A Entidade | Crítica

Terror cria tensão com competência, mas não trabalha bem o sobrenatural

Érico Borgo
11 de Outubro de 2012

A Entidade

A Entidade

Sinister
EUA , 2012 - 90 min.
Terror

Direção:
Scott Derrickson

Roteiro:
C. Robert Cargill, Scott Derrickson

Elenco:
Ethan Hawke, Clare Foley, Fred Dalton Thompson, James Ransone, Juliet Rylance, Michael Hall D'Addario, Vincent D'Onofrio

Bom
A Entidade
A Entidade

É curioso que o novo filme produzido por Jason Blum, A Entidade (Sinister, 2012), tenha problemas tão semelhantes ao seu longa anterior, Sobrenatural.

O filme dirigido por Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose, O Dia em que a Terra Parou) começa muito bem. O estabelecimento do mistério é aterrorizante e valorizado pelas ótimas cenas filmadas em Super 8mm - vilão bom é vilão velha guarda, que filma em película - que captam assassinatos de famílias inteiras. Porém, conforme as respostas são reveladas e aprofundam-se os elementos sobrenaturais, diminui o terror - e o impacto do filme. É exatamente o mesmo problema de Sobrenatural, mas sem a qualidade fotográfica do antecessor.

Na trama, um autor de livros policiais (Ethan Hawke) luta para encontrar a história do seu próximo livro e se muda com sua família para uma casa onde uma família inteira foi assassinada. Porém, depois de encontrar uma caixa de filmes que revelam que outras famílias foram mortas em circunstâncias semelhantes, sua investigação começa a enveredar pelo sobrenatural.

A seu favor, A Entidade tem o elenco, já que é totalmente centrado em Ethan Hawke, que nunca havia realizado um filme sobrenatural e se entrega com entusiasmo ao papel principal. Ator competente, ele valoriza a bagagem e os conflitos e obsessões do protagonista, indispensáveis para a credibilidade de suas ações - e do andamento da trama - algo raro em um filme de gênero assim.

Com Hawke à frente, a ótima fotografia (que evita que os poucos cenários pareçam cansativos) e seu excelente desenvolvimento de tensão, talvez A Entidade comece competente demais para seu próprio bem. O roteiro de C. Robert Cargill (o jornalista Massawyrm que fez nome no site Ain't it Cool News) e o próprio Derrickson emprega com qualidade os clichês do gênero, mas a mão do diretor pesa bastante quando os elementos mais fantásticos começam a surgir na tela. As maquiagens são toscas demais para serem levadas a sério (quase risíveis) e a música intrusiva entrega acontecimentos antes da hora - e o clímax limita-se ao corre-corre e sustos previsíveis.

Fica a impressão que se A Entidade não fosse sobre "entidades", mas um filme de assassino serial ou algo mais terreno, funcionaria muito melhor.

A Entidade | Cinemas e horários

A Entidade | Entrevista Ethan Hawke



Publicidade

Comentários (47)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Cleyton (29/05/2014 15:44:28)   -3 0
Mesmo sendo muito ruim esse filme conseguiu prender minha atenção. As cenas em 8 mm foram a grande sacada do filme, parece até aquele video do "2 Guys e 1 Hammer" quem não sabe o que é pesquisa ai na net.



sem avatar Andrey (21/01/2014 16:41:31)   -2 -1
Poucas vezes vi um filme de terror já surpreendendo de início. A cena das pessoas enforcadas já causa um certo impacto. Ao desenrolar vai prendendo a atenção do público. Realmente, se fosse um filme de assassinato seria melhor ainda, já que o " ocultisamo" prejudicou o filme. O final também não gostei muito, mas recomendo o filme, achei nota 7,5 ou 8,0.



sem avatar André (13/05/2013 10:51:19)   51 -1
Como a maioria dos filmes do gênero, cria muita expectativa, que não é compensada no final do filme.

Tem alguns sustos, que não acho um grande mérito, é só colocar uma aparição repentina numa cena silenciosa.



O Vilão desse filme é a cara do Sandman!



Lucas Lucas (02/05/2013 13:09:50)   1 -1
A história em si é marcante, nos remete a algo do tipo “Horror em Amityville”, um gênero já meio batido nos dias de hoje. Mas inova em alguns elementos, como aos vídeos que realmente são assustadores, e ao fato do próprio antagonista. A primeira cena já nos mostra esse olhar meio macabro pelo qual o filme é ambientado. Bom, se a intenção deste longa era chocar e assustar, causar medo, com certeza foi bem sucedido, porém tem um desfecho mal trabalhado podendo jogar fora todo o enredo construído ao longo do mesmo. A revelação no final foi boa e poderia ter sido melhor trabalhada, acabando por perder todo o ambiente assustador ao qual o filme construiu. Para se destacar entre outros faltou algo, todo os bons elementos apresentados pelo filme não bastaram sem um clímax final, mas é uma boa viagem cumprindo seu papel



Marco Aurélio Marco Aurélio (07/01/2013 21:20:35)   -4 -1
E aí pessoal! Disponibilizo meu site de críticas para quem quiser acessar e dar uma conferida...

http://www.cinemarcocriticas.blogspot.com.br/



sem avatar Luiz Felipe (22/11/2012 15:19:13)   -2 -1
Achei o filme bom...Confesso que quando vi o trailer fiquei realmente muito curioso em assistir. Assisti alguns trailers para digamos buscar mais informações do filme e pronto fui ao cinema...
O filme como disse é um bom terror. A sacada dos filmes em 8mm é realmente de ótimo tom e a primeira cena do filme é realmente bem impactante (assistam sem spoilers!)
Ethan Hawke foi uma boa escolha, é um ator denso sem soar canastrão, não finge caras e bocas em suas cenas e pro enredo acabou encaixando. De resto é elenco é bem pobre (creio que por falta de orçamento).
Porém há sim alguns clichês corriqueiros de filmes de terror uma mistureba interminável desses clichês... eu tenho que dizer. Homem ou criatura (sem spoilers de novo!) com máscara remetendo a algo meio Jogos Mortais. História antiga envolvendo rituais antigos e pagãos (um pouquinho de Exorcista, O ritual) que faz você obviamente depois do filme procurar se realmente trata-se de histórias reais (acho que só eu fiz isso) e um final... bom...pelo menos pra mim esperado e previsível...primeiramente pelos rastros que o filme sem querer acaba deixando pro espectador e pelo contexto geral dos filmes atuais de Terror que a indústria anda lançando...Mas vale a pena o tempo deidicado ao mesmo e rende bons sustos.


sem avatar Luiz Felipe (22/11/2012 15:37:20)   -2 -1
Algumas considerações...Da próxima vez distribuidoras brasileiras...mantenham o filme com o nome Original...ou adaptem...porque sim...pra aqueles que duvidam que o filme possa estar eventualmente se tratando de um assassino serial, essa dúvida deixa de existir bastando apenas juntar a ordem cronológica dos fatos... é humanamente impossível...a quem disse que o filme é horrível ou péssimo...nos dias de hoje concordo com muita gente que disse que dificilmente se cria algo verdadeiramente surpreendente inovador de digno de tirar o sono das pessoas...
basta ver que filmes como o Chamado...o Grito...ou tantos outros foram apenas adaptações de histórias de terror japonesas...e tantas outras apenas pegam fórmulas já inventadas e tentam reciclar um pouco...numa dessas poucas reinvenções foi o último filme que realmente me assustei com Rec e Rec 2 ( o terceiro é pessimo!) mas que é nada mais do que um filme baseado numa estrutura já vista em Bruxa de Blair...
logo fazer um filme de terror deixando a piadinha de lado é como Pisar em Ovos já que a possibilidade de ser um fracasso é enorme!


sem avatar Marcus Vinicius (04/11/2012 00:51:26)   -1 -1
Vi o filme hoje e concordo com a crítica de Érico Borgo. No geral, é um bom filme de terror/suspense. Mas poderia ser bem melhor. Por incrível que pareça, como o Borgo bem disse, o começo do roteiro cria uma excelente expectativa, que infelizmente vai se diluindo até o final, que é - desculpa avisar - bem sem graça. Mas vale pela história bem costurada (com exceção do final), que permite a Ethan Hawke mostrar-se um ator maduro e convincente. Enfim, se não começasse tão bem, talvez o final não soasse tão óbvio. Ah, outra coisa que vale a pena: a imagem/maquiagem criada para a personagem da "entidade"... cara, é daquelas que não sai tão cedo da sua cabeça... e te faz dar uma olhada no quintal antes de dormir, só pra conferir se está tudo bem mesmo.



Daniel Daniel (30/10/2012 05:13:39)   5 -1
nossa, achei tão chato o filme. Trata o espectador como idiota ao colocar aquelas questões óbvias no papel. Não surpreende com as cenas de assassinato já que são todas esperadas desde o primeiro video. A trilha sonora dos videos antigos felizes me lembrou twin peaks. Pra quê? se vão cortar pras cenas dos assassinatos? E aquelas crianças cheia de poeira na cara? "shhhh" pra quem? porquê? o bicho papão tem relevância nenhuma a não ser ser descoberto no estilo onde está wally ou dar os sustos com a cabeçona dele em primeiro plano. protagonista burro, familia problemática, o policial é meio tapado e não convence nem como alivio cômico e nem como alguém sério. Sei lá, tava tudo fora de tom pra mim. um ovo



Roberto Roberto (24/10/2012 18:21:22)   52 -1
Acabo de assistir o filme. Gostei muito, ótimo! Enfim, um dos melhores filmes do ano. Prende a atenção do início ao fim, desenrolar ágil na história,um final nada óbvio (cada vez mais difícil isso nos filmes). Em minha opinião merece 4 ovos.



sem avatar Julian (22/10/2012 14:54:45)   -2 -2
Muito bom o filme.
Porém a crítica peca em alguns pontos.
Atualmente, filmes baratos de terror, se baseiam apenas em sustos rídiculos e uma história fraca, diferente de "A Entidade".
Eu sou um amante de filmes de terror, e quando assisto um, a única intensão é de criar esses sentimentos de tensão, ansiedade e medo. Não quero um enredo do Senhor do Anéis.
O filme cria a tensão exata que todos amantes do gênero adoram. Realmente o filme se perde um pouco no final, porém ao meu ver, foi bom, pois eu pensei: "Finalmente vou poder respirar".
O final é correspondente a toda expectativa criada.
Muito bom, eu daria 4 ovos.



Publicidade
Samuel Samuel (22/10/2012 01:19:44)   216 0
Vi o filme,e gostei.
Acho muito complicado falar sobre filmes de terror nos dias atuais,os tempos mudaram.Não vejo nada que possa ser feito num filme de terror que o faça revolucionar o tema,marcar época,pois tudo que podia ser feito,imagino que tenha sido feito.Todos os temas e seguimentos do terror,temos inúmeros filmes,e alem desses inúmeros filmes,sempre vai ter um filme intocável de tal tema,jamais ultrapassável rs.

Não estamos mais nos anos 70,80 em que os filmes de terror e seus assuntos não tinham precedentes,ou se tinha ,eram poucos,não muito trabalhados.Tudo era novidade.E os filmes de terror eram vistos com mais valor que atualmente.

Atualmente vejo os filmes de terror com o simples sentimento de me divertir,me divertir tomando sustos e vendo meus amigos se assustarem rs.Não fico vendo eles de uma forma crítica ,só os vejo com olhares despretensiosos.

E daria 3 ovos mesmo para esse filme.E recomendo,mas já digo previamente, não é um filme nem um pouco original,nem um pouco profundo,mas se sua intenção for se divertir e assustar seus amigos,não irá se decepcionar .



sem avatar Rogério (22/10/2012 00:14:53)   -2 -2
Neste final de semana conseguir a proeza de assistir dois filmes que pareciam ótimos pelos trailers e criaram expectativas, mas os filmes em si, foram PÉSSIMO, não recomendo nem A ENTIDADE e nem o ATIVIDADE PARANORMAL 4, decepcionaram.



Marlos Marlos (20/10/2012 19:51:49)   457 0
Sai do cinema pensando a mesma coisa que o Érico escreveu no final da crítica: Se A Entidade não fosse sobre "entidades", mas um filme de assassino serial ou algo mais terreno, funcionaria muito melhor.

Até comentei sobre isso com uns amigos. Mas fora o final, o filme é competente, na falta de alguma opção melhor, é uma boa pedida para esse final de semana.



sem avatar Luiza (17/10/2012 01:49:46)   26 0
Tá certo, o filme foi bem no início e foi de mal a pior da metade pro fim. Mas sejamos honestos; a primeira parte do filme é aterrorizante. E o que é a música do microfilme do churrasco? Pelamordedeus, eu sonho com essa música até hoje...coisa medonha...


Glenda Glenda (17/10/2012 13:55:45)   92 0
Concordo Luiza a musica é realmente medonha.


Renato Renato (16/10/2012 17:12:58)   -1 0
Fui assistir ontem, não foi uma decepção mas poderia ser melhor,quando o filme se encaminha para o ato final é que ferra de vez, e no final nem foi tudo explicado.
3 ovos ta de bom tamanho



Haqs Haqs (16/10/2012 08:04:07)   45 0
O filme é regular, não muito ruim, um pouquinho acima da média das porcarias que têm sido feitas ultimamente no gênero terror.

Só achei péssima a escolha do título em português. Tremendo spoiler! O título original, Sinister, não diz nada sobre a trama. Até um certo ponto, daria para pensar que não há nada de sobrenatural na história. O título "A Entidade", porém, entrega tudo antes da hora. Dá para deduzir o filme todo, desde o começo, a partir dele. Parece até sacanagem dos distribuidores no Brasil...


Romulo Romulo (25/10/2012 00:00:15)   266 0
Mesmo que o titulo fosse igual ao original, o trailer e o cartaz ainda entregariam tudo.


Glenda Glenda (15/10/2012 07:47:17)   92 0
Bom, eu gostei do filme e teve cenas que eu saltei da cadeira do cinema, teve falhas, mas o acertos compensaram, não me arrependi nem um pouco, 3 ovos está ótimo.


SUPER RECOMENDO.


Samuel Samuel (22/10/2012 01:21:15)   216 1
Concordo [2]


RODRIGO RODRIGO (14/10/2012 23:25:19)   9 0
assisti ao filme hj e gostei, até metade do filme ainda nao sabia se era um terror paranormal ou policial e isso foi bom, a incerteza,so achei q o filme deveria acabar antes (espoiler) deles entrarem na tela da super8.


Glenda Glenda (15/10/2012 07:43:14)   92 0
SPOILER

A ultima cena estragou tudo, achei ridículo aquele cara com a máscara do Kiss pegar a garota NO COLO e levar pra dentro do filme, tinha que ser algo mais pesado e macabro. Eu já havia adivinhado desde o primeiro vídeo que eram as crianças que matavam a família, pois a vídeo onde mostra a Stephanie desaparecendo (na cena do balanço) deixa isso bem evidente.


anderson anderson (14/10/2012 20:49:40)   0 0
Não vi nada de mais... A Mulher de Preto foi infinitamente melhor.


sem avatar Eduarda (15/10/2012 08:44:20)   3 0
Concordo, A Mulher de Preto foi muito melhor, e me arrependi de ir ver A Entidade no cinema..


Bruno Bruno (14/10/2012 17:31:50)   43 0
Gostei muito do filme! A começar pela ótima fotografia, há 2 cenas muito interessantes e que causam certo impacto (não vou dar spoler). A trilha sonora é muito boa, apesar de ser de um gosto duvidoso ela ajuda a aumentar a tensão e dá um certo "pavor" do desconhecido. O relacionamento do casal é muito bem amarrado e rende boas atuações, ajuda e muito a colaborar com a tensão e aproximação com os personagens. O filme me rendeu 2 pulos da cadeira, mas o mérito é da sonoplastia e não dos efeitos visuais, este por sinal é o maior problema do filme, concordo com a crítica, o filme levaria 4 ovos e seria mais impactante se tivesse um orçamento maior ou melhor gosto do diretor na hora de escolher seus maquiadores, chega a ser ridículo a caracterização de alguns "fantasmas" e o grande vilão do filme não causa impacto visual algum, ainda assim é uma parada obrigatória para os fãs do gênero terror, somos carentes de boas produções e "A Entidade" é uma boa pedida, não surpreende mas cumpre sua função, é tenso e prende atenção. 3 ovos merecidos.



Publicidade
sem avatar Isis (14/10/2012 11:59:38)   1 0
Perdi meu tempo e meu dinheiro. Nossa! Muito abaixo das expectativas...


anderson anderson (14/10/2012 20:48:10)   0 0
Concordo com vc, Isis; perda de tempo e dinheiro. Aff...


sem avatar Santos D. (13/10/2012 19:31:56)   1272 0
Depois do otimo Dia de Treinamento(2001) o Ethan Hawke entrou numa longa fase ruim, fazendo um monte de bombas e apenas uns 3 ou 4 filmes realmente bons.



sem avatar Eduarda (13/10/2012 18:13:43)   3 0
Este filme me decepcionou muito, esperava muito mais dele. O trailer então estraga todo o suspense do filme, e aquele final? não merece nen continuação, para min merece no máximo 2 ovos, o que deu para salvar um pouco do filme foram os vídeos.


anderson anderson (14/10/2012 21:04:34)   0 0
Verdade, o que se salva no filme são os videos em super 8, ali sim vemos algo interessante.


Eric Eric (13/10/2012 02:31:09)   -2 1
Caaaaaaaaara, como assim o Érico Borgo deu 3 OVOS p/ esse filme???........ Áhh, já sei, Ethan Hawke !!! Esse ator é muito, muitíssimo competente e levou o filme nas costas, mas é ELE QUE MERECE 3 OVOS, PORQUE O FILME MERECE METADE DE UM OVO COZIDO...

Fui assistir hoje na estréia (já começou mal, porque o cinema era ótimo, sala ótima, áudio ótimo, stadium, fica a 15min da minha casa, mas o público?? Ahhh querido público de ADOLESCENTES MALDITOS que não sabem ver filme no cinema e acham que é uma sala escura de bate-papo ao vivo, passei raiva...). Depois, o filme é MUITO, MUUUUUITO RUIM, a história é batida, e quando chega exatamente NA MAQUIAGEM DOS PERSONAGENS SOMBRIOS HAHAHAHAHAHA', ME SENTI NA NOITES DO TERROR DO PLAYCENTER, MUITO RUIM, DESANIMEI NA HORA! A história da vida e dos livros do próprio ator é mais interessante do que a história do assassinato, o personagem mal não fala, não grita, nem nada, e parece com o jigsaw meets pânico... E O FINAL?? HAHAHAHAHA' O QUE DIZER DE UM FINAL PORCOOOO QUE DERAM PRO FILME??? HAHAHAHAHAHA' MUITO RUIM MESMO... E A CAIXA? DE ONDE VEIO MESMO? E AQUELA HISTÓRIA CRONOLÓGICA DAS CASAS NO FINAL? (PAREI, QSE SOLTEI UM SPOILER) KKKKK'.... Não assistam, não recomendo, ainda bem que paguei meia-entrada.


anderson anderson (14/10/2012 20:51:39)   0 0
Sorte sua, eu paguei inteira... kkkk
Aff

Daniel Daniel (30/10/2012 05:15:14)   5 0
eu ganhei o ingresso! hahaha! também achei um saco esse filme


Ritter Ritter (13/10/2012 00:18:26)   2 0
Pra ser sincero o filme não me agradou, não seria um daqueles que colocaria na minha lista negra de "nunca mais assistirei esse", mas com certeza esse filme poderia ser melhor; recheado de sustos previsíveis e texturas escuras o tempo todo, o filme se torna um pouco cansativo, sem contar que o enredo é completamente estranho e sem sentido, e como se não bastasse, recebe um final porco e mal contado.



Paulo Henrique Paulo Henrique (12/10/2012 21:46:05)   1 0
Meu Deus esse ano os filmes de terror estão muito fracos, fui ver esse filme hj (na estréia, 1º filme de "terror" da minha prima no cinema)e sai com muita raiva, o filme não é péssimo,mas também não é bom.Em muitas eu estava quase dormindo(só não dormi porque adoro cinema e assisto qualquer bosta até o final), fiquei esperando um filme de terror com sustos e até cheguei a achar que o filme seria um Insidious ( que na minha opinião é ótimo) mas o trailer da mais susto que o filme inteiro,a fotografia esta boa,os atores estão convincentes e Ethan Hawke está ótimo no papel.Sinister é um filme de terror mediano que da 2 sustos em quase 2 horas de filme, e o final......Puta merda que final RUIM (meio Mulher de Preto) ESPEREM SAIR EM DVD E BLU-RAY


sem avatar Mariana (18/10/2012 00:01:30)   1 0
Po o final foi podre.(SPOILLER) palhaçada coloca as crianças para matarem e nem explica o final.


Chuck Chuck (12/10/2012 13:48:06)   -158 0
Nossa, que estória original!!! Acho que é a primeira vez que vejo casa mal assombrada, assassino sobrenatural e família em perigo...



Zica das Almas Zica das Almas (12/10/2012 12:43:41)   389 0
Apesar de ser ótimo ator o Ethan Hawke saiu do grande circuito Hollywood a algum tempo.

Acho que ele merecia uma chance com algum grande diretor pq a carreira dele tá muito morna pra qualidade dele.


José José (12/10/2012 13:31:22)   38 0
Concordo sobre o Hawke... Lembro muito bem dele em "Dia de Treinamento" de 2001, mesmo com Denzel Washington roubando a cena. O cara é bom, sim...

Zica das Almas Zica das Almas (12/10/2012 15:27:54)   389 0
Não apenas Dia de Treinamento, mas também em Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-sol, Gattaca, Amargo Reencontro entre outros.


Willie Willie (12/10/2012 12:15:17)   810 1
Certamente vou conferir esse! Não me importo com críticas, mas esse filme foi bem cotado em diversos sites especializados em horror.
3 ovos? Então deve ser foda mesmo!



Vincent Vincent (12/10/2012 11:05:00)   315 1
Eu vou conferir! Como os colegas @Raul e @Richardson bem disseram, hoje em dia tá difícil sair algo bom nesse gênero.



Publicidade
Raul Raul (12/10/2012 07:53:38)   1070 1
Qualquer terror que ganhe 3 Ovos atualmente é surpreendente.


sem avatar Richardson Eduardo Nunes Costa (12/10/2012 08:56:08)   35 0
realmente os filmes de terror atualmente, são todos sem graça alguma!



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.

Advertisement