Filmes

Artigo

Festival de Toronto | Saiba o que vai rolar no termômetro do Oscar

Evento encerra os grandes eventos cinematográficos do ano e abre caminho para as premiações de 2015

03.09.2014, às 20H12.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) é a apoteose dos grandes eventos cinematográficos do ano. São mais de 300 filmes, vindos de mais de 60 países, exibidos para jornalistas, profissionais da indústria e o público geral. Com uma seleção mais popular do que as de Cannes, Berlim e Veneza, Toronto é o grande termômetro para o Oscar: todo vencedor de Melhor Filme desde Onde os Fracos não Têm Vez (2007) passou pelo festival setembrino da cidade canadense.

The-Imitation-Game
Benedict Cumberbatch em The Imitation Game

A edição deste ano sofreu algumas baixas com a crescente rivalidade com o Festival de Telluride (realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro), que abocanhou as premières de lançamentos da temporada pré-Oscar como Wild, drama de sobrevivência dirigido por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas) e estrelado por Reese Witherspoon; The Imitation Game, a cinebiografia de Alan Turing estrelada por Benedict Cumberbatch; e Rosewater, a estreia do ator/apresentador Jon Stewart na direção. Os filmes estão na seleção de Toronto, mas pela nova política do festival não serão exibidos nos quatro primeiros dias do evento, deixando o espaço de maior prestígio para os títulos inéditos. Birdman, que abriu sob elogios o Festival de Veneza, passou por Telluride, mas preferiu encerrar sua campanha antes da estreia oficial, em 17 de outubro, no mais reservado Festival de Nova York. A mostra, que ocorre de 26 de setembro a 12 de outubro, também exibirá com exclusividade Garota Exemplar, o novo filme de David Fincher, e Vício Inerente, a nova parceria entre Paul Thomas Anderson e Joaquin Phoenix.

the Drop
Tom Hardy e James Gandolfini em The Drop

Ainda que essas ausências sejam sentidas, o Festival de Toronto deste ano conta com títulos que certamente estarão no radar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: Men, Women & Children, o novo de Jason Reitman (JunoAmor Sem EscalasRefém da Paixão); Nightcrawler, o candidato na categoria balança do ano, com um Jake Gyllenhaal 14 kg mais magro; Black and White, drama racial produzido e estrelado por Kevin Costner; The Theory Of Everything, cinebiografia de Stephen Hawking estrelada por Eddie Redmayne e comandada por James Marsh (O Equilibrista); While We're Young, novo filme de Noah Baumbach (A Lula e a BaleiaFrances Ha) em parceria com a brasileira RT Features; Escobar: Paradise Lost, longa estrelado por Benicio del Toro sobre o lendário chefão do tráfico de Medellín; The Face of an Angel, de Michael Winterbottom com Kate Beckinsale, Daniel Brühl e Cara Delevingne no elenco; e The Drop, drama criminal estrelado por Tom Hardy, Noomi Rapace e o saudoso James Gandolfini.

The-Sound-And-The-Fury
James Franco como Benjy na adaptação de O Som e a Fúria

Além de Rosewater, o festival exibirá as empreitadas na direção de outros atores. O romance Before We Go marca a estreia do Capitão América Chris Evans atrás das câmeras, assim como o drama sobre moradores de rua Shelter tem Paul Bettany no seu debute como diretor e roteirista (com a esposa Jennifer Connelly no elenco). Os estreantes serão acompanhados dos veteranos Ethan Hawke, que já dirigiu dois longas e apresenta agora Seymour: An Introduction, o seu primeiro documentário; Alan Rickman, em seu segundo filme, que exibe A Little Chaos (com Kate Winslet no elenco); Thomas McCarthy, comediante, diretor e roteirista que dirige Adam Sandler no drama The Cobbler (ator que também integra o elenco de Men, Women & Children); Mélanie Laurent, a Shosanna de Bastardos Inglórios, comanda Respire, seu segundo trabalho na direção de um longa-metragem; e o prolífico James Franco apresenta mais uma adaptação William Faulkner na sua versão de O Som e A Fúria.

Toronto também contará com presenças mais pipoca como O Protetor, nova parceria entre Denzel Washington e Antoine Fuqua (diretor de Dia de Treinamento); O Juiz, filme que deve fazer campanha por indicações ao Oscar para as atuações de Robert Downey Jr. e Robert Duvall; St. Vincent tem Bill Murray, que ganhará uma retrospectiva especial durante o evento,  como um ex-militar alcoólatra e viciado em jogos de cartas que se torna babá de um menino de 12 anos; [REC] 4, longa que encerra a quadrilogia espanhola; Tusk, o terror de baixo orçamento de Kevin Smith; Cake, com Jennifer Aniston no papel de uma mulher que fica fascinada com o suícidio de uma integrante do seu grupo de apoio para pacientes com dor crônica; e Good Kill, supense sobre drones estrelado por Ethan Hawke.

The-Judge
Robert Downey Jr. e Robert Duvall em O Juiz

Títulos celebrados em outros festivais e que devem receber atenção das premiações de 2015 também estarão por lá. Foxcatcher, que levou o prêmio de Melhor Direção em Cannes para Bennett Miller e provavelmente renderá indicações na temporada de premiações pelas atuações de Steve Carell e Channing Tatum; Maps to the Stars, filme de David Cronenberg premiado em Cannes pela atuação de Julianne Moore; Winter Sleep (Kis uykusu), filme turco vencedor da Palma de Ouro; Mommy, filme de Xavier Dolan que recebeu o Prêmio Especial do Júri em Cannes; Leviathan, longa russo premiado com o Melhor Roteiro em Cannes; além dos indicados a Palma de Ouro Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne com Marion Cotillard, e Clouds of Sils Maria, filme de Olivier Assayas com Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz.

A lista também inclui Whiplash, drama musical vencedor do Festival de Sundance deste ano e que deve receber atenção pelas atuações do Sr. Fantástico Miles Teller, do eterno J. Jonah Jameson J.K. Simmons e pelo roteiro e direção de Damien Chazelle; os exibidos em Veneza Pasolini, cinebiografia do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini dirigida por Abel Ferrara e estrelada por Willem Dafoe, Manglehorn, filme de David Gordon Green (Segurando as Pontas) estrelado por Al Pacino, e 99 Homes, drama com o Homem-Aranha Andrew Garfield e o General Zod Michael Shannon; além de Gemma Bovery, novo filme de Anne Fontaine (Amor Sem Pecado, Coco Antes de Chanel), exibido no Festival de Angoulême.

Foxcatcher
Channing Tatum e Steve Carell em Foxcatcher

O Brasil estará presente no evento com Obra, estreia na direção de longas do diretor e roteirista Gregorio Graziosi, e com Kill Me Three Times, suspense australiano com Alice Braga e Simon Pegg no elenco. Outros títulos válidos de nota são Samba, novo filme dos diretores de Intocáveis; The Duke of Burgundy, novo do cultuado diretor Peter Strickland; O Conto da Princesa Kaguya, animação do estúdio Ghibli comandada por um dos fundadores do estúdio, Isao Takahata (Túmulo dos Vagalumes); Tokyo Tribe, nova doideira do diretor japonês Sion Sono que será exibida dentro da seleção Midnight Madness; A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence, do diretor Roy Andersson (Vocês, os Vivos); e Over your Dead Body (Kuime), novo trabalho de Takashi Miike.

O Festival de Toronto será realizado entre os dias 4 e 14 de setembro e contará mais uma vez com a cobertura completa do Omelete.  Acompanhe tudo aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.