vida" é algo que ninguém ainda teve capacidade, e este filme não chega nem perto...

Mas, uma coisa que eu pergunto: onde fica o livre arbítrio para os criadores do filme e do livro?

Eu até acredito em outras vidas e tal, mas cada vida tem seu caminho...



Publicidade
Stuart Stuart (15/01/2013 20:42:51)   651 0
Muito obrigado pelos comentários,eu tv esperando a crítica do filme e só soube q ela tinha sido públicada em setembro pq eu vi entre os mais comentários.
Brigadão :)



Flávio Augusto Flávio Augusto (15/01/2013 17:26:38)   31 1
Não achei bom o filme, achei GENIAL!

Muito tempo que não via um filme que me deixasse tão fascinado.
Acho que faltou mesmo é compreensão das pessoas com o filme. Tem um filosofia linda por trás da história. Tudo muito lindo, sinto muito pelo os que não gostaram, fazer o quê? Gosto é gosto.
Dava 5 Ovos tranquilo.



Carlos Carlos (15/01/2013 17:09:37)   361 1
Também sou da turma que não entendeu os 5 ovos...

O filme não é ruim, as histórias são interessantes, mas no geral achei um filme longo, cansativo e com as histórias mal terminadas.

É um filme bom/regular vendido e criticado como excelente/genial.

Pra quem não viu, vale a pena assistir o Blu-ray para ter a própria opinião. Não encorajo gastar muita grana no cinema com esse filme. IMHO



Lucas Lucas (15/01/2013 15:55:39)   3 1
Filme ruim, cansativo, sacal... 3 ovos.



Christian Christian (15/01/2013 11:20:35)   -117 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

John John (15/01/2013 12:07:09)   45 0
eu tbm achei o filme um desastre.

a maquiagem é mesmo terrível.

e o tom hanks tá numa fase que vou te contar... cara chato, q continua com um ar forrest gump...

sem avatar Marcia (15/01/2013 12:10:05)   -17 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Christian Christian (15/01/2013 12:15:07)   -117 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Christian Christian (15/01/2013 14:22:38)   -117 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Christian Christian (15/01/2013 15:44:11)   -117 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar ((ADRIANO)) (15/01/2013 18:47:10)   -453 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Rogério Rogério (15/01/2013 20:41:04)   33 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Ronaldo (15/01/2013 21:39:05)   2 0
Há impedimento da liberdade de expressão sim quando dizem que heterossexuais não podem sequer expressar seus desconforto em relação a presenciar o homossexualismo.

Admito que houveram excessos para descrever esse desagrado, como o uso de palavras de caráter pejorativo. Se o bom senso tivesse sido usado, talvez esse embate todo não estaria acontecendo. Porém, por mais respeitosos que sejamos, a nossa aversão em relação ao relacionamento amoroso entre dois homens ainda será um fato.

Gays não sabem explicar porque sentem atração por pessoas do mesmo sexo. Da mesma forma, héteros não têm explicação para sua aversão por tal coisa. Dito isso, o respeito, aliado a liberdade de expressão, tem que vir dos dois lados.

E uma última coisa, é desonesto colocar o preconceito racial no mesmo patamar da aversão ao homossexualismo (eu disse aversão ao homossexualismo, e não aversão ao homossexual). É inerente ao homem ser um ser humano, já ser homossexual não é. Não estou dizendo isso para justificar todo tipo de preconceito e violência contra os gays, digo apenas que é totalmente discutível a aceitação do homossexualismo por todos como algo natural.

Darkseid Darkseid (16/01/2013 10:46:18)   1607 0
Minha nossa Senhora!!! Que discussão cansativa essa, hein?!

É incrível como um pequeno desvio em um comentário a respeito de uma crítica de um filme pode levar a uma discussão totalmente diversa do tema principal a ser abordado na página.

O pessoal aqui se preocupou tanto com um assunto determinado, que eu aposto que uma parte deles esqueceu que esse espaço é destinado a debater sobre o filme A Viagem (Cloud Atlas) e a crítica de Érico Borgo.

Não que eu seja contrário a qualquer debate, mas eu só acho engraçado quando isso acontece... Eu mesmo já participei de uma discussão (acho que estava mais para uma briga mesmo, rsrsrs) nesse site a respeito de um assunto que não era tão relevante quanto este discutido aqui (na verdade era um assunto bem besta, fruto de puro orgulho dos interlocutores em provar quem estava mais correto!) e acabei perdendo muito tempo com algo que não valia a pena.

Christian Christian (16/01/2013 13:26:25)   -117 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Patrícia Patrícia (17/01/2013 00:25:32)   7 -1
E tudo isso por causa de uma cena de beijo gay e um bumbum de homem de fora? Gente, façam-me o favor.

sem avatar Paulo (17/01/2013 18:19:57)   3 -1
O filme é ótimo. Um dos motivos é que em um só filme vários tipos de preconceitos são apresentados e, de certo modo, discutidos.
Vemos, então, como o preconceito é utilizado para legitimar atitudes de violência e dominação contra negros, mulheres, idosos, "grupos tribais" e homossexuais; sendo que, o contraponto é apresentado, já que, as "vítimas" do preconceito se mostram muito capazes: o personagem negro é um marinheiro de primeira classe; o personagem homossexual é um grande compositor; o grupo de velhos é sagaz a ponto de superar seus adversários mais jovens; o personagem "tribal" é o único capaz de guiar a mulher "evoluída" ao topo da montanha; a personagem "mulher asiática" é capaz de revolucionar as bases de uma ditadura machista.
Uma das temáticas do filme é a quebra do preconceito, apesar disso ser muito difícil como vimos pelos comentários aqui.
Mas, como o filme mostra, se não há, como deveria ser, o reconhecimento de que os discriminados são tão capazes ou dignos como qual outra pessoa... é necessário ir a luta contra essas as posturas que se apresentam como naturais, corretas ou até democráticas, pois, não é democrático violar direitos ou talvez até seja, já que, muitas democracias se mantem da exploração: de seus "pobres" ou marginalizados e de outros povos.
Sem dúvida, temos muitos preconceitos, nossa postura costuma ser etnocêntrica, nascer num cultura influência a forma como vemos o mundo e pode fazer com que, por exemplo, desvalorizemos: as mulheres, não admitindo que elas assumam cargos de liderança; ou sintamos nojo quando dois homens se beijam.
Vejam o exemplo no filme do "homem tribal" para o qual o "demônio da covardia" tenta impedi-lo de se aproximar do diferente.
Porque só ficar na defensiva contra aqueles que consideramos diferente? Digo isso de nossas atitudes opressivas.
Vá la clamemos pela liberdade de expressão, mas, não perceber como a usamos de modo contraditório para impedir a liberdade de expressão do outro constitui um problema.
Enquanto, os que atacam a homossexualidade tanto quanto os homossexuais podem ver a livre expressão da heterossexualidade em vários filme com romances heterossexuais, mas, romances homossexuais nos filmes são tratados como degradação, como nojento.
O desafio não é lutar pela livre expressão contra a homossexualidade, ou os negros, ou as mulheres, ou os idosos, ou os "indígenas". Essa livre expressão desrespeitando os direitos desses e de outros grupos já vem ocorrendo a séculos. E não corresponde a luta pela concessão de direitos, mas, a manutenção do status quo e o cerceamento dos direitos disfarçada de outra coisa.
Portanto, Cloud Atlas é um filmaço por discutir todas essas questões de uma só vez.


Rogério Rogério (18/01/2013 19:27:40)   33 -1
@ ((ADRIANO))

Sim, estou acompanhando o debate de perto parce que ça me regarde! =)

@ Ronaldo

Legal, acho válido você expressar sua opinião e nós aqui só temos opinião, assim como a pessoa que deu 5 ovos pro filme. Acho, inclusive, que aqui nos comentários se esquece disso com muita frequência, havendo desrespeito às opiniões quando elas são tomadas como pessoais ou como verdades absolutas. No entanto, pra mim é complicado refletir sobre o que você escreveu com mais profundidade porque, não sei se por desconhecimento ou por uso proposital, o termo "homossexualismo" foi repetidamente utilizado. Sugiro que você faça uma breve pesquisa para que tome ciência de que ele indica "doença". Penso que ela nunca foi doença. Além disso, discordo do dizer "por mais respeitosos que sejamos, a nossa aversão em relação ao relacionamento amoroso entre dois homens ainda será um fato". Penso que você deve falar por você e só por você, nesse caso, para evitar mal-entendidos.

De resto, tudo o que temos é opinião e nenhuma delas é a expressão da verdade absoluta. Podemos começar a exercitar o respeito ao que é diferente de nós permitindo a expressão das opiniões, o que não significa ter que concordar com todas e nem ter que brigar quando elas são diferentes da nossa.

@JJ

Então, vamos trabalhar os conceitos. Como indiquei, "homossexualismo" é um termo em desuso porque trata a homossexualidade (termo que o substitui) como doença. Foi apontada a questão biológica, que apenas toca num dos vários aspectos da homossexualidade, isto é, no que diz respeito a identidade de gênero em conformidade com a morfologia do indivíduo. Não é possível tratar a questão desse ponto de vista porque temos exemplos de homens com a feminilidade aflorada ou mulheres com grande poder de empreendimento ou força e nem por isso são homossexuais. Nesse sentido, homossexualidade está longe de ser uma opção sexual. Ninguém "se torna" homossexual porque passou a ter interesse sexual em alguém do mesmo sexo ou deseja fazer sexo apenas com pessoas do mesmo sexo. A opção sexual é um dos muitos aspectos que a constitui. Homossexualidade ou heterossexualidade é a manifestação da sexualidade e essa manifestação depende de diversos aspectos, relaciona-se à psique humana. Qualquer teoria que tente explicá-la sem levar em conta diversas áreas de conhecimento está fadada ao fracasso e tende a gerar desenganos no que diz respeito à análise do caso.

Realmente, o amor é a base do respeito ao diferente, não da recriminação. Gostar ou não gostar do beijo gay é escolha pessoal, muito embora eu ache que nesse caso há mais preconceito do que gosto: por exemplo, quando o beijo é entre homens, um homem manifesta o nojo, coisa que dificilmente aconteceria se o beijo fosse entre mulheres...

sem avatar Ronaldo (19/01/2013 01:01:23)   2 1
@Rogério

Para não sobrar dúvida, quando eu disse "a nossa aversão", eu me referi a mim e aos muitos outros héteros têm esse sentimento em relação ao homossexualismo.
Talvez você tenha sido influenciado pela desonestidade do Christian em distorcer minhas palavras, dando a entender que eu disse que é inerente ao homem a aversão ao homossexualismo, quando na verdade eu disse que é inerente ou intrínseco ao homem ser um humano e não ser um homossexual. É o famoso espantalho. Aliás, apelar para falácias parece ser uma especialidade do Christian.

E já que eu mencionei a palavra homossexualismo novamente, eu deixo bem claro que a usei apenas para distinguir o homossexual da relação amorosa entre dois homens (que é definida como homossexualismo segundo os dicionários). Se essa palavra soa ofensiva aos ouvidos dos gays e dos seus defensores, eu não estou ciente. Na breve pesquisa que eu fiz, o homossexualismo ou homossexualidade deixou de ser considerado doença há 21 anos pela Organização Mundial de Saúde.


sem avatar Ronaldo (19/01/2013 14:04:39)   2 4
@Christian

Sugerir que eu não estaria tranquilo em minha heterossexualidade por expor a minha aversão ao homossexualismo é recorrer a uma das falácias mais infantis uma pessoa pode usar em sua argumentação.

Você desvia o assunto para fazer uma insinuação totalmente desprovida de lógica sobre a minha orientação sexual, quando deveria estar debatendo sobre o meu argumento relacionado a liberdade de expressão. O que você acharia se eu pagasse com a mesma moeda, dizendo que você devia rever sua heterossexualidade por defender com tanta veemência os direitos dos gays e o reconhecimento do sexo entre dois homens como um ato a ser admirado por todos?

Além de ser uma atitude intelectual desonesta — típica de quem fica sem argumentos —, o uso de falácias torna o nível do debate pobre.


sem avatar ((ADRIANO)) (19/01/2013 22:46:20)   -453 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Christian Christian (01/02/2013 12:09:36)   -117 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Barbarian Barbarian (15/01/2013 09:57:59)   1084 -1
Só valeu pela Nova Seul.

O resto, em QUASE TRÊS HORAS DE FILME, me fizeram querer cochilar em diversos momentos.

E olha que eu peguei a sessão das 18.



Franklin Franklin (15/01/2013 08:22:35)   4 0
Idéias boas em um filme mal executado e cansativo, 2 horas seria o suficiente. 3 ovos..e chorados.



Rômulo ,the Joker Rômulo ,the Joker (15/01/2013 02:26:57)   1437 1
Fui ao cinema esperando uma obra-prima e me decepcionei ,o filme não chega a ser tão ruim como a maioria aqui diz ,mas esta longe de merecer 5 ovos ,as atuações são ótimas ,o visual é incrivel e o trabalho de maquiagem impressiona ,mas a maioria das reflexões filosóficas do filme são patéticas ,sem contar que as tais ligações entre as histórias que deviam ser o ponto principal do longa são tão superficiais e insignificantes que mal se percebe sua existência.



sem avatar Markos (14/01/2013 23:46:30)   22 1
O livro é 500 vezes melhor.


Darkseid Darkseid (16/01/2013 10:47:26)   1607 1
Acho que vou lê-lo depois de assistir esse filme... Fiquei curioso...


Bruno Bruno (14/01/2013 19:58:01)   11 7
Cara, o que a galera tanto fala que tava esperando no final do filme? O Morgan Freeman aparecer e dar uma explicação para tudo?


sem avatar Bodão (15/01/2013 11:54:25)   12 3
Boa pergunta Bruno. Pensei na mesma coisa.

E pra falar a verdade, não é nem tão complicado assim entender o filme. E mais ainda, vendo cada história de forma independente, cada uma é contada em ordem cronológica 90% do tempo.

Acho que as pessoas apenas não aceitam bem o conceito do filme estar contando 6 histórias, ao invés de uma só e bem explicadinha...


Publicidade
sem avatar Marcavi (14/01/2013 16:34:15)   0 4
Como transformar filosofia barata em filme "intelectual"? Os irmãos Wachowsky têm a resposta...

O tema mais banal da história humana e da própria vida é tratado como se fosse uma revelação... uma sacada genial. Poupem-me, saí do cinema irritado.

Quanto aos aspectos técnicos, só gostei da trilha sonora. O maquiagem é picareta e as interpretações são boçais.

A única coisa sobre a qual esse filme me fez refletir foi: como recebe 5 ovos no omelete?

abs


sem avatar Marcavi (14/01/2013 16:40:08)   0 -1
Ah, achei legal tb a visão de futuro e a "Nova Seul"

Ednei Ednei (26/01/2013 02:46:24)   2 -1
Eu sempre achei que os Wachowsky são superestimados. Os filmes deles sempre me dão uma sensação de déjà vu. Sempre fazem uma grande colcha de retalhos que até diverte, mas não mais que isso. Quando assisto aos filmes deles não só tenho aquela sensação de já ter visto aquilo, mas de ter visto melhor. Uma música ao longo dos tempos, uma história conectada entre "eras". Em Matrix eu vi Ghost In The Shell na tela. Depois nas continuações doses cavalares de filosofia barata. Em Cloud Atlas, a cada instante do filme me lembrava de outro. Num momento a Árvore da Vida, noutro o Violino Vermelho, 'me recordei também de The Fountain. Todos filmes que afinal têm conexões mais fortes entre as múltiplas histórias e "eras". E filosoficamente vão além. Quando começaram a falar em Castaneda fiquei com medo de falarem em Paulo Coelho também. Então concordo, o grande mistério da vida é: 5 ovos? Acho que a resposta é 1 ovo para cada história e uma das histórias ficou sem ovo.


S. Renato S. Renato (14/01/2013 16:17:17)   5 2
Já assisti ao filme, mais de uma vez, Gostei! Interessante, por não entregar as ligações sempre "mastigadas" Spoilers: Gostei da forma que sempre algo das personagens com marca de nascença é encontrado pela próxima personagem com a mesma marca. por um momento cheguei a pensar que poderiam ser o mesmo "espirito", porém pela diferença de tempo entre a repórter(1973) e o velho (2012), percebemos que isto não procederia.

Mas sei que é complicado argumentar em favor desde filme por aqui. Já que por aqui certo filme, de um certo super-herói, é o melhor da vida de alguns!


Ðartђ Ѵadęr™ Ðartђ Ѵadęr™ (14/01/2013 16:29:30)   2173 1
A Trilogia TDK é muito melhor que essa chatice.

S. Renato S. Renato (14/01/2013 17:05:48)   5 1
Também gosto de TDK, porém covenhamos que TDK passa muito longe de ser uma Obra-prima, ou algo próximo. Serve ao seu propósito, ou seja, entretenimento!

S. Renato S. Renato (14/01/2013 17:09:14)   5 1
Também ficou claro que o que argumentei ao final do meu primeiro comentário estava certo!

Darkseid Darkseid (16/01/2013 10:52:51)   1607 2
@S. Renato

Quer dizer que você estava se referindo ao Batman no último parágrafo de seu comentário principal?!

Eu jurava que era o Homem-Aranha... O que teve de gente fanática defendendo esse reboot que estreou no ano passado...

kkkkkkkkkkk


curisco curisco (14/01/2013 16:11:19)   529 1
Não gostei. Daria 2 ovos.

O elenco faz o que dá. Mas são histórias demais contando a mesma coisa.

Achei fraquíssimo. Dos irmãos aí, salva-se mesmo é Matrix e V de Vingança.

Aliás, parece que eles só sabem contar a mesma história. (Não vi Speed Racer).

SPOILER

Matrix, V de Vingança e A Viagem tem a mesma história.

Uma pessoa comum se vê envolta numa trama onde um grupo de indivíduos quer mudar seu 'destino'. Este destino é sempre opressivo. Há sempre outro grupo que quer porque quer manter os oprimidos no seu devido lugar.

Aí a tal pessoa comum, em algum momento, escolhe apoiar os oprimidos. Claro que há um vil]ao maior encarregado de sujar as mãos e manter tudo como está.

A diferença é que em A Viagem esta história é contada em um monte de época diferente, com quase os mesmos atores.

é uma premissa interessante, 'eu contra o sistema'. mas neste a viagem achei entediante.

Tecnicamente é legal, boas atuações. Mas poderiam ter cortado a história dos escravos e a que se passa nos tempos modernos. São bem chatinhas.

Enfim... muito barulho por pouco. Espero que os caras que criaram Matrix (que a despeito de ser melhor que qualquer dos filmes que se baseeou, trouxe pouca inovação em termos de enredo, posto que 'puxaram' idéias de diversos outros filmes.






Rodrigo Rodrigo (14/01/2013 14:45:48)   41 1
Gostei. Mas não impressionou.



sem avatar Sérgio (14/01/2013 14:09:19)   25 0
Prezados,

sugiro o seguinte texto sobre o filme:

https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/01/12/cloud-atlas-2012/

Abraços



Ðartђ Ѵadęr™ Ðartђ Ѵadęr™ (14/01/2013 12:41:39)   2173 9
Minha opinião.

Não vi nada de impressionante nesse filme. Ele só aparenta ser genial, mas se parar pra analisar de verdade, não da pra encontrar muito. Não sejam tão impressionáveis e hipócritas, falem logo! O filme é chato! Deveria haver algo de filosófico para compensar a chatice, mas não encontrei nada. No conceito filosófico, perde feio pra 2001: Uma Odisseia no Espaço (certo, foi covardia comparar com um clássico).

Mas valeu a tentativa, espero que façam outro filme assim, desta vez espero que acertem. Esses diretores tem que perder o medo e ser ousados mesmo.



Otto Linsenbröder Otto Linsenbröder (14/01/2013 13:47:16)   2092 7
Concordo com o Vader...o filme é muito fraco e chatissimo, muito 'hype' pra pouca coisa

Em tempo, não me ocupo mais com as criticas de cinema, principalmente as do Omelete, geralmente são tendenciosas ou feitas no afã do momento, com o lado fayboy quase sempre falando mais alto

Ðartђ Ѵadęr™ Ðartђ Ѵadęr™ (14/01/2013 14:54:24)   2173 5
@Otto

O Omelete é ótimo pra assuntos nerd, filmes nerd, é o primeiro em todas as notícias e os comentários são divertidos, mas na hora de fazer uma crítica séria, perdem feio pro cinepop.

Ðartђ Ѵadęr™ Ðartђ Ѵadęr™ (14/01/2013 15:01:27)   2173 0
@Dom

Respondi na pagina do Wolverine - Imortal.

Willie Willie (15/01/2013 12:37:06)   470 4
Lorde Vader mandou bem de novo! Concordo!

@Otto, concordo plenamente - o "hype" e o "hipsterismo" me matam!!

@Dom, puta filmaço esse! Clássico absoluto.


Buzz like Cage Buzz like Cage (14/01/2013 12:01:45)   16 6
É um excelente filme para pegar no sono...



sem avatar Bodão (14/01/2013 11:54:45)   12 0
Érico, vale uma correção no texto. Você menciona que a trama sobre a criação da obra-prima se passa em 1946, no pós-guerra inglês. Mas é no pré-guerra, em 1931 (alguns colocaram 1936, mas as cartas são escritas em 31 segundo o cloudatlas.wikia.com).

Isso fica claro na cena em que Jim Broadbent comenta sobre o personagem do Hugo Weaving e sua esposa (ele é alemão e ela judia) - ele comenta sobre o que está "começando" a acontecer na alemanha.

Aproveitando, adorei o filme. Consegui aproveitar todas as histórias independentes, sem necessitar tanto de uma explicação ou conexão clara explicando tudo no fim, e isso foi chave. Tem pequenos defeitos técnicos e estruturais causados, principalmente, pela grandiosidade do filme (em todos os sentidos), mas nem de longe afetam a qualidade do trabalho.

Achei-o excelente e pretendo ver denovo. Recomendo também a crítica do Roger Ebert, mencionada por outros amigos cinéfilos aqui.





sem avatar sandro (14/01/2013 11:26:15)   -84 0
Assisti a este filme ontem, na última sessão, a sala estava lotada, mas aos poucos as pessoas foram saindo, parecia uma partida de futebol quando o time da gente começa a perder e a gente acaba saindo antes do apito final. Nunca vi isso acontecer num filme e sinceramente praticamente todos que ficarão para ver o final saíram reclamando que não entenderam nada. De longe este está entre os piores filmes que já vi, tecnicamente é perfeito trilha sonora belíssima, efeitos especiais muito bem feitos, boas atuações dos atores, mas o espectador fica 2 horas e 45 minutos boiando na história que não se explica, não se amarra e o pior de tudo é a propaganda enganosa dizendo que "tudo está conectado". Por fim o filme passa uma mensagem muito boa, mas se limita a isso, a gente vê as história tendo seus desfechos sem entender o porquê de tudo aquilo.



sem avatar Anton (14/01/2013 11:11:16)   -10 1
Acabei de baixar o filme, e venho aqui ver os comentários, 90% falando mal do filme e 10% de intelectualóides falando em dialética, carma e coisas imbecis e dizendo que o filme é digno do Oscar.
Já vi essa história, mesma coisa antes de assistir aquela tremenda porcaria "Árvore da Vida", do qual as pessoas saíram rindo do cinema... vou passar longe desse cloud atlas!


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (14/01/2013 14:04:50)   127 -1
Cara

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (14/01/2013 14:06:11)   127 0
Ops, desculpe.


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.