Richard Taylor comenta o blu-ray da Trilogia O Senhor dos Anéis

Diretor da Weta fala também sobre a adaptação de O Hobbit e seu trabalho com James Cameron em Avatar

19/04/2010 - 0:00 - Érico Borgo

Nossos parceiros do Collider conversaram com Richard Taylor, um dos fundadores e codiretor da Weta, empresa que trabalhou nos três O Senhor dos Anéis e que tem Peter Jackson como um dos sócios. Durante a conversa o especialista em efeitos especiais falou sobre o blu-ray da trilogia, a adaptação de O Hobbit e seu trabalho com James Cameron em Avatar . Confira!

Como foi trabalhar na adaptação de uma obra tão querida no mundo todo?

Richard Taylor: Existe uma maravilhosa comunidade de entusiastas pelos filmes. Uma grande parcela da população mundial respeita a obra e tem pelos livros enorme respeito. Com isso havia uma dose extra de ansiedade... não sabíamos se seríamos capazes de superar as expectativas dessas comunidades. Mas as pessoas agora nos dizem o quanto são gratas pelo imaginário e o que fizemos com aquele mundo. Isto significa muito pra nós.

Que aspecto da produção mais saltou aos olhos com o blu-ray?

Infelizmente eu não posso comentar sobre isto porque ainda não tivemos o prazer de assisti-lo. O disco ainda não chegou aqui, mas estamos incrivelmente curiosos para ver como ficou. Mas o que me causa algumas dúvidas é que agora a tecnologia possibilita que tenhamos uma experiência clara e fiel, semelhante à que vemos no cinema, e isso muda como temos que fazer nosso trabalho. Antes escondíamos as técnicas cinematográficas. Hoje a câmera e o público captam tudo e as pessoas acabam tendo uma clareza das coisas com o blu-ray. Isso provoca uma grande mudança de nível artístico. É uma coisa maravilhosa, que faz você crescer junto com ela.

Com isso em mente, o que você mudaria nos filmes se pudesse?

Eu tenho refletido sobre isso ultimamente. Mas não faz muito sentido pensar 'Oh, Deus ... e se a gente tivesse...' porque o trabalho criado é de acordo com o conhecimento e a capacidade disponíveis naquele momento. Você tenta ao máximo e trabalha com aquilo que está no limite das suas capacidades. Mas ao invés de ficar refletindo sobre esse ponto, eu penso que é mais interessante notar que o que vemos hoje em dia é uma experiência de imersão cada vez maior. E não há duvida de que James Cameron conduziu a audiência mundial para um nível cinematográfico nunca visto antes. E isso sugere que, no futuro, estes filmes épicos, que serão parcialmente imersivos, terão uma absorção emocional completa - você não vai mais se sentir como um mero espectador sentado em uma sala de cinema, você vai fazer parte da experiência como se estivesse dentro daquele mundo. E um filme como O Senhor dos Anéis no futuro será extremamente empolgante.

Você pode comentar as mudanças da Terra-média em O Senhor dos Anéis para a de O Hobbit?

As características da geografia da Terra-média são como um tabuleiro de xadrez, em que os personagens estão jogando e a paisagem, ou cenário, tem que comunicar tanto as intenções escritas por Tolkien como o que os artistas querem transmitir. E isto é um aspecto crítico no processo de design, algo que Guillermo (del Toro) está super consciente quando trabalha conosco e com os designers de produção. O público apaxionado pelos livros assistirá a Terra-média em O Hobbit em um momento histórico completamente diferente. É quase como comparar nosso próprio mundo em séculos diferentes.

Você trabalhou bastante em Avatar também...

Sim, trabalhamos durante um bom tempo no filme. Fizemos projetos de design para os militares e todas as roupas típicas dos Na´vi. Alguns veículos e armas também. Foi um trabalho incrível pois ao mesmo tempo estávamos trabalhando em Distrito 9 - então tínhamos dois filmes de ficção científica com visões de futuro diferentes. E trabalhamos com James Cameron, alguém que obviamente respeitamos, essa oportunidade foi fenomenal.

Peter Jackson, James Cameron e agora Guillermo del Toro. O que os torna cineastas tão notáveis?

A paixão única que eles possuem para contar suas histórias. Eu vejo James Cameron como um diretor visionário graças ao seu inabalável desejo de mostrar mundos e histórias únicas e incríveis. Peter e Guillermo também são assim. Eles querem pegar o público de surpresa e dar-lhe a experiência de sentir-se como testemunhas dos acontecimentos que retratam. Trabalhar com eles foi algo muito valoroso.

The Lord of the Rings: The Motion Picture Trilogy já está disponível nos Estados Unidos com nove discos, somando 557 minutos - mais de 9 horas - entre filmes e extras. No Brasil, com discos avulsos e a trilogia completa, sai em 30 de abril.

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis
Leia mais sobre O Hobbit

Veja também:
Avatar
Avatar
O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Game of Bone | Conheça a paródia pornô de Game of Thrones

    Game of Bone | Conheça a paródia pornô de Game of Thrones
    O trono de ferro ganhou um sentido totalmente novo
  2. 2 - O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos | Versão estendida do Blu-ray terá 30 minutos de cenas extras
  3. 3 - Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros | Blu-ray especial terá estátua com Indominus Rex e T-Rex
  4. 4 - Lançamentos em DVD e Blu-Ray - Março 2015
  5. 5 - Lançamentos em DVD e Blu-Ray - Fevereiro 2015
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

norman-reedus.jpg
The-Walking-Dead
XMen_RogueCut.jpg
x-men-days-of-future-past
Vingadores-Era-de-Ultron-mina-Wakanda-09.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
chqbziiwoaawikx-jpg-large.jpg
Jurassic-World
Ted-2-16junho2015-poster.jpg
ted-2
Kingsman poster 26nov2014 04
the-secret-service
Game-of-Thrones-S5E10-6.jpg
game-of-thrones
Foo-Fighters-capa-do-album-Wasting-Light.jpg
foo-fighters
cannes2010
festival-de-cannes
Uma Noite No Museu 3 18nov2014 novoposter07
uma-noite-no-museu-3
ew_johnconnor.jpg
exterminadordofuturo4
50-tons-de-cinza-02fev-04.jpg
50-tons-de-cinza
Publicidade