Assista Agora

DC Comics | Lanterna Verde original é o novo personagem gay da DC Comics

Revelação será feita na edição dois da revista Earth 2 - e mais mudanças virão por aí...

Érico Assis
01 de Junho de 2012

All-American Comics
All-American Comics #16, a primeira aparição do Lanterna Verde
lanterna

DC Comics informou recentemente que mudaria a orientação sexual de um de seus super-heróis consagrados na reformulação editorial, conhecida como Novos 52, a que está submetendo todo o seu universo de personagens. Agora, a editora oficializa o nome do personagem.

O roteirista James Robinson, responsável pela mudança, informou que Alan Scott, o Lanterna Verde original, foi o escolhido. Veja imagem na galeria que o mostra beijando outro homem.

O personagem é um herói  já estabelecido e proeminente, que faz parte do Universo DC há 72 anos. Mas talvez para evitar controvérsia, o escolhido a sair do armário vive hoje na Terra 2, uma das realidades alternativas do Universo DC. Ele não deve ser confundido com o Lanterna Verde Hal Jordan, protagonista de um recente filme. Alan Scott surgiu em 1940, durante a chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, quando o Lanterna Verde tinha seus poderes explicados com uma mistura de misticismo e profecia, ao contrário do Lanterna Verde pós-1959, que redefiniu o personagem escorado na ficção científica espacial.

Scott chegou a figurar brevemente na DC pós-recomeço editorial: teve uma breve participação no primeiro número de Earth 2, série que estreou este mês nos EUA. A novidade será mostrada na edição número dois de Earth 2, que sai em junho nos EUA - veja prévia na galeria.

[ATUALIZADO, 12h] Enquanto isso, outro roteirista, James Robinson adiantou: vem mais por aí. Em entrevista ao site da revista The Advocate, Robinson diz que: "Tem outro personagem [gay] mais para a frente, mas é um personagem que vai demorar para aparecer, então talvez seja cedo demais para falar nele. Alan Scott não será o único personagem gay em Earth 2, eu garanto."O escritor também comentou que também haverá mudanças de gênero - heróis que vão virar heroínas, ou vice-versa - e de raça em Earth 2. O Eléktron, por exemplo, deve ganhar versão feminina.

As ações são parte de um esforço da indústria de quadrinhos - que inclui o primeiro casamento gay na Marvel - de diversificar seus personagens, tornando-os mais coerentes com a diversidade do próprio público.

Leia mais sobre a DC Comics


Compartilhar

Comentários (590)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

alex alex (18/06/2012 23:37:06)   5 1
Não sei a novidade, a fraqueza dele sempre foi o pau..., digo madeira! KKKKK



sem avatar Pendragon (17/06/2012 18:08:10)   0 0
A DC está perdidona mesmo...quanta bobagem tem sido publicada nesses dias...



sem avatar Jake (12/06/2012 12:44:03)   4 1
Não entendo o choque disso, já que não é a primeira vez que isso acontece. Se não me engano, em 1992 houve uma notícia que chocou muitos fãs: o personagem canadense da Marvel Northstar foi retratado como gay. Parece que a DC tem tentando seguir os passos da Marvel, isso é um pouco estranho, já que a Dc inspirou em muito a Marvel...



sem avatar Olive (06/06/2012 01:46:58)   -289 0
Coisas mais importantes para serem tratadas em hqs?Ou seja, a questão sexual é algo menor na vida humana?Esse pessoal é uma graça.E turma dos cuequinhas verdes tiveram calafrios com essa de novos personagens saindo do armário.



Felipe Felipe (05/06/2012 21:25:52)   24 3
Nada contra o homosexualismo. Acho até interessante que também exista essa diversidade no mundo dos heróis, mostra que a sociedade é a mesma e merece respeito, mas...... mas pq "outros virão"?
-
Na boa, o que a DC ganha aumentando a "cota sexual" dos gays?
Estranho esse movimento... vai entender.
Ta certo que a DC ta abusando das cenas de sacanagem agora, sexto, peitos, bundas, etc. Mas o que é bom mesmo são as histórias, e a sexualidade não influencia (ou não deveria influenciar), tanto assim.


Waine Waine (05/06/2012 23:55:19)   -7 2
Pois é cara, pra mim isso tá fedendo a factóide, só pra ganhar espaço na mídia. Se eles quisessem mesmo apoiar a causa, colocariam algum personagem de primeira linha. Super-homem gay? Batman gay? Mulher-Maravilha gay? Flash? Vai é acabar sobrando pra um Robin ou pro coitado do Aquaman.


sem avatar taito (05/06/2012 19:54:40)   69 -2
hahaha fico imaginando os caras que cresceram lendo lanterna verde...
hahaha
nada contra criar personagens gays, agora, transformar os velhos personagens em gays... que pelo menos façam de forma menos idiota!
afinal, tem tando pelego ai que chega aos 40 anos e começa a morder a fronha!
é so fazer o mesmo com o Batman, superman.
imaginem as armas que esse lanterna vai criar com o anel?
hauhauhauhauha!!


sem avatar josé (05/06/2012 22:39:46)   -36 0
é um tipo de LAVAGEM CEREBRAL mesmo...estã o massificando a homossexualidad com paradas, bj na tv, vídeos "educativos", etc...ao invés d respeitar, quem perceb esse movimento passa a ter RAIVA por ter seu espaço invadido e perceber q educar segundo valores cristãos e biologicament normais vai ser MT MAIS DIFÍCIL... É O FIM DO MUNDO!!!


sem avatar josé (05/06/2012 19:18:42)   -36 0
preciso falar: uma coisa é estimular RESPEITO, TOLERÂNCIA, etc...outra,bem diferent, é INVADIR, SUBVERTER, REFORMULAR a origem d um herói pra atingir o público gay...é uma INVASÃO/DESRESPEITO ao direito dos q cresceram tendo o personagem como referência, inclusiv sexual... ver o tal Lanterna beijando a boca d outro homem e fazendo-lhe juras d amor foi MT, mas MT DESAGRADÁVEL...


Kleber Kleber (05/06/2012 19:57:22)   2 1
ñ vou comprar e nem ler mas hqs pro meu filho,ñ sei o dia de amanha.


Galen Galen (05/06/2012 18:08:03)   665 1
Aquilo que eu procuro não é a polemica relacionada a nova postura sexual de Alan Scott ... O que me interessam são as historias envolvendo o personagem depois que ele se tornar Lanterna Verde ... não ligo a minima para a sexualidade de Alan ...por que eu ligaria e me importaria com as escolhas sexuais de um PERSONAGEM FICTÍCIO ... Aquilo que me interessa é saber se contarão BOAS HISTORIAS com ele indiferente dele ser gay , bi , hétero e tal ... ultimamente nos temos vivido um período escuro nos quadrinhos ... nada mais possui respostas simples como antes ... nada mais é facilmente definível e de fácil discernimento ... os vilões hoje em dia são MONSTROS que arrancam braços , esmagam crânios e fazem tapetes de pelos com super-heróis do segundo escalão isso quando não estupram suas esposas e não as matam enquanto estão gravidas ou então matam suas filhas e filhos ... nos não estamos mais numa época simples em que é fácil diferenciar o " bem " do " mal " muitas vezes os personagens caminham por sobre a ténue linha que separa os dois outras vezes heróis super amados são capazes de atos da mais pura vileza e alguns vilões em contrapartida fazem atos nobres ... por isso não estou interessado na sexualidade deste " novo Alan Scott " o que me interessa é saber se como herói ele será um personagem interessante que acrescentara novas e boas historias e que trara momentos emblemáticos de resto não me interessa o fato dele ser " gay " ... todos aqui demonstraram que tem discernimento suficiente e que também sabem o que querem e que sua revolta não é bem com o fato de ele ser " gay " mas sim com o fato de que " torna-lo gay " é puramente uma jogada sensacionalista da DC Comics que pegou um personagem clássico que nunca jamais deu qualquer demonstração de homossexualidade nas suas atitudes e o transformar em gay sem também respeitar o trabalho de seu criador que dificilmente consentiria com isto e também sendo que Alan Scott não é assim tão de " primeiro time " pois é calcado num super-herói veterano que existe desde antes da segunda guerra mundial e duvido que eles tivessem ousado " tirar do armário " o Lanterna Verde oficial / Hal Jordan ou Guy Gardner ou John Stewart ou mesmo Kyle Rayner ou qualquer membro da Tropa dos Lanternas Verdes , ou então outro super-herói como o Gavião-Negro , Asa Noturna , Superboy/Connor Kent , o Flash/Wally West ( ou Barry Allen já que o assunto é fazer personagens do primeiro time de heróis " saírem do armário " ) , Cyborg / Victor Stone ou Arqueiro Verde/Oliver Queen ou mesmo a Mulher-Maravilha e o Superman ... esses são SAGRADOS ... ninguém pode mexer além de um certo limite que é morte certa , segura e garantida pelos fãs ... em vez de estarem interessados em contar boas historias com os personagens preferem polemizar ... por isso não estou interessado nem preocupado ... hoje dizem que Alan " é gay " mas daqui a cinquenta anos num " novo reboot " é provável que esqueçam essa ideia ou talvez mesmo antes ... então eu prefiro ver se contarão boas historias e se Alan Scott como gay ainda assim será " herói " e " heroico " ...



sem avatar Cesar Rafael (05/06/2012 17:33:45)   68 2
Olha, eu penso que se DC queria fazer um herói homossexual, deveria ter criado um herói novo, e não pegar um personagem que durante 72 anos foi heterossexual e ainda teve 2 filhos e tranformá-lo em homossexual.

Eu leio quadrinhos já faz um bom tempo, e já li muitas histórias com o Lanterna Verde Alan Scott, e é estranho ve-lo beijando outro homem agora, muito estranho...


Kleber Kleber (05/06/2012 17:54:58)   2 -1
me esclareça uma duvida , isso vai parar no cinema?
vai homologar ou monopolizar? todos os herois vao jogar no memsmo time? e as heroinas ? sera q as pessoas que se indentificam com o personagem tem aprovam? (desculpa usar seu espaço mas gostaria de frizar que as historias antigas sao construtivas e as atuais sao destorcidas.


Ramon Ramon (05/06/2012 04:12:32)   -9 0
• fiquei surpreso com a ignorância dos maioria dos leitores aqui do omelete ,realmente esperava pessoas mais esclarecidas por aqui..



Publicidade
JANDER JANDER (05/06/2012 00:33:05)   128 2
INCRÍVEL QUE TEM "KRAS" AQUI QUE CHAMA AS PESSOAS DE HOMOFOBICOS. POR ACASO ELES SABEM O QUE É HOMOFOBIA??? HOMOFOBIA SÃO PESSOAS QUE HUMILHAM , ESPANCAM E MATAM OS HOMOSSEXUAIS. AQUI NÃO EXISTE PESSOAS QUE AJAM DESSE MODO, ENTÃO POR QUE TANTA DISCUSSÃO E OFENSAS COM AS PESSOAS QUE COMENTAM CONTRA UM HERÓI GAY, ISSO NÃO É DE RESPEITO NEM UM, POIS NÃO ESTA HAVENDO OFENSAS COM NINGUÉM, HÁ NÃO SER O CONTRARIO, ONDE NÓS QUE SOMOS CHAMADOS DE "HOMOFOBICOS", QUE ESTAMOS SENDO OFENDIDOS POR PESSOAS SIMPATIZANTES. SOU COLECIONADOR DE HQ HÁ MUITOS ANOS E ESSE ASSUNTO NÃO É DE TANTA IMPORTÂNCIA, EXISTE ASSUNTOS MELHOR A SER ABORDADO, COMO AS DROGAS EM QUE ANTIGAMENTE JÁ FOI ABORDA, COMO O CASO DE ROY (O RICARDITO), ESSA ÉPOCA ERA BACANA, OUTRA COISA MUITO BOA ABORDADA FOI NA REVISTA DOS NOVOS TITÃS, ONDE TINHA UMA HISTÓRIA CHAMADA "OS FUGITIVOS" UM CLÁSSICO QUE ENGLOBA A REALIDADE DO JOVEM PERDIDO EM DROGAS E SE ENVOLVENDO COM PROSTITUIÇÃO, ESSES SÃO ASSUNTOS QUE DEVERIA SER ABORDADO, POIS É ISSO QUE PRECISA PARA ABRIR A VISÃO DOS JOVENS PARA NÃO SEGUIR O LADO ERRADO.AGORA PESSOAL ESPERO QUE ME ENTENDAM!!!!



MUITO OBRIGADO BOA NOITE.


Felipe Felipe (05/06/2012 09:14:03)   354 2
O COLECIONADOR

É realmente ridículo essa reação das pessoas em relação as que são contrárias a criação de um heroi gay, e concordo contigo há vários temas mais importantes e que deviam ser alertados para a juventude do que mostrar um personagem que assume sua homossexualidade...

...E mais uma vez repito, chamar de homofobia ou de enrustido quem é contrário a ideologia homossexual é o alibi mais furado que os pró causa homossexual tem a demonstrar, aprendam a formular seus argumentos meus amigos.


Bom dia a todos.

Abs.

sem avatar Andreas (05/06/2012 10:42:30)   0 1
APOIADO colecionador!! Não é porque uma pessoa não gosta de um homossexual que ele é necessariamente homofóbico! Ou no caso desse heroi gay, por estar nos sentido traidos, não podemos expressar nossa revolta? Nossa opnião? TEMOS,por obrigação, gostar do que fizeram ao nosso heroi?? Somos agora obrigados a aceitar tudo que for homossexual?? NÃO MESMO!

Kleber Kleber (05/06/2012 12:46:39)   2 1
E isso msm amigos.


Galen Galen (04/06/2012 16:00:03)   665 1
http://charges.uol.com.br/2012/06/04/tobby-entrevista-lanterna-verde/


Kleber Kleber (04/06/2012 21:02:28)   2 1
moral desculpe mas sera q a Marvel vai por o Hulk de lingerie vermelha?rsrsrs, nd contra mas acho q os herois de antes deixa assim normal, as criaçoes de hoje td bem como quiser sera novo msm, uma coisa e a informação antiga ou o personagem e outra a nova desculpe qualquer coisa galera.


sem avatar Luis Claudio (04/06/2012 08:27:26)   3 3
Galera,
O que busco nos quadrinhos são boas histórias. Os caras inventam essas situações só para criar polêmica e vender HQ - já que matar personagem ficou muito batido, então mudar a orientação sexual chama mais atenção. E chama porque tem um monte de gente que se incomoda com isso.
Não sou nem a fovor, nem contra. Apenas me darei o direito de ler aquilo que estiver a fim. Se alguém não gosta de ver o lanterna verde beijando um cara, então não compre a revista. Se gosta, então vá ler.
Eu prefiro ler boas histórias, principalmente as antigas - que não precisavam de apelações para ser boas. E quando falo apelação me refiro também a histórias demononíacas, violência desenfreada, tudo aquilo que busca apenas a polêmica e vender revista, sem se preocupar com o conteúdo.


Felipe Felipe (05/06/2012 09:18:48)   354 2
Mas no quesito apelação o tema homossexualidade ganha disparado, até porque Luis muitos querem violencia desenfreada e histórias de cunho demoniaco...

...Bons tempos que se faziam HQs com amor e com o coração, hoje o que manda é o dinheiro e o que faz dinheiro são temas assim polêmicos e não boas histórias...Abs.


Castiel Castiel (04/06/2012 03:35:22)   76 -1
Ah não, chega! Apagaram de novo a porra dos comentários.

Desisto. Apagam os meus comentários anti-homofobia, deixam os diversos comentários homofóbicos e de péssimo gosto intactos. Não falam nada, não explicam nada, só apagam. Meus comentários não são negativos(pelo contrário), e ainda assim são apagados.

Achei que poderia ser bug, mas já é a terceira vez que isso acontece, que eu pergunto o que houve e não obtenho resposta nenhuma.

Cansei e foda-se, não posto comentário nenhum em notícia nenhuma. Não frequento mais o site, e não divulgo-o mais também.

Se quiserem excluir minha conta, à vontade.


Castiel Castiel (04/06/2012 03:41:29)   76 1
Se o Omelete poder excluir o comentário. Ledo engano aqui.

Não atualizou toda a pág., e acabei achando que os comentários tinham, de novo, sido apagados.

Se puderem excluir este, agradeço.

sem avatar Maran (04/06/2012 04:22:03)   1044 1
Inumeros comentarios meus tambem ja foram apagados, creio que seja um bug mesmo.


sem avatar Raul (04/06/2012 00:28:44)   3 1
Cara, eu acho que o importante é ter histórias legais. Não vou ficar mais ou menos gay por causa de um gibi. Nem acho que ninguém vai. Conheço bastante caras gays e tem gente fina e gente escrota, que nem em qualquer lugar.



sem avatar Raul (04/06/2012 00:23:17)   3 1
Cara, eu acho que o importante é ter histórias legais. Não vou ficar mais ou menos gay por causa de um gibi. Nem acho que ninguém vai. Conheço bastante caras gays (artista é foda) e tem gente fina e gente escrota, que nem em qualquer lugar.



sem avatar Maran (03/06/2012 23:29:53)   1044 3
O "Fantástico" ja vinha em decadencia, depois da entrevista da Xuxa e dessa PALHAÇADA que fizeram com o Lanterna Verde e o Batman, faco questa de nunca mais assistir essa porcaria.



Aham, Cláudia... Aham, Cláudia... (03/06/2012 22:03:39)   -3 6
Como o Fantástico é PODRE!
MUITO PODREEEE!

Também, começa chamando atenção coma quele relato VERGONHOSO da Xuxa. MENTIRA DESLAVADA.
Agora vem falar de homossexualidade nos quadrinhos, ainda ERRA o Lanterna Verde. Existe 4 Lanternas Verdes e quem se assumiu gay é o primeiro, o que não é da nossa época.
Daí vem aquele cartunista IMBECIL (esqueci o nome) e faz um desenho EXTREMAMENTE PRECONCEITUOSO de uma "drag travesti" defendendo "homossexuais que apanham de pitbulls".

Desde quando precisa se vestir como DRAG pra ser um super herói gay????
Mais um ABSURDO que esse Fantástico de MERDA mostra pro povo brasileiro. TUDO ERRADO.


Fabio Fabio (03/06/2012 22:43:57)   9 5
Concordo, Claudia
Matéria inutil e idiota.
Nao explicou qual lanterna e ainda faz uma bobeira de esteriotipar.
Os fã merecem mais respeito. E isso acaba ferindo mais ainda a imagem ja deturpada de muitos homossexuais.


sem avatar Maran (03/06/2012 23:31:36)   1044 5
Porcaria de programa transmitindo uma porcaria de matéria.

sem avatar Carlos Alberto (09/06/2012 16:34:00)   4 0
Permita-me publicar minha mensagem ao ex-Fantástico no dia seguinte a essa matéria.

Com a picardia que lhe é habitual, Maurício Ricardo tratou do assunto Lanterna Verde de um modo que desafiou as regras do politicamente correto ao tratar daquilo que se tratou como “a saída do armário” de Alan Scott e a meu ver a abordagem feita pelo citado profissional foi correta ao conseguir abordar, com certa fleuma, um conjunto de lugares-comuns e piadinhas infames e de tão zombeteira a sua abordagem, foi impossível não rir daquilo que, nas cabeças acéfalas, soa como verdade plena.O que me pareceu insultuoso, além da péssima abordagem que outra rede de TV fez do episódio ao confundir os lanternas verdes da Terra como se fossem todos um só, ignorando numa estultice ímpar o fato que Alan Scott foi o predecessor de uma linhagem que passa por Hal Jordan, Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner. Foi de uma imbecilidade grosseira tratar de Alan Scott usando como suporte imagens do filme onde pontifica Hal Jordan. A vida de quem, afinal, estava em discussão naquele instante? Foi ignorância, má fé ou idiotice pura e simples misturar as duas coisas?Aquilo que descrevi no parágrafo acima bem que poderia ser “apenas” um tosco exemplo de sensacionalismo de um noticioso que faz de um tudo para obter audiência, mas para meu espanto eis que o Fantástico conseguiu ser ainda pior. Como? Permitam-me demonstrar...Além de repetir o viés abusivamente jocoso sobre o tema eis que o dominical da Rede Globo foi reincidente no quesito “informações mal alinhavadas” pois ao tratar de Alan Scott insistiu em “temperar” a matéria com imagens do filme estrelado por Ryan Reynolds fazendo os crédulos misturarem pessoas e situações que não compunham, àquele instante, um mesmo cenário, e não contente com a mixórdia que se estabeleceu, eis que a “matéria” em questão lançou suas baterias rumo a outro personagem e nisso a já péssima conduta da Rede Globo atingiu o pináculo do absurdo, pois ao invés de praticar uma abordagem ponderada sobre o tema, resolveu dar à locução da matéria a solidez de um tijolo de gelatina. Foi um abuso presenciar tal absurdo.Diante da profusão de tanta asnice eis que Batman foi atirado à grelha de Fredric Wertham com o auxílio veloz de Grant Morrison e Rafael Grampá. Que eles opinem a respeito nada se pode obstar, mas daí a ser essa a única vertente de opinião numa matéria que tinha tudo para ser interessante, é de se lamentar. Achou pouco? Que tal usar aquela imagem da página 24 da edição de Batman 84 lançada em junho de 1954 como uma irrecorrível espécie de Escala Kinsey em seu nível seis? Certamente os crédulos tiveram ali a sua prova e a Rede Globo igualou-se às concorrentes naquilo que tem de pior, sobretudo nos programas de “fofocas” que se alimentam inclusive de subprodutos da própria emissora, tais como os assim ditos reality shows de gosto duvidoso. O Fantástico que conheci nos anos 1980 não se prestaria a tal papel, o de agredir e insultar, mesmo que a “vítima” exista apenas no universo ficcional.A imagem supracitada existe, mas tê-la como “verdade indiscutível” é temerária, sobretudo porque a historiografia do personagem não indica tal comportamento, quando muito (e isso, ao que se tem notícia, é a “típica minoria que importa”) existe uma vontade latente que o mesmo fosse outro tipo de pessoa e a julgar pelo “subtexto” da “matéria” jocosamente apresentada, o Fantástico acabou por tirar mais de um herói do “armário”, embora eu considere pérfida e insidiosa a campanha que se faz em relação ao personagem Batman. Por que, aliás, não apareceu ali nenhuma voz que o defendesse? Alguém na Rede Globo sabe que houve, inclusive, “uma” Robin? Ademais considero que Alan Scott serviu apenas como “boi de piranha” a despeito de se tratar oficialmente de uma atitude pró-diversidade.Por fim repudio a maneira inadequada como a Rede Globo tratou o tema em seu dominical, pois qualquer comentário viperino no rodapé das páginas online dos jornais foi mais respeitoso que aquela vil matéria de domingo.
Carlos Alberto - Teresina/PI


sem avatar Sensey (03/06/2012 15:59:44)   2 1
eu acho q esse negocio de mudança de sexo ainda vai virar lei...vou fugir para as montanhas antes!!!! kkkk

antigamente escondindo....
dpois liberado...
hj incentivado...
amanha sera lei...
...fui embora para as montanhas!!!


Breno Breno (04/06/2012 17:37:47)   466 0
Como dizia Arnaldo Jabor: "Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório"...


Danilo Danilo (03/06/2012 12:39:50)   75 0
eu não sei qual a intenção da DC fazer algo do gênero... mas tá dando um tiro no próprio pé...

nada contra o homossexualismo, quem quiser ser gay, que seja... mas fazer algo disso ser mais importante que o super herói em si, é não se importar com a marca.



Publicidade
Marshall Law Marshall Law (03/06/2012 12:05:01)   86 1
Nada contra, so o que me preocupa (alem da jogada de marketing), e essa cara de anos 1990, quando cada equipe tinha um Wolverine, e todos os líderes tinham um quê de Ciclope.
Daqui a pouco teremos um latino em cada equipe, um cego em cada equipe, um alienígena em cada equipe....Só para tirar o dinheiro de cada grupo específico (menos dos alienígenas, claro).



sem avatar soco (03/06/2012 05:29:42)   -57 0
viados, quero dizer homossexuais, e mulheres gastam muito . personagens homossexuais são exclusivamente exclusivamente uma jogada para fazer o publico gay a comprar comprar hqs. acho q essa historia de gay já ta enchendo o saco . foda-se se o cara e gay ou não e q se dane a opção do individuo, a vida e dele. mas sinceramente eu já acho q essa ideia de ficar a explorar sexualidade de personagens de revista em quadrinhos e uma besteira enorme . ao invés de vangloriar os valores do personagem ser um cara bom , independente de sua sexualidade, não , querem apenas frisar q ele queima rosca. viva o capitalismo e suas maneiras de criar públicos distintos e separar cada vez mais os humanos. viva o personagem gay. acho q não importa se o cara e um ser humano descente se antes disso não debaterem sobre a sexualidade dele . acho eu q futuramente só vai existir mulheres no planeta. talvez y o ultimo homem seja uma profecia



Jade Cristina Jade Cristina (03/06/2012 00:30:02)   5 5
Preciso de ajuda Cai em uma da terras Paralelas onde nessa realidade não existo.

Neste mundo só sou mencionada em história de quadrinhos?

Jade, cuja identidade secreta é Jennifer-Lynn Hayden, foi criada em 1983 por Roy Thomas e Jerry Ordway. É filha de Alan Scott, o Lanterna Verde da Era de Ouro, e a vilã Espinho; além de irmã de Manto Negro. Tem os mesmos poderes do pai, mas sem precisar de um anel energético, o poder verde vem de si mesma, o que causou sua pele verde como um tipo de efeito colateral. Foi membro dos grupos Corporação Infinito e Renegados. Faleceu durante a saga Crise Infinita.

Por favor ajude ir para minha realidade
onde possa reencontrar meu Pai Alan Scott


Predator Predator (03/06/2012 11:32:55)   73 0
Muito boa colocação!!! :)

sem avatar Uilians (03/06/2012 13:02:16)   1 0
Excelente !!!!!!!

Lauro Lauro (04/06/2012 09:23:16)   3272 -2
Sinto dizer Jade, mas sua terra e linha temporal foram completamente apagadas.

Agora você é uma "anomalia temporal", e provavelmente será apagada... Tome cuidado com Monitores que podem estar observando você... Tente pedir ajuda ao Flash, mas acredito que ele não vai se lembrar de você... Boa sorte; espero que um dia você retorne do Limbo. Abraços a todos da Corporação Infinito.

sem avatar Acácio (17/07/2012 20:36:50)   -5 0
Pois é... A Jade motivou uma boa parte da nova história do Kyle Rayner... Ela foi importante na Crise Infinita... Na boa, eu ainda acho que vai rolar algo parecido com a história do Homem-aranha... com a Pandora desfanzendo o reboot...


Renan Renan (02/06/2012 23:58:09)   1 1
Desnecessário, só para dizer que não é preconceituoso você não precisa fazer um personagem ser gay... Desnecessário DC comics


sem avatar Andreas (03/06/2012 12:22:56)   0 -2
Desnecessário, inadequado para com as crianças, imoral, e acima de tudo UMA PUTA TRAIÇÃO aos antigos fãs do heroi!


Ghost Ghost (02/06/2012 21:20:59)   378 2
quando essa moda chegar no brasil quem vai ser a vitima? cebolinha ou cascão?





Predator Predator (03/06/2012 00:09:43)   73 1
kkkkkk...ou talvez os dois serão namorados!

Ultraman Ultraman (03/06/2012 12:01:31)   0 0
Pelo que sei, o Xaveco é o "gay" da turma.

sem avatar Olive (06/06/2012 02:13:16)   -289 0
Ronaldo!Lembra?


WillCesar WillCesar (02/06/2012 19:31:21)   277 0
A coisa mais engraçada da sua coluna semanal do Homoelete:

O escritor também comentou que também haverá mudanças de gênero - heróis que vão virar heroínas, ou vice-versa

KKK

Super She-male?


Do jeito que está, parece até que gay é sinônimo de lucro mundial.

Será que os próprios gays alavancariam as vendas dessa revista classe D só por causa disso?

Nããão... São os haters que comprarão só pra meter malho depois!

O departamento de marketing sorri diabolicamente...




Predator Predator (02/06/2012 18:18:35)   73 1
Fico triste pelo infeliz e trágico destino de Alan Scott...não sei porque a DC deixa os grandes personagens nas mão de roteiristas Gays...aff... :(



sem avatar Artur (02/06/2012 18:03:16)   -21 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Uilians (02/06/2012 22:25:44)   1 4
Diga vc o que é homofobia.....se homofobia for sinonimo de ter opinião, então meu caro, todo mundo aqui é homofóbico, se vc é rockeiro, tem que ter peito pra suportar a opinião de quem não gosta do mesmo genero musical que vc, o mesmo vale pra homosexualidade nos quadrinhos ou no cinema, a maioria não acha legal, se vc acha, compra a revista e pronto, os que não gostam certamente não vão gastar seu dinheiro com isso ok ?



Diego Diego (02/06/2012 17:39:25)   -5 2
E novamente eu digo, vocês acham que as crianças são burras, mas são mais espertas que vocês. Enquanto morrem de preocupações com seus atuais e futuros filhos, esses não se importam nem um pouco e acham aquilo natural.

Mas é claro que esse pensamento correto pode ser facilmente destruído com o preconceito irracional de seus pais que colocam defeito onde não existe.

Quem aqui quando era criança não jogou Doom, gta e uma campada de jogos violentos? Alguém aqui virou um assassino em série? Bem eu nao :) Minha mente nunca foi vazia e nem deixei ninguém me fazer acreditar que era. Sou um ser humano consciente desde criança, vocês não foram?

sorry pela burrice alheia


Shadow Shadow (03/06/2012 00:55:47)   11 0
Diego, você está errado em tudo o que disse: Ninguém aqui chamou as crianças de burras, mas elas são facilmente moldáveis pela sociedade de hoje. Se você concorda com um ato desses de colocar cenas gays em quadrinhos, então tenho certeza que você é mais um daqueles que falaram assim: Ai, não pode mostrar o Batman socando a vara na Mulher Gato, isso não é legal.
Me poupe cara, chamar os outros de burro é na verdade apenas um espelho que reflete a você a tentativa de justificar algo tão banal e íntimo. Sorry pela burrice alheia.

sem avatar Andreas (03/06/2012 12:26:59)   0 2
Concordo com o shadow. Crianças não são burras e ninguem chamou elas de burras. Mas são sim INFLUENCIÁVEIS! E muito! Imagina a cena: Um pedófilo pega uma revista destas com um gay, senta com uma criança e fala"olha só, o super herói também beija outro homem! isso não tem nada de errado. agora vem ca e me beija" E ae? Tudo bem pra você se acontecer isso?

Diego Diego (03/06/2012 13:00:35)   -5 0
Vocês só deram reforço ao meu comentário. Achar que a cena de um beijo entre dois homens possa influenciar totalmente um individuo. Engraçado,eu me referia a crianças de 10, 11 anos, mas parece que vocês tem em mente uma criança de 5 anos lendo uma HQ como essa.
Se vocês querem ser estúpidos a ponto de criar um cenário tão improvável como esse sintam-se a vontade. E Shadow só sendo muito sem noção mesmo pra achar que um simples beijo é pior que uma cena de sexo explicita, porque na sua teoria é muito muito melhor uma criança de 5 anos (segundo seu pensamento) ter contato com o sexo do que com a diversidade do mundo. Só reforçam o que eu disse sobre a burrice, que pelo visto era maior do que eu pensava.

Adreas se exemplo foi tão sem noção que quase não da vontade de responder. Quer dizer que o Pedófilo vai usar de revistas em quadrinho pra atacar a criança? Que engraçado, você acha que se uma pessoa doentia como essa não tivesse uma revista com uma cena gay não tentaria de outra forma? Como mostrar um super herói fazendo sexo com uma mulher e assim pedir que ele faça o mesmo?
Vocês não possuem nem contra argumentos direito, chega a ser ridículo ao ponto de citarem pedofilia. Apenas um único beijo, deus...que mente minuscula é essa?

Continuo achando bizarro o pensamento que possuem em relação a crianças e agora percebendo que acham que crianças de 5 ou 3 anos leem HQ.


Daniel Daniel (02/06/2012 17:38:22)   0 1
Hahaha... pior que ontem o jornal do SBT, quando deu essa notícia, exibiu imagens do filme no qual o lanterna é o Hal Jordan/ Ryan Reynolds! Coitado...



Publicidade
sem avatar Diogo (02/06/2012 17:06:07)   6 2
Eu acho que os homofóbicos podiam sair do armário e se assumir...como homofóbicos!

Sempre começam com um "Nada contra" e termina com uma opinião preconceituosa

Tem que ver issae!! hahaha


sem avatar Diogo (02/06/2012 21:47:18)   6 -1
http://www.alinevalek.com.br/blog/2012/05/nada-contra/

Shadow Shadow (03/06/2012 00:57:59)   11 4
Na verdade não sou bem um homofóbico, mas não gosto de ver homens se beijando na minha frente, afinal, sou homem e não sou muito a favor disso, mas pra mim homofobia é os tolerância zero que aparecem por ai. Acho que existem muitas leis que protegem os gays como se eles não fossem seres humanos, sensíveis a qualquer acusação. Ser homofóbico é uma coisa, mas não gostar e respeitar é outra completamente diferente.

Felipe Felipe (03/06/2012 01:22:48)   259 -2
Dizer que não gosta de gays, mas não é homofóbico é a mesma coisa que dizer que não gosta de negros, mas não é racista.

A partir do momento que você decide não gostar de um grupo, a priori, por causa de uma noção pré-concebida sobre eles, isso preconceito. Pode até ser não-violento, pode até ser com a melhor das intenções. Mas é preconceito do mesmo jeito.

sem avatar Andreas (03/06/2012 12:29:13)   0 0
Não sou homofóbico, mas bem que eu estou pensando em ser viu! Faz tempo que se eu for expressar minha opnião, e ela não for totalmente a favor dos homossexuais, eu sou crucificado. Bom. Eu tenho opnião própria. PONTO. Tenho nada contra os gays (ainda), mas a partir do momento em que me obrigarem a gostar disso , ai sim, eu terei.

Felipe Felipe (03/06/2012 12:58:25)   259 -2
Hhahahahaha! O Andreas dizendo que não é homofóbico foi a melhor do dia!

Vamos aos melhores momentos da não-homofobia dele:

"Desnecessário, inadequado para as crianças, IMORAL..."

"Que bom que não tinha gay naquela época nos quadrinhos..."

"...o HOMOELETE..."

... E isso sem contar os comentários que foram deletados por causa de conteúdo ofensivo. Se você se acha que não é homofóbico Andreas, tudo bem. Até acredito. Mas, sinto informar, isso é só mais uma coisa sobre a qual você está errado.

sem avatar Raul (04/06/2012 01:06:25)   3 0
kkkkkk

sem avatar Andreas (04/06/2012 11:26:48)   0 0
respondendo ao felipe...

Felipe meu caro amigo. Seu comentário PROVA meu ponto de vista. OBRIGADO! Falei que não posso expor o que penso, salvo se o que eu penso for favorável aos gays e BUM! La vem você de novo acabando comigo. rsrsrs. Vlw provar que eu estou certo. Ah. E me explica uma coisa... você é alguma coisa do site omelete, não é mesmo? Sim, porque como você teve acesso a comentários meus deletados pra tentar expor seu ponto de vista?? Não entendi... =)

sem avatar Diogo (04/06/2012 18:44:57)   6 0
Todo mundo é preconceituoso.

Preconceito = conceito pré-estabelecido de algo. Generalizações tbm contam.

Homofobia = aversão a homossexuais. Em maior ou menor nível, continua sendo.

E tudo bem! Tá no teu direito pensar assim! Concordo? Não, mas é teu direito.

Agora o engraçado é que tem gente que se ofende ao ser chamado de homofóbico, depois de uma opinião homofóbica. É igual eu ficar com homens mas não querer que falem que eu sou gay (ou bi).

Felipe Felipe (04/06/2012 18:48:29)   259 0
Existem diversas formas de se expôr pontos de vista. Lá em cima, o Silver Surfer deixou claro que não gostou da mudança. Fez isso sem ofender nenhum grupo específico e apresentando razões sensatas e lógicas.

Você, Andreas, por outro lado deixou claro que suas posições são baseadas em preconceitos e ideias farsescas sobre comportamento sexual. Pela sua lógica, qualquer manifestação de homossexualismo é um perigo para as crianças, por favorecer a pedofilia (imagino que a pedofilia heterossexual, porém, não é incitada pelas diversas imagens de homens e mulheres se beijando... deve ser mágica).

Claro, você tem todo o direito a ter sua opinião, e de forma nenhuma eu te negaria isso, mesmo se pudesse. Mas você não tem direito a não ter sua opinião contestada, debatida e arguida. Ninguém tem direito a isso. Ninguém tem carta branca para falar o que quiser e todo mundo simplesmente tem que aceitar. Se você acha que isso é liberdade de expressão... bom, errado, mais uma vez.

E, não, não sou nada do Omelete. O fato que seus comentários foram deletados não faz magicamente que o resto do mundo as esqueça. Isso não é um gibi: reboots e retcons não existem aqui.


Junior Junior (02/06/2012 15:56:25)   -5 2
Se essa fuga em massa do armário for só nessa serie, Earth 2, beleza, não compro. Só espero que não se espalhe pra outras revistas.


sem avatar Andreas (04/06/2012 11:29:31)   0 0
Infelizmente, junior, eu que sou leitor ha muitos anos da DC, já te falo de uma vez que os herois estarão sempre se encontrando. Ou seja, vai ter revista do BATMAN onde a biba vai aparecer com ctz , vai ter crise onde os herois se unirao e la estara a biba de novo e etc. Eu e muitos amigos meus (mais de 50 até agora!)decidimos não apoiar mais a DC e paramos de ler.


Vinicius Oliveira Vinicius Oliveira (02/06/2012 15:46:38)   25 6
SOU CONTRA ESSA PORCARIA!!!

vou deixar claro aqui que não sou homofobico tenho alguns amigos gays, e não tenho nada contra a opção sexual de ninguem!

Mas a Dc Comics já está exagerando com isso, já me basta a Marvel casar o Estrela Polar e ainda colocar como capa da revista, eu tenho que aguentar transformarem o Alan Scott em gay. primeiro eles não fazem as Hqs só pra gays lerem, quem vai ler isso é o publico infantil! a uma galera adolecente! eu digo isso por que eu cresci com algumas Hqs, (Homem-Aranha por exemplo) e tomei como base varios principios de herois que carrego comigo até hoje! agora eu imagino uma criança que pega um Hq dessa pra ler, e vai ver os dois herois gays no maior amasso! e depois ir flar "ah se o lanterna verde pode...."!! ah tem coisas que e coisas pra se colocar em uma Hq, e tem coisas e coisas pra determinada parte da vida, eu acho isso agressivo pra uma criança ver.

aposto que vão falar aki: " Ah então vc é daqueles que acham que se uma criança vê o superman voar vai se jogar de um predio"!! não por que mesmo sendo criança ela vai ver que pe impossivel voar! mas homesexualidade é uma questão social. que vai impactar na mente da criança. e leva-lá a qustionar o que não está pronta pra quationar!

Eu aposto que as editoras estão fazendo isso pra chamar a atenção e mascarar a pouca criativade que os quadrinhos estão apresentando! eu imagino o escritor Chegando na Mesa de trablaho e falando; "Ah quer saber estou sem ideias para coreografar uma luta, vou colocar os herois fazendo troca troca que vai vender mais ainda!!" Ahh me poupe DC e me poupe Marvel.

Essa Terra 2, logo logo vai virar uma parada Gay! se continuar assim não leio mais essa merda! Já to cansado de comprar revistas com arcos Ruins, não sou obrigado a aceitar tudo que eles querem infiar guela a baixo!!


sem avatar Artur (02/06/2012 17:44:19)   -21 -7
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Josemar Josemar (02/06/2012 20:35:15)   77 0
Uma falácia atrás da outra. Se uma criança ver dois homens se beijando, ela vai chegar na conclusão de que aquilo é algo normal, aceitável, e esse é o terrível medo de vocês, homofóbicos. Vocês temem que o homossexualismo seja finalmente aceito como algo normal. O porquê disso, continuo sem saber. Não encontro nenhuma razão, nenhum motivo racional desse medo.

Uma criança não vai ter sua sexualidade modificada por entrar em contato com gays. Se assim fosse, só existiriam heterossexuais neste mundo. Ter contato com diversidade, se muito, nos ensina a respeitar essa diversidade. Simples assim.

"mas homesexualidade é uma questão social. que vai impactar na mente da criança. e leva-lá a qustionar o que não está pronta pra quationar!"

Podes me explicar como uma criança questiona aquilo no qual ela não está pronta para questionar? Aliás, é esse teu grande medo? Explicar como funciona as coisas da vida? Explicar que amor nada tem a ver com gênero?

Gosto desse vídeo porque é um bom exemplo pra desmistificar essa hipótese que os homofóbicos adoram regurgitar: http://youtu.be/QQtPEQYw7Jk

Viu o que o garoto fez? "Opa, vocês são casados? Engraçado, nunca tinha visto isso! Quer dizer que vocês se amam, né? Ok. Vou ali brincar de pingue-pongue."

Pronto, simples assim. O garoto não quis "provar" da homossexualidade. É um garoto, oras! Sexo só vai interessar ele daqui a uns anos. E duvido muito que a orientação sexual dele seja definida por simplesmente ter contato com pessoas de orientações sexuais diferentes. Portanto, vamo parar de tôsquice, ok? Já deu, encheu o saco. Quer continuar na homofobia, arruma pelo menos um "argumento" novo.

sem avatar Olive (06/06/2012 02:08:05)   -289 -2
Sou contra o seu pensamento tosco.


Silver Surfer Silver Surfer (02/06/2012 15:19:33)   156 6
Só não gostei porque está muito na cara que é uma jogada de marketing. A própria DC reconheceu que queria "tirar do armário" um personagem do alto escalão (Batman?), mas depois houve uma "mudança de planos" e acabou "convertendo" um personagem de segundo escalão de um universo paralelo (para causar menos polêmica).

Por isso prefiro a Marvel: o Estrela Polar é um personagem reconhecidamente homossexual há anos, o casamento é uma consequência natural de algo que vem sendo conduzido com cuidado ao longo dos anos. Todo o estardalhaço em torno do casamento gay na Marvel pode ser marketing, mas o casamento em si é perfeitamente condizente com a cronologia do personagem.


Josemar Josemar (02/06/2012 20:37:53)   77 1
Primeiro cara que vejo que expôs um argumento coerente e sem preconceito contra essa mudança da orientação sexual do Lanterna Verde.

No mais, concordo com você, Silver Surfer.

sem avatar Inácio (03/06/2012 02:15:46)   1 0
"Quanto mais histórias forem escritas, por mais e mais autores, maiores são as chances de que elas não representarão um personagem consistente, coeso, e muito menos um que sempre manterá os mesmos padrões de excelência moral.
Isso não apenas é potencialmente verdadeiro para histórias futuras, como também representa um problema para as passadas.
. . .
“(. . .) Se existe um modo de retratar Batman corretamente como um personagem, também deve haver maneira de retratá-lo erroneamente como personagem – mas como determinar tal diferença? Pode ser apenas pela maioria dos fãs? Não, porque se ela for baseada na maioria, então pode ser mudada, e estamos procurando por um ‘Batman verdadeiro’, estável. (. . .) E a questão parece se resumir a isso: pode um personagem fictício como Batman ter propriedades essenciais? E se a resposta for afirmativa, como?
. . .
(. . .) Porém, como o Super-Homem e muitos outros heróis de ficção dentro e fora do mundo dos quadrinhos, o conceito de Batman cresceu e amadureceu, tornando-se algo diferente e maior. Esses conceitos novos, maduros, de tais personagens foram transformados em ícones como parte de nossa mitologia moderna. Assim, existe um forte senso no qual essa versão se tornou o verdadeiro Batman. Há um poder psicológico nesse personagem – ou que apela à nossa consciência literária como um arquétipo – e é por isso que ele existe há tanto tempo e continua a inspirar os fãs.
Há espaço, é claro, para um crescimento contínuo à medida que novas histórias de Batman são escritas. Assim como acontece com qualquer personagem estabelecido na literatura, no entanto, podemos ver esse crescimento no contexto de preservar a essência do personagem. (. . .) se as mudanças do personagem forem muito drásticas, não podemos plausivamente continuar a chamá-lo de ‘Batman’. Enquanto existir como um ícone, e não apenas como um personagem, ele possui um status mitológico para nós. Como tal, evolui para algo que podemos com propriedade chamar sua verdadeira persona.”
Quem fala é Joseph Campbell ("O Poder do Mito", "O Herói de Mil Faces").

sem avatar Olive (06/06/2012 02:11:51)   -289 -1
Tudo é jogada de marketing.Isso é uma indústria, porém, eles merecem o parabéns por investirem em tema tabu.Se a DC for coerente, Batman vai sair do armário.


Jonas Trash Jonas Trash (02/06/2012 14:51:19)   167 -2
Engraçado a galera meter Deus e o Diabo no assunto, culpam tudo de ruim no ser do mal, mas ele só existe pq Deus o Criou e fez e ainda faz o que faz(isso para essas pessoas) pq Deus permitiu e permite ou acham que nada esta planejado, Deus escreve certo por linhas tortas não é isso que dizem, alem de que ele é Deus ou seja onisciente, onipresente e onipotente.

Tudo é o que é pq tem que ser e não por culpa de ser nenhum, a galera tem que parar de colocar a culpa em alguém ou algo quando faz coisa errada.

Esta é minha opinião.


BatFan BatFan (02/06/2012 15:07:56)   -190 -1
@Jonas Trash

se é por causa dos meus comentários meu amigo continuo afirmando o que eu disse sem esitar, mas concordo com o que vc disse tb que não anula o que eu disse, além do mais se de alguma forma Deus é culpado no que esta acontecendo no mundo de mal (falando-se de forma generalizada) que ele assuma a culpa e concerte tudo, mas como acho que somos um reality show pra ele isso vai é ficar bem pior mesmo...É ISSO!!!

Junior Junior (02/06/2012 15:37:19)   -5 2
O que Deus tem haver com as escolhas humanas? Esqueceram do livre-arbítrio? Somos responsáveis por nossas escolhas, não diminuar nossas culpas e atos colocando-os em Deus.


Jonas Trash Jonas Trash (02/06/2012 14:41:52)   167 0
Bem, eu sou rockeiro e nem por isso bebo ou fumo, e sempre andei com muitas pessoas que sempre fizeram isso, conheço muitas pessoas que fumam e não só cigarros normais, cresci vendo o meu pai e mão fumarem(cigarros comuns), minha mãe já não fuma tem muitos anos, meu pai ate hoje fuma, tenho 35 anos e nem por isso fiz o que os outros fazem, eu sou do tipo faço o que eu quero e não o que os outros querem ou mandam, faço o que tenho vontade e não aquilo que é mostrado seja em : Tv, revistas, Livros e etc...

Sei também que existem muitas pessoas que são o contrario, e muitas delas são justamente algumas dessas pessoas que reclamam dessa mudança para Alan Scott, mas só posso dizer uma coisa paciência.



RicardoTR RicardoTR (02/06/2012 14:41:44)   287 3
Não sei o porque dessa "raiva", os personagens escolhidos para receberem mudanças não são os mais "populares"... (nem serão do primeiro escalão).
E do jeito que alguns reclamam parece ate que não existe mais nenhum herói hétero.


sem avatar Inácio (03/06/2012 02:22:09)   1 0
Terça-feira, 22 de maio de 2012, a DC ComicsTM anunciou que vai “tirar do armário” um de seus personagens icônicos e o mundo dos quadrinhos (fãs, mais do que todos) está às voltas com as discussões que já tomam corpo, sobretudo nos fóruns da rede mundial de computadores. Antagonizando-se sem muita educação, os fãs de cada um dos principais nomes da “moderna mitologia” digladiam-se, ante a perspectiva de “descobrirem” que seus ídolos “não são bem o que eles pensavam”.
Aqui, a primeira questão importante, para mim: só se descobre algo que existe; se a homossexualidade de um personagem não estava lá, desde o seu início, na mente de seu criador, não há, verdadeiramente, homossexualidade a descobrir, mas uma a “inventar”, no caso em comento, uma recém-inventada, recém-criada e – defendo – criada ar revelia da opinião mais importante: a do autor, a do criador do personagem em questão.
Por exemplo: há alguns anos, tentou-se dizer que os personagens Messala (um tribuno romano) e Judá Ben-Hur (um judeu de abastada família de comerciantes) eram homossexuais (ou bissexuais), tinham tido um envolvimento afetivo na sua infância. Ora, quem se deu ao trabalho de assistir às magníficas três horas e tanto da película sabe que não há a menor indicação de homossexualidade no judeu Ben-Hur ou no romano Messala; bem ao contrário. Ben-Hur se apaixona por uma de suas servas e termina por casar-se com ela, mas nem vou tentar argumentar muito, porque não é necessário. O espectador imparcial vê isto, sem esforço. E o vê, porque foi esta a intenção do autor, do criador do filme e dos personagens. Não há, ali, homossexualidade a “descobrir”, ainda que haja a “inventar”, na nossa modernidade.
Outro exemplo: quando li o Drácula de Bram Stocker não me veio nenhuma indicação de homossexualidade, nesse vampiro (posso estar enganado, porque li a obra há mais de vinte anos e não voltei a ela, nunca mais). Mas o filme (aliás, espetacular) de Francis Ford Coppola, em certa passagem, parece insinuar (de forma muito disfarçada) que Vlad Dracul teve certo interesse dúbio (do ponto de vista erógeno) com relação ao personagem Jonathan Harker. Se eu estiver certo, quanto à lembrança da leitura, houve uma desvirtuação da personagem Drácula, em relação aos seus traços fundamentais
Voltando aos quadrinhos.
Não há homossexualidade “a descobrir” em Bruce Wayne, nem em Clark Kent, nem em Oliver Queen (“Arqueiro Verde”), nem em James Logan (Wolverine) etc., ainda que, ao sabor dos interesses comerciais (e as estatísticas mostram que o público homossexual é um dos que mais efetua gastos não essenciais – viagens, leitura, etc. – o que, aliás, é uma das razões comerciais dissimuladas, quando se trata de defender a realização das chamadas “paradas gays”: ou seja, elas trazem turistas/consumidores para as cidades onde são realizadas) se possa criar uma homossexualidade em um ou em vários desses personagens. Mais ainda: uma bissexualidade.
Neste artigo, não faço juízo de moral sobre o homossexualismo; minha ótica, aqui, é a dos direitos de autor. Pense comigo: você leva anos imaginando uma personagem. Você a cria, luta junto às editoras e ao setor comercial para que a sua criação tenha vida. Um dia, bingo: seu personagem é publicado e, com ele, grande parte dos seus valores.
Agora, para sua infelicidade, você morre (como diria William Wallace: “Todo homem morre, mas nem todo homem vive, realmente). Seu personagem cai num limbo de esquecimento editorial. Décadas se passam e alguém com muito pouco respeito por você e por sua obra, mas com muito por dinheiro e balanços comerciais editoriais resolve que seu personagem, aquele mesmo a quem você emprestou alma – aliás, a quem você deu uma alma – precisa de uma repaginada, para ser mais atrativo aos público jovem... Então, ele “descobre” uma “sexualidade nova”, alternativa àquela que você, autor morto, determinou para o seu personagem. É como se, de repente, Legolas fossem homossexual, ou como se Éowyn fosse lésbica. Como você acha que J. R. R. Tolkien se sentiria? E não venha me dizer que os mortos não sentem nada (se você pensa assim – como Epicuro –, leia um pouquinho de Aristóteles e sua Ética a Nicômaco, quando aquele fala dos prejuízos que se podem causar aos mortos, mesmo que estes não os sintam).
É diferente, por exemplo, do caso do Professor Albus Dumbledore, cuja criadora J. K. Rowling declarou em entrevista que sempre o considerou homossexual (“Segundo a "BBC", Rowling contou ao público que enquanto trabalhava no projeto do sexto filme da série, "Harry Potter e o Príncipe Mestiço", viu que o roteiro mencionava o interesse de Dumbledore por uma moça. A escritora decidiu então esclarecer as coisas e informou ao diretor do filme, David Yates, da condição gay do personagem”).
Portanto, sem fazer juízo de valor moral – como declarei, antes – apenas me preocupa essa desvirtuação da criação intelectual, esse desrespeito ao direito que o autor – e somente ele – deveria ter (juridicamente, porque moralmente é inegável que só ele o tem) de estabelecer os aspectos fundamentais de sua obra e, dentro dela, de cada um dos seus personagens.
Essa linha de ponderação que sigo, encontro-a também em “Batman e a Filosofia” , nono capítulo , intitulado “O que Batman faria? Bruce Wayne como modelo moral”:
“(. . .) Mas com Batman e outros personagens fictícios, além de sempre existir a possibilidade de mudança, há várias pessoas definindo o caráter e talvez planejando essa mudança. Afirmamos que os autores podem garantir que Batman sempre permanecerá verdadeiro à sua missão, porém não há nenhuma garantia de que eles farão isso. Quanto mais histórias forem escritas, por mais e mais autores, maiores são as chances de que elas não representarão um personagem consistente, coeso, e muito menos um que sempre manterá os mesmos padrões de excelência moral.
Isso não apenas é potencialmente verdadeiro para histórias futuras, como também representa um problema para as passadas.
. . .
“(. . .) Se existe um modo de retratar Batman corretamente como um personagem, também deve haver maneira de retratá-lo erroneamente como personagem – mas como determinar tal diferença? Pode ser apenas pela maioria dos fãs? Não, porque se ela for baseada na maioria, então pode ser mudada, e estamos procurando por um ‘Batman verdadeiro’, estável. (. . .) E a questão parece se resumir a isso: pode um personagem fictício como Batman ter propriedades essenciais? E se a resposta for afirmativa, como?
. . .
(. . .) Porém, como o Super-Homem e muitos outros heróis de ficção dentro e fora do mundo dos quadrinhos, o conceito de Batman cresceu e amadureceu, tornando-se algo diferente e maior. Esses conceitos novos, maduros, de tais personagens foram transformados em ícones como parte de nossa mitologia moderna. Assim, existe um forte senso no qual essa versão se tornou o verdadeiro Batman. Há um poder psicológico nesse personagem – ou que apela à nossa consciência literária como um arquétipo – e é por isso que ele existe há tanto tempo e continua a inspirar os fãs.
Há espaço, é claro, para um crescimento contínuo à medida que novas histórias de Batman são escritas. Assim como acontece com qualquer personagem estabelecido na literatura, no entanto, podemos ver esse crescimento no contexto de preservar a essência do personagem. (. . .) se as mudanças do personagem forem muito drásticas, não podemos plausivamente continuar a chamá-lo de ‘Batman’. Enquanto existir como um ícone, e não apenas como um personagem, ele possui um status mitológico para nós. Como tal, evolui para algo que podemos com propriedade chamar sua verdadeira persona.”
Sim, um personagem de ficção pote ter características essenciais, mais ainda com respeito a um fator tão predominante na personalidade humana como a sexualidade/orientação sexual. Facilmente verificável e inquestionável a orientação sexual do detetive Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, do Conan de Robert E. Howard, de James Bond, de Bruce Wayne. E essa e outras características essenciais devem ficar ao abrigo de alterações, por “sub-criadores” (para usar a expressão de J. R. R. Tolkien, criador de “O Senhor dos Anéis”), de modo a não se desvirtuar um personagem.
Vejamos como o tema não é simples...
Outra pergunta: será que não se trata muito mais de interesse comercial do que de genuína defesa da tolerância quanto à sexualidade de cada um? Vejamos Joseph Campbell (“O Poder do Mito”):
“(. . .) o que é penoso, para nós, é que muitas das pessoas incumbidas de escrever as histórias não têm noção da sua responsabilidade. Essas histórias fazem e desfazem vidas. Mas os filmes são produzidos simplesmente para fazer dinheiro. Não se encontra aí aquela espécie de responsabilidade que impregna o sacerdócio, num ritual. Este é um dos nossos problemas, hoje em dia.”
Mais uma questão: e se a inovação supra comentada for bem, comercialmente, irão começar a dar experiências homossexuais aos personagens sabidamente heterossexuais, de modo a gerar mais polêmica e a vender mais revistas?...
E se você acha que toda essa discussão é excessiva ou irreal, dê uma passada nas páginas de Joseph Campbell e seu “O Poder do Mito”.


BatFan BatFan (02/06/2012 14:36:48)   -190 -1
@TODOS

ISSO TUDO ESTA GERANDO MAIS PROBLEMAS E REJEIÇÃO DO ACEITAÇÃO, NÓS TEMOS QUE SER ASSIM MESMO, NÃO ACEITAR TUDO QUE MANDAM POR QUE NÃO SOMOS LATAS DE LIXO E NOSSO DINHEIRO GANHADO COM SUOR E SANGUE NÃO É CAPIM...A MERDA PRA ELES!!!!



Andy Andy (02/06/2012 14:35:18)   1 0
Só digo que não terá a minha aceitação u_u



Marcos Marcos (02/06/2012 14:27:56)   18 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Silver Surfer Silver Surfer (02/06/2012 15:14:09)   156 1
Engraçado, o cara usa termos pejorativos e agressivos, faz trocadilhos no mínimo duvidosos com o anel do Lanterna e ainda diz "não sou homofóbico". Ahã.


Publicidade
Leonardo Leonardo (02/06/2012 14:19:27)   -2 -1
Hoje em dia tentam empurrar guela abaixo de todos a homossexualização do mundo.
Não tenho nada contra, cada um come a fruta que lhe agrada mais, mas com o rumo que as coisas estão tomando, parece que ser hétero é ser errado. Está acontecendo uma inversão de valores, não só com relação a essa questão da sexualidade, mas também com relação a valores como honestidade. Hoje em dia se vc é correto, honesto, te tacham de fora de moda e te olham de cara feia.


BatFan BatFan (02/06/2012 14:29:37)   -190 -2
@Leonardo

pooorrraaa cara vc falou tudo agora e sabe minha mãe é evangélica eu não sou nada como religioso, mas acredito agora nela quando ela me diz que tudo isso é coisa mesmo das forças espirituais demoníacas...ELA TÁ CERTA!!!

Junior Junior (02/06/2012 15:41:23)   -5 -1
Corretíssimo o que vc disse Leonardo. Espere ser negativado pela galerinha sencivel que nao aguenta um comentário contrario a opinião deles.

Bruno Bruno (02/06/2012 17:45:35)   64 0
Vc diz que não tem nada contra homossexuais, só não quer que eles sejam citados na mídia de forma alguma.
E desculpa, mas tem que ser muito inseguro pra achar que, só pq estão tentando incluir mais toda uma parcela da comunidade, também estão dizendo que aqueles que não pertencem a essa parcela estão errados.
Ninguém está dizendo que é errado ser heterossexual. Só estão dizendo que ser gay também não é.

sem avatar Olive (06/06/2012 02:06:49)   -289 -1
Onde que valorizar os homossexuais(que sempre existiram) é o mesmo que desvalorizar o heterossexuais?Seu argumento tosco também foi usado contra o movimento feminista: o mundo estava virando o caos, o homem perdendo seu valor, tudo estava invertido.Tudo baboseira, isso sim.E demoniaco é se preocupar com a vida alheia.


Shadow Shadow (02/06/2012 14:04:57)   11 1
Não sou homofóbico, mas uma coisa eu vou ter que ser sincero, levem a mal ou não. Não acho certo colocarem tantas coisas gays nos quadrinhos, já que afinal a maioria dos leitores ainda são crianças em fase de aprendizado. Beleza, estão querendo mostrar que é normal ser gay e que até os heróis podem ser, normal, até mesmo porque o Meia Noite é gay, mas ficar mostrando toda hora eles se beijando e tal também não é certo. O povo reclama de cenas de sexo por acharem muito vulgar, mas não reclamam quando seus filhos vêem cada vez mais cenas gays por ai. Eu, pessoalmente, não gostaria que meu filho visse isso. Se mostrar cenas gays é normal, então que permitam cenas de sexo explícito, pois também é a coisa mais normal do mundo.
Viso aqui novamente que não sou homofóbico, mas estou descontente com o que vem acontecendo.


Leonardo Leonardo (02/06/2012 14:26:56)   -2 1
Eu sou do tempo em que os quadrinhos, assim como os desenhos da tv, passavam boas mensagens, davam exemplos positivos, e educavam de alguma forma.
Meu pai começou a comprar quadrinhos pra mim quando eu era muito pequeno e nem lia ainda, mas ele sabia que ali dentro tinham bons conceitos que poderiam contribuir pra uma boa educação.
Parei de colecionar quadrinhos por falta de tempo pra ler, mas vejo que não está me fazendo falta, pq hj em dia é reboot toda hora ou então essas apelações para ganhar $$$$.

BatFan BatFan (02/06/2012 14:33:13)   -190 0
@Shadow

REPITO À VC O MESMO QUE DISSE ACIMA AO LEONARDO

E DIGO MAIS, HONRA, DIGNIDADE, NATUREZA E NORMALIDADE SÃO PALAVRAS TIDAS COMO NOJENTAS...POIS NÃO HÁ NADA HONRADO EM UM "HOMEM" QUERER SER UMA MULHER OU SE COMPORTAR COMO UMA, ISSO NÃO É DIGNO A MASCULIDADE, NÃO É NATURAL ENM NORMAL, POIS DEUS NOS FEZ MACHOS E FÉMEAS E PRONTO O RESTO É MESMO COMO MINHA MÃE DIZ: OBRA DEMONIACA!!!!!!!!!

Shadow Shadow (02/06/2012 14:48:51)   11 -1
@Leonardo

Essa apelação toda é por eles tentarem fazer TODOS gostarem de seus quadrinhos, mas só estão conseguindo deixar os leitores antigos mais irritados ainda! E realmente, hoje em dia parece que ser hétero é motivo de bullying!

Junior Junior (02/06/2012 15:44:09)   -5 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Willian Willian (02/06/2012 13:55:42)   1119 -1
AHAUHAUAHAUH

O tweet ridículo do One Million Moms e os comentários:

http://robot6.comicbookresources.com/2012/06/one-million-moms-drops-off-facebook-after-green-lantern-post-backfires/



sem avatar Inácio (02/06/2012 13:54:07)   1 1
Terça-feira, 22 de maio de 2012, a DC ComicsTM anunciou que vai “tirar do armário” um de seus personagens icônicos e o mundo dos quadrinhos (fãs, mais do que todos) está às voltas com as discussões que já tomam corpo, sobretudo nos fóruns da rede mundial de computadores. Antagonizando-se sem muita educação, os fãs de cada um dos principais nomes da “moderna mitologia” digladiam-se, ante a perspectiva de “descobrirem” que seus ídolos “não são bem o que eles pensavam”.
Aqui, a primeira questão importante, para mim: só se descobre algo que existe; se a homossexualidade de um personagem não estava lá, desde o seu início, na mente de seu criador, não há, verdadeiramente, homossexualidade a descobrir, mas uma a “inventar”, no caso em comento, uma recém-inventada, recém-criada e – defendo – criada ar revelia da opinião mais importante: a do autor, a do criador do personagem em questão.
Por exemplo: há alguns anos, tentou-se dizer que os personagens Messala (um tribuno romano) e Judá Ben-Hur (um judeu de abastada família de comerciantes) eram homossexuais, tinham tido um envolvimento afetivo na sua infância. Ora, quem se deu ao trabalho de assistir às magníficas três horas e tanto da película sabe que não há a menor indicação de homossexualidade no judeu Ben-Hur ou no romano Messala; bem ao contrário. Bem-Hur apaixona-se por uma de suas servas e termina por casar-se com ela, mas nem vou tentar argumentar muito, porque não é necessário. O espectador imparcial vê isto, sem esforço. E o vê, porque foi esta a intenção do autor, do criador do filme e dos personagens. Não há, ali, homossexualidade a “descobrir”, ainda que haja a “inventar”, na nossa modernidade.
Outro exemplo: quando li o Drácula de Bram Stocker não me veio nenhuma indicação de homossexualidade, nesse vampiro (posso estar enganado, porque li a obra há mais de vinte anos e não voltei a ela, nunca mais). Mas o filme (aliás, espetacular) de Francis Ford Copolla, em certa passagem, parece insinuar (de forma muito disfarçada) que Vlad Dracul teve certo interesse dúbio (do ponto de vista erógeno) com relação ao personagem Jonathan Harker. Se eu estiver certo, quanto à lembrança da leitura, houve uma desvirtuação da personagem Drácula, em relação aos seus traços fundamentais
Voltando aos quadrinhos.
Não há homossexualidade “a descobrir” em Bruce Wayne, nem em Clark Kent, nem em Oliver Quinn (“Arqueiro Verde”), nem em James Logan (Wolverine) etc., ainda que, ao sabor dos interesses comerciais (e as estatísticas mostram que o público homossexual é um dos que mais efetua gastos não essenciais – viagens, leitura, etc. – o que, aliás, é uma das razões comerciais dissimuladas, quando se trata de defender a realização das chamadas “paradas gays”: ou seja, elas trazem turistas/consumidores para as cidades onde são realizadas) se possa criar uma homossexualidade em um ou em vários desses personagens. Mais ainda: uma bissexualidade.
Neste artigo, não faço juízo de moral sobre o homossexualismo; minha ótica, aqui, é a dos direitos de autor. Pense comigo: você leva anos imaginando uma personagem. Você a cria, luta junto às editoras e ao setor comercial para que a sua criação tenha vida. Um dia, bingo: seu personagem é publicado e, com ele, grande parte dos seus valores.
Agora, para sua infelicidade, você morre (como diria William Wallace: “Todo homem morre, mas nem todo homem vive, realmente). Seu personagem cai num limbo de esquecimento editorial. Décadas se passam e alguém com muito pouco respeito por você e por sua obra, mas com muito por dinheiro e balanços comerciais editoriais resolve que seu personagem, aquele mesmo a quem você emprestou alma – aliás, a quem você deu uma alma – perceisa de uma repaginada, para ser mais atrativo aos público jovem... Então, ele “descobre” uma “sexualidade nova”, alternativa àquela que você, autor morto, determinou para o seu personagem. É como se, de repente, Legolas fossem homossexual, ou como se Éowyn fosse lésbica. Como você acha que J. R. R. Tolkien se sentiria? E não venha me dizer que os mortos não sentem nada (se você pensa assim – como Epicuro –, leia um pouquinho de Aristóteles e sua Ética a Nicômaco, quando aquele fala dos prejuízos que se podem causar aos mortos, mesmo que estes não os sintam).
É diferente, por exemplo, do caso do Professor Dumbledore, cuja criadora J. K. Rowling declarou em entrevista que sempre o considerou homossexual.
Portanto, sem fazer juízo de valor moral – como declarei, antes – apenas me preocupa essa desvirtuação da criação intelectual, esse desrespeito ao direito que o autor – e somente ele – deveria ter (juridicamente, porque moralmente é inegável que só ele o tem) de estabelecer os aspectos fundamentais de sua obra e, dentro dela, de cada um dos seus personagens.
Essa linha de ponderação que sigo, encontro-o também em “Batman e a Filosofia” , nono capítulo , intitulado “O que Batman faria? Bruce Wayne como modelo moral”:
“(. . .) Mas com Batman e outros personagens fictícios, além de sempre existir a possibilidade de mudança, há várias pessoas definindo o caráter e talvez planejando essa mudança. Afirmamos que os autores podem garantir que Batman sempre permanecerá verdadeiro à sua missa, porém não há nenhuma garantia de que eles farãi isso. Quanto mais histórias forem escritas, por mais e mais autores, maiores são as chances de que elas não representarão um personagem consistente, coeso, e muito menos um que sempre manterá os mesmos padrões de excelência moral.
Isso não apenas é potencialmente verdadeiro para histórias futuras, como também representa um problema para as passadas.
. . .
“(. . .) Se existe um modo de retratar Batman corretamente como um personagem, também deve haver maneira de retratá-lo erroneamente como personagem – mas como determinar tal diferença? Pode ser apenas pela maioria dos fãs? Não, porque se ela for baseada na maioria, então pode ser mudada, e estamos procurando por um ‘Batman verdadeiro’, estável. (. . .) E a questão parece se resumir a isso: pode um personagem fictício como Batman ter propriedades essenciais? E se a resposta for afirmativa, como?”
Sim, um personagem de ficção pote ter características essenciais, mais ainda com respeito a um fator tão predominante na personalidade humana como a sexualidade/orientação sexual. Facilmente verificável e inquestionável a orientação sexual do detetive Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, do Conan de Robert E. Howard, de James Bond, de Bruce Wayne. E essa e outras características essenciais devem ficar ao abrigo de alterações, por “sub-criadores” (para usar a expressão de J. R. R. Tolkien, criador de “O Senhor dos Anéis”), de modo a não se desvirtuar um personagem.
Vejamos como o tema não é simples...
Outra pergunta: será que não se trata muito mais de interesse comercial do que de genuína defesa da tolerância quanto à sexualidade de cada um? Vejamos Joseph Campbell (“O Poder do Mito”):
“(. . .) o que é penoso, para nós, é que muitas das pessoas incumbidas de escrever as histórias não têm noção da sua responsabilidade. Essas histórias fazem e desfazem vidas. Mas os filmes são produzidos simplesmente para fazer dinheiro. Não se encontra aí aquela espécie de responsabilidade que impregna o sacerdócio, num ritual. Este é um dos nossos problemas, hoje em dia.”
Mais uma questão: e se a inovação supra comentada for bem, comercialmente, irão começar a dar experiências homossexuais aos personagens sabidamente heterossexuais, de modo a gerar mais polêmica e a vender mais revistas?...
E se você acha que toda essa discussão é excessiva ou irreal, dê uma passada nas páginas de Joseph Campbell e seu “O Poder do Mito”.


sem avatar Artur (02/06/2012 17:48:09)   -21 -1
Desculpe, mas vc é homofônico sim e muito talvez vc ache que não é, mas vc e muitooo o mesmo discurso de todo homofônico.


Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (02/06/2012 13:44:09)   105 0
Nos intervalos:

Beba coca-cola.
Pepsi - Essa é a nossa geração.
Compre McDonalds e ganhe ...
(intervalo da Discovery Kids)Compre a nova Brastemp porque ela ....
Se você não tiver esse carro você irá ...

Vocês irão sair agora comprando tudo isso porque disseram que se você não comprar será um antiquado?
Pois é depende da cabeça de cada um.
Não sou homofóbico e não sou enrustido e também não vejo porque iria comprar uma hq onde um personagem resolveu assumir que gosta do mesmo sexo.
Será que um jovem hoje em dia irá assumir que gosta do mesmo sexo depois de ler vários heróis assumindo? Não sei, como falei antes, depende de cada um. Não sou a consciência dele de saber se ele DEVE ou não seguir o caminho. Ele PODE, é uma escolha dele.
Sempre tivemos essas questões sobre sexualidade. Lembro que quando criança vi um empresário que iria se casar com um travesti, isso deu no SBT.
Pq será que desde aquele tempo eu não comecei a gostar de travestis? Será que outra pessoa começou a gostar do fruto?
Não terá fim essa discussão porque quase ninguém entende que existem Pessoas e existem pessoas.
Assim como DEVE e PODE.
Enfim, sente que lá vem a história.



Jonas Trash Jonas Trash (02/06/2012 13:43:37)   167 0
Não tenho nada contra essa mudança, e acho que no geral não mudara em nada o que o herói representa, ou vai ter pessoas aqui que vão deixar de falar com algum familiar que depois de muito tempo assume ser homossexual.

Mas se alguém pensa dessa forma paciência, deve ser o mesmo tipo de pessoa que disse em 1998 que não escutaria mais os discos do Judas Priest já que neste ano ele assumiu ser homossexual.


sem avatar Inácio (03/06/2012 02:25:37)   1 1
Terça-feira, 22 de maio de 2012, a DC ComicsTM anunciou que vai “tirar do armário” um de seus personagens icônicos e o mundo dos quadrinhos (fãs, mais do que todos) está às voltas com as discussões que já tomam corpo, sobretudo nos fóruns da rede mundial de computadores. Antagonizando-se sem muita educação, os fãs de cada um dos principais nomes da “moderna mitologia” digladiam-se, ante a perspectiva de “descobrirem” que seus ídolos “não são bem o que eles pensavam”.
Aqui, a primeira questão importante, para mim: só se descobre algo que existe; se a homossexualidade de um personagem não estava lá, desde o seu início, na mente de seu criador, não há, verdadeiramente, homossexualidade a descobrir, mas uma a “inventar”, no caso em comento, uma recém-inventada, recém-criada e – defendo – criada ar revelia da opinião mais importante: a do autor, a do criador do personagem em questão.
Por exemplo: há alguns anos, tentou-se dizer que os personagens Messala (um tribuno romano) e Judá Ben-Hur (um judeu de abastada família de comerciantes) eram homossexuais (ou bissexuais), tinham tido um envolvimento afetivo na sua infância. Ora, quem se deu ao trabalho de assistir às magníficas três horas e tanto da película sabe que não há a menor indicação de homossexualidade no judeu Ben-Hur ou no romano Messala; bem ao contrário. Ben-Hur se apaixona por uma de suas servas e termina por casar-se com ela, mas nem vou tentar argumentar muito, porque não é necessário. O espectador imparcial vê isto, sem esforço. E o vê, porque foi esta a intenção do autor, do criador do filme e dos personagens. Não há, ali, homossexualidade a “descobrir”, ainda que haja a “inventar”, na nossa modernidade.
Outro exemplo: quando li o Drácula de Bram Stocker não me veio nenhuma indicação de homossexualidade, nesse vampiro (posso estar enganado, porque li a obra há mais de vinte anos e não voltei a ela, nunca mais). Mas o filme (aliás, espetacular) de Francis Ford Coppola, em certa passagem, parece insinuar (de forma muito disfarçada) que Vlad Dracul teve certo interesse dúbio (do ponto de vista erógeno) com relação ao personagem Jonathan Harker. Se eu estiver certo, quanto à lembrança da leitura, houve uma desvirtuação da personagem Drácula, em relação aos seus traços fundamentais
Voltando aos quadrinhos.
Não há homossexualidade “a descobrir” em Bruce Wayne, nem em Clark Kent, nem em Oliver Queen (“Arqueiro Verde”), nem em James Logan (Wolverine) etc., ainda que, ao sabor dos interesses comerciais (e as estatísticas mostram que o público homossexual é um dos que mais efetua gastos não essenciais – viagens, leitura, etc. – o que, aliás, é uma das razões comerciais dissimuladas, quando se trata de defender a realização das chamadas “paradas gays”: ou seja, elas trazem turistas/consumidores para as cidades onde são realizadas) se possa criar uma homossexualidade em um ou em vários desses personagens. Mais ainda: uma bissexualidade.
Neste artigo, não faço juízo de moral sobre o homossexualismo; minha ótica, aqui, é a dos direitos de autor. Pense comigo: você leva anos imaginando uma personagem. Você a cria, luta junto às editoras e ao setor comercial para que a sua criação tenha vida. Um dia, bingo: seu personagem é publicado e, com ele, grande parte dos seus valores.
Agora, para sua infelicidade, você morre (como diria William Wallace: “Todo homem morre, mas nem todo homem vive, realmente). Seu personagem cai num limbo de esquecimento editorial. Décadas se passam e alguém com muito pouco respeito por você e por sua obra, mas com muito por dinheiro e balanços comerciais editoriais resolve que seu personagem, aquele mesmo a quem você emprestou alma – aliás, a quem você deu uma alma – precisa de uma repaginada, para ser mais atrativo aos público jovem... Então, ele “descobre” uma “sexualidade nova”, alternativa àquela que você, autor morto, determinou para o seu personagem. É como se, de repente, Legolas fossem homossexual, ou como se Éowyn fosse lésbica. Como você acha que J. R. R. Tolkien se sentiria? E não venha me dizer que os mortos não sentem nada (se você pensa assim – como Epicuro –, leia um pouquinho de Aristóteles e sua Ética a Nicômaco, quando aquele fala dos prejuízos que se podem causar aos mortos, mesmo que estes não os sintam).
É diferente, por exemplo, do caso do Professor Albus Dumbledore, cuja criadora J. K. Rowling declarou em entrevista que sempre o considerou homossexual (“Segundo a "BBC", Rowling contou ao público que enquanto trabalhava no projeto do sexto filme da série, "Harry Potter e o Príncipe Mestiço", viu que o roteiro mencionava o interesse de Dumbledore por uma moça. A escritora decidiu então esclarecer as coisas e informou ao diretor do filme, David Yates, da condição gay do personagem”).
Portanto, sem fazer juízo de valor moral – como declarei, antes – apenas me preocupa essa desvirtuação da criação intelectual, esse desrespeito ao direito que o autor – e somente ele – deveria ter (juridicamente, porque moralmente é inegável que só ele o tem) de estabelecer os aspectos fundamentais de sua obra e, dentro dela, de cada um dos seus personagens.
Essa linha de ponderação que sigo, encontro-a também em “Batman e a Filosofia” , nono capítulo , intitulado “O que Batman faria? Bruce Wayne como modelo moral”:
“(. . .) Mas com Batman e outros personagens fictícios, além de sempre existir a possibilidade de mudança, há várias pessoas definindo o caráter e talvez planejando essa mudança. Afirmamos que os autores podem garantir que Batman sempre permanecerá verdadeiro à sua missão, porém não há nenhuma garantia de que eles farão isso. Quanto mais histórias forem escritas, por mais e mais autores, maiores são as chances de que elas não representarão um personagem consistente, coeso, e muito menos um que sempre manterá os mesmos padrões de excelência moral.
Isso não apenas é potencialmente verdadeiro para histórias futuras, como também representa um problema para as passadas.
. . .
“(. . .) Se existe um modo de retratar Batman corretamente como um personagem, também deve haver maneira de retratá-lo erroneamente como personagem – mas como determinar tal diferença? Pode ser apenas pela maioria dos fãs? Não, porque se ela for baseada na maioria, então pode ser mudada, e estamos procurando por um ‘Batman verdadeiro’, estável. (. . .) E a questão parece se resumir a isso: pode um personagem fictício como Batman ter propriedades essenciais? E se a resposta for afirmativa, como?
. . .
(. . .) Porém, como o Super-Homem e muitos outros heróis de ficção dentro e fora do mundo dos quadrinhos, o conceito de Batman cresceu e amadureceu, tornando-se algo diferente e maior. Esses conceitos novos, maduros, de tais personagens foram transformados em ícones como parte de nossa mitologia moderna. Assim, existe um forte senso no qual essa versão se tornou o verdadeiro Batman. Há um poder psicológico nesse personagem – ou que apela à nossa consciência literária como um arquétipo – e é por isso que ele existe há tanto tempo e continua a inspirar os fãs.
Há espaço, é claro, para um crescimento contínuo à medida que novas histórias de Batman são escritas. Assim como acontece com qualquer personagem estabelecido na literatura, no entanto, podemos ver esse crescimento no contexto de preservar a essência do personagem. (. . .) se as mudanças do personagem forem muito drásticas, não podemos plausivamente continuar a chamá-lo de ‘Batman’. Enquanto existir como um ícone, e não apenas como um personagem, ele possui um status mitológico para nós. Como tal, evolui para algo que podemos com propriedade chamar sua verdadeira persona.”
Sim, um personagem de ficção pote ter características essenciais, mais ainda com respeito a um fator tão predominante na personalidade humana como a sexualidade/orientação sexual. Facilmente verificável e inquestionável a orientação sexual do detetive Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, do Conan de Robert E. Howard, de James Bond, de Bruce Wayne. E essa e outras características essenciais devem ficar ao abrigo de alterações, por “sub-criadores” (para usar a expressão de J. R. R. Tolkien, criador de “O Senhor dos Anéis”), de modo a não se desvirtuar um personagem.
Vejamos como o tema não é simples...
Outra pergunta: será que não se trata muito mais de interesse comercial do que de genuína defesa da tolerância quanto à sexualidade de cada um? Vejamos Joseph Campbell (“O Poder do Mito”):
“(. . .) o que é penoso, para nós, é que muitas das pessoas incumbidas de escrever as histórias não têm noção da sua responsabilidade. Essas histórias fazem e desfazem vidas. Mas os filmes são produzidos simplesmente para fazer dinheiro. Não se encontra aí aquela espécie de responsabilidade que impregna o sacerdócio, num ritual. Este é um dos nossos problemas, hoje em dia.”
Mais uma questão: e se a inovação supra comentada for bem, comercialmente, irão começar a dar experiências homossexuais aos personagens sabidamente heterossexuais, de modo a gerar mais polêmica e a vender mais revistas?...
E se você acha que toda essa discussão é excessiva ou irreal, dê uma passada nas páginas de Joseph Campbell e seu “O Poder do Mito”.

sem avatar Olive (06/06/2012 02:00:57)   -289 -1
Inácio, Holmes e Bruce Wayne são bibas notórias.A mitologia desses personagens carrega essa fama a décadas.Ben-Hur é um filme carregado de erotismo gay.É só prestar atenção.Veja que a vida real tá cheia de gente que não se assume, qual o motivo disso não ser aplicado a personagens de ficção, ainda mais que não faltam bons candidatos ao posto?


sem avatar Julio (02/06/2012 10:50:52)   10 1
Vocês podem estrebuchar assim como seus pais e avós contra as mulheres que ousaram sair de suas cozinhas e pensar, ou como os negros que lutavam para ser respeitados como seres humanos e não animais, e não venham citar a bíblia agora pois vocês fizeram o mesmo com essas outras vítimas apresentadas e também não adiantou, contemplem o nascimento de sociedade que evolui mesmo contra a grande parcela de monstros que ousam retardar nossa evolução. Estrebuchem o quanto quiserem.


sem avatar Artur (02/06/2012 17:59:57)   -21 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Apolo Apolo (02/06/2012 10:13:26)   -2 2
NÃO EXISTEM RAÇAS HUMANAS!

Somos TODOS homo sapiens.

O termo correto é ETNIAS.


Galen Galen (02/06/2012 11:00:14)   665 1
Correto . Que seja .

Mas e se James Robinson estava se referindo ao fato que alguns super-heróis e super-heroínas clássicos irão ganhar versões de " outras raças ALIENÍGENAS ( que não é a mesma palavra para " Estrangeiros " usada erroneamente ) do Universo DC " como Thamaranianos , Oanos ( " Guardiões do Universo " ) , Kriptonianos , Daxamitas , Marcianos , Khundios , Lords da Guerra Okaaranos , ou até mesmo da raça de Lobo os Czarnianos e tal ?

sem avatar Artur (02/06/2012 18:00:34)   -21 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Olive (06/06/2012 01:49:56)   -289 -1
Na verdade europeus e asiáticos são mestiços de neandentais de modo geral.Homo Sapiens são alguns grupos africanos.


Galen Galen (02/06/2012 09:24:48)   665 1
" O escritor também comentou que também haverá mudanças de gênero - heróis que vão virar heroínas, ou vice-versa - e de raça em Earth 2. O Eléktron, por exemplo, deve ganhar versão feminina."

" Mudanças de gênero e de raça " . De que tipo ? Tipo o Sasquatch que numa fase da Tropa Alfa que voltou a vida no corpo de Pássaro da Neve e se transformou numa mulher ? Ou como no caso da Sasquatch e da Namora dos Exilados ou o Grande Bard e a Miss. Milagre as contra-partes masculina e feminina da Grande Barda e do Senhor Milagre da Terra-11 http://media.comicvine.com/uploads/3/30761/628611-bard.jpg http://media.comicvine.com/uploads/3/30761/628604-miracle_large.jpg ou o Wonder Man a contra-parte masculina da Mulher-Maravilha de uma realidade paralela onde os heróis e heroínas da DC tinham seus generos invertidos e quem era homem no Universo DC nessa realidade era mulher e vice versa ( Serio ! Ele apareceu em " Countdown Presents: The Search For Ray Palmer: Superwoman/Batwoman " aqui uma imagem dele do Universo Pré-Reboot e uma fanart do deviantatart http://media.comicvine.com/uploads/2/26700/661583-dane_large.gif http://th06.deviantart.net/fs71/PRE/i/2011/034/a/f/wonderful_man_by_lorkalt-d38p5x9.jpg ) e também de raças estilo a Psylocke que de uma inglesa virou uma ninja asiática ou da Heater Hudson dos Exilados que de uma branco-caucasiana virou uma negra afro-canadense ?



Diego Diego (02/06/2012 08:04:24)   -5 -1
Well, sendo muito grosseiro e coisa e talz eu digo sem problemas.... Esse tipo novo de abordagem nas hqs são para uma nova geração de leitores, então pouco importa se vocês não concordam porque o material "original" ainda existem para fans mais antigos.
Por mais que não queiram o futuro é esse, saibam lidar com isso para não se tornarem velhos rabugentos.



Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens (02/06/2012 10:11:31)   33 -1
É por isso que dizem que essa geração está perdida? rsrs

Diego Diego (02/06/2012 17:33:39)   -5 -1
Sim, e quem diz isso são justamente as pessoas "velhas" (comparadas aos mais novos) que ja foderam tanto com o planeta e dizem que a nova geração esta perdida pq ja sabe que quem vai enfrentar a porcaria que fizeram em seu tempo são os jovens. Sim esta perdia, obrigado por isso.


Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.