Assista Agora

The Elder Scrolls V: Skyrim | Crítica

Prosa com dragões

Flávia Gasi
22 de Novembro de 2011

The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim

Bethesda | PS3 X360 PCs

RPG

Excelente
Elder Scrolls V
Elder Scrolls V
Elder Scrolls V

Não é possível falar em absolutos ou entrar no detalhamento da experiência proporcionada em The Elder Scrolls V: Skyrim. Seria como comentar um livro ainda não escrito, mas que será narrado em diferenciais de ações, diálogos, arcos, espadas, magias e sangue. Isto é, o game proporciona o pináculo do tal “mundo aberto”, em que aquele que se lança a esse universo pode fazer o que quiser, ser o que quiser – de herói paladino a mestre ladrão (com direito a tempo de cadeia); de jovem iniciado a versado na história e segredos dos lobisomens – e vale contar que há todo um charme carniceiro nos licantropos. Desta forma, cada narrativa criada em Skyrim é singular e especial, pois foi forjada em uma simbiose cabal entre jogador e título.

Assim, o jogo é exatamente aquilo que se espera de um RPG. Claro que quando se fala do gênero nos videogames há certas regras que já fazem parte do pacote, como progressão de personagem por escolha de classe e de habilidades no decorrer da jogatina, batalhas permeadas por ação ou por estratégia em turno. Skyrim faz tudo isso muito bem (principalmente em termos de construção de menus), além de contar com a narrativa clássica medieval. Porém, o que o faz especial e um verdadeiro exemplar desta casta é a imersão: o jogador realmente assume um papel, e constrói seu personagem em colaboração com o mundo e os habitantes do jogo.

Até mesmo a longevidade do game depende de escolha. É possível experimentar a narrativa principal e passar para o próximo título, ou aproveitar todas as horas de missões extras – o que seria a minha aposta como a decisão da maioria dos jogadores. Há sempre algo interessante para fazer, principalmente para aqueles que tem vontade de papear com todos os habitantes de uma cidade. E eles têm muito a dizer. É possível juntar-se aos Companions e transformar-se em um de seus irmãos de sangue, ou talvez tornar-se o mais novo aluno da escola de magia, estudar para entender a misteriosa e impiedosa Dark Brotherhood e, ao mesmo tempo, ainda agir como um implacável ladrão, que trouxe glória novamente à sua guilda.

Ao chegar em uma cidade, inclusive, também existe a possibilidade de esperar um pouco antes de ir em busca de aventuras e encontrar um trabalho. Os empregos de Skyrim, por outro lado, passam por trivialidades do mundo antigo, como fazer armaduras ou cortar madeiras, até atividades mais mágicas, como praticar alquimia ou encantar armamentos.

As possibilidades do game não seriam nada impressionantes, contudo, se The Elder Scrolls V: Skyrim não convencesse o jogador de que seu universo vale a pena. Sim, você vai querer jogar - e jogar de novo -, pois a produção esmerou-se em criar uma experiência completa. Mesmo o começo do jogo ajuda o jogador em pensar no seu personagem como uma tela branca: o protagonista começa como um prisioneiro liberado, mas sem nenhum indício de que tem um passado relevante (início comum a Oblivion, game anterior da série – muito do jogo é, claro, baseado em seu antecessor). Logo depois, parte em busca de demandas, até descobrir-se o último Dragonborn, isto é, nascido com a alma de dragão.

Essa imersão narrativa é valorizada pelos inspirados gráficos, especialmente na criação de ambientes, de pradarias a picos cheios de neve, além da variação de tipos de rostos (há muito mais do que já visto na série). Também o som - a música, sonorização e dublagem - foi trabalhado quase à perfeição; e o combate completa a experiência, já que é sempre divertido, ainda mais porque os monstros praticamente se lançam em cima do jogador. A árvore de habilidades é igualmente interessantíssima, já que permite customizar seu personagem com variações enormes. Também há menos habilidades um tanto desinteressantes, como "athletics" de Oblivion, em que o jogador ganhava experiência por correr ou pular. O foco é nas variações inteligentes e que evitam as obviedades.

Veja meu caso: minha Dark Elf maga sabe muito bem como manejar armas de duas mãos, e além do robe específico para a conjuração de mortos-vivos, também utilizada armadura pesada (na cabeça, pernas e braços), sabe como abrir portas trancadas à chave e é quase invisível nas sombras. Claro, se colocarem um arco e flecha na sua frente, ela se torna inútil como um marisco tentando fugir da água escaldada. Da mesma forma em que, pela escolha em diversificação de seus talentos, a Mirtes (sim, é assim que se chama minha Dark Elf), nunca será a maga mais poderosa dos reinos. Tudo depende daquilo que o jogador deseja ser.

Claro que, com esta ambiciosa escala, é impossível conter todos os erros, assim, você encontrará problemas menores - como algumas texturas e alguns bugs espalhados por aí. Se você estiver acompanhado por alguém, por exemplo, chances são de que ele insista em ficar na sua frente, mesmo quando você decide tomar a dianteira (para piorar ele é afetado pelos seus ataques). Mas estes defeitos se tornam ínfimos frente aos dragões (ou gigantes), e suas batalhas que se assemelham a uma dança: épicas e agressivas. Batalhar um dragão é algo com que se acostuma, o problema é quando os monstros alados resolvem aparecer em dupla, ou bandos. Note que é quase impossível esconder-se de um dragão, e, depois de ser visto, o bicho não deixa o jogador em paz, até que reste somente seu esqueleto no chão.

The Elder Scrolls V: Skyrim é uma experiência pessoal e para os de natureza exploradora; pode ser sombrio e poético, mas é certamente feito das proezas dos seus jogadores. É acertado para aqueles que gostam de escrever suas próprias histórias, para os que não temem frente a criaturas monstruosas, e para os jogadores que querem explorar perigos, independentemente de qual a sua arma de escolha. Skyrim abriga a todos, seja você um Conan, um Gandalf... ou uma Mirtes.

PS - FUS ROH DAH!

Leia mais sobre The Elder Scrolls V: Skyrim



Publicidade

Comentários (187)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar marcos (08/03/2013 13:08:43)   3 0
melhor jogo depois de metal gear solid...



Leonardo Leonardo (19/02/2012 21:35:45)   1031 -1
cara sinceramente é um game longe de ser excelente pois a sua história não te prende para ficar jogando sem parar por exemplo como AC ou BATMAN faz e


sem avatar Leandro (29/02/2012 14:59:04)   0 0
Exatamente, embora muita gente fica falando que é um jogo que dá várias possibiliades, caminhos diferentes de se seguir, pra mim é só um bando de quests infinitas que não expressa um enredo interessante.

sem avatar Merc (28/10/2012 21:59:59)   66 0
se a pessoa é do tipo que soh quer saber de sair batendo e pulando os dialogos e não ler nada, então sim o enredo vai ser uma m..., já que livros e dialogos existem ao monte pra quem quer se apronfundar na historia, principalmente pra quem é fã de TES e conhece um pouco melhor a historia de Tamriel, eu mesmo gostei das quests que envolve as deidades que eu já conhecia desde Oblivion.


sem avatar Leandro (11/02/2012 18:18:49)   0 0
A cara esse jogo é muito overrated. Comecei a jogar e depois vi que o jogo se torna muito repetitivo. Não tem combo, as dungeons são praticamente as mesmas e os combates são no mínimo entediantes. Um bom jogo, mas longe de ser excelente!



Felipe Felipe (07/02/2012 19:28:17)   -16 0
OMELETV SKYRIM AGORA!!!!!!!



Marcos Marcos (28/01/2012 01:35:28)   0 0
melhor game que já joguei nos ultimos tempos, um dos poucos games que me perdi horas jogando desde GTA 3 e Resident Evil 4.



12 cavaleiros de ouro 12 cavaleiros de ouro (25/01/2012 13:45:37)   0 1
Depois de chrono trigger com certeza é o melhor jogo de rpg que já joguei,fazia tempo que não via algo tão inovador,só falta uma tradução



The Dark Knight The Dark Knight (21/01/2012 22:33:52)   153 0
Uma palavra define esse jogo: PERFEIÇÃO. Uma coisa que, pelo menos eu adorei, foi o fato de não ter que reparar armas e armaduras. Muitos podem até não gostar por ter simplificado o jogo e tirado um pouco do realismo, mas era uma das coisas que mais me irritava em oblivion. Do resto nem preciso comentar, superior ao anterior em tudo.



Luciano Luciano (06/01/2012 14:44:50)   107 1
Finalmente to jogando! Esses dragões covardes estão se escondendo de mim! Até agora, não vi nenhum! Vou caçar um por um!!! Fascinante o jogo... vale cada centavo.


Fernando Fernando (12/01/2012 17:11:48)   70 0
Difícil mesmo é vencer os Snow Trolls e Saber Cats...dragões são fáceis... :P

Luciano Luciano (16/01/2012 14:42:48)   107 1
Ralmente, Fernando... acabei descobrindo isso da pior maneira. rsrsrsrs

Fernando Fernando (18/01/2012 10:03:43)   70 0
Uma vez tava fugindo do Snow Troll e apareceu um dragão...o dragão foi pra cima do Troll e, pra minha surpresa, o Troll venceu facinho o dragão...aí que eu corri mesmo...hehehe. :P


lucas lucas (03/01/2012 01:57:06)   4 0
to ansioso pra jogar



sem avatar Daniel (16/12/2011 03:02:50)   0 0
Já joguei todos os "grandes" jogos da humanidade: de Metroid (SNES) á Metal Gear, de God of War a Shadow of Colossus, Resident Evils da vida e CoD... aí conheci TES IV: Oblivion. De longe, mas de MUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITO longe o melhor jogo de todos os tempos... levei 463 horas pra fazer 100% dele (entrar em tudo que é caverna, dungeon, etc.)

Aí, a Bethesda me solta a pérola dos deuses: Skyrim! Colocando o onipotente Oblivion em seguno lugar!

Muito obrigado á Bethesda por fazer a vida de um Nerd mais feliz!

AH! Gasi e Borgo (que ficou no OmeleTV falando de Skyrim até num poder mais no meio de uma partida de Modern Warfare) que dia vcs vão destrinchar o game num OmeleTV???

Campanha OmeleTV SKYRIM já!!!!!!!!!



Publicidade
sem avatar James (14/12/2011 11:18:34)   5 1
300 horas de jogo e nivel 29 ainda, vários locais descobertos, nem todos explorados, agumas quests bugaram pois qnd vc pega uma e o mesmo personagem está envolvido na dark brotherhood como vitima, esqueça rs, locais que ainda me intrigam, quest que não sei o que fazer, como entrar naqueles shrines alguma coisa que tem uma raiz de arvore enorme impedindo sua passagem, acho que vou ultrapassar o tempo que fiquei jogando o IV rs e nem sei se vou querer "ZERAR" como muitos fazem, é um jogo para ficar muito tempo se divertindo, e agora voltarei a ele, abraços e cinco ovos merecidos =)


Jota Jota (31/12/2011 17:43:38)   -8 -1
Cacilda, cara...como vc conseguiu jogar 300 horas e ainda estar no lv. 29? Eu tô com 103 horas no lv 44...e ainda falta uma cacetada de quests pra fzr.

DOVAHKIIN DOVAHKIIN (12/01/2012 17:24:58)   5 0
Kara essa parte das daízes que vc disse, vc nao entra na verdade vou tem de sacrificar seu companheiro ou companheira, pede para ele ou ela ficar no circulo, daí uma gia suga ele para o pilar e vc usa uma adaga do sacrificio mata ele ou ela e uma bruxa incorpora nele ou nela e te da mais uns quests! detalhe se parceiro(a) morre e nao volta mais, escolhe algum dos companions so pra sacrificar. Fica a dica.

Jean C. Jean C. (26/01/2012 18:58:25)   12 0
Realmente James, eu jogo 79 horas e ainda estou no level 33, muitas quests para fazer, quase todas. Eu evolui até aqui construindo armas, armaduras fazendo poções, encantando minhas armas e lendo tudo que é livro da face de Tamriel (e matando alguns Dragões tbm).
Ps: No templo com as raizes vc precisa da Nettlebane, uma adaga especial. Na descrição da quest deve falar onde procurar por ela.


VANILLA SKY VANILLA SKY (13/12/2011 19:20:52)   162 1

"Vamu joga logu essa bagass!"











Luciano Luciano (13/12/2011 11:42:54)   107 1
Boa menina rsrsrss Falando sério, parabéns pra Flávia Gasi... sua crítica me fez ficar com mais vontade ainda de jogar o Skyrim.

Alguém sabe me dizer se existe alguma versão pro PS3, que seja pelo menos em espanhol?? Em jogos muito longos e com muitas escolhas, fica difícil quando se entende muito pouco inglês.



sem avatar Rafael (30/11/2011 18:15:27)   -5 0
Alguém sabe dizer se tem legendas em Pt ou espanhol na versão do PlayStation 3?



Lauro Lauro (28/11/2011 11:23:45)   3714 3
Uma dica para os que tem a versão Xbox 360:

Se possível, grave o jogo no HD!

Ajuda muito; os tempos de download ficam muito pequenos e estou jogando a 12 horas e nenhum bug ocorreu, como as "travadas" que aconteciam com os Fallout por exemplo.



vinicius vinicius (25/11/2011 18:46:50)   16 1
previsivel demais!!!!!!!!!!!!






















totalmente previsivel que tiraria 5 ovos game do ano!



Bargon Bargon (25/11/2011 12:17:17)   657 0


Alguém saberia me dizer se já tem pré venda da versão para PCs em algum lugar??

Tô com crise de abstinência de jogar RPG...

=P




sem avatar Cristiano (26/11/2011 14:22:13)   -2 0
Como assim pré-venda?
Já foi lançado faz 2 semanas...

Bargon Bargon (26/11/2011 20:39:20)   657 0
Se já está disponível... onde raios eu acho pra comprar????

Por favor me ajudem!!!



Emmanuel Emmanuel (28/11/2011 13:02:55)   32 1
comprei sexta feira pelo steam!!! animalesco

Donkey Donkey (28/11/2011 14:05:28)   4 1
STEAM! comprei o meu la

Bargon Bargon (30/11/2011 16:58:51)   657 0
Valeu galera...
Já tá na minha mão!! E já estou prevendo que vou passar as férias enfiado no quarto... auahuahus

=P


sem avatar William (24/11/2011 20:13:09)   -9 1
O omelete não fará a crítica do Battlefield 3 ???


Saulo Victor Saulo Victor (27/11/2011 22:31:21)   56 0
neh???

sem avatar Gustavo (03/12/2011 14:12:41)   156 1
Pra tirar 4 ovos!?


Frank Frank (24/11/2011 12:13:03)   104 1
Eu acredito que para “zerar” esse jogo, tão rápido como alguns dizem que já o fizeram, provavelmente:
Jogam 24h por dia;
Está na opção mais fácil do jogo (Novice) ou até no normal (Adept eu acho). Assim o inimigo morre com um só golpe;
Acha que terminar a main quest é “zerar”;
Ignora as side quests; ou nem sabem que existem;
Praticamente não explora o mundo, só o necessário para completar a main quest;
Não presta atenção nos diálogos (talvez nem entendam os diálogos);
Não toca nos livros;
Só faz fast travel.

Quer dizer, desperdiça o game do ano, não, da década. Não saboreiam tudo que o jogo oferece: uma imensidão de possibilidades.
Talvez estejam acostumados com jogos tipo COD, que é simples, reto e igual do começo ao fim e também curtíssimo. Não que COD seja ruim, mas é para um tipo completamente diferente de consumo: rápido e sem compromisso.


Lauro Lauro (28/11/2011 10:59:59)   3714 2
Pois é, Frank.

Jogos como Skyrim, não devem ser "terminados" apenas, mas "aproveitados/degustados"...

Por exemplo, estou com 13 horas de jogo no total até agora. Já fiz algumas missões de Whiterun, mas fiquei um bom tempo conversando, lendo os livros, aprendendo a fazer poções, criar armas e armaduras, refinar as mesmas, e acabei de conseguir juntar dinheiro para finalmente comprar uma casa no lugar.

Ou seja, já apareceram várias missões para fazer, mas em Elder Scrolls a graça é aproveitar as aventuras, descobrir as coisas e não apenas "fechar" o jogo.

sem avatar Doomstar (28/11/2011 14:34:39)   54 2
Caras.... Tô gostando pacas do jogo... Não conhecia a série... Skyrim é facinantemente inesperado! kkkkkk

Das missões principais, realizei duas: a primeira (logo que fugi da minha execução... hehehehe já estou falando em 1ª pessoa) e a que me levou a Whiterun...

O resto é só missão secundária... E está muito divertido... Já faço parte de uma Guilda de Guerreiros em Whiterun e estou prestes a me tornar membro da guilda de Ladrões (agora não lembro o nome da cidade)... Muito legal!!!




Lauro Lauro (29/11/2011 10:02:46)   3714 2
Doomstar,

É esse tipo de empolgação que você está sentindo que é o que vale quando se joga algo como Skyrim!!!

Esse tipo de jogo é que vale a pena...

Assim como você, fiz poucas missões principais. Estou com mais de 22 horas de jogo até o momento e ainda estou explorando e experimentando.


Junior Junior (24/11/2011 11:04:48)   428 -1
hehe Anotem aí... com bugs ou sem bugs, jogo do ano tranquilamente!

Excelente jogo! Já tô com mais de 70 horas de jogo, fazendo uma ou outra quest das quests principais, várias das quests secundárias e fico boa parte do tempo caçando, criando armas, encantamentos e poções!

O jogo está muito divertido e tem uma diversidade muito grande, em se tratando de estratégia de combate!

Depois de jogar o Skyrim, lembrei de um jogo que jogava muito antigamente e fiquei imaginando como seria uma continuação hoje... o King's Field... acho que é esse o nome!



Publicidade
sem avatar Fernando (24/11/2011 10:19:38)   263 1
Skyrim não é perfeito, tem bugs, coisas toscas e acho que falta polir algumas partes.

Mas os prós do jogo, deixam ele muito acima dos demais jogos existentes... tive de parar com a campanha principal, se não acaba rapido demais hehehehe


sem avatar Claudio (24/11/2011 13:42:28)   4 3
Acho que, até hoje, é o jogo que mais chega perto do conceito real de MUNDO ABERTo.... tão aberto que dá pra se perder, deixar de ser você... sou Hich Elf, Mago, Ladrão, mas existe todas as variações de personalidade que deixa qualquer Fable, Dragon Age, no chinelo... muito foda. A única coisa que vem como ressalva: matei um dragão com muita facilidade: no no no

Ah: tomei uma flechada na cabeça, e fiquei horas com ela lá, atravessando minha cara, até conseguir uma poção contra doenças(?) a flecha sumiu, no lugar uma cicatriz... he he he

Luís Luís (25/11/2011 09:20:50)   14 0
Ktzo... preciso adquirir este jogo. Alguém sabe onde compro??


Marlos Marlos (25/11/2011 17:03:44)   457 0
Concordo Cláudio.

Os dragões são broxantemente fáceis. Incluindo os Blood DRagons e os elementais, e até agora, quanto mais eu evoluo mais fracos eles ficam. Gigantes >>> Dragões.


Pedro Sérgio Pedro Sérgio (24/11/2011 10:15:48)   211 4
Critica apaixonante!

O que muitas pessoas que criticam o Skyrim não concebem, é que o jogo tem outra linha. Eu queria, por exemplo, poder jogar PES e puxar uma katana e cortar a cabeça do Cristiano Ronaldo, mas o jogo não me dá essa possibilidade, mas nem por isso ele é ruim.

O pessoal da Bethesda abriu mão de muita coisa (inclusive gráfico, e movimentos) para dar ao jogador o que o Skyrim pode oferecer (e é muita coisa)

Pegue o jogo do Batman de que todos falam (que é muito bom, já joguei) e ao invés de um bairro, disponibilize Gotham inteira, com batmóvel, jato, lancha..., com os livros na mansão Wayne, lhe dando a possibilidade de lê-los. Com batman podendo interagir com todos os personagens de sua mitologia (todos) e de formas diferentes(escolher o que vai falar). Que este dê a possibilidade de usar qualquer roupa, e qualquer aparato seu, de escolher quando e como avançar na trama da história, e ai teríamos um jogo inacreditável de bom. Mas com tantas possibilidades (em um só disco) algumas coisas não ficariam tão perfeitas (como a falta da katana no PES).

O skyrim não é tipo um carrinho de fricção, e sim do tipo que abre as portas, gira o pneu no volante, abre o capô e tem detalhes no painel.



sem avatar Marcilio (24/11/2011 05:51:19)   7 0
Meu Skyrim só roda a 720p apesar da minha tv suportar 1080p. O final fantasy XIII, Unchated 3 e o Batman Arkham City rodam sem problema (apesar do batman eu ter que desmarcar a opção de 720p). Mas com o Skyrim nem assim deu jeito se eu desmarcar 720p ele roda a 480p e não reconhece de jeito nenhum 1080p, já troquei até o cabo HDMI por um com saída 1,3 (pelo menos é o que estava escrito na nota, já que o cabo é ching ling). Será que alguém pode me ajudar a rodar esse jogo fantástico com sua resolução máxima?


sem avatar Cristiano (26/11/2011 14:19:42)   -2 -1
PC? PS3? XBox?

A maioria dos jogos para ps3 só roda em 720p.

Emmanuel Emmanuel (28/11/2011 16:07:20)   32 0
pra pc é a melhor opção se vc busca gráficos elaborados

sem avatar Gustavo (03/12/2011 15:05:27)   156 1
Que só rodam em 720p o que?
Todos os jogos


sem avatar Marcilio (24/11/2011 05:17:45)   7 1
Já finalizei Batman AC, Uncharted 3 e comprei Oblivion só por causa de Skyrim para me familiarizar com a mecânica de jogo (nem cheguei a terminar). Esse é o tipo de jogo que acaba com a sua vida social, até minha namorada que vive acabando com minhas fantasias (ela sempre arruma um jeito de sacanear um jogo meu), gostou de Skyrim. Isto sem contar que o jogo proporciona um replay interessante.



Renan Renan (23/11/2011 20:03:41)   2463 1
O Batman eu já terminei, agora tenho que jogar logo o Uncharted e MW3 porque qunado eu botar as mãos em Skyrin lá se vaiu vida social e os outros jogos. O Oblivio eu tive a capacidade de jogar duas vezes, uma como mago do bem, e aoutra como guerreiro do mal.



sem avatar Jose (23/11/2011 16:27:53)   258 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

lennao lennao (23/11/2011 16:19:41)   136 1
vc descobre isso no encarte, sinopse, trailer e nas primeiras 2 horas de jogo

sem avatar Jose (23/11/2011 16:43:00)   258 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Marlos Marlos (23/11/2011 18:25:48)   457 1
Quer dizer que você não tem coragem nem de ler o encarte do jogo, e vem ler uma crítica dele? Genial cara!


Matheus Albano Matheus Albano (23/11/2011 13:17:32)   134 0
Ainda sou muito fã do Uncharted e Batman mas Skyrim com toda a certeza ganha o GOTY.
DOVAHKIN!!!



sem avatar Paulo (23/11/2011 12:57:16)   -47 -1
Já venho acompanhando o trabalho de Flávia Gasi há um tempo; pensei que se tratava de mais uma querendo aparecer na mídia aproveitando a moda "games". Para minha alegria ela é uma gamer fera que entende de fato do que está falando. Parabéns pela crítica! Faço das palavras do Adilson as minhas "Só deu-me mais vontade de jogar Skyrim". Mal vejo a hora de comprar esse jogo!



Cthulhu Cthulhu (23/11/2011 08:38:05)   21 -1
GOTY 2011 tranquilamente.

Talvez somente Zelda pode desbancar Skyrim esse ano.

http://bugslifebr.blogspot.com/



sem avatar Raoni (23/11/2011 00:34:09)   12 1
Flávia,
que texto bom, não joguei, mas me senti dentro do jogo,
parabéns.



Publicidade
Adilson Adilson (22/11/2011 23:19:43)   18 -1
Flávia, primeiramente, que análise inspirada! Só deu-me mais vontade de jogar Skyrim.

Ainda não comprei o jogo e confesso que estava um tanto ansioso para ler a crítica do Omelete (já li outras de outros sites, todas falando positivamente do jogo). Como eu disse, sua análise deixou-me ainda mais ansioso, deu para sentir de perto o sabor dessa experiência através do seu texto.

Parabéns!



Artur Artur (22/11/2011 23:11:50)   4 -1
"...inútil como um marisco tentando fugir da água escaldada."

Obrigado, Flávia Gasi.



sem avatar Tiago (22/11/2011 19:36:20)   112 0
-Como se chama,elfa?
-Mirtes da Silva, prazer.



sem avatar Doomstar (22/11/2011 17:38:02)   54 1
Já estou com o meu em mãos... Só falta chegar em casa para começar a jogatina... :)

Estou ancioso!

Vida longa a Hallon!


sem avatar Doomstar (23/11/2011 11:04:54)   54 1
Joguei ontem... Como sou iniciante estou experimentando o universo... Joguei a introdução com dois personagens diferentes...

Resultado da minha experiência de ontem:
O JOGO É BOM PACARAY!!!!!! GOTY COM CERTEZA!!!!


Remdiel Remdiel (22/11/2011 17:17:45)   666 1
Me
In
Rabid
The
Elder
Scrolls

foi fácil, manda outra. :P



Remdiel Remdiel (22/11/2011 16:56:02)   666 1
ah, bethesda e seus npc's maravilhosos...

http://www.cad-comic.com/cad/20111116


Marlos Marlos (22/11/2011 18:36:02)   457 0
Hehehe, isso acontece toda hora.

Noctis Noctis (23/11/2011 00:58:46)   532 0
lkkkkkkkkkkkk

eu fico puto e taco uma machadada nesses otarios!!!

Bargon Bargon (23/11/2011 11:59:38)   657 -1
auahuahuahuhas...

Muito boa essa tirinha... auhauahs




Jefferson Jefferson (22/11/2011 16:13:00)   2 0
só vi um gameplay e achei daora,pelo jeito vale a pena.


Mirtes!?!? Blz então =/



Leandro Leandro (22/11/2011 16:12:27)   211 0
Só uma informação: Esse esquema do jogo começar com o jogador preso sem entrar em detalhes sobre o passado dele ou o q ele fez, faz parte do TES desde o o primeiro game (ARENA). Todo TES começa assim =)



Bargon Bargon (22/11/2011 16:05:08)   657 0
*************************************

Por favor...

Alguém sabeira me informar uma configuração recomendada para jogar Skyrim no PC?

Estou desesperado pra saber, mas nos fóruns os caras só indicam máquinas na NASA. Aí fica foda!!!

Obrigado.

*************************************


sem avatar Cássio (22/11/2011 19:24:34)   1 1
mínimo geforce 8600 gt (é que eu estou usando para rodar o jogo entre baixo e médio
para maiores informações http://www.uesp.net/wiki/Skyrim:System_Requirements lista completa de todas a placas compatíveis tanto radeon quanto nvidia

Bargon Bargon (23/11/2011 09:30:32)   657 0
Valeu...

Vou ter que fazer um "PEQUENO" investimento no meu PC... auhauhauhas



erick erick (22/11/2011 15:53:25)   128 0
Em quanto tempo da para se zerar esse jogo? eu digo tipo, terminar a historia dele...


Marlos Marlos (22/11/2011 18:37:23)   457 0
acho que a quest principal sozinha vc termina em umas 20 horas. Mas te garanto que vc não vai aguentar fazer apenas a main-quest.


Publicidade
Luiz Gustavo Luiz Gustavo (22/11/2011 15:03:22)   39 -1
AVISO AOS PLAYERS DE PS3!
AVISO AOS PLAYERS DE PS3!

Skyrim está BUGADO no console da Sony!
O que acontece é que, com cerca de 8 horas de jogo, o FPS começa a travar a ponto de ficar IMPOSÍVEL CONTINUAR.
A Bethesda já está sabendo das inúmeras reclamações a respeito disso e diz que está trabalhando num patch para corrigir o problema. Vale lembrar que o Fallout 3 apresentou o mesmo bug no PS3 e a Bethesda nunca liberou nenhum patch ou sequer se pronunciou a respeito disso. Então é esperar pra ver o que acontece.
Tenho PS3 e por pouco não comprei o Skyrim. Se não tivesse pesquisado em alguns fóruns teria jogado dinheiro fora.


Tony Tony (22/11/2011 16:13:12)   10 1
o meu do ps3 chegou hoje, nem tirei da caixa ainda....

Tenho fallout 3 , terminei o jogo e nunca me aconteceu esse bug


Mariana Mariana (22/11/2011 16:36:44)   3781 1
Joguei F3 inúmeras vezes, nunca tive problemas de bug. pelo contrário, fluiu super bem.



Remdiel Remdiel (22/11/2011 16:50:44)   666 2
@Tony Parabéns pela compra, e seja bem vindo a um mundo de vício interminável...

Obrigatório: MGS 4, o melhor jogo do mundo. XD

Luiz Gustavo Luiz Gustavo (22/11/2011 18:43:13)   39 1
Bom... Nunca joguei o Fallout 3 e só fiquei sabendo do bug em replys de tópicos sobre o bug do Skyrim, que é fato comprovado.
Pra quem duvida nesse caso, procure por "Skyrim PS3 framerate" no youtube. O bug tá lá pra quem quiser ver. hehehe

Alguns links sobre isso pra quem se interessar:

http://www.mmofringe.com/forum/48-Consoles/19575-Skyrim-Lag-Affecting-Some-PS3-Units

http://www.nowgamer.com/news/1133397/skyrims_ps3_framerate_issues_related_to_game_save_size.html

http://gamingeverything.com/8293/bethesda-ps3-version-of-skyrim-getting-a-ton-of-attention/

http://www.gamepro.com/article/news/225030/skyrim-ps3-framerate-issue-being-investigated-says-bethesda/

Vou esperar pra ver se liberam um patch logo.
Parece que o bug tem relação com o tamanho do arquivo de save do jogo.

sem avatar Gustavo (14/12/2011 13:19:49)   156 0
Estou jogando normal, até agora nada.



Mariana Mariana (22/11/2011 14:40:44)   3781 0
Espero que valha a pena e compense minha ansiedade. Pedi o meu hoje e depois que terminei Batman Arkham City, preciso de outro vício...



Marlos Marlos (22/11/2011 13:53:45)   457 1
Jogaço, fazia tempo que eu não jogava um RPG tão bom assim. Mas falando um pouquinho dos defeitos, o jogo nao merece GOTY de maneira alguma na minha opnião pelos bugs. Sim, é claro que pelo tamanho do jogo é normal termos diversos bugs, mas alguns são grotescos, e atrapalham inclusive na quest principal.

Só para exemplificar, em uma parte da Main-quest, eu precisava ir falar com um velho nos subsolos de riften (sem mais spoilers) Mas ele simplesmente travou, e não saia do seu quarto de jeito nenhum! Ai tive que desabilitar a colisão do game, atravessar a porta, bater no velho, falar com ele novamente, pra ele poder abrir a porta. E isso não aconteceu só comigo, achei diversos casos desse acontecendo com outros jogadores por ai.

Ainda assim, isso não ofusca a qualidade do game, a diversão é garantida! Meu mago ta poderosissimo (hehe), as opções de customização são gigantescas, de modo que uma experiencia de jogo é sempre diferente da outra, e o gameplay é excelente.

Recomendo, pra mim não é goty, mas é o melhor RPG dos ultimos os tempos.


Leandro Leandro (22/11/2011 16:08:51)   211 0
Morrowind tinha bugs grotescos, Oblivion tinha bugs ainda mais grotescos, ambos foram GOTY. BUGs infelizmente fazem parte da história do TES. Logo sai Patch corrigindo, além de mods feito pelos jogadores.

Marlos Marlos (22/11/2011 18:36:37)   457 1
Mas nem Morrowind e nem Oblivion tinham uma concorrência tão gigantesca quanto Skyrim está tendo. Você lembra de algum ano em que o Goty tenha sido tão disputado quando esse?

Leandro Leandro (22/11/2011 22:19:01)   211 0
Concordo, não estou dizendo q ele vai ganhar, mas não acho q os bugs vão ser um fator determinante.

Marlos Marlos (23/11/2011 18:26:30)   457 0
Travou não Jason, já to com mais de 50 hrs de jogo, pode comprar sem problemas.

Marlos Marlos (23/11/2011 20:51:25)   457 0
Ah Jason, mas eu estou jogando no PC, não sei quanto a versão de ps3, de uma pesquisada melhor.


sem avatar Wagner (22/11/2011 13:39:38)   4 1
FUS RO DAH!



Joel Schumacher Joel Schumacher (22/11/2011 13:21:40)   444 0
Eu acho que esse é o jogo do ano, talvez perca para o Batman: Arkham City, mas acho pouco provável.



Jota Jota (22/11/2011 13:14:32)   -8 0
É um jogaço, sem dúvidas...mas toda essa liberdade até me desanima um pouco.
São mtas opções...eu sempre acabo jogando por horas e vejo que não fiz nada.
Comprei Skyrim e Arkham City...o jogo do Morcego não sai do meu console.



Frank Frank (22/11/2011 12:57:02)   104 0
Permitir o mesmo nick é uma droga mesmo.

Em que dificuldade vocês estão jogando? O IV não era possível zerar, sim, se completava as quests principais, mais sempre havia algo para fazer. Não havia fim. Mas no V parece que tudo indica que se encerra mesmo. Por exemplo, agora há um “cleared” em cada caverna , antes não havia isso. Liquidava-se um bando de bandidos em uma caverna, quando retornasse aquele mesmo local, já tinha outros. Itens deixados pra tras antes sumiam, sempre havia bandidos nas estradas.
Estou jogando na dificuldade máxima do Skyrim, e tem inimigos que são difíceis demais, ontem eu penei para matar uma vampira, e não era nem o vampiro máster do ninho (esse eu encontrei mais tarde e foi outra peleja).
Fazer um review desse jogo é complicado mesmo. Tem uma infinidade de coisas que podem ser feitas. Tem uma wikipedia exclusiva para o jogo anterior, explicando possibilidades mais básicas até outras inimagináveis, de como, por exemplo, se fazer um black soul geme, e preenche-la com humanoides. Assim eu coletava almas de alguns chefões, como o chefe dos necromancers. E dizendo onde tem quests que você não pega facilmente.
Compre seu cavalo e percorra o mapa todo e terá surpresas, ler cada livro além de elevar as habilidades, também há quests.
Outra coisa que percebi foi como se aproveitou os mods feitos pelos fas para o jogo anterior, a começar pelo hub, e a possibilidade de encantar e desencantar itens.


sem avatar Cristiano (26/11/2011 14:49:24)   -2 0
O Cleared é para dizer que não tem mais bandidos lá, mas os bandidos podem voltar.
A engine do jogo permite infinitas quests, tem vários tipos de quests assim: limpar um fort/dungeon, roubar pessoas/casas, falsificar documentos, matar alguém, etc.

No Oblivion não resetava a dungeon logo em seguida, podendo levar vários dias ingame para voltar.

Cara, encantar itens já dava na versão anterior sem mod, não sei quanto a desencantar se tinha mod para isso.

No geral, é um jogo sensacional que vale a pena, tem seus bugs e incovenientes (os dragões enchem o saco depois do 10o) e estou esperando mods para o jogo para melhorar o jogo.

Algo que faz muita falta é poder criar magia...


sem avatar Luiz Alberto (22/11/2011 12:47:23)   8 0
Jogão



Anderson Anderson (22/11/2011 12:42:14)   438 0
Eu li uma vez, para não atacar gigantes e mamutes.

Não ataque as galinhas tambem!


lennao lennao (22/11/2011 13:03:12)   136 0
cara, eu ataquei e levei uma surra. não sei se com um lvl maior a surra vai ser menor rs

Nilto Nilto (22/11/2011 13:25:30)   75 0
só bato em quem me bate primeiro, menos os trolls pq quando eles batem não fico vivo tempo bastante pra revidar

Marlos Marlos (22/11/2011 13:43:50)   457 0
Com meu mago (Conjuração, Destruição, Armas de uma mão.), no lvl 6 eu conseguia matar gigantes, mas era cansativo... Eu tinha que atacar eles com tudo o que eu tinha, ai ficava fugindo até a mana regenerar. Agora no lvl 25 eu corro é pra cima de 2 gigantes e 2 mamutes e eles levam uma surra hahaah.


lennao lennao (22/11/2011 12:17:43)   136 0
tem nem o que dizer desse jogo, perfeitamente sensacional. eu já troquei de raça três vezes e não consigo enjoar dele

e um detalhe que falou na crítica: o jogo roda muito fácil! não precisa de um PC top de linha. eu rodei ele numa geforce 9600 e foi tranquilo, com gráficos lindos, mesmo tudo no Low.

eu to com ele pra PC e to quase comprando pro PS3 também, só pra jogar mais confortávelmente.

8 ovos!


Lauro Lauro (22/11/2011 12:56:42)   3714 2
Uma dica: no Xbox, caso alguém vá comprar, recomendo que instalem o jogo se tiverem espaço no HD.

Os tempos de download ficam melhores e não dá tantas "travadas" entre as telas.

Frank Frank (22/11/2011 12:59:01)   104 1
Eu achei ele pesado. Isso com minha 460 gt.

Joel Schumacher Joel Schumacher (22/11/2011 13:15:20)   444 0
Só 8 ovos?

lennao lennao (22/11/2011 13:22:44)   136 0
po, essa geforce 9600 roda com 4GB RAM e dá pra jogar tranquilo. veeez ou outra dá uma encrencada, mas dá pra passar batido. matei até dragão assim

meu cunhado tá com uma radeon 6850 e o jogo vai liso no full

Frank Frank (22/11/2011 14:15:18)   104 0
Corrigindo gtx 460. Também com 4gb ram ddr3 e um quad core. Essa configuração hoje em dia já deixa muito a desejar, sem contar em full hd.



Omeletop : games

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.