Assista Agora

Conan - O Bárbaro | Crítica

Cimério retorna às telas em produção genérica

Érico Borgo
15 de Agosto de 2011

Conan - O Bárbaro

Conan - O Bárbaro

Conan - The Barbarian
EUA , 2011 - 112 min.
Ação / Fantasia

Direção:
Marcus Nispel

Roteiro:
Thomas Dean Donnelly, Joshua Oppenheimer, Sean Hood

Elenco:
Jason Momoa, Ron Perlman, Rose McGowan, Stephen Lang, Rachel Nichols, Bob Sapp, Leo Howard, Steven O'Donnell, Nonso Anozie, Raad Rawi, Laila Rouass, Saïd Taghmaoui, Milton Welsh, Borislav Iliev

Ruim
Conan
Conan
Conan
Conan

Conan - O Bárbaro (Conan - The Barbarian, 2011), apesar do título idêntico ao do filme de 1982 estrelado por Arnold Schwarzenegger, não é um remake, mas uma abordagem distinta ao clássico da literatura pulp criado por Robert E. Howard em 1932.

A trama de ambas as produções cinematográficas começa parecida. O jovem Conan sobrevive ao massacre de seu povo por um conquistador e cresce em busca de vingança. Aqui o alvo dessa jornada é Khalar Zim (Stephen Lang), vilão que busca reunir todas as partes de uma máscara ancestral para reviver sua esposa, uma feiticeira poderosa, e juntos dominarem o mundo.

O longa de Marcus Nispel, roteirizado por Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (Dylan Dog), de certa maneira, é até mais fiel ao material original que o longa-metragem dirigido por John Milius. O personagem no novo filme não é o bárbaro monossilábico que o cinema nos apresentou na pele de Schwarzenegger, mas um guerreiro astuto e cheio de recursos, muito mais próximo do ladrão hábil que E. Howard imaginou.

Jason Momoa (Game of Thrones), o novo cimério, por esse ângulo, faz um trabalho razoável. Luta bem e tem a mistura certa de carisma e brutalidade. Definitivamente, o problema do filme não é seu protagonista - ainda que o elenco de apoio deixa a desejar, especialmente Lang, repetindo a pose de vilão de Avatar; Rose McGowan (exagerada como a filha feiticeira de Zim, Marique) e a fraquíssima Rachel Nichols (a sacerdotisa Tamara), que mais uma vez prova sua inépcia.

Porém, enquanto o filme original tinha o talento de Milius, que efetivamente entende o cinema e seus recursos, entregando sequências memoráveis - como a do bela elipse do crescimento do menino-escravo Conan na roda da moenda ou o ataque misterioso do início do filme -, o novo longa busca desesperadamente adequar-se à ideia do cinema de "espada e feitiçaria" que corre hoje em Hollywood.

As soluções do roteiro (do pior tipo "basta adicionar água") são tão óbvias que dá para compará-lo mais à paródia Your Highness. Os dois filmes dividem o mesmo vilão caricatural cheio de asseclas descartáveis e estilosos, a busca como fases de um videogame (a trama não avança pelos personagens, mas por desafios liderados por "chefes") e até a ação (compare a cena da perseguição da carroça).

Não é possível ignorar também a ideia recorrente nos filmes escritos por Donnelly e Oppenheimer de que em todas as sequências de luta o herói precisa proteger alguém enquanto enfrenta simultaneamente seu oponente. Há sempre essa divisão de foco, como que para ilustrar as qualidades do personagem, fiel aos amigos e feroz contra os antagonistas. Junte a isso os combates a la Piratas do Caribe, em que além de tudo o equilíbrio em algum elemento do cenário é necessário, e você começa a perceber como o gênero tornou-se algo que pode ser rapidamente adequado a todos os públicos, variando apenas a quantidade de sangue e os palavrões em cena.

Sangue, pelo menos, não falta no novo Conan. Ele jorra de ferimentos e a cada golpe aos baldes. Mas não adianta pintar a tela de vermelho se o impacto de cada golpe - físico e emocional - não é sentido. Reveja o primeiro Conan e perceba quão exíguo é o sangue naquele filme. É no corpo-a-corpo do protagonista contra seu primeiro oponente, que é quebrado aos poucos, que se sente a luta do personagem pela vida, sua transformação de menino a gladiador implacável. Enquanto isso, no Conan de 2011 o jovem aparece como um pequeno selvagem, enfrentando sozinho quatro guerreiros e matando-os em segundos cheio de malabarismos bonitos que, na prática, não passariam de um desperdício de energia. Fica claro que a brutalidade não está nos gráficos, mas nos detalhes narrativos.

Mas se o filme fracassa no campo das "espadas", a situação só piora no quesito "feitiçaria". A existência da magia no universo de Conan e os poderes de Marique são jogados na cara do público sem aviso. É claro que qualquer fã sabe que a era hiboriana é permeada por feiticeiros e criaturas, mas dentro do universo do filme não há qualquer preparação desse aspecto, algo que a cena na cabana da bruxa demoníaca introduziu tão bem no longa de 1982. O novo Conan vai de 0 a 100 nesse sentido, com Marique lançando seus demônios da areia subitamente... apenas em prol de uma cena de luta diferente (e terrívelmente mal executada).

Nispel, que no passado demonstrou estilo e conhecimento do cinema de gênero, realiza aqui seu pior filme. Reduz Conan a um Piratas do Caribe sisudo e sangrento, sem qualidade narrativa ou estética. Não passa de golpe de marketing trazer à mente Frank Frazetta nos belos cartazes e divulgar fotos tratadas com instigantes filtros hiper-realistas se isso não reflete o conteúdo da produção. E se o original tinha a brilhante trilha sonora de Basil Poledouris, cheia de fúria retumbante, a composição de Tyler Bates parece mais interessada em emular games como God of War e não soa nada original.

Não há desculpa para ressuscitar Conan no cinema para fazê-lo como qualquer outro produto de verão. Se o bárbaro cimério sobreviveu 80 anos não foi por adequar-se aos tempos e ao Excell dos produtores, mas por manter sua inabalável fé na satisfação em "esmagar seus inimigos, vê-los caídos diante de seus olhos e ouvir os lamentos de suas mulheres". Que essa motivação honesta ao menos sirva de lição para o que Hollywood precisa reencontrar em suas produções de gênero.

Conan - O Bárbaro estreia no Brasil em 16 de setembro. Esta crítica foi escrita com base no filme em 2-D. Não vimos o resultado da conversão para o 3-D estereoscópico.

Leia mais sobre Conan - O Bárbaro


Compartilhar

Comentários (573)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Leonardo (02/01/2013 01:47:13)   5 0
Saí do cinema depois de assistir esse filme com uma vontade louca de ver o filme antigo...só serviu para mostrar o quão genial foi o antigo...não digo em fidelidade com os quadrinhos, mas levando em consideração toda a dramaticidade, a trilha sonora, a arte visual, tudo! Infinitamente superior! É uma pena, porque eu sou fã do personagem...


sem avatar Jurubita (11/03/2013 16:42:49)   3 0
Cara, vá ver o filme antigo.

No filme novo, a infancia do Conan é pessimamente introduzida. Me recordo de uma cena onde o moleque despeja sua furia quebrando galhos de arvore. Ridiculo.

agora, no conan de 1982, temos um dialogo entre o pai do conan e o seu filho. Cena memorável onde ele aponta para a espada e diz "Nisto voce pode confiar". Detalhe para a belíssima musica de Basil Poledouris.
Link:
http://youtu.be/_et1rgL3e5s



sem avatar felliper (02/12/2012 12:26:56)   0 0
queria fazer uma pergunta, este filme segue mais proximo dos livros ou da hq?



sem avatar Frank (25/10/2012 05:45:59)   0 0
Pelo pouco que vi no youtube esse filme merece 7 ovos dos mais podres.
John Momoa até que ficou bem caracterizado...

Mas Conan King:Crow of Iron, de John Milius, seria o mais bonito filme do genero, se é que há um genero para o que seria esse filme.
Não o que comparar entre o script não finalizado disponivel na net e esse filme besta que usa o nome dum personagem de qualidade bem estruturado mas dispensa toda a riqueza que ele tem.


Ok o filme de 1982 Schwarzenneger e monosilábico, o 2º é um lixo sem história onde John Milius foi descartado em nome do comercio e Basil Poledouris se arrependeu de participar.
O 1º filme não pretende ser perfeito, mas que filme! Schwarza era sim monossilábico porém isso poderia se desculpar com a ideia de John Milius de que seu Conan seria um ingênuo que com o tempo iria aprendendo com vitorias e cicatrizes. No script de Conan Rei ele falava muito mais e com dialogos não raro poéticos.

Schwarzenneguer deveria em vez de ter estudado Administração, ter estudado artes cênicas, treinar com afinco o Kenjutsu samurai, definir e perder um pouco da massa corporal e quem sabe junto John Milius comprar os direitos do personagem para o cinema de vez.

Eu não gosto de super herois. E John Milius na verdade aprofunda e eleva o personagem Conan. Ele captou o mais importante da essencia do personagem e do mundo de Conan, trabalho ainda inacabado de Robert Howard que ainda se desenvolveria...

John Milius afasta mais ainda Conan de um super heroi ao contrário de alguns roteiristas dos quadrinhos

Ele não começa como o fodão que aos 15 anos arrancou o chifre da cabeça de um touro selvagem como prova de masculinidade. Conan vive na Era Hiboriana caracterizada por extrema crueldade. Ele era um sofredor, porém ao contrário do que se esperaria ele tinha uma força mental e fisica expecional. Um sobrevivente e conquistador!
Teve um começo trágico, menino-escravo que deixou de ser menino quando foi empurrado numa arena de gladiadores. Ao contrário do esperado o maltrato fez ele se conscientizar de sua força e atravéz da violência ele comeclou a construir seu senso de valor. Como um samurai ele recebeu em recompensa a educação na disciplina do aço na arte da guerra, filosofia e letras, mas continuando sendo um homem prático.
Eu gosto quando o dono dele o trata como um animal obediente. Ele foi tratado como animal, um bruto humilhado que descobre sua humanidade e força para esmagar seus inimigos, depois disso em momentos de alegria e bebedeira ou uma postura de melâncolico e misantropo filosófico pensador. E quando ganha a liberdade de seu dono que se tornou admirador ele era mais como um animal selvagem que ganhou o mundo afora.

John Milius aplica conceitos da filosofia de Nietsche em Conan Uberman. Pois ele enxergava similaridades com Howard. Dialogos significativos as vezes poéticos. Em Conan Rei John Milius adaptaria um pouco do Rei Lear (Shakespeare) em Conan.

John Milius, Basil Poledouris, o narrador Mako,Schwarzeneguer fizeram e poderia ter feito recentemente um novo filme de verdade não esse besteirol.

Thulsa Doom metia medo. Ele era o novo pai do Conan. O pai carnal dele assassinado por ele. Agora Thulsa Doom era o pai espiritual, responsavel por Conan ter se tornado o que se tornou, aquele que lhe deu a vontade de viver. A noite escura começou então e terminou quando Conan decapta o seu pai espiritual. E então ele vê os orfãos de Doom tal como ele se tornara agora estão do amanhecer.

John Milius quando falava do script de Conan Rei descrevia com paixão a cena em que Conan para se manter de pé lutando subia numa pilha de cadaveres, quebrava um crânio com o cabo da espada e com a lâmina talhava lutando com um furacão. Mas a violência no filme dele tem contexto e não baratea a vida humana.

Em Crow of Iron Conan tem um periodo de decadência e decrepitude, onde ele aprende a escrever poemas. Até que corrompido por um sistema civilizado que o usou de depois o traiu ele foge ferido, descalco de seu luxo de Rei e reencontra seu espirito de guerreiro, sua humildade nas raizes de barbaro e aprende coisas novas, corta lenha para recuperar sua exepcional forca, e pela 1ª vez aprende a fazer sua própria espada! E então junta forças para contra atacar a Civilização que o corrompeu ao ponto de abandonar seu 2º grande amor, seu filho.

Cenas de batalhas entre exércitos em locações na Turquia eram planejadas.
Alguns dialogos são a tradução do espirito do Conan. Diante de fileiras de barbaros de diversas origem o general das forças militares da maior civilização da época, Aquilônia recruta soldados. Ele promete entre outras coisa, cidadania na Aquilonia, dinheiro, gloria... E pergunta a Conan porque ele deveria ser recrutado. E conan diz: "Porque eu nasci um campo de batalha e o 1º som que eu ouvi foi um grito de dor!"

Eu fico angustiado de imaginar a trilha sonora que Basil Poledouris teria feito. Já tinha começado a trabalhar. Afastado e desapontado com o cinema comercial Basil só concordou em participar porque era amigo de Milius e porque este lhe prometeu que o filme seria um produto de arte e teria tempo para compor tranquilamente.
O Conan de John Milius tem um que de Samurai onde a disciplina o torna um espadachim mais real, a crueldade da Era Hiboriana me lembra no seu filme algo de filmes de far oeste com o Era uma vez no Oeste.

Desde criança eu aguardo a continuação de John Milius... mas só Conan the Destroyer (aaargh!) e esse, e agora dizem que o próprio Momoa escrevera o roteiro do próximo Conan...
É uma pena. Porque simplesmente não fazem um outro filme de He-man em vez de desperdicar e denegrir a qualidade desse personagem. Eu entendo a frustração que John Milius deve ter sentido com a Warner Bros na decada passada.


O que nesse novo filme sequer chega perto dessa cena, dessa trilha sonora?
http://youtu.be/vkZ1bcrljAM



Leonardo Leonardo (11/03/2012 19:36:49)   1030 0
filme bem ruim, Conan é um bárbaro não um pirata que luta enquanto tudo está se movendo ao seu redor, estragaram um ótimo filme !!!


Walt Walt (13/05/2012 10:55:38)   -2 0
Não sei se você esta se referindo a piratas do caribe, porque conan foi pirata, pesquise pela histórica "A rainha da costa Negra!!

sem avatar Eduardo (20/08/2012 17:12:47)   2 0
Eu já li até os livros do criador de Conan. Ele tem suas várias faces. Mas este filme parece parece um Piratas do Caribe 5 sem o lado cômico, enfim nota 2 em 10.


sem avatar ricardo (20/02/2012 00:20:23)   0 0
Quando vi o Conan 2011 no cinema eu não gostei..comentei com minha esposa e com meus amigos...mas isso porque eu comparei com o Conan de 1982 e com a obra em quadrinhos e livros (que li todos desde a numero 1 de Superaventuras Marvel e Herois da TV, que quem sabe o que é sabe do que estou falando).

Ao rever o filme em Blu-Ray, o vi com outros olhos...os olhos do Conan dos quadrinhos coloridos e depois do Conan em preto e branco (espada selvagem de conan) e vi que o filme não é tão ruim assim, explico: nos quadrinhos Conan tem espírito, bom humor, raiva, ira, mata sem motivos, fica em bordeis depois de roubar, goza dos inimigos, tem magia, violência e nudez.

Conan é ladrão, pirata, assassino, vingativo, bebe muito, fica com prostitutas, perde o dinheiro roubado e rouba de novo.

E o filme tem tudo isso. Mas não dá pra comparar com a obra de 1982, é outro filme, pra outra época, pra outro público.

O enredo do filme não me convenceu ainda. Conan nos quadrinhos nunca saiu da Ciméria pra vingar seus pais, seus conterräneos. Saio pra aventura, pra fortuna, pra conhecer a decadência da civilização.

Mas ai, o filme de 82 e o de 2011 pecam juntos.

O que eu esperava ver no cinema como novo Conan era algo com o requinte do filme 300 ou da série SPARTACUS, esses sim com visual matador e história empolgante.

Com tantos contos, livros e quadrinhos do Conan pra adpatar, resolvem fazer o que nunca deu certo em um personagem da Marvel ou DC: roteiro original.

Todo sucesso de filme de quadrinhos foi baseado nos quadrinhos, como Batman Begins, Homem Aranha, 300, etc..

No fim, não achei mais o filme tão ruim, mas poderia ter sido melhor..ficou na média, se bem que OS DESBRAVADORES do mesmo diretor, é um filme do Conan sem o Conan, e o cara poderia ter feito o novo Conan da mesma forma.


waldir waldir (06/08/2012 17:48:23)   12 0
Concordo contigo,Ricardo.O filme pode até não ser um espetáculo,mas ao menos temos um vislumbre do Conan dos quadrinhos.Essa molecada viu o filme de 82 na sessão da tarde , leu uma história ou outra e já acham que viveram na era hiboriana.Francamente.


sem avatar flavio (11/02/2012 20:45:30)   0 0
Maior decepção cinematográfica que ja tive, um total desrespeito a toda uma legião de fãs do grande Conan de 1982, a impressão que dá é que foi feito para diminuir o brilhantismo de um filme sem pressedentes na época, quem pega um marco uma história tão bem contada, e inventa uma outra apenas aproveitando o título, pra que, eu pergunto, se tivessem feito igual ao outro teriam sido mais felizes. Como eu disse no inicio, este filme pra quem assistiu o de 1982 é uma tremenda decepção. Se não assistiu ainda não assista, ou melhor assista o de 1982.. abç.



Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (29/01/2012 12:01:41)   105 0
Não consegui aturar mais que 15 min. desse filme. Além disso para piorar, assisti na casa de um conhecido e dublado ainda.
Filme dublado já é uma legitima porcaria, imaginem assistir esse? Pois é, um filme que lembra o seriado Hércules ao invés de Conan.



Jorge Jorge (12/01/2012 09:45:19)   1 1
Sou fã do Cimério, mas este file é muito ruim!!! .. Não dá para acreditar que esperaram este tempo todo para fazer uma porcaria dessa. Compará-lo a Pirtas do Caribe, como muita gente está fazendo aqui, é até covardia. Só consegui ver até o final porque estava me divertindo com a ruindade do filme, aquela bruxa é muito escrota, parece atriz de filme trash! :)



Renato Renato (11/01/2012 15:15:27)   499 0
Filme ruim, não faz justiça ao Conan das HQs e nem dos contos de Howard. O de 1982 não foi uma transposição perfeita, mas foi muito bom como filme. Violência crua e estória interessante.
Momoa não é mal ator, poderia ter se dado melhor com um diretor de qualidade e aí está o problema: Os caras resolveram que Conan deveria ser só sangue e porrada e chamaram um diretor meia-boca que fez Sexta-feira 13. Seria legal ver Conan na TV, sua estória sendo contada sem pressa. Uma série, em umas duas ou três temporadas, com uns 16 episódios por temporada. Veráimos sua infância, a saga da Rainha da Costa Negra, Conan entre os zuagires, conquistando p trono da Aquilônia. Seu reinado, a adaptação de "A Hora do Dragão", e a série terminando com a adaptação da maravilhosa "Conan das Ilhas", um bárbaro idoso mas ainda muito casca grossa, arrebentando os inimigos 40 anos mais jovens. Veríamos a passagem do homem para a lenda. A equipe responsável poderia contar com John Millus e Brunno Heller, além de Roy Thomas. Se não fosse feita com atores, uma animação, talvez até em Preto e branco, os traços inspirados em John Buscema.


Walt Walt (13/05/2012 10:58:01)   -2 0
Concordo!



sem avatar James (06/01/2012 00:52:01)   1 0
schwarzenegger eterno conan! o resto é resto pronto falei



Publicidade
André André (04/01/2012 07:20:53)   10 0
Eu to tentando assistir, mas ta difícil, que filme horrível.


Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (27/02/2012 15:15:12)   105 0
Estou no mesmo barco, não passei dos 10 minutos ainda...isso que assisti a primeira vez foi com 15 min.


jjota77 jjota77 (04/01/2012 00:09:11)   1 0
TERRIVEL ,corrndo na frente pelo framboesa


Walt Walt (13/05/2012 10:58:55)   -2 0
Uns 5 pelo menos!



sem avatar Rafael (18/11/2011 04:23:19)   11 0
acabei de assistir o filme , nao eh tao ruim assim nao ... q exageiro ...
mesma coisa q o furia de titans , lanterna verde , piratas do caribe , todo mundo esperava um filmao , mais no fim , ficou um filminho 8(



sem avatar flavio (11/02/2012 20:28:09)   0 0
Se você assistir o filme de 1982, vai ver porque se esperava mais deste, pois trata-se de um filme que mesmo sem os efeitos de hoje te prendem pela trama e apego a história, vc fica fã do Conan, ja nesse aí simplesmente não sente nada.


claudinei claudinei (13/11/2011 23:06:44)   2 0
Acabei de ver o "novo" Conan,o bárbaro, que filme ruin, meu Deus!!!
Esse filme, pode ser um Piratas do caribe, um Simbad, um Escorpião Rei etc... mas nunca um Conan!!!
Em nada esse filme lembra o conan, nem nos personagens, nem no visual, na roupas usadas pelos personagens, em nada esse filme lembra a era hiboriana! O filme tem esfeitos especiais demais e fica tudo muito falso, o filme original sem esses recursos foi muito, mas muito superior!!! filme muito mal dirigido, o ator principal apesar de nao ter muita culpa nao lembra em nada o conan, e os viloes? muitos caricatos, com maquiagem mal feita, tem um vilao que tem uma dentadura enorme quase saindo da boca! nota zero!
O que difere esse filme do original, é que o primeiro foi bem dirigido, sei que nao é fiel dos livros e quadrinhos, mas o diretor pegou elementos desses universo e fez um grande filme, ficou muito bom, bem ambientado, com certa seriedade, ou seja o diretor fez a gente acreditar que existiu essa "era Hiboriana", ja esse segundo filme esse "diretor" mostrou que nao entende nada da era hiboriana de conan! uma pena! acho que vamos ter que esperar por mais 20 anos, até que façam um filme decente!



sem avatar Maximus (11/11/2011 23:31:21)   0 0
Acabei de assistir. Muito ruim. Já esperava ser um filme fraco, por isso na época de sua estréia, preferi assistir ao original. O filme me surpreendeu, por ser mais fraco do que imaginava. O roteiro é fraquíssimo. O Conan criança é um psicopata que gosta de dar piruetas. Não se consegue se empolgar com a busca pela vingança do personagem. Se espera um climax na história, que acaba decepcionando. Os demais personagens são muito ruins. O vilão é extremamente caricato, não consegue transmitir o mal e o medo que James Earl Jones consegui no primeiro filme dos anos 80. De fato, o Conan de Arnold Schwarzenegger é monossilabico, o que acaba funcionando em um filme, transmitindo a força que se espera do personagem. Quanto ao ator principal, este faz seu papel, seguindo o fraco roteiro, mas não consigo imaginar porque escolheram o clone do Acelino Popó de Freitas para Conan.



Taylor Taylor (11/11/2011 12:41:02)   43 1
A renda mundial já diz tudo:

EUA: $21.295.021,00
Resto do mundo: $27.500.000,00
Total: $48.795.021,00

Vou esperar pra assistir em DVD.



sem avatar Lucimar (08/10/2011 12:49:41)   7 1
Esse filmeco merecia era um ovo quebrado de tão ruim.



mayana mayana (04/10/2011 11:58:31)   0 0
Eu só queria entender pq fazer um filme tão medíocre, pra que se propor a fazer Conan se vai mostrar esta bosta literal. Pra que um Conan sorridente??? COmedian? OI



Breno Breno (29/09/2011 22:55:45)   34 1
Só não foi uma decepção total porque ele deu o que prometeu nos traileres: Muito sangue. Mas a apresentação do personagem em sua infância me deu medo do Conan. O garoto é um psicopata e o pai é o pai do Dexter tentando fazê-lo caminhar no rumo certo, subtrama que é esquecida ao longo do filme.



Lauro Lauro (27/09/2011 13:47:37)   91 0
Não gostei do filme,o achei um Furia de Titãs com sangue e nudez.Apesar de mesmo eu não achando Momoa um bom ator(não é mesmo),ele tenta carregar o filme nas costas.Muito ruim.Só não foi pior que o filme da chapeuzinho/crepusculo



Publicidade
Junior Junior (25/09/2011 11:51:49)   126 0
Vou assistir hoje...mas imagino que seja uma bosta (até melhor pensar assim talvez eu me supreenda)


Junior Junior (25/09/2011 12:03:10)   126 0
ou nao...


sem avatar Samuel (23/09/2011 13:06:51)   -1 0
Quando é que algum gênio de Hollywood vai perceber que as histórias de Rober E. Howard são ótimas, e que elas merecem adaptação ao cinema: Pregos Vermelhos é perfeita, por exemplo.



sem avatar GOMERTO (21/09/2011 09:22:49)   -179 0
EU SEMPRE FALEI QUE ESTE MAMOA ERA UMA XENA PIORADA..filme ridiculo ,,,alias o filme começa otimo sem a presença do MAMOA,, com Ron Perlman em grande atuaçao e o menino que interpreta o conan jovem tem mais cara de mau e forte personalidade do conan dos quadrinhos do que a xena do mamoa,,o menino da um show de interpretaçao sempre com cara de mal de um verdadeiro guerreiro,,,e se o filme continuasse ate o final com o garoto conan seria um sucesso,,,,mas quando aparece o mamoa com risadinha e dando piscadinha de fresco para uma escrava ai o filme começa a desandar ,ate parecia que ele estava em uma boite do seculo 21,,,



sem avatar Tempter (20/09/2011 21:34:09)   -80 0
Tirando a cena inicial, esse Conan convence em que?

Carnificina? (tudo fake, tudo artificial, e viva a CGI)

Atuação? (PORRA, tá todo mundo RUIM no filme)

Em que ele convence? As hqs do Conan são 1000 vezes mais adultas que esse filme.


O filme é ruim de doer, é contraditório com um roteiro cheio de furos e com um Conan sensivel demais da conta.



sem avatar Tempter (20/09/2011 17:57:38)   -80 0
Correção:

o certo seria:

"olhando de baixo pra cima"

Enfim, são tantas situações ridiculas nesse filme que elas acabam afeitando o raciocínio.

Por fim, é uma falta de respeito pra com o personagem e seus fãs/leitores, eu que não sou muito fã e tão pouco um leitor assíduo de suas hqs, sempre o respeitei não desmerecendo sua importância.

Conan não é um personagem qualquer pra sofrer uma adaptação cinematográfica nas mãos de um diretor desses. O Nispel PELO MENOS deveria ter um pouco mais de consideração e BOM SENSO pra com o personagem, com o Jason ele teve, agora com o Conan, ele simplesmente assassinou o cimério.

Lamentável.




sem avatar Tempter (20/09/2011 17:45:42)   -80 2
Vi o filme, ele é PÉSSIMO, mas como todo filme ruim há alguns momentos que se salvam, como por ex:

SPOILERS ABAIXO:

apesar do rápido resumo da Era Hiboriana, o começo chega a ser interessante, mas é FORÇADO, isso de jogar tudo de forma crua e ríspida na cara do expectador é caracteristica do Nispel, ele fez isso na refilmagem de Sexta-Feira 13, que na minha opinião, foi o único trabalho convincente por parte dele, chegando bem próximo do original, apesar das forçassões de barra, como o upgrade que o Jason sofreu, fora isso, o diretor só esculhambou com personagens clássicos do cinema, como foi o caso do remake de O Massacre da Serra Elétrica e a Hora do Pesadelo.

Cara, tudo acontece muuuuuuuito rápido (The Flash) o Conan já garoto, logo de cara, já mostra ter gosto pela batalha, provocando uma carnificina e deçepando a cabeça dos vilões, tipo, daria pra entender, afinal, "nascido na batalha", como já bem diz o cartaz do filme.

Quando ele se torna adulto, o filme cai na mesmiçe, o Conan se torna chato e irritante, sequer mostra toda aquela brutalidade que mostrou quando era menino, e pior, quando ele tortura seus inimigos, após tortura-los, ele dá uma piscadinha (?????????????) pros caras, analisando o ator, que em NADA lembra um bárbaro, a cena, pra lá de GAY, tem realmente a ver com o que o Jason Momoa queria passar, ou seja, um Diet-Conan.

Enfim, começa então a SESSÃO VIDEOGAME, ou seja, qualquer coisa que já seria o suficiente para agradar a nova geração de hoje, a câmera lenta é utilizada de forma bizarra nas cenas de ação (nível Matrix), Conan dando pirueta, vilões que lembram o Último Grande Mestre do Ar, fotografia a lá Piratas do Caribe, CGI mal feita e efeitos especiais exagerados (sangue artificial e os cambal), PRONTO, a partir daí, não tem condições de levar o filme a sério, eu particularmente não consegui.

Outra cena irritante é o olhar do Conan, sempre olhando de cima pra baixo, pra que isso????????? E ele engrossando a voz, querendo ser o Batman Cavaleiro das Trevas.

Ninguém precisa ser fanático pelo Conan interpretado por Schwarzenegger, mas perto desse, bom, o Arnold dá um show de interpretação, contando ainda que a primeira versão é muuuuuuuuuito mais brutal e apelativa por esses seguintes motivos:

1- O Arnold, além do porte fisico pra lá de bruto, se comportava como um verdadeirto bárbaro, o esquema era esmagar seus inimigos. Em seu primeiro duelo, vendo que está prestes a ser morto, ele decide acabar com seu inimigo de uma forma simples e brutal. No novo Conan, o Conan menino é upado, pelo motivo de, vai lá se saber.

2- Se a nova versão mostra mulheres com peitos de fora, bom, a versão antiga, no momento em que Conan e seus aliados invadem o templo do vilão, é mostrada uma ORGIA.

3- As cenas de morte (decapitação) do original, são 1000 vezes mais realistas, tripas e membros deçepados, contanto ainda a cena em que uma mulher sob as ordens se joga em prol de sacrificio (se não me falha a memória, de uma enorme penhaco) causando uma certa, comoção.

4- Na versão antiga, o Conan ao ser descoberto quando disfarçadamente tenta penetrar no templo do vilão, acaba sendo torturado, e ele sofre, só quem presenciou a cena sabe como foi. No novo Conan, o primeiro embate dele contra o vilão que matou seu pai, é deprimente, e o Conan apanha, e ainda decide fugir no final, aliás a moça (muito gata por sinal) que faz o par romantico dele, é muito mais corajosa.

5- Na versão antiga o Conan pega uma porrada de mulherada, na versão recente o Conan pega seu par romantico numa cena meio "duvidosa" (na real? Achava que nem pra isso ele seria capaz)



Waldemir Waldemir (20/09/2011 15:30:43)   34 1
O roteiro é fraco, mas o visual e as referências ficaram interessantes. Tem potencial.
Infelizmente sofre do mal que tem acometido Hollywood: Visualmente rico, mas carente de uma boa história. Torcer para que, se investirem na franquia, coloquem bons profissionais na produção.



Fábio Fábio (20/09/2011 03:33:35)   40 1
Falaram TÃO MAL...MAS TÃO MAL... Que acabei gostando. Esperava uma grande MERDA, mesmo assim encarei, pois fã é fã né...
O Jason Momoa está otimo como Conan, cara de ruim da porra, violento, etc...
O problema é que as situações são muito fracas, vilões caricatos e efeitos capengas, mas compensou. Pretendo rever no "Shopping Chão" quando sair...hehehe



Claudomiro Claudomiro (19/09/2011 13:08:46)   1 1
Foi o pior filme que eu assisti este ano no cinema. Salva-se o Momoa que tenta carregar o filme nas costas. Roteiro pavoroso, erros de continuidade, infidelidade ao universo Hiboriano. Desde quando os Pictos só sabem grunhir? Em que parte do continente ele está? Ocidente ou Oriente?
Que Crom carregue os diretores, roteiristas e produtores para o inferno. Jogaram a franquia no lixo. Morte a esses cães estígios! fizeram com o nosso querido bárbaro.



sem avatar Carlos (19/09/2011 11:07:28)   1 1
Filme terrível !!! Joguei dinheiro fora. Mesmo pra quem não conhece o Cimério só os erros de continuidade e os atropelos no roteiro ruim (e bota ruim nisso) já bastam. Era melhor ter chamado o Schwarza pra fazer um Conan Rei!



Publicidade
sem avatar mtz21 (18/09/2011 17:52:10)   8 -1
Outro filme cujo trailer é melhor que o filme em si.



sem avatar bruxo (18/09/2011 16:30:06)   -55 0
tá faltando tesão nestes cineastas que só pensam no cheque que vão descontar depois de gritar ação e corta sem o menor sentido para suas carreiras mediocres. ainda bem que existe vida inteligente no planeta dos macacos que sem duvida foi dirigido e escritos por símios.



sem avatar Luiz (17/09/2011 22:53:15)   -11 0
UM FILME PODE TER GUERRA, VINGANÇA E COISA E TAL SEM SER PSICÓTICO! UM ROTEIRO PSICÓTICO TRANFORMOU ESSE CONAN EM UM PSICOPATA REALMENTE PARECIDO COM AQUELES VILÕES DE SEXTA-FEIRA 13 OU O MASSACRE DA SERRA ELETRICA, QUE NÃO ARRANCAM SIMPATIA DE NINGUÉM. VIOLENCIA GRATUITA, ROTEIRO INEXISTENTE. QUEM GOSTA DESSE FILME REALMENTE É BEM POUCO EXIGENTE (PRA DIZER O MÍNIMO).



Etiel Etiel (17/09/2011 22:17:55)   31 3
Acabei de assistir ao filme e confesso que lhe dar 1 estrela foi a decisão mais acertada. O filme não me empolgou em momento algum. Eu não via era a hora dessa @#$% terminar. Aliás, um filme do Conan, um "bárbaro", que faz a platéia rir dos golpes sanguinolentos de espada, realmente não merece nenhum crédito. Em alguns momentos me fez lembrar o filme "Fome Animal", um clássico do trash.



LUIZ OTÁVIO LUIZ OTÁVIO (17/09/2011 20:58:53)   227 2
Galera, na boa...

JASON MOMOA me surpreendeu... encarnou muito bem o CONAN das HQs...

o problema do filme é que se é um reboot, porra, tem que melhorar no que era ruim no primeiro... o que não foi o caso, portanto vejamos:

- ator principal: OK - apesar de gostar da atuação do SWHARZA no 1º filme, o MOMOA trabalhou melhor

- trilha sonora: HORRÍVEL - não dá nem pra comparar...

- violência: OK - mas poderia ser mais brutal, não é a quantidade de sangue que torna um filme violento, e sim as situações...

- efeitos visuais: competente, e olhe lá..

- vilão: fraco... o ator é bom mas o personagem e sua filha e capangas não me convenceram...

- ação: OK - me surpreendeu, mas ainda acho que poderia ter mostrado melhor as habilidades com a espada que o CONAN tem nas HQs

- produção: em alguns momentos faltou capricho em algumas cenas, às vezes, detalhes podem fazer a diferença num filme desse estilo...

- a luta do CONAN garoto, eu achei meio forçado...

- o interesse romantico do CONAN: putz, uma porcaria... nada a haver... não aprofundaram muito a relação dos dois, muito fraco... dispensável...

- o final poderia ter sido mais FODA, do jeito que fizeram não deu muito tesão não...

MORAL DA HISTÓRIA: apesar dos pesares, é uma boa sessão da tarde... o personagem, que é um dos meu preferidos, merecia MUITO MAIS... e o 1º filme do CONAN com o SWHARZA continua sendo o melhor...

03 ovos e olhe lá... o BORGO exagerou na sua nota...









João João (17/09/2011 17:49:42)   3 2
uma grande implicância exagerada e desnecessária.



Liev Reborn Liev Reborn (17/09/2011 16:08:25)   -33 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Roncaratti Roncaratti (17/09/2011 17:07:37)   18 1
A Lendária Fera Quimérica voltou!

Hora de tirar a poeira da Troll's Bane, galera...

Wagner Wagner (19/09/2011 14:48:07)   633 0
É isso aí, Roncaratti, e o pior é ver gente positivando e (pasme!) até mesmo concordando com este cidadão...


Ruldof Ruldof (17/09/2011 00:41:49)   0 0
O primeiro nunca foi um filme fora de serie, mas teve duas coisas que foram suficientes para superar a fuga o desvio da historia do Conan "pulp", Arnold, péssimo ator mas muito carismático e um clima épico construído pela trilha sonora!



ednaldo ednaldo (16/09/2011 20:54:01)   -31 0
Olha, eu assisti e...

É aquela coisa... se o Conan não existisse certamente o filme seria algo muito interessante de se ver, só que infelizmente o personagem a muito tempo já habita Hqs e tem suas aventuras, dramas, personalidade e toda uma mitologia em si normalmente gravados no inconsciente dos fãs.

Personagens de Hqs forjados a base de muito sangue jamais serão fielmente adaptados para o cinema, não por conta de censura, mas, pela exigência dos produtores em querer ver as salas de cinemas lotadas, visto que só assim o filme cobre seus gastos, visando virar franquia.

Agora, comparando o antigo com o novo, confesso que o Arnoldão parecia muito mais um bárbaro sanguinário, mesmo ele sendo monossilábico e tão ator quanto uma tora de madeira, já o Momoa pareceu-me um guerreiro de Games,ou até mesmo um pirata.

Enfim, mais um filme equivocado pra lista.


Cesar DS9 Cesar DS9 (17/09/2011 10:10:08)   427 0
Aha!!! como dizia o Chandler: Eu sabia...

o Arnoldo na camara da orgia, com aquela pintura de guerra, com a espada ensanguentada, chamando o bando do Thulsa pro combate é o supra sumo do barbarismo no cinema.

-----------------------------
O que? o Conan é tão bom que a mulher perdeu o rumo? kkkkkkkkkkk é piada isso né kkkkkkkkkkkkk isso é coisa de comédia romântica.





William William (16/09/2011 20:40:41)   -53 2
Achei oportuno e inteligente este comentário do Omelete. Definitivamente alguns filmecos estão usando e abusando do genero de ação como se fossem apenas... ação! O público mais inteligente já está saturado das cenas de lutas marciais e saltos "fantasiosos" sem propósito algum. Espero que Os três Mosqueteiros não repitam esta façanha no cinema. Alias, eu assisti ao filme e que Crowm e os fãs me perdoem mas é uma Bosta.


Leandro Leandro (17/09/2011 08:38:11)   -4 -1
Em os três mosqueteiros haverá barcos que voam...



Publicidade
Xandeco Xandeco (16/09/2011 18:17:40)   -8 0
"A existência da magia no universo de Conan e os poderes de Marique são jogados na cara do público sem aviso...mas dentro do universo do filme não há qualquer preparação desse aspecto..." Isso já é gayzisse demais do Borgo! ¬¬



Paulo Paulo (16/09/2011 15:14:24)   65 2
Eu assisti o filme e gostei tem cenas de batalhas bem legais, e o Momoa pegou o espirito do personagem, tem suas falhas no roteiro, mas mesmo assim chega a ser bem melhor que Conan o destruidor, Momoa interpreta o cimério bem melhor que o Arnold, se tivessem feito o filme na mesma produção do original o resultado seria diferente... Mas mesmo assim vou esperar sair para venda e deixar na coleção...
Eu recomendo...



Romualdo Romualdo (16/09/2011 14:07:35)   1616 0
Não é um filme ruim... mas tem suas falhas de roteiro e etc... Jason Momoa está bem como o cimério e Marique não está exagerada.... pow, a mulher mostra compromisso com a atuação... a sacerdotisa é normal (nada de mais) e o pai de Marique não é grande coisa como vilão... mas o filme é bacana sim... muita violência gratuita, comédia e tals... lembra muito os clássicos de sessão da tarde do tipo Simbad e A Odisseia, como não vemos há anos. Acho que o filme tem seu valor sim e o 3D, apesar de escuro, é bom ou médio... depende da sala de cinema! A roda do final do filme sai da tela com tanta rapidez que vc leva um grande susto... não sei o orçamento do filme, mas parece que não foi tbm grande coisa... mas quando vc assistir, vai ver que fizeram milagre nos efeitos visuais e que ficaram bem bacanas.
Existem cenas tipo a do navio, que eram desnecessárias (eu ri depois de ver os caras comemorando depois... não faz nenhum sentido), mas na mitologia do cimério, muitas coisas não tem nada a ver e dispensam explicações em nome da violência! Achei o filme bom dentro desses moldes que eu mencionei... é como regredir no tempo e voltar a assistir com tanta ansiedade aqueles antigos filmes de aventura épica que nos encantavam na sessão da tarde... talvez seja por isso que muita gente não gostou e desmereceu o filme.
Merecia no mínimo um regular do Omelete e não um ruim... por isso que eu já não tô confiando nas críticas desse site e nem de site nenhum!


Leandro Leandro (16/09/2011 16:42:04)   -4 -1
Ótimo comentário!!!


Romualdo Romualdo (17/09/2011 13:26:04)   1616 0
Ótimo mesmo!


Ana Ana (16/09/2011 11:39:36)   29 0
Bom, mesmo com a crítica eu vou assistir!



Nangis Nangis (16/09/2011 11:15:05)   7 0
Desde moleque aguardo dois filmes para assistír no cinema: Conan e Transformers!
Transformers me decepcionou demais. Ficou a esperança de ver um filme do bárbaro cimério... Toda a espectativa que tinha de ver esses dois filmes no cinema se transformaram em dúvida: Qual dos dois é pior?



Marcelo Marcelo (16/09/2011 10:54:56)   619 0
Não adianta ser conivente só porque se é fã do personagem. O filme é uma merda colossal!! Pronto.

Genérico, burro, mal e porcamente feito,...


sem avatar Edson (16/09/2011 11:07:33)   5 1
Você assistiu o filme, Marcelo?

Eu ainda não vi, mas não me parece tão ruim assim.

Lanterna Verde ainda é o pior dos últimos 3 anos... é pior que Lanterna?

Abraço

Alan Alan (16/09/2011 13:53:07)   21 0
Convenhamos, esse ano a coisa tá crítica, muita decepção, espero que em outubro em diante dê uma melhorada.


sem avatar Fabio (16/09/2011 10:53:56)   -11 1
A origem = 3 ovos
Rambo 4 = 4 ovos

Sei lá se da para confiar na "critica" deste filme. Vou assistir e tirar as minhas próprias conclusões.


Fabricio Fabricio (16/09/2011 13:26:56)   25 0
Tb acho Rambo 4 melhor que A origem. ;P


sem avatar Fernando (16/09/2011 10:31:10)   191 -1
Putz, Conan desde moleque! e pelo visto não verei um filme a altura, pelo menos não tentarão fazer outro desenho ridiculo dele!



Leandro Carlos Leandro Carlos (16/09/2011 10:28:25)   13 0
A impressão que tenho é que esses filmes só servem mesmo pra fazer propaganda dos jogos de PS3



marcio marcio (16/09/2011 10:26:23)   8 0
Valeu a dica Débora !!
É realmente muito boa a "critica" do pablo ^^

http://www.youtube.com/watch?v=J4XVr77cov8

bons filmes a todos
m.


Débora Débora (16/09/2011 10:39:33)   1845 0
De nada,marcio,mas é que eu segui a dica de outros omelenautas,alguns comentários mais abaixo.Que bom que gostou.Abraços.


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.