Séries e TV

Artigo

Emmy 2014 | Curiosidades e opiniões sobre as atrizes indicadas - Parte 1

Conheça as mulheres que foram reconhecidas pela Academia de Televisão, Artes e Ciências dos EUA

Omelete
6 min de leitura
31.07.2014, às 17H07.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

A temporada de premiação para os melhores da TV está aí e fizemos uma lista detalhada com as concorrentes ao Emmy 2014. Entre melhor atriz dramática e cômica, alguns repetecos, mas também algumas surpresas. Agora, vamos falar agora sobre as mulheres que foram reconhecidas pela Academia de Televisão, Artes e Ciências dos EUA.

Melhor atriz em série dramática

atrizes protagonistas drama

Duas atrizes em séries de época, duas em séries da TV aberta estadunidense e três que são realmente as protagonistas de suas séries. É curioso notar que na categoria de melhor atriz em série dramática, somente Julianna Margulies, Kerry Washington e Claire Danes são as estrelas de seus programas. Cada uma delas, no entanto, tem seu mérito em dividir a tela com seu coprotagonista masculino, sustentar sozinha a trama ou compartilhá-lá com ainda mais pessoas. Apesar de Margulies ter sido a mais indicada ao prêmio, tanto por The Good Wife quanto no geral, a que mais levou para casa a estatueta pelo mesmo papel foi Claire Danes. Já Lizzy Caplan encara sua primeira indicação a um Emmy e Robin Wright, Kerry Washington e Michelle Dockery retornam para tentar mais uma vez também no mesmo papel a que foram indicadas em 2013. Ao observar o trabalho de cada uma delas em suas devidas temporadas, é difícil apontar qual se sobressai. Mesmo com tramas fracas, como nos casos de Homeland e Scandal, Danes e Washington se sobressaem ao apresentarem boas atuações mesmo com material limitado. Já Caplan, em seu primeiro ano de Masters of Sex, teve o desafio de encarar uma de suas primeiras séries dramáticas de sua carreira e ainda receber sua primeira indicação ao prêmio. No caso de Robin Wright e sua segunda indicação por House of Cards, o reconhecimento da atriz prova que as séries digitais têm cada vez mais oportunidade no mercado que era somente do tradicional até ano passado. Michelle Dockery, indicada três outras vezes à categoria, se beneficiou quando Downton Abbey passou a ser classificada como série dramática em vez de minissérie, podendo concorrer também na categoria principal de drama.

Melhor atriz em série cômica

atrizes protagonistas comedia

Aqui as seis indicadas comandam a própria série, são as protagonistas. Entre veteranas e novatas de Emmy, Julia Louis-Dreufus e Edie Falco são as atrizes que mais receberam indicações, com respectivamente 15 e 12 vezes concorrendo. Falco, no entanto, foi a única que mudou do drama para a comédia, tendo sido indicada seis vezes como melhor atriz em série dramática. Já Dreyfus é a mulher que hoje foi a mais indicada a Emmys na história, com 18 indicações no total. Já Melissa McCarthy é um caso a parte. Mike & Molly foi indicada em duas categorias apenas, atriz e direção de fotografia - mas a presença da comediante em meio às outras atrizes, que tiveram indicações em mais categorias, aponta que seu trabalho é tão relevante e bem feito que ela é reconhecida mesmo quando a série em si não é. Taylor Schilling é a novata do grupo, chegando com sua primeira indicação. Sua série também difere das outras, sendo a única no formato episódico de 60 minutos. Não desmerecendo Orange is the New Black, mas é compreensível que os produtores tenham escolhido candidatar a série na categoria de comédia, já que em drama a competição é maior e, possivelmente, ela não conseguiria indicações. Lena Dunham foi indicada por seu papel em Girls desde o primeiro ano da série, mas ainda não levou a estatueta para casa. Apesar de relevante, seu trabalho na comédia ainda não é digno de prêmio como o de Falco, Dreyfus e McCarthy aos olhos da academia. Amy Poehler é a injustiçada, que já concorreu a sete prêmios como atriz e ainda não levou nenhuma vez. Não é por falta de competência, talvez apenas uma preferência da academia por suas colegas de categoria.

Melhor atriz coadjuvante em série dramática

atrizes coadjuvantes drama

O fim está próximo para duas das indicadas, mas mais próximo ir nada para Anna Gunn, que concorre pela ultima vez como as intensa Skyler White. A atriz ganhou o prêmio ano passado pela primeira vez, então pelo menos ela não deixa a série de mãos vazias por seu ótimo trabalho. A outra que também encara suas últimas oportunidades é Christina Hendricks. Ela e sua excelente Joan podem concorrer somente mais ano que vem - e Hendricks, diferente de Gunn, ainda não levou uma estatueta para casa, mesmo já tendo sido indicada por quatro das sete temporadas. A também vencedora do Oscar Maggie Smith é quase que indicação honorária. A atriz tem 80 anos, ainda trabalha regularmente em uma série e chegou a ser indicada por Downton Abbey quando a categoria de escolha ainda era minissérie. Dentre as veteranas, Lena Headey é a novata, tendo sido indicada pela primeira vez ao Emmy como a então rainha regente de Westeros Cersei Lannister, que teve ótimos momentos principalmente no fatídico episódio do casamento de seu filho. Essa categoria, assim como a de protagonistas, também suporta duas séries de época, uma fantasia e duas mais reais - mas apenas uma de TV aberta. Com mais episódios em uma temporada, The Good Wife se destaca ao conseguir sustentar de forma magistral sua trama ao longo dos 24 episódios. Christine Baranski, portanto, é uma exceção dente as indicadas e tem destaque por ser a única a conquistar uma indicação mesmo com o domínio da TV a cabo na premiação.

Melhor atriz coadjuvante em série cômica

atrizes coadjuvantes comedia

É curioso ver Saturday Night Live concorrendo com algum ator que não seja na categoria convidado. Pelos últimos anos, apenas os atores que apresentavam episódios chegavam à lista final de indicados. O excelente trabalho de Kate McKinnon a torna a exceção a essa regra imposta pelo tempo. Allison Janney é referência em comédia - mesmo tendo sido indicada também em drama esse ano -, e pela primeira vez é a protagonista de sua própria série. Kate Mulgrew teve uma importante trama na segunda temporada de Orange is the New Black, possibilitando a atriz de concorrer como melhor atriz coadjuvante e ter mais visibilidade que suas colegas convidadas. Mayim Bialik e sua metódica Amy chegam ao prêmio pelo terceiro ano consecutivo. Mesmo com participações especiais e pontas em outras séries depois de seu grande sucesso em Blossom, Bialik despontou de novo somente como par romântico do nerd mais intransigente da TV, Sheldon (Jim Parsons). Julie Bowen e seus colegas de elenco têm um acordo que coloca a todos no mesmo patamar, de forma que ninguém pode se candidatar a protagonista. Todos concorrem juntos como coadjuvantes. Por fim, Anna Chlumsky para complementar a indicação de Julia-Louis Dreyfus como protagonista. O que seria de Selina Meyers sem Amy?

Aproveitando o artigo, não perca no dia 1º de agosto, a partir das 22h25, a maratona que a Warner fará com as séries que têm atrizes vencedoras ou indicadas ao Emmy - clique aqui para saber mais.

Nos próximos artigos sobre o Emmy comentaremos as atrizes indicadas e as séries de comédia e drama. Não esqueça, o Emmy 2014 será transmitido pela Warner no dia 25 de agosto, a partir das 20h30, com a presença de Aline Diniz e Érico Borgo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.