Assista Agora

Gravidade | Crítica

Suspense espacial de Alfonso Cuarón encanta-se com a fragilidade e a tenacidade humanas

Érico Borgo
07 de Setembro de 2013

Gravidade

Gravidade

Gravity
EUA, Inglaterra , 2013 - 90 min
Ficção científica

Direção:
Alfonso Cuarón

Roteiro:
Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón

Elenco:
Sandra Bullock, George Clooney, Eric Michels, Basher Savage, Paul Sharma

Excelente
Gravidade
Gravidade

Um ensaio milionário sobre solidão, fragilidade e autocontrole. Este é Gravidade (Gravity, 2013), novo filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón.

A ficção científica se passa no espaço, na órbita terrestre, a 600 quilômetros de altura. Nela, uma equipe de astronautas e cientistas instala novas partes no telescópio Hubble quando chega o alerta: uma nuvem de detritos está chegando em alta velocidade à sua posição. Em minutos, toda a segurança da nave se vai - e restam apenas a Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) e o comandante da missão, Matt Kowalsky (George Clooney), indefesos vagando pelo espaço.

Cuarón faz aqui o tipo de filme que costuma ser visto em baixo orçamento: apenas dois personagens que precisam superar uma situação insuperável. No entanto extrapola essa ideia - normalmente uma solução criativa minimalista para uma verba apertada -, empregando-a de forma grandiloquente. E tome visuais de tirar o fôlego (especialmente em 3D), explosões em gravidade zero e longos e aflitivos planos sem cortes que passeiam de dentro para fora dos capacetes dos personagens enquanto eles discutem sua situação.

Gravidade é um deleite técnico. A alternância entre som e silêncio amplifica o drama e a trilha sonora aflitiva de Steven Price entra apenas em momentos cruciais. A animação (o filme é quase que todo em computação gráfica) é perfeita e realista e a tensão é absolutamente constante, já que não há momentos de respiro (ainda que o filme encontre um hilário em Clooney, charmoso como nunca). E Bullock dá um show como a astronauta novata que já perdeu tudo, mas que decide viver.

Esteta, Cuarón encontra no espaço e o controle milimétrico de seu set. Há cenas de beleza intensa e grande significado, como os "renascimentos" da Dra. Stone, especialmente o primeiro, em que a vemos pela primeira vez como mulher, como humana, indefesa fora da casca protetora do uniforme de astronauta.

Nas lágrimas sem gravidade, Cuarón aprecia a beleza da fragilidade humana - e sua tenacidade.

Leia mais sobre Gravidade (estreia no Brasil em 23 de novembro)

Acompanhe as críticas do Festival do Rio 2013

Leia mais críticas do Festival de Toronto



Comentários (224)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar fabricio (01/03/2014 16:28:39)   23 0
O filme é bom, nada mais. 3 ovos estão de bom tamanho. Porém pela belíssima parte técnica, Gravidade merece 4 ovos. Deve levar alguns prêmios na parte técnica, mas no restante, direção, roteiro, atuação o filme é bem mediano.



Jefferson Madeira Jefferson Madeira (27/02/2014 13:47:01)   1423 1
Náufrago no espaço. Alfonso Cuarón é arrojado, fazer uma ficção funcionar com apenas dois personagens é surpreendente, melhor ainda é o escopo visual, perfeito! O som (ou falta dele) transmite uma sensação única. O cinema ganhou mais uma obra de arte sobre espaço repleto de planos-sequências. Hollywood precisa urgentemente de blockbusters assim, que ousam fazer algo inusitado. Bullock ta esforçada, e tudo fica melhor com uma pitada de George Clooney.
Fico imaginando todos aqueles closes e movimentos lentos se a Angelina Jolie não tivesse abandonado o filme...

5#5



Capitão Gaudério Capitão Gaudério (26/02/2014 12:44:25)   31 0
FILMAÇO, gurizada medonha!!! Mas que barbaridade!!!



sem avatar Rafael (19/02/2014 17:42:24)   -1 -1
O filme é excelente
SPOILER
Li comentários sobre o filme, de cientistas dizendo que esta certo os destroços levarem 90 minutos para passar por eles.
Mas os satélites levam 1:30 para dar a volta na Terra
Os dextrosos levavam 1:30 minutos para circular a terra,
Mas os astronautas também estão em orbita da terra.
para que os dextrosos levassem 90 minutos para atingir os astronautas, estes deveriam estar parados e não em orbita.

Rafael Feliciano - Ponta Grossa - Pr



Cezar Cezar (17/02/2014 21:29:18)   244 -1
A tia sandra com mau corpão no filme ein rs brincadeira , (SPOILER) agora fiquei curioso pra saber em que lugar da terra ela caiu .
E o filme é muito bom mesmo nota 10



Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (15/02/2014 03:51:43)   254 -1
Vi muitas críticas aí, não sei, não viram o mesmo filme que eu.
Cinema é uma forma de contar histórias. Estão criticando que não havia roteiro, só podem não ter visto o mesmo filme que eu vi. Vi até gente falando "ah, são só efeitos" então eu desafio, dou uma câmera 3D e narre uma história da maneira tão brilhante!
Ainda umas críticas sobre "não te aprofundado personagens" sério, não viram o mesmo filme que eu vi. Eu vi um filme muito profundo, uma história limitada em termos de tempo dos personagens, claro, não temos flashbacks nem nada assim, ao final do filme fui entender porque foi um filme de ambiente tão restritivo.
É um dos melhores filmes da década, e significa um passo adiante nessa forma de contar histórias que é o cinema!


Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (18/02/2014 04:36:22)   254 -1
Oi SET.
Ou talvez um pouco mais de leitura e menos de cinema Hollywodiano ajudem mais a perceber a obra.
Eu vi mais uma vez. Entendi todas as subtramas. Compreendi melhor o roteiro, e agora não acho que seja o melhor filme da década, mas sim o melhor filme hollywodiano que já vi. É genial em absolutamente tudo.
A história tem um mote principal perfeito. A transformação da personagem da assustada prestes a morrer para a corajosa foi brilhante. A relação entre a "gravidade" que nos atrai ao chão com a força que nos faz continuar vivendo também foi maravilhosa. Quantas vezes se vê esse tipo de coisa em um filme americano?

Acho que é a primeira vez que vejo um roteiro assim, profundo, em um filme falado em inglês. Uma obra de arte.

Agora, você acha que eu devo ver mais filmes? Tipo vingadores ou batman? Me diverti com esses, mas vamos falar sério, super herói é coisa de crianças. Deixo meu lado criança divertir, claro, mas é muito bom ver meu lado adulto surpreender.

Espero que você veja de novo, com outros olhos. Abra a mente um pouquinho, nem tudo é entretenimento.


sem avatar Marcelo (31/01/2014 10:45:29)   -87 -2
Estou lendo os comentario: FILME DO ANO, O MELHOR DIRETOR DESSA GERAÇÃO. ETC... meu deus ! se tirar os efeitos o filme não é esse espanto todo. O NAUFRAGO foi MUUUUIIIITTO melhor que GRAVIDADE e quase não usou efeitos visuais !!!! e o tema é o mesmo !!!! escrever dizendo que GRAVIDADE é o melhor filme de 2013, significa que não estão vendo muitos filmes ultimamente !!!


Francisco Francisco (02/02/2014 20:04:25)   45 -1
Concordo com você. Acredito que todo esse "naipe" em volta do filme se deu pela imersão que ele causa quando você assiste no cinema (a qualidade dos efeitos, ângulos, visual é excelente). Entretanto, apesar de ser uma obra boa, também não achei o filme mais impressionante que já vi.

(É preciso também acrescentar a questão "Oscar" da coisa, que faz com que as pessoas automaticamente adorem um filme, hahaha)

Pedro Pedro (10/02/2014 09:34:02)   -1 -1
Cara, o filme talvez não seja uma obra prima, mas o fato de ser no espaço é muito relevante, sim.
Pra mim, essa comparação com o Náufrago - que também é um ótimo filme - não tem o menor sentido. O nível de solidão explorado em Gravidade é muito maior, se passa fora do planeta, não tem um ser vivo à volta, não tem água, terra... Como é possível não levar isso em consideração? Então, uma vez que fazer um filme no espaço é inviável, os efeitos são importantes pra fazer o filme ser o que é, sim. Gravidade é um dos filmes do ano, sem dúvida.


sem avatar Marcelo (31/01/2014 10:38:10)   -87 -1
Assisti o filme ontem, me perdoem mais o filme nao é essa 7ª maravilha que o pessoal anda falando. sei que gosto é igual bunda, cada um tem a sua, mas achei o filme normal, logico, o ambiente é sensacional, mas o tema do filme não é nada novo. SUPERAÇÃO, posso listar alguns filmes que são melhor abordando esse tema do que Gravidade. o filme me lembrou muito MAR ABERTO tirando o detalhe de que a protagonista tentou sobreviver e no MAR não fizeram nada, apenas aguardaram a morte. o inicio do filme achei muito forçado, "a Russia jogou um míssil, mas nao tem problema para vcs não." ai do nada em menos de 20 minutos o mundo cai ? e para mim, o alivio comico foi quando ela estava a deriva na estação russa e o George bate na porta, abre e entra. eu soltei uma gargalhada muito alta na minha sala !!! COMO ? COMO ? ali o filme virou comedia...mas depois foi dada a explicação e eu aceitei de boa !!! para mim apenas 3 ovos ja seria de bom tamanho mais 1 ovo para os efeitos 3D !!!



kelvy kelvy (15/01/2014 14:53:32)   -4 -1
filme ótimo, tem muita coisa boa nele não só pelos méritos visuais mas por seus diálogos e metáforas, o filme é sobre a vida e seus arrependimentos e dificuldades, arrependimento quando a personagem ao saber que vai morrer se arrepende de não saber rezar, de nunca deixar o medo te absorver, nas horas mas difíceis quando o medo da morte a atinge tão fortemente é que ela "escapa" do sofrimento, é um ótimo filme valeu os 5 ovos, mesmo tendo muita inspiração no super 2001 do Kubrick o filme consegue um lugar alto em relação há muitos outros filmes de 2013, tem muita coisa que o filme ainda fala, se eu fosse postar aki era o dia todo escrevendo.



sem avatar Renan (14/01/2014 03:18:26)   0 -1
Só uma informação: Essa de "gravidade zero" não existe. Há gravidade SIM no espaço.
As pessoas que dizem não terem se impressionado com nada. Não se apegaram a nenhum momento de solidão da personagem, simplesmente não estavam preparadas para esta obra. Nós temos que olhar as propóstas de um filme e aqui ela é mais que cumprida. Sobrou criatividade nesse filme para elaborar algo muito simples, e isso é um dos méritos. Tecnicamente podemos dizer que ele é perfeito. A mistura de trilha sonora com o silêncio do espaço fez a imersão ser elevada. Cientificamente, nos detalhes, foi tudo perfeito. Não acredito levar óscar de melhor filme, mas será, com certeza, uma obra premiada em algum quesito.



Publicidade
Simon Simon (13/01/2014 04:06:01)   6 0
O filme é legalzinho, mas queria saber quais termos foram usados para determinar que merece uma nota melhor que Dallas... são sim tipos diferentes, mas já que o site disponibiliza notas, é justo comparar, e Dallas é um filme muito melhor e mais interessante que esse.


sem avatar Edson (13/01/2014 14:20:43)   34 -1
Notas são sempre controversas. Há, na verdade, filmes bem feitos e filmes não muito bem feitos..

Eu sou contra este tipo de avaliação numa crítica. Cada filme é diferente do outro, com méritos diferentes e finalidades diferentes de afetar o público, por isso não se deve comparar (de qualquer forma) tal filme com outro ou qual filme é melhor.


sem avatar Priscila (13/01/2014 01:39:28)   -1 -1
Um enredo simples, pois a situação já é em si um tanto complicadas. Viver no espaço, o que muitos cientistas(esses sonhadores com graus variáveis de alienação)vêem como uma saída para a superpopularização do mundo, expõe o quanto somos frágeis longe dessa gravidade que orienta todas as nossas funções. O renascimento de Ryan, batizada em fogo, água, ar e terra, nos mostra que temos que cuidar de nosso planeta, da mosca, do sapo, de nós mesmos.



sem avatar Sérgio (11/01/2014 14:26:43)   0 0
Prezados,

sugiro também o seguinte texto sobre "Gravidade":

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/10/12/gravidade-2013/

Abraço



Luciano Luciano (09/01/2014 17:28:08)   3025 -1
Ontem eu assisti Gravidade, o pessoal falou muito bem dele aqui, principalmente nas listas de melhores filmes do ano passado, mas eu não achei AQUELAS coisas, não sei se eu criei uma expectativa grande ou não. Eu senti a falta de desenvolvimento da personagem depois que ela sobrevive a tudo aquilo, parece que ficou faltando algo. Ela lutou tanto durante o filme, contou a sua história e os motivos que levaram ela a "não ter uma vida", se agarrou as chances de sobreviver e no final saiu andando na praia. O filme mostra duas cenas do renascimento da personagem, aquela que ela entra pela primeira vez na estação e fica naquela posição de embrião (linda cena diga-se de passagem) e quando ela retorna a Terra, mas não mostra ela querendo encontrar o o seu lugar no mundo depois dessa experiência, para mim parece que ficou faltando uma cena, tipo aquela do Náufrago que o Tom Hanks (não me lembro o nome do personagem) saí entregando as correspondências nunca entregues. Gravidade foi legal, um filme bonito e bem técnico, mas superficial em relação a roteiro e desenvolvimento de personagens.



Luis Luis (08/01/2014 21:18:52)   152 -1
Pra mim o melhor do ano.
O filme todo é impecável, e a sensação de angustia/sufoco que é passada durante o filme é incrível.
Realmente muito bom.



G. brucew G. brucew (07/01/2014 20:49:07)   973 -1
Que lindo ver o crescimento da Bullock, se transformou em uma força poderosa de atuação, como disse ela ao fim do filme: Obrigado!



sem avatar Denis (29/12/2013 02:29:21)   1 1
Nossa! É sério? Acharam o filme tão bom assim? Eu acabei de ver e achei Ruinzinho! Me senti como se tivesse começado a assistir no meio do filme! Ele não tem uma história com início, meio e fim! Na verdade, parece que só colocaram o meio! Você não consegue se identificar com nenhum personagem! Achei uma perda de tempo comparando com outros filmaços desse ano, como truque de mestre e thor 2! PRA FALAR A VERDADE EU ACHO QUE SÓ DERAM 5 OVOS POR CAUSA DO FILME SE PASSAR NO ESPAÇO, OU PELOS EFEITOS, OU PELA SANDRA BULLOCK SÓ DE SHORTINHO! rsrs xD Pra mim, vale só uns 3 ovinhos!


Helder Helder (07/01/2014 18:27:53)   9 -1
Também não me impressionou esse filme. É um bom filme de sobrevivência, mas só isso. Não vi nada que o qualificasse naquele rol de filmes imperdíveis, que suplantam o espaço do restrito da trama do filme para outras formas de experiências. Acho que o fato de se passar no espaço, uma zona de sobrevivência ultra restritiva, além da própria trama que se faz praticamente impossível de se perder o foco, impressionou boa parte do público e crítica.


Bargon Bargon (19/12/2013 08:20:08)   657 0
*__*

Puta merda!!! FILMAÇO!!!
Já havia lido algumas críticas positivas quanto ao filme e tal, mas sinceramente não tive interesse em ver no cinema (apesar de ser do Cuaron), mas ontem eu estava de bobeira e resolví ver em casa... é realmente angustiante e com efeitos de tirar o fôlego literalmente! 5 ovos merecidíssimos!!!
Me arrependo profundamente por não ter visto em 3D IMAX.



Andrey Andrey (10/12/2013 15:10:13)   284 0
Acabei de assistir e estou sem palavras.
Filmaço!!!
Cuarón é um dos melhores diretores da atualidade, e se manter a regularidade tem um grande futuro pela frente.



Fran Fran (19/11/2013 23:24:43)   -9 0
Mto bom!! O filme é sufocante! (no bom sentido) a angustia de se estar perdida no espaço, sozinha. sem experiência... É nesse contexto que a personagem de Sandra Bullock se encontra e reencontra-se descobrindo sua força e o desejo de viver... emocionante!!



Publicidade
kauhl kauhl (08/11/2013 12:07:14)   64 -1
Mais uma vez, Cuarón monstruoso. Que filme, senhoras e senhores!! Que filme!

Emocionante do início ao fim e um dos maiores espetáculos visuais que já vi. No meio da sessão bateu certa tristeza pelo fato de não ter um Imax da vida na minha cidade.

Consegui até ficar em paz com fato de pagar ingresso pra ver um filme da Bullock. kkk

Se as nossas toscas distribuidoras de cinema permitirem, vou pra fila assistir novamente.




Rodrigo Rodrigo (07/11/2013 19:23:59)   0 0
Eu fiquei enjoado com o começo giratório e isso prejudicou a minha esperiência... (Sou sensível? #BorgoMeAjuda)

Saí do cinema sem saber ao certo se tinha gostado ou não do filme. Mas gostei das metáforas e da história... mas não achei essa cocacola toda. Preciso ver de novo.



sem avatar Renan (07/11/2013 11:08:04)   8 -1
Que foi aquela cena quando a Sandra consegue entrar na base?? e fica flutuando em posição fetal com aquele cabo simulando um cordão umbilical...foi literalmente um renascimento!!



sem avatar Renan (07/11/2013 10:02:27)   8 -1
Filme incrível fiquei com falta de ar e em pânico...eu me senti totalmente imerso no espaço e o 3D foi um dos mais sensacionais que eu já vi...com certeza esse filme sem o 3D não teria o mesmo impacto já que este foi um dos responsáveis para essa "imersão"...5 ovos com louvor e melhor filme de 2013(e isso pq eu sou fã do Kick Ass e curti muito o Thor 2)



sem avatar Carlos (05/11/2013 04:52:19)   251 -1
Eu ainda não assisti esse filme "Gravidade", mas eu acho muito interessante filmes com estória inusitada envolvendo poucos personagens, de como é criada um arco narrativo sem a necessidade de encher de personagens, que parece ser o caso desse filme "Gravidade". Um filme muito criativo que eu sempre lembro é "12 Homens e uma Sentença" que eu assisti quando eu era adolescente, e eu nem sabia que era um clássico, eu pensei que era um filme desconhecido porque eu não sabia muito sobre cinema. E apesar de o filme ter 12 personagens, é um filme que se passa dentro de uma sala e faz grande uso da criatividade pois prende consegue prender muito mais do que muitos filmes de ação, é sempre um bom exemplo pros roteiristas hoje em dia.




André André (04/11/2013 11:33:14)   2 1
Para mim o primeiro renascimento da Dra. Stone é claramente uma homenagem ao filme 2001.



David David (04/11/2013 00:38:09)   233 -1
Assisti hoje... O que posso dizer desse filme?

Apesar de ser "curto", ele consegue passar um clima tão interessante que nem vi o tempo passar. Sandra Bullock continua linda, e o melhor, acompanhada de uma atuação memorável.

Pra mim, até o momento, é o melhor filme do ano!



Bruna Bruna (01/11/2013 08:52:28)   -7 -2
Assisti o filme em IMAX e em 3D.
Filme bem parado, só tem 1 cena de explosão (fraquíssima) ...
Juro que não consigo entender como tem gente que diz que o filme é íncrivel e tudo isso ... todo mundo que estava na sala estava mexendo no celular durante o filme de tão entediante ... não costumo ser tão crítica pra filmes, mas por nada assistiria esse de novo, dinheiro bem mal gasto ... monótono ... sem graça ... impressionante falarem tão bem desse filme, é péssimo =/


sem avatar Denis (29/12/2013 02:32:12)   1 -1
foi a mesma coisa que eu pensei! esse filme não é la essas coisas!

kelvy kelvy (15/01/2014 14:43:38)   -4 -1
você gosta dos filmes da xuxa ? não ? pois muita gente gosta, incrivel mesmo é como pessoas como vc axa impressionante álguem gostar de uma obra, somos obrigados a não gostar por causa de opiniões dos outros ? quem não sabe nada de cinema é foda.....


João João (29/10/2013 22:44:43)   92 0
Esse filme é uma obra-prima da 7ª arte!!!
O melhor de 2013!!!
Merece 10 ovos!!!!



Dernhelm Dernhelm (29/10/2013 11:17:28)   39 -1
Gostei do filme, mas não é tudo isso. Daria no máximo 3 ovos e olhe lá.

Eu não entendo a necessidade de Hollywood de ser super-dramática. E, em Gravidade, esse drama teve como produto uma das mortes mais desnecessárias do cinema. Queriam tanto matar o George Clooney de uma forma heroica, na qual ele se sacrifica com um sorriso no rosto, que ignoraram leis super básicas da física.

Fora as lágrimas da Sandra Bullock, que pra não ficar feio no filme - já que as lágrimas acumulam na região dos olhos em gravidade 0 - fizeram elas flutuarem.

Bom, eu estava esperando mais. Tecnicamente foi muito bom - fora as gafes de física - mas a história foi muito dramática pra mim.



Publicidade
Andrei Andrei (29/10/2013 02:35:38)   73 0
Cuarón leva todos a uma aventura no espaço. Por mais sufocante que seja, o cenário é um personagem a parte no filme, e por ser 1:30 de filme corrido, passa rápido, sem dar tempo para o "silêncio" do espaço entediar a platéia. O carisma de Sandra Bullock e George Clooney são fundamentais para transformar a viagem num momento especial.



sem avatar CLEBSON (24/10/2013 02:06:46)   0 0
Sensacional, Excelente, Incrível. O melhor filme de 2013 sem duvida. Vou assistir de novo.



curisco curisco (23/10/2013 11:30:20)   662 1
FILMAÇO!!!

Show de bola. História simples e muito bem contada.

Eu realmente me importei com cada personagem. e muito.

e que coisa é aquela... me senti astronauta o filme todo. Show!

Bullock mandou bem. a saga dela está bem contada e a personagem realmente mostra fragilidade e terror absoluto. Motivações bem feitas.

Massa. Cuaron mais uma vez mostrando que é um dos melhores diretores da atualidade.

Para quem não viu, corra e assista 'filhos da esperança' dele.


Andrei Andrei (29/10/2013 02:53:21)   73 -1
Comentários sempre pertinentes, Curisco. "Filhos da Esperança" é um filmaço mesmo, esperava do diretor um pouquinho mais em Harry Potter, mas aí é exigência de fã rs. Tive a mesma sensação do filme, da fragilidade e terror com a necessidade de se criar força...


Maik Maik (22/10/2013 22:11:47)   0 1
Cara acabei de assistir no cinema e estou simplesmente em êxtase. Depois de uma terça-feira cheia da faculdade, fui pro cinema no unico dia da semana em que estava livre pra ver o filme, n queria perder no cinema por causa das criticas q tinha lido e da bilheteria que fez jus ao filme. E to simplesmente sem palavras pra descrever gravidade. Os erros de física se é que teve erro mesmo, são todos perdoados, até pq se fosse realmente esperar 90 minutos pra cada chuva de destroços q tivesse, o filme ia ter umas 4h por ai hahaha Sandra perfeita, Clooney tbm. Efeitos espetaculares e o 3D simplesmente mostruoso, as cenas em q a camera é a visao da Sandra Bullock, o 3D é simplesmente genial, os poup-ups tbm foram mto bem feitos, as cenas de audio extremo pra vacuo total mto perfeitas. Os planos sequência, a aflição de Sandra, cenas épicas, atuação e direção espetaculares. Melhor filme do ano disparado até agora pra mim. E a cena final então dela foi emocionante, sai do cinema arrepiado da cabeça aos pés. Inesquecível apenas.



sem avatar Carla (22/10/2013 15:38:19)   1 0
Sinceramente achei um filme mediano... De 3D não vi quase nada, infelizmente não pude ver no IMAX então deve ser por isso a minha má impressão... Mas em termos de história, esperava mais, o trailer prometia mais...


sem avatar Lex (22/10/2013 16:19:48)   -1 -1
Filme mediano e com uma história que não me prendeu. Pela primeira vez cochilei no cinema.
Mesmo vendo numa sala IMAX, não vi diferença alguma.
Na maioria das vezes, me pareceu mais do mesmo visto em outros filmes 3D, mas na cena dos destroços eu até que acabei me desviando dos objetos vindo em minha direção. rsrsrs

Gosto de quase todos os filmes com Sandra Bullock, mas este não teria diferença se ela fosse uma personagem 3D ou uma atriz real na maioria das cenas. Assim sendo, não acho que mereça o Oscar por causa deste filme.

Yuri Yuri (25/10/2013 00:01:14)   -56 -1
Concordo.

Filme mediano, pra não falar que foi uma PORCARIA né.

O visual é bonito, mas afinal, qualquer filme que mostrar o espaço vai ser bonito de qualquer jeito! o espaço é lindo.

Sandra Bullock está muito sem sal.

Vi em IMAX, e não tem nada d+!

Elysium para mim, foi até agora o melhor do ano!


Pettersson Pettersson (22/10/2013 03:27:23)   18 -1
Não entendo o por que de se prederem aos por menores pra desmerecer o filme, nível de oxígenio, de CO2, 90 min no filme passam mais rápido que na vida real(?!?), é um filme e não um tratado de física ou astronomia, muito menos um documentário, ninguém sabe o que é licença poética? Com certeza é o melhor filme que assisti esse ano.



Igor Igor (22/10/2013 01:41:04)   5 -1
Excelente filme, sem sombra de dúvidas... e um melhores 3D que já assisti (e acho que o único até hoje que me fez desviar de objetos, na cena dos destroços). O único ponto que a princípio não havia curtido era a curta duração do filme, mas depois analisei e tenho quase que certeza de que a duração de exatos 90 minutos é proposital (quem já assistiu vai entender o porquê...


curisco curisco (23/10/2013 11:45:36)   662 1
num vou mentir... teve 2 cenas que desviei mesmo. tiver até vergonha!

LEOPOLDO FELIPE LEOPOLDO FELIPE (16/11/2013 08:25:00)   22 -1
Também desviei-me! Ótimo filme.


sem avatar glauco (21/10/2013 23:44:42)   -10 0
fotografia nota 5 ovos
trilha sonora nota 5 ovos
roteiro nota 5 ovos
atriz nota 5 ovos
ator nota 5 ovos
efeitos sonoros nota 5 ovos
me emocionei e chorei
demais o filme !!!!


Bruna Bruna (01/11/2013 09:00:53)   -7 -1
chorou??????????
nossa que horas vc chorou???
(inacreditável ... )

Thiago Thiago (05/12/2013 13:24:44)   -1 -1
Deixa eu adivinhar, Bruna... vc deve achar “Mulholland Drive” sem pés nem cabeça, “The Shawshank redemption” piegas, “Blade Runner” fantasioso, “Scarface” violento, “Apocalypto” também, “The birdcage” ridiculo (e sem graça), “The great dictator” demodê, “Schindler’s list” filme para velhos, “The Croods” infantil demais, “Forrest Gump” filme para retardados, mas deve gostar de “Fast and furious” (todos os 7!) e para compor seu acervo cultural, todas as edições de Rambo e Jean-Claude Van Damme... acertei?


Rafael Rafael (21/10/2013 19:12:09)   141 0
Pra quem se incomodou apenas com os detalhes físicos da história, o IMDb tem um link com algumas questões do filme respondidas por um astronauta (está em inglês):

http://www.imdb.com/title/tt1454468/faq?ref_=tt_faq_1#.2.1.3

Independentemente de seguir ou não as leis da física, o filme é um deleite. Direção impecável, atuações bem boas (inclusive a voz do Ed Harris), as excelentes rimas visuais (o já famigerado "renascimento" da Dra. Stone, o contraste entre a nossa insignificância no espaço e a nossa grandeza no solo da Terra - realçada pela maneira que Cuarón enquadra a Dra. Stone se levantando ao final do filme -, etc.), a trilha sonora muito bem elaborada... um filmaço, em suma.

Se vai virar um clássico ou não, isso é besteira. Isso é só o tempo que irá responder. O que importa é o produto de muita qualidade que Alfonso Cuarón nos entregou.



sem avatar Sérgio (21/10/2013 16:24:29)   0 -1
Prezados,

sugiro também o seguinte texto sobre "Gravidade":

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/10/12/gravidade-2013/

Abraço



Publicidade
sem avatar Adolfo (21/10/2013 15:25:45)   1 1
Sobre ser o melhor 3D já desenvolvido, discordo. "A invenção de Hugo Cabret" é bem melhor. O maior lance do 3D nesse filme é a profundidade projetada. De vez em quando uma chuva de meteoros em sua direção, e diga-se de passagem, importantíssima. A Sandra Bullock está impecável em sua atuação. Brilhante mesmo. Não sei se o filme se tornará um clássico, mas com certeza vale os cinco ovos, e, no mínimo, uma indicação de melhor filme. A alternância entre o som e o silêncio absoluto é divina. Senti falta de uma maior participação do Clooney, mas acredito que com ele em cena o filme perderia seu encanto e acabaria virando um filme de ação cuja missão é o resgate de um astronauta à deriva. Enfim, vale à pena assistir.



Faake Faake (21/10/2013 00:21:55)   176 1
>>> ATENÇÃO! ESTE COMENTÁRIO CONTÉM SPOILERS! <<<

Vou dar uma de Hessel e filosofar:

O Filme é bom sim! Tem gente querendo achar alguma coisinha para desmerecer.

Primeiro que ela tem que lidar com decisões que fogem ao seu controle, como a de o Clooney se soltar sendo que ela queria puxá-lo de volta.

Depois que o desespero toma conta ela começa a conversar com alguém da "terra" sendo que aquilo, acredito eu, seja um delírio.

Ela não tinha mais motivos para voltar, sua filhinha havia morrido, e no sonho dela o clooney diz algo como: "Você quer voltar? Aqui é tão silencioso, estamos seguros, ninguém pode nos machucar".
Ela poderia ter escolhido ficar ali, esvaziar o oxigênio e acabar com aquele desespero.

Mas ela acorda convicta de que tem que voltar.

E no final, frágil, nem consegue se levantar, "beija o chão" como uma forma de alívio "estou em terra firme". Junta forças e se levanta.

O Filme é SENSACIONAL!
ASSISTAM, se puder, no cinema.



curisco curisco (23/10/2013 11:44:19)   662 -1
Os efeitos especiais são surpreendentes. Os melhores em décadas.

Mas o que torna este filme tão querido é que há um drama ali real, uma pessoa de verdade, machucada, e uma história de pessoa querendo seguir em frente.

Bullock matou a pau. Sempre fui 'apaixonado' por ela, especialmente por ser a 'namoradinha da América', mas aqui ela está surpreendente. Merece Oscar.

Fez todo mundo realmente torcer por ela, se importar.

Bruna Bruna (01/11/2013 09:00:22)   -7 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

David David (04/11/2013 01:08:02)   233 -1
O filme é mesmo sensacional. Ainda bem que não é um daqueles filmes que se vende como o "3D que joga coisas na tela". A projeção do filme é grandiosa, eu fiquei surpreso como o 3D conseguiu se aliar ao clima soturno.

A situação, a tensão, os efeitos, é tudo muito real! Quem não sentiu/percebeu esse conjunto é porque, provavelmente, tava esperando um monte de explosão e foco na luz das estrelas pra vê se valia o 3D.


sem avatar Jackass (20/10/2013 22:44:40)   4 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Anton (21/10/2013 10:11:41)   -62 0
comentário absurdo devidamente negativado

Felipe Felipe (21/10/2013 18:24:34)   454 -1
"foi a má execução de uma obra"?????

Velho, respeito o fato de não ter curtido muito o filme, mas dizer que é mal executado é um baita de um exagero!

Pettersson Pettersson (22/10/2013 03:21:57)   18 -1
O cara faz jus ao nickname...

Bruna Bruna (01/11/2013 08:59:17)   -7 -1
vc tem razão!


Denis Denis (20/10/2013 17:34:33)   864 -1
Experiência espetacular ver este filme no cinema e em 3D, efeitos sonoros e visuais impecáveis que devem levem o Oscar, além de uma história empolgante, ágil e dinâmica com uma atuação bem convincente de Sandra Bullock. MUITO BOM!



Breno Breno (20/10/2013 15:37:52)   568 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Breno Breno (20/10/2013 15:44:39)   568 -1
Em minha humilde opinião está muito longe de ser um clássico.


Michael Michael (19/10/2013 09:23:29)   60 -1
Não tenho dúvidas que este filme se tornará um puta clássico no cinema daqui a alguns anos e eu terei orgulho de dizer que vi este filme no cinema!
Filmaaaaço 5 ovos mais que merecidos


sem avatar João Paulo (19/10/2013 23:41:01)   0 -1
O Primeiro filme em 3D q valeu apena! Ótimo com certeza já é um clássico!


sem avatar Maran (19/10/2013 02:31:55)   1379 -1
A experiência de assistir esse filme no Cinema (3D) é indescritível.

Confesso que a Sandra Bullock me surpreendeu, atuação digna de Oscar!

Aliás, agora deu ainda mais vontade ver o Cuarón dirigindo um filme da DC. HAHAHHA

Dica 1: Assista "Filhos da Esperança" do Cuarón.
Dica 2: Veja no Cinema (3D ou IMAX)! Quem tem condições e assiste no PC, deveria ser preso. HAHAH


sem avatar Anton (21/10/2013 10:15:11)   -62 -1
depois é só baixar o filme tbm em 3D. mas mesmo assim vi no cinema 2 vezes, uma em 3D normal, outro em macro XE e achei esta experiência melhor q o 3d convencional


Thyago Roberto Thyago Roberto (18/10/2013 15:09:07)   715 0
Finalmente consegui assistir Gravidade, e que show! Me simpatizei mais com o personagem do Clooney, estava muito bem - spoiler - fiquei um pouco triste com o destino dele. Mas o que mais me impressionou foi a sequência inicial, de 20 minutos - por um momento não sabia onde tava a Explorer, e tome plano-sequência uma atrás do outro, ficou muito bonito!

O único lamento foi a duração do filme, de só 90 minutos - deixou um gosto de quero mais depois da sessão, e que forma, hein, Bullock!

Achava que a Bullock ganharia fácil o OSCAR de melhor atriz no ano que vem, mas, depois de ver o filme, fiquei meio em dúvido - é uma ótima atuação, mas não convenceu tanto assim. Mas caso ela ganhe, será merecido e com louros.



sem avatar Kalydor (18/10/2013 14:57:03)   -1 -1
Segue a crítica desde filme que fiz no meu blog: http://www.mexidodigital.com.br/2013/10/filme-da-vez-gravidade.html



sem avatar Thais (17/10/2013 04:03:09)   -1 0
Pessoas que estão comentando sobre ter muita coisa pouco crível e provável: uma das interpretações possíveis é que ela tenha morrido em alguns dos vários momentos em que tudo deu errado.

Por exemplo: você pode suspeitar que no momento em que ela "desiste" de tentar e que o Clooney aparece ela tenha, na verdade, morrido. Pode ser que tudo o que se seguiu depois da aparição do Clooney tenha sido, assim como a aparição, um delírio dela até que ela realmente morresse.

Enfim, possibilidades infinitas de interpretação pra esse filme. :)


sem avatar Ricardo (17/10/2013 17:04:00)   49 0
Amiga, é um filme sobre superação humana...
Não tem nada que ficarem indo atrás de "base científica".
Ela foi até o final e venceu!
Simples assim...

curisco curisco (23/10/2013 11:41:13)   662 -1
SPOILER
.
.
.
..

Ela não morreu.

teve uma hora que eu pensei 'pela lógica' ela deveria morrer. Seria mais 'realista', 'trágico', menos melodramático.

Mas FODA-SE!!! eu torci muito para ela sobreviver, como a muito tempo eu não fazia.

A muito tempo não fiquei tão feliz por um final feliz.


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.