Filmes

Crítica

Por Cima do seu Cadáver | Crítica

Takashi Miike retorna em suspense de trama metalinguística

20.10.2014, às 12H26.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Quem aprecia uma boa bizarrice nipônica não precisa de introdução ao trabalho de Takashi Miike. Mas Over Your Dead Body (Kuime, 2014), seu novo suspense, traz algumas interessantes novidades ao cinema do diretor japonês.

Na estranha história, uma abastada trupe teatral começa a experimentar problemas quando seu casal protagonista - também namorados na vida real - inicia uma estranha transferência dos problemas da peça. Ele (Ebizô Ichikawa), astro que interpreta um samurai decadente, fica mais ausente em casa e começa a ter um caso com outra atriz. Ela (Ko Shibazaki), estrela que vive a esposa que sofreu um golpe do baú do espadachim, inicia uma curiosa obsessão com alguns dos objetos de cena.

O suspense de relacionamento logo ganha contornos mais próximos do terror japonês. Miike deixa sair seu apreço ao "gore" e o sangue começa a jorrar com gosto. A qualidade dos dois atores é fundamental para o funcionamento do filme. Ichikawa é especialmente convincente dentro e fora da peça. Seus personagens são tão desgraçadamente malignos que o longa se apóia, sem problemas, quase que totalmente nele.

É interessante também que a montagem, dotada de um estúdio de ensaios cheio de efeitos especiais, palcos giratórios e cenários realistas, é tão instigante quanto a trama fora dela, o que adiciona uma camada extra de interesse. O ritmo, a demora em começarem os acontecimentos sobrenaturais e a carência de explicações sobre as ocorrências, porém, prejudicam Over Your Dead Body, que poderia de outra forma ter potencial para se tornar um novo clássico do terror japonês - e de seu realizador.

Nota do Crítico
Regular
Por Cima do seu Cadáver
Kuime
Por Cima do seu Cadáver
Kuime

Ano: 2014

País: Japão

Classificação: 14 anos

Duração: 93 min min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.