HQ/Livros

Notícia

DC Comics deixa Nova York e se aproxima mais de Hollywood

Mudança para a Califórnia era esperada desde a reestruturação da empresa em 2009

30.10.2013, às 12H16.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

A DC Comics confirmou nesta terça-feira que fará uma mudança histórica em 2015: seu escritório vai sair de Nova York, na avenida Broadway, e passar para a Costa Oeste dos EUA, em Burbank, Califórnia.

dc comics

None

Burbank, a poucos quilômetros de Los Angeles, é a sede da Warner Bros., conglomerado que comprou a DC na década de 70. A DC foi fundada em Nova York em 1934 e mantinha-se lá até hoje. A mudança era esperada e circulou como boato desde 2009, quando a editora foi reestruturada e virou DC Entertainment.

Uma executiva da Warner em Los Angeles, Diane Nelson, conhecida por trabalhar na bem sucedida divisão de produtos para DVD da Warner/DC, assumiu a presidência da DC Entertainment e a matriz começou a investir mais em levar os personagens da editora para outras mídias. A divisão digital e a administração da DC passaram a funcionar na Califórnia em 2010.

Na prática, os grandes afetados pela mudança são os editores de quadrinhos, os únicos que trabalham na sede novaiorquina. Em e-mail da presidente a toda a DC, ontem, ela informa que executivos da empresa irão a Nova York discutir com os funcionários o planejamento para mudança, que ainda tem um ano para se desenrolar. Para roteiristas, desenhistas, coloristas e todos os outros criativos envolvidos em fazer as HQs, a mudança é quase irrelevante - já faz décadas que eles estão espalhados pelos EUA e pelo mundo.

Nova York é conhecida como a sede do mercado editorial dos EUA, enquanto Los Angeles é lembrada por Hollywood e todo o mercado audiovisual. A mudança, a princípio, visa apenas facilitar o contato entre o alto escalão Warner/DC e o editorial de quadrinhos, mas também serve para criar mais contato entre a produção de HQ e o uso de Batman, Superman, Flash e companhia no cinema, nas animações e outros produtos.

Em termos históricos, por outro lado, é uma mudança extremamente importante. A eterna concorrente Marvel Comics continua em Nova York, onde também foi fundada na década de 1930 - mesmo que sua empresa-irmã lucrativa, o Marvel Studios, e sua empresa-mãe, a Walt Disney Corporation, estejam nos arredores de Los Angeles.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.