Assista Agora

Richard Taylor comenta o blu-ray da Trilogia O Senhor dos Anéis

Diretor da Weta fala também sobre a adaptação de O Hobbit e seu trabalho com James Cameron em Avatar

Érico Borgo
19 de Abril de 2010

Trilogia O Senhor dos Anéis em blu-ray
Trilogia O Senhor dos Anéis em blu-ray

Nossos parceiros do Collider conversaram com Richard Taylor, um dos fundadores e codiretor da Weta, empresa que trabalhou nos três O Senhor dos Anéis e que tem Peter Jackson como um dos sócios. Durante a conversa o especialista em efeitos especiais falou sobre o blu-ray da trilogia, a adaptação de O Hobbit e seu trabalho com James Cameron em Avatar. Confira!

Como foi trabalhar na adaptação de uma obra tão querida no mundo todo?

Richard Taylor: Existe uma maravilhosa comunidade de entusiastas pelos filmes. Uma grande parcela da população mundial respeita a obra e tem pelos livros enorme respeito. Com isso havia uma dose extra de ansiedade... não sabíamos se seríamos capazes de superar as expectativas dessas comunidades. Mas as pessoas agora nos dizem o quanto são gratas pelo imaginário e o que fizemos com aquele mundo. Isto significa muito pra nós.

Que aspecto da produção mais saltou aos olhos com o blu-ray?

Infelizmente eu não posso comentar sobre isto porque ainda não tivemos o prazer de assisti-lo. O disco ainda não chegou aqui, mas estamos incrivelmente curiosos para ver como ficou. Mas o que me causa algumas dúvidas é que agora a tecnologia possibilita que tenhamos uma experiência clara e fiel, semelhante à que vemos no cinema, e isso muda como temos que fazer nosso trabalho. Antes escondíamos as técnicas cinematográficas. Hoje a câmera e o público captam tudo e as pessoas acabam tendo uma clareza das coisas com o blu-ray. Isso provoca uma grande mudança de nível artístico. É uma coisa maravilhosa, que faz você crescer junto com ela.

Com isso em mente, o que você mudaria nos filmes se pudesse?

Eu tenho refletido sobre isso ultimamente. Mas não faz muito sentido pensar 'Oh, Deus ... e se a gente tivesse...' porque o trabalho criado é de acordo com o conhecimento e a capacidade disponíveis naquele momento. Você tenta ao máximo e trabalha com aquilo que está no limite das suas capacidades. Mas ao invés de ficar refletindo sobre esse ponto, eu penso que é mais interessante notar que o que vemos hoje em dia é uma experiência de imersão cada vez maior. E não há duvida de que James Cameron conduziu a audiência mundial para um nível cinematográfico nunca visto antes. E isso sugere que, no futuro, estes filmes épicos, que serão parcialmente imersivos, terão uma absorção emocional completa - você não vai mais se sentir como um mero espectador sentado em uma sala de cinema, você vai fazer parte da experiência como se estivesse dentro daquele mundo. E um filme como O Senhor dos Anéis no futuro será extremamente empolgante.

Você pode comentar as mudanças da Terra-média em O Senhor dos Anéis para a de O Hobbit?

As características da geografia da Terra-média são como um tabuleiro de xadrez, em que os personagens estão jogando e a paisagem, ou cenário, tem que comunicar tanto as intenções escritas por Tolkien como o que os artistas querem transmitir. E isto é um aspecto crítico no processo de design, algo que Guillermo (del Toro) está super consciente quando trabalha conosco e com os designers de produção. O público apaxionado pelos livros assistirá a Terra-média em O Hobbit em um momento histórico completamente diferente. É quase como comparar nosso próprio mundo em séculos diferentes.

Você trabalhou bastante em Avatar também...

Sim, trabalhamos durante um bom tempo no filme. Fizemos projetos de design para os militares e todas as roupas típicas dos Na´vi. Alguns veículos e armas também. Foi um trabalho incrível pois ao mesmo tempo estávamos trabalhando em Distrito 9 - então tínhamos dois filmes de ficção científica com visões de futuro diferentes. E trabalhamos com James Cameron, alguém que obviamente respeitamos, essa oportunidade foi fenomenal.

Peter Jackson, James Cameron e agora Guillermo del Toro. O que os torna cineastas tão notáveis?

A paixão única que eles possuem para contar suas histórias. Eu vejo James Cameron como um diretor visionário graças ao seu inabalável desejo de mostrar mundos e histórias únicas e incríveis. Peter e Guillermo também são assim. Eles querem pegar o público de surpresa e dar-lhe a experiência de sentir-se como testemunhas dos acontecimentos que retratam. Trabalhar com eles foi algo muito valoroso.

The Lord of the Rings: The Motion Picture Trilogy já está disponível nos Estados Unidos com nove discos, somando 557 minutos - mais de 9 horas - entre filmes e extras. No Brasil, com discos avulsos e a trilogia completa, sai em 30 de abril.

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis
Leia mais sobre O Hobbit



Publicidade

Comentários (12)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Richard (14/05/2010 12:18:32)   0 0
Pra quem acha que DVD não perde em nada pro BD, precisa rever seus conceitos.

Estou aguardando anciosamente a versão extendida em BD.



sem avatar Maykon (19/04/2010 22:56:23)   0 0
é mesmo está demorando um bocado para ser lançado a versão extendida, ainda mais saindo a versão Bluray e ainda nada de Extendida no Brasil, o que sei que os amantes da franquia,procuram um jeito de assisti-lo, passei um bocado de tempo procurando informações que me levaram a essa versão, não consigo mais assistir as de cinema, não porque um é melhor que o outro mais pq quando vc gosta de uma coisa e vc tem a oportunidade de saboreá-lo ainda mais não tem jeito...é Extendida na certa..



Vanth Vanth (19/04/2010 20:01:15)   -8 0
Não são as versões extendidas , são as exibidas nos cinemas . As versões extendidas serão , provavelmente , lançadas junto com a primeira parte de "O Hobbit " , no final de 2011 (?) para pegar carona no hype e vender mais.
Comprei a minha pela Amazon - e chegou ontem . Ótima conversão , imagem e sons impecáveis .



Zoreia Zoreia (19/04/2010 15:09:38)   11 0
poxa gente..eu tenho a versao extendida dos filmes em portugues de portugal, gente muito bom os 3...mais a qualidade dos dvds...quase nao perde nada em blue ray entao fico ate tranquilo..mais vou alugar pra ver se realmente ele capricharam pq os blueray aqui no brazil nao passa de uma copia melhorada dos dvd...



Rodrigo Rodrigo (19/04/2010 11:49:52)   4 0
Tá todo mundo reclamando se a versão é ou não extendida, parece vcs não conhecem os gringos meu, money, money, oney. Depois vem a versão extendida...



David David (19/04/2010 11:27:59)   0 0
Ohhhhhhhhhhhhhh que peninha a versao extendida nao veio neste..??


Bem ja vi nos cinemas e adoraria ver novamente , ams pelo que foi comentado NADA dela

Pena



Ogro Ogro (19/04/2010 10:19:00)   12 0

Não, essa versão aí não é a extendida, são os filmes simples. Os blu-rays extendidos virão depois, mas não achei informações oficiais sobre data de lançamento.

Como um feliz dono das versões normais (nacionais) e extendidas (gringas Platinum Series - não aquela que saiu depois com menos extras), digo que vale a pena a espera.

Pra quem é fã dos filmes, melhor que isso, só estando no set de filmagem do lado do Peter Jackson.



Frank Frank (19/04/2010 08:37:42)   121 0
"E um filme como O Senhor dos Anéis no futuro será extremamente empolgante."
Correção: A trilogia do Senhor dos Anéis É extrememente empolgante. Na minha opinião, muito mais empolgante do que Avatar e sua tecnologia imersiva, mas roteiro e personagens superficiais, quase vazios.

Se fossem lançadas as versões extendidas em Blu-Ray, compraria-as imediatamente, sem pestanejar. Não tenho o player nem uma TV de alta-definição, mas compraria o(s) disco(s) azul(is) mesmo assim.




Marcio Marcio (19/04/2010 06:42:06)   0 0
A versão extendida em BD só sairá no final do ano. Agora é aguardar.



Silvio Silvio (19/04/2010 01:41:03)   17 0
NO blu-ray do LOTR, a qualidade de imagem pra mim não é o principal. Pra mim o mais importante é que seja a versão extendida. Até hoje não comprei os DVDs esperando que o blu-ray fosse lançado aqui com as versões extendidas.

Alguém sabe se será assim?



Publicidade
Alexandre Alexandre (19/04/2010 00:29:42)   2 0
Esta versão vai vir completa no Brasil? Com as cenas que não foram para o cinema e etc?



Ogro Ogro (19/04/2010 00:14:56)   12 0
Não é essa versão aí em Blu-Ray que tá sendo malhada a torto e a direito pela baixa qualidade de imagem, inferior, inclusive, à transmissão em HD pela TV?????




Omeletop : dvd-blu-ray

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.