Os Croods | Crítica

Animação pré-histórica usa fórmula a seu favor e diverte pais e filhos

Marcelo Forlani
22 de Março de 2013

Os Croods

Os Croods

The Croods
EUA , 2013 - 98 min.
Animação / Infantil

Direção:
Kirk De Micco, Chris Sanders

Roteiro:
Kirk De Micco, Chris Sanders

Elenco:
Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds, Catherine Keener, Cloris Leachman, Clark Duke

Bom
Os Croods
Os Croods
Os Croods

Ser pai (e mãe) não é fácil. Na época dos neadertais era ainda pior, com certeza. Sabendo disso e vendo todas as famílias ao seu redor sumindo do mapa, Grug (voz original de Nicolas Cage), tem uma regra para sua família, os Croods: fiquem dentro da caverna! Quem não gosta disso é sua filha adolescente Eep (Emma Stone). Tão curiosa quanto agilizada, ela sai para explorar a cada virada de pescoço do pai. Em uma destas escapadas ela conhece Guy (Ryan Reynolds) e o fogo! E se apaixona - pelos dois! Depois que um acidente chamado "início do fim do mundo" destrói a caverna deles, os Croods são obrigados a procurar um novo abrigo e é assim que começa a aventura.

A DreamWorks Animation mais uma vez foi atrás de algo simples e que está virando sua especialidade: divertir a família. E conseguiu de novo. A animação criada e dirigida por Kirk De Micco (Space Chimps - Micos no Espaço) e Chris Sanders (Como Treinar Seu Dragão) equilibra muito bem as cenas de ação com as de comédia, com sequências capazes de agradar tanto aos filhos quanto aos pais. As piadas vão desde o humor físico do bicho-preguiça de estimação de Guy ao "sofisticado" deslumbramento das meninas pelos sapatos - algo que, aparentemente, vem desde a pré-história.

Graficamente o traço dos personagens pode desagradar aos que buscam cada vez mais o realismo nos personagens gerados por computador. Mas o 3D é trabalhado na medida certa, utilizando elementos como fuligem, faíscas e poeira para criar o ambiente tridimensional, sem se limitar a jogar coisas na direção da plateia. Ao fazer isso, aliás, eles conseguem ampliar o horizonte e mostrar cenários mais realistas, criando um interessante contraste com o estilo de desenho dos personagens. Ajuda também o bom trabalho de "câmera", principalmente em sequências como a caçada do início, que possui até elementos de futebol americano.

Se a história não é um primor de criatividade, ninguém vai poder dizer que ela é mal contada. O desenvolvimento da trama segue à risca a fórmula já testada, com ação, pausas e piadas inseridas cirurgicamente ao longo da caminhada dos Croods fugindo do apocalipse. Fora tudo isso, há a descoberta dos sentimentos que são realmente importantes em você, uma evocação, ainda que bem leve, ao espírito dos projetos da Pixar que não têm carros vermelhos como protagonistas.

Entrevista com Emma Stone, Ryan Reynolds e Nicolas Cage :

Os Croods | Trailer
Os Croods | Cinemas e hoerários

Leia mais sobre Os Croods



Publicidade

Comentários (39)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Daniel (19/07/2013 05:59:39)   -2 0
RECOMENDADÍSSIMO...
O filme nada é além de fantástico. Inteligente, bonito, cheio de cenários "A la Avatar" e até senti um leve "como treinar o seu dragão" na história. Soluço é o Guy, mostrando a todos os carrancudos que descer a porrada não é a melhor solução. Veja: em como treinar o seu dragão, o ofício viking é matar dragões, e o que eles aprendem sobre eles? São criaturas más e precisam ser mortas. Mas chega Soluço mostrando que eles não os conhecem, e que matar não é a solução e bla bla bla... Viram a relação? Soluço - Guy // Vikings - Croods (principalmente Grug). KKKKK, DW pegou bagagem em seus filmes anteriores... Mas sim, o filme é especial. Inteligente, bonito, engraçado, nostálgico para a minha avó kkkkkk. E por aí vai. Vale a pena assistir, recomendadíssimo... eu daria 4/5 ou 5/5... 4.75/5 kkkkkk

ps: voltando em Avatar, o início da jornada na selva me lembrou muito o filme. Um lugar novo e tal. Cheio de pirilipimpim, e quando vê, BUM um tigre na sua cara querendo te morder o rosto kkk até o tigre é parecido não? A diferença é ~spoiler~ que o tigre neste filme acaba como........

3D bacana, já me irritei de ver em TODAS as críticas, ao se tratar do 3D, o crítico falar: Não se limita a jogar coisas na tela. Daqui 50 anos, quando já houver 6D vão falar isso ainda? "Ponto pro filme que não se limitou a jogar coisas na tela", chega né. Os humanos como dito são caricaturados (todos os da DW são) Trilha sonora bastante simples - que tenta transcender os limites sonoros, acompanhando 100% a tenção da cena [em HP7.2 em uma cena de guerra teve a música Statues], o que eu pra mim não é ponto ao filme - E é só. Não assisti o dublado e nem o farei. O original está muito bom. Tchau.



John John (28/04/2013 20:41:00)   0 0
Realmente uns dos melhores filmes-desenhos que já vi....O filme realmente te prende do inicio ao fim, tanto pela história como pelos desenho em sim (a arte) e falando do 3D é de deixar qualquer um de queixo caído, náo pelas maravilhas que total 3D mas em sim pelo bom aproveitamento das imagens com este aterfato....



wall-e wall-e (08/04/2013 13:01:25)   171 1
parece que a Dreamworks esta começando a subir o nível das suas animações.

apesar dos gráficos da DW não serem do meu agrado(acho muito caricatos), nos últimos filmes deles eles melhoraram muito em enredo. Os Croods é muito bom!

eu ri muito com o filme, e achei bem inteligente e muito bem feito as animações (tirando os personagens toscos, estou falando de animação, texturas, etc).

continue melhorando DW, porque você esta longe da Pixar.


wall-e wall-e (08/04/2013 13:02:51)   171 1
mais uma coisa, obrigado galera do Omelete por recomendarem o filme. Só decidi ver o filme depois que li os comentários. Não gosto de ler críticas antes do filme, a maioria tem spoilers =P


Danilo Danilo (05/04/2013 01:26:17)   -6 1
Há anos não via uma animação tão boa assim, surpreendente. Não da para comparar com a Era do Gelo. Um visual maravilhoso e uma história carregada de filosofia. Vi muito da Alegoria da Caverna do filósofo Platão (sair da escuridão e lidar com as dificuldades dos novos conhecimentos) e a própria busca pela ideia e pelo novo me remeteu ao iluminismo, siga a luz... Mesmo que seja batido esses temas, reinventá-los é ótimo para gerar pontos de vista em crianças que veem a luz da sabedoria como um caminho a ser seguido, o que muitos políticos e religiosos fizeram ao contra-lio, levando-as ao caminho da ignorância.. Se eu fundasse uma igreja seria interessante os croods servirem de mitologia.. rsrs


sem avatar ALEXSANDRO (02/05/2014 20:34:04)   -3 0
Preconceituosa e patética a relação que você faz entre religião e ignorância. A luz no filme se refere, ao contrário do que você diz, não à sabedoria em si, mas a condição de equilíbrio entre se apegar ao que já se sabe e a necessidade de adquirir novos conhecimentos, ousar e arriscar. Note que no final do filme é justamente numa caverna que o pai da família acaba se protegendo e, paradoxalmente, onde passa a abrir a mente para novas idéias. É justamente por alcançar esse equilíbrio que o pai da família encontra na "luz" o caminho para a "salvação" da família e dele próprio, o que me faz ver nisso um conceito sutilmente religioso.


sem avatar Carlos (01/04/2013 17:18:22)   0 0
http://7lhamas.com.br/cinema/os-croods/

Review um pouco mais completo



Rodrigo Rodrigo (01/04/2013 17:11:18)   -26 0
Pela primeira vez dormi no cinema. Fraquinho este. Assim como o Madagascar 3.



Psycho Psycho (01/04/2013 12:23:52)   12 0
Oi,

Podem haver spoilers abaixo.

Assisti este filme no cinema ontem e achei um "Era do Gelo" requentado.

Com exceção que em Croods não há "mamutes, tigres dente-de-sabre, preguiças gigantes, etc", ou mesmo dinossauros.

Se assim o fosse, Croods seria cópia patética de "Era do Gelo".

Portanto, para se distanciar da série pré-histórica da Fox, optaram por utilizar criaturas absolutamente fantásticas e surreais neste filme ao invés de seres pré-históricos "reais".



Ricardo Ricardo (31/03/2013 21:19:55)   1808 2
Fui ver hoje com minha esposa. Fiquei emocionado no fim da projeção e me diverti como não me divertia a tempos com uma animação. Simples, objetivo, divertido, emocionante e um prato cheio para crianças e adultos, contendo lições valiosíssimas sobre família, amigos, relacionamentos e sobre ter a coragem necessária para assumir riscos.

Fiquei muito feliz de ter escolhido esse filme para ver ao invés de Broken City. Valeu cada centavo!

Nível Pixar! Recomendadíssimo!



sem avatar Felipe (25/03/2013 07:43:59)   44 1
Realmente bem divertido !!

A horas que mais eu ria eram sobre a contagem dos membros da família onde a sogra sempre insistia em aparecer kkkkkkkkkkkk

Talvez por uma identificação pessoal, mas pra mim foi hilário.^^ Inclusive ouvi o comentário de uma pessoa ao lado " Esse roteirista devia ter uma sogra dos infernos XD "


sem avatar Paulo (31/03/2013 15:39:34)   -47 -1
Esse seu português que é "dos infernos"! Vai aprender a escrever seu analfabeto!

Tua sogra tem motivos pra não gostar de ti mesmo.


Christopher Christopher (24/03/2013 15:14:17)   11 2
Um filme fantástico. Simples mas rico. Dei muitas risadas.



Publicidade
Sheldonminator Sheldonminator (23/03/2013 17:33:50)   26 -1
parece mais uma copia do filme era do gelo 4 so fizeram trocar o personagens por humanos


sem avatar felipe (31/03/2013 19:20:24)   14 0
Trocar por personagens humanos e melhorar e muito o enredo.
Mas você tem razão, a era do gelo patenteou o tema pré história e qualquer obra com este gênero é uma cópia.


sem avatar Thiago Marins (23/03/2013 00:07:04)   17 2
Nossa eu amei o filme, assisti hj e dei muita risada, refleti sobre varias coisas da vida que o filme nos faz pensar, me surpreendi com os gráficos e qualidades sonora... no conjunto foi umas da melhores animações ja criadas pela Dreamworks.



sem avatar Maran (22/03/2013 14:17:44)   1379 0
Se o filme "DBZ Battle of Gods" vier pra cá e for divulgado igual a esse filme...



Stuart Stuart (22/03/2013 13:26:05)   987 3
simples,direto ao ponto e eficiente.

otima crítica!



entouces entouces (22/03/2013 13:14:12)   41 1
vi e me surpriendi!



Rocket Palmira Rocket Palmira (22/03/2013 12:33:22)   -81 1
" Kirk De Micco (Micos no Espaço)" Ainda Bem q ele nao chama Kirk de Pinto, senão imagina o filme q ele iria fazer.


sem avatar Paulo (31/03/2013 15:40:22)   -47 -1
era pra ser engraçado esse comentário?


Jamerson Jamerson (22/03/2013 11:21:40)   382 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Rocket Palmira Rocket Palmira (22/03/2013 12:30:11)   -81 1
Quando eu era nova assistia aos Flinstons, era um excelente desenho q eu recomendo pros meus amiguinho, uma pena q sua geração prefira ver a Escola de Princesas da Barbie.

Jamerson Jamerson (22/03/2013 18:36:29)   382 1
na minha infância, tinha Flintstones tbm...


Gustav Klimt. O Zumbi que gostava de sonetos, sangue e cerejas. Gustav Klimt. O Zumbi ... (22/03/2013 11:05:18)   1900 11

Os filhos vêm com uma imensidão de responsabilidades, mas também com um mundo de novas possibilidades. Quem é pai hoje em dia acaba virando Ph.D em Bob Esponja, mestre em Cocoricó e especialista na programação do Cartoon Network e do Nickelodeon.

No fundo, esta volta à infância imposta pela paternidade, nada mais é do que a manifestação espontânea daquele menino que insiste em morar dentro da gente.

Um menino que se assusta no espelho diante da densa barba que lhe mostra que o tempo é como um dragão que lhe devora os segundos.

Eu, quando assisto a um desenho no cinema, pareço um menino de oito anos - com contas de água e de luz no bolso, mas feliz como um guri andando de bicicleta na chuva.


sem avatar Alex (22/03/2013 14:33:09)   4 5
Parabéns pelo comentário Gustav.
Resumiu o sentimento de muita gente, inclusive o meu.
Tenho 03 filhas e me diverto tanto quanto elas (ou até mais) quando vamos ao cinema.

sem avatar Paulo (31/03/2013 15:41:38)   -47 1
Finalmente alguém sensato nos comentários. Parabéns pelo texto!


Noir Noir (22/03/2013 10:59:07)   244 1
Assisti na pré-estreia no domingo (assisti de graça :D).
Ótima crítica, filme bem bacana e divertido. Como o Forlani disse: pra ver com toda a "galera" no cinema.
Pena que era em 3D (eu uso óculos, e óculos em cima de óculos 3D é um caos).


Tex Avery Tex Avery (22/03/2013 12:24:12)   163 1
Cara eu uso ao contrário, os óculos 3D do cinema em cima dos meus óculos... fica pouco nariz, mas fica melhor pra assistir!


Arnobio Arnobio (22/03/2013 10:55:32)   20 2
Assisti semana passada com o meu sobrinho e achei o filme muito divertido.Eu não achei os traços dos personagens desagradável.O 3d é realmente muito bom e a história é simples mais divertida.Se brincar foi o melhor filme de Nicolas Cage em anos.hehehehehe.Incrível como as crianças se divertiam e riam com aquele bicho preguiça que é o cinto de utilidades do Guy.



Publicidade
Ricardo Ricardo (22/03/2013 10:49:03)   133 1
Vou assistir amanhã.


sem avatar Paulo (31/03/2013 15:42:02)   -47 -1
kiko?


Barbarian Barbarian (22/03/2013 09:57:29)   1271 5
"uma evocação, ainda que bem leve, ao espírito dos projetos da Pixar que não têm carros vermelhos como protagonistas"

OBRIGADO!, Carros é DE LONGE o pior filme da Pixar. Sem contar, é claro, Carros 2.

Mas ótima crítica! Vou levar o primo pra ver o filme! :)



Pedro Pedro (22/03/2013 09:48:07)   759 1
Esse filme teve uma divulgação maravilhosa. Há um mês tem comercial na tv aberta. AGORA,eu não esperava um filme bom. Principalmente pelo visual,pelos traços,e pela história. TALVEZ eu assista....não no cinema.



Bruce Willis de Bigodinho Bruce Willis de Bigodinho (22/03/2013 09:36:54)   511 3
Cara, eu adoro a voz da Emma Stone... (a voz e todo resto claro).




Thyago Roberto Thyago Roberto (22/03/2013 01:59:21)   728 1
Resumindo: Simples, mas eficiente.



Eduardo Eduardo (22/03/2013 01:39:29)   3 0
Forlani, Neandertais, faltou um "n". abs!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.