Filmes

Artigo

Painel O Hobbit | Comic-Con 2012

Peter Jackson exibe nada menos que 12 minutos do primeiro filme, mas sem 48 quadros por segundo em 3D

14.07.2012, às 21H12.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

Nada menos que 12 minutos e meio de cenas de O Hobbit foram exibidos no painel do filme na Comic-Con 2012, entre montagens rápidas e algumas cenas um pouco mais extensas, mas não foi desta vez que vimos em 3D o material do filme rodado em 48 quadros por segundo. A prévia foi exibida em 2D.

Comic-Con

None

o hobbit

None

A imagem surgiu cristalina no telão de alta definição da sala H. Os anões aparece em muitos close-ups e, apesar do realismo aguçado demais prometido pelos 48 fps (frames per second), a fantasia e as maquiagens não causam estranheza inicial. A primeira cena mostra a reunião dos anões com Gandalf no Bolsão em que eles discutem uma forma de punir o dragão Smaug, que roubou os anões. Gandalf revela ter uma chave que leva por uma passagem secreta até o lar do dragão. "Mas o grupo precisaria de um ladrão talentoso para entrar lá", comenta Bilbo, que só assiste à reunião. O fato de ele se pronunciar o torna automaticamente candidato ao trabalho suicida, e, embora os anões digam que é preciso bravura, Gandalf diz que enxerga essa bravura no pequeno hobbit.

Cenas muito rápidas mostram Saruman e os elfos, e em seguida Gollum e Bilbo se encontram pela primeira vez na caverna da criatura, que está em posse do Um Anel. O visual de Gollum, que já era de ponta há dez anos, não mudou consideravelmente, mas a computação gráfica agora deixa os contornos da criatura mais finos, e ele se mistura melhor ao ambiente, sem parecer artificial. Como na última cena da prévia vemos Bilbo escondendo o Um Anel no bolso sem contar o segredo para Gandalf, presumimos que ele sai da caverna enganando Gollum e levando consigo o maligno artefato.

Gandalf, porém, é quem mais aparece nesses 12 minutos. Ele tem uma cena bastante luminosa com Galadriel (Peter Jackson diz que o filme é mais colorido e luminoso que a trilogia O Senhor dos Anéis e essa cena exemplifica isso), quando a elfa aparece para o mago, perguntando por que ele escolheu Bilbo para a missão-Smaug. Ao fim, Galadriel segura a mão de Gandalf entre as suas - pinta um clima! - e diz que ela aparecerá sempre que ele dizer estar em perigo. Um desses momentos de risco é visto por aqui também, com Gandalf empunhando sua espada e seu cetro, entrando num labirinto de paredes afiadas, onde o inimigo espreita entre corredores.

Como Peter Jackson esclarece no painel, o dragão não é mostrado nos vídeos porque só estará presente no segundo filme - o máximo que ele nos permite ver é uma cena de making of em que Bilbo se encontra sobre a pilha de moedas, ouro e tesouros do lar de Smaug.

Respondendo a perguntas dos fãs presentes, Jackson não quis revelar muito (ele já havia falado demais na coletiva...). De mais interessante, disse apenas que é improvável que ele dirija um filme de Silmarilion, porque os direitos estão com o espólio de J.R.R. Tolkien e "porque eu dificilmente vou viver 110 anos".

Leia mais sobre O Hobbit

Acompanhe a cobertura completa da Comic-Con 2012

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.