Luz, câmera, CCXP

Após meses com Hollywood paralisada pelas greves dos atores e dos roteiristas, a CCXP23 tornou-se o primeiro ponto de encontro de grandes astros do cinema e da TV

Redação Omelete

A CCXP23, que aconteceu entre a última quinta-feira (30) e este domingo (3), teve um gostinho especial. Depois de quase seis meses com Hollywood paralisada em virtude das (justas) greves dos atores e dos roteiristas, foi ela que, pela primeira vez no período, reuniu um enorme time de astros do cinema e da TV, em uma verdadeira celebração da cultura pop.

Foi aqui que os fãs puderam ver, em primeira mão, o trailer de Furiosa: Uma Saga Mad Max, com as presenças ilustres do diretor George Miller e dos protagonistas Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth; os primeiros teasers dos novos anos de A Casa do Dragão e The Boys; e uma reunião de astros de Duna: Parte 2 e de Aquaman: O Reino Perdido, que encerraram o último dia de evento em clima de festa.

Os fãs, claro, corresponderam à altura, com a empolgação da plateia do Palco Thunder by Claro tv+ podendo ser ouvida até mesmo do lado de fora – isso sem nem mencionar o público fiel que sempre se juntava para conferir os famosos de pertinho no Palco Omelete by BB, sobre os quais vamos falar já já.

Vem ver como foi a CCXP23:

Novidades, muitas novidades!

Durante as greves, atores não podiam divulgar de qualquer forma os seus novos projetos, o que fez com que muito estúdios adiassem não só suas estreias – caso de Duna – como também as divulgações de suas produções. Não à toa, coube à CCXP ser a origem de grandes novidades que prometem agitar as telinhas e telonas nos próximos meses. Confira:

Teaser de A Casa do Dragão: A série da HBO lançou o primeiro teaser de sua aguardada segunda temporada, que promete mais dragões, mais sangue e uma grande batalha. Os atores Steve Toussaint (Corlys Velaryon) e Ewan Mitchell (Aemond Targaryen) estiveram aqui para dar um gostinho da série.

Teaser de The Boys: O vindouro quarto ano da série do Prime Video também ganhou sua primeira prévia. Mesmo sem presença do elenco em terras brasileiras, o teaser foi um dos pontos altos do painel, e deu indício de um pouco do que vem por aí na luta dos “garotos” contra o Capitão Pátria e a Vought.

Trailer de Furiosa: A gente pouco sabia sobre Furiosa, que vai funcionar como prequel de Mad Max: Estrada da Fúria, mas os segredos começaram a ser desvendados no painel e no primeiro trailer, que mostrou Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth caracterizados como Furiosa e o vilão Dementus, respectivamente.

Trailer de Godzilla e Kong: O Novo Império: A primeira prévia do novo filme da franquia também estreou em grande estilo na CCXP, dando um gostinho do novo vilão, Skar King.

Conteúdos exclusivos

Quem estava nos painéis pôde conferir prévias exclusivíssimas. Rolaram os dez primeiros minutos de Duna: Parte 2, uma cena de Aquaman 2: O Reino Perdido, várias sequências da série de Percy Jackson, um teaser da série de Cidade de Deus, a primeira imagem de Taís Araujo como Nossa Senhora em O Auto da Compadecida 2 e um vídeo dos episódios finais de Monarch - Legado de Monstros, que mostrou Godzilla enfrentando o kaiju Rodan. Ufa!

E, claro, a CCXP foi palco de várias pré-estreias: foram exibidos aqui, em primeira mão, os filmes Rebel Moon: Parte 1 - A Menina do Fogo, novo trabalho de Zack Snyder; Feriado Sangrento, novo terror de Eli Roth; e Mamonas Assassinas - O Filme. Assim que nós gostamos, né?

Famosos de pertinho

Por mais um ano, o Palco Omelete by BB rendeu momentos memoráveis! De Lana Parrilla reagindo a vilãs icônicas de novelas brasileiras a Selton Mello emocionado ao falar de Auto da Compadecida 2, não faltou entretenimento.

E, claro, o palco deixou os ídolos pertinho dos fãs – uma alegria especialmente depois que os famosos internacionais passaram tanto tempo sem poder promover seus novos projetos, em virtude das greves. Em alguns casos, os astros literalmente foram para a galera: Zendaya, Jason Momoa, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Joseph Morgan fizeram a alegria do público com selfies e autógrafos. Já podem voltar, né?

Também tem Brasil na CCXP!

Por mais emocionante que possa ser ver de pertinho os astros de Hollywood, a CCXP23 foi marcada mesmo pela empolgação que os artistas nacionais trouxeram, seja no Palco Thunder by Claro TV+, no Palco Omelete by BB ou, mesmo, nos corredores convidativos do Artists' Valley by BIS.

Com a estreia exclusiva de Mamonas Assassinas: O Filme -- com direito, diga-se de passagem, a performance ao vivo e à presença da Brasília Amarela --, além de prévias exclusivas de lançamentos como O Auto da Compadecida 2 e da série Cidade de Deus, a edição de 10 anos jogou luz à potência do audiovisual brasileiro. Não à toa, nomes experientes, como Selton Mello e Matheus Nachtergaele, mal conseguiram disfarçar a alegria de ver o público engajado e ansioso pelas novidades.

A forte presença de produções nacionais poderia ser apenas uma resposta à greve dos atores, encerrada às vésperas do evento. No entanto, a entrega que o público apresentou, seja cantando "Evidências" com a Sandy para promover seu novo projeto, seja para ter apenas um vislumbre da Xuxa é um indício de que há um interesse genuíno na retomada do cinema e da TV brasileira. Se a CCXP23 puder ser um presságio, o audiovisual brasileiro está em boas mãos.

E é nesse clima otimista que nos despedimos: estaremos aqui de novo no ano que vem para prestigiar o melhor da cultura pop nacional e internacional. Nos vemos na CCXP24, de 5 a 8 de dezembro. Até lá!

Publicado 03 de Dezembro de 2023
Reportagens Caio Coletti, Flávio Pinto, Pedro Henrique Ribeiro, Diego Lima, Helena Nogueira e Matheus Oliveira
Edição Beatriz Amendola, Julia Sabbaga e Mariana Canhisares
Coordenação Jorge Corrêa