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Crysis 3 | Crítica

Multiplayer frenético e belos visuais compensam por pouco jogo curto que não aproveita novas mecânicas

Érico Borgo
04 de Março de 2013

Crysis 3

Crysis 3

, 2013
Ação Electronic Arts

Direção:
Cevat Yerli, Crytek

Bom

A Crytek atingiu a perfeição visual com o processamento disponível nesta geração com seu CryEngine 3. Nos PCs, os games da série Crysis são exaltados como alguns dos melhores nesse quesito - e o novo título, Crysis 3, não é exceção.

Nos consoles PlayStation 3 e Xbox 360, apesar da defasada qualidade gráfica estar muito aquém dos computadores, o engine faz igualmente bonito. Há apenas um seleto grupo de games que enchem os olhos como o novo jogo da Crytek.

Neste quarto título (contando Crysis Warhead), o protagonista do original, Prophet, retorna à ação depois de 20 anos em animação suspensa, como prisioneiro da organização CELL. O salto temporal dá ao jogo um cenário geopolítico novo, mas sem esquecer o que passou. Nova York virou uma selva, com ruínas de civilização por todos os lados. A CELL patrulha o local, fechado em uma cúpula, ocultando algo, que Prophet - resgatado pelo velho amigo Psycho e mais máquina do que homem, fundido à sua armadura Nanosuit - precisa descobrir o que é. Enquanto isso, alguns alienígenas Ceph vagam como selvagens, sem a mente que os controlava como uma colmeia.

Crysis 3 16mai2012 f08

Agindo ao encontro do ótimo engine está uma direção de arte inspiradíssima. O design de fases, porém, retrocedeu muito em relação ao jogo original - e isso é apenas um exemplo dentro da principal falha do game: falta função à maioria dos recursos de mecânica. Prophet, afinal, tem um sem-fim de possibilidades de customização de armas, que pouco alteram a maneira como o jogo transcorre. Basicamente, é possível ir do início ao fim usando apenas o arco composto, a grande novidade do game. Como dispará-lo não remove a camuflagem, a ação pode ser resolvida quase que na íntegra indo de abrigo em abrigo para recarregar a energia da nanosuit enquanto limpam-se os inimigos em tela. Outros novos recursos, como a possibilidade de marcar oponentes em tela com uma visão em estilo de radar e o mini-game de hacking (que converte minas e torres de defesa em aliadas), torna a coisa toda ainda mais fácil. Crysis já foi bem mais desafiador.

Crysis 3 16mai2012 f04

A série sempre privilegiou a escolha: resolva os desafios com armas, furtivo ou com inteligência e os punhos e tinha fases amplas, cheias de possibilidades. Dava para quase se perder nelas. Mas aqui quase todos os cenários envolvem inevitavelmente encontros com os oponentes, já que frequentemente são afuniladas. As fases lineares e herméticas (há uma entrada e uma saída apenas) limitam a criatividade e forçam a limpeza furtiva citada acima. O que era opção no primeiro jogo, virou regra velada aqui. O problema já existia no segundo game, quando a Crytek trocou a excelência do desenvolvimento para os PCs para a (necessária em termos de negócio) massificação de público dos consoles, mas aqui ficou ainda mais evidente.

Crysis 3 16mai2012 f07

Fica o demérito também para a duração. A história agrega muito pouco à série, fazendo o que é possível em pouco mais de cinco parcas horas de jogo. Fica óbvia a opção da Crytek, que andou comentando sobre o "fim do single player", em valorizar o jogo online. O multiplayer é frenético, com a maioria dos modos focada em nanosuit-contra-nanosuit. A diferença em relação à instância anterior é que há um novo sistema de configuração pré-carregada, em que você pode definir suas opções de armadura antes do início do jogo. Um modo divertido e que merece destaque é o "Hunter", em que uma equipe de soldados CELL enfrenta dois oponentes com Nanosuit. Eles têm quatro minutos para eliminar os soldados, que tornam-se caçadores eles também quando mortos. Vence o soldado que ficar vivo.

Com uma história curta, uma mecânica repleta de possibilidades e um design de fases e encontros que não usa todo o potencial desenvolvido, Crysis 3 torna-se um jogo de interesse para os fãs da série, mas que não deve trazer novos jogadores à franquia. É muito pouco pelo dinheiro investido - ainda que pelo menos no multiplayer eles tenham acertado, para quem gosta do masoquismo de jogar com uma legião de fanáticos habilidosos. Afinal, se nos jogos comuns a morte invisível já é algo trivial, com tantos campers e snipers por aí, quando o jogo envolve guerreiros a la Predador, capazes de ficar invisíveis de verdade, as partidas ficam ainda mais surrealistas.

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Comentários (16)

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Eduardo Eduardo (08/05/2013 16:54:11)   11 0
Mais um exemplo de como a diversão de um jogo não é medida pelo seu gráfico.

O jogo visualmente é espetacular mas não me prendeu. Alias não tive sequer vontade de chegar até o final.

Nao recomendo.






Leo_Kent Leo_Kent (18/03/2013 19:37:48)   30 0
acabei de terminar Crysis 3 e só tenho elogios a fazer ao jogo e a série. Por mais que tenha sido bem mais curto que os anteriores(eu fiz em 8 horas e 3 minutos) ele conseguiu mostrar para o que veio, mesmo só tendo desenvolvido bem nessa parte da metade em diante e teve um final bem interessante finalizando tudo o que foi feito e abrindo muitas possibilidades. E os personagens foram bem desenvolvidos também, sem exceção.



thiago thiago (08/03/2013 16:36:49)   -38 0
depois de jogar Dishonored,Far cry 3 e Borderlands 2....
Crysis 3 é muito decepcionante!!!!!!
linear,falta de criatividade na construção das fases e IA burra.
é muito dificel vc,jogar um jogo de fps de ação e não ter a jogabilidade de um Far cry por exemplo...
não esperava um mundo aberto,mas esperava uma falsa sensação de mundo aberto...na boa...
comprem um desses 3 jogos e sejam felizes,pq o meu crysis 3 venho de barco



sem avatar Fernando (05/03/2013 17:46:42)   15 1
Fim do single player?? Lamentável....Multiplayer só serve pra viciado. Não dá nem pra entrar no jogo e vc já morre...kkk. Mas é claro que tem que ser um single com uma história que prenda a atenção. Gostei de Battlefield 3, Farcry 3.... O Crysis 3 ainda estou começando. Gráficos incríveis, imersão total....mas a história ainda não sei dizer. Vamos ver...


igor igor (06/03/2013 20:25:52)   1 1
O bom do multiplayer é a superação.
Começar perdendo pra quase todos e depois virar o jogo,sendo o melhor.
Jogo Street Fighter 4 pra valer e participo de campeonatos,mas no começo era apenas saco de pancada.
Que o single e o multi coexistam.


Anselmo Luiz    Anselmo Luiz (05/03/2013 17:03:37)   100 0
Erico Borgo, vc consultou outros sites pra poder fazer essa critica?, sabe que alguns leitores daqui só aceitam opiniões copiadas né?



Anselmo Luiz    Anselmo Luiz (05/03/2013 16:56:01)   100 0
Vo ler essa critica,pra poder fazer a minha depois. kkkkkkk



sem avatar Julio Cesar (05/03/2013 15:49:48)   49 0
Single Player medíocre ... não adianta ter um grafico tremendo , fica nítida a defasagem de grafico pra estória fazendo com que perca a graça de jogar .

O Multiplayer pra quem é novato no game não adianta porque ta lotado de viciado , vc morre de 10 em 10 segundos e como se comprase battlefield 3 agora quando ta cheio de level 99 PERDE A GRAÇA ! .



Renan Renan (04/03/2013 23:17:24)   2463 0
Só esqueceram de falar q a I.A é muito burra.



sem avatar Matheus (04/03/2013 21:34:51)   0 0
O protagonista do primeiro game foi o Nomad. Prophet é protagonista apenas desse.



Ironic Ironic (04/03/2013 16:52:39)   673 1
Prophet original não tinha dado um tiro na cabeça no segundo jogo?


Kaos Kaos (04/03/2013 17:22:51)   2706 2
Joga o 2 até o final que vão explicar... é spoiler máximo.

Ironic Ironic (04/03/2013 17:35:38)   673 1
Valeu William

eu ate ia retratar meu comentario...eu não joguei o primeiro e fiquei meio perdido nas explicações

mas o jogo é muito bom

Abraços


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Kaos Kaos (04/03/2013 16:47:21)   2706 2
Eu vou ter que conferir esse multiplayer... Jogo no PC, e confesso que minha GTX 470 chorou na resolução 1680 x 1080 no modo high pra alguns medios, só melhorou mesmo depois do instalar o patch.

Sobre a CryEngine 3 fazer igualmente bonito, faz sentido, o próprio produtor do jogo disse que teve que novamente limitar o jogo devido aos consoles, principalmente no quesito I.A.

Estou com 3 horas de jogo, e por enquanto concordo, o jogo não está agregando muito a série.




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