Assista Agora

A Coisa | Crítica

Prelúdio sem atmosfera de terror usurpa o legado de John Carpenter

Marcelo Hessel
13 de Outubro de 2011

A Coisa

A Coisa

The Thing
EUA , 2011 - 103
Terror

Direção:
Matthijs van Heijningen Jr.

Roteiro:
Eric Heisserer

Elenco:
Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen, Eric Christian Olsen, Adewale Akinnuoye-Agbaje

Ruim
a coisa
a coisa

Quando O Enigma de Outro Mundo foi lançado, em 1982, John Carpenter tinha uma reputação de fazer terror com poucos recursos. Um orçamento maior permitiu que o filme - o primeiro do cineasta em um grande estúdio - investisse em criaturas de stop motion e maquiagem de ponta para a época. A reação inicial, porém, foi negativa; Carpenter teria se vendido ao espetáculo "sem alma" dos efeitos visuais.

Os anos corrigiram esse equívoco e colocaram O Enigma de Outro Mundo no lugar que ele merece. É uma das visões de mundo mais desesperançosas de Carpenter, presente em qualquer lista de filmes mais assustadores de todos os tempos. O prelúdio A Coisa (The Thing), por coincidência, também coloca os efeitos em primeiro plano. Há criaturas esculpidas de todos os jeitos. Mas Carpenter só existe um.

A trama se passa dias antes da história do longa de 1982 (que por sua vez refilmou O Monstro do Ártico, de 1951, baseado no conto "Who Goes There?", de John W. Campbell Jr.). Mary Elizabeth Winstead faz a paleontóloga Kate Lloyd, chamada para investigar a descoberta de uma nave alienígena perto de uma base norueguesa na Antártica. O alien congelado é desencavado, desperta, muito grito, muito pânico, a equipe descobre que ele absorve e imita humanos, muita suspeita, muita intriga - e a chacina transcorre como esperado.

O estreante diretor holandês Matthijs van Heijningen Jr. tem à sua disposição um arsenal de prostéticos e computação gráfica que permite mostrar o ET em suas entranhas mais detalhadas (nem adianta se perguntar como um insectoide primitivo tem uma nave tão moderna, o lado "científico" deste scifi deixa muito a desejar). É um show de deformações e apêndices de todos os tipos. Até as células do alien são bichinhos com tentáculos.

Visivelmente, o departamento de design torrou boa parte dos US$ 35 milhões de orçamento de A Coisa, em prejuízo do salário de um bom iluminador, um diretor de fotografia decente, um roteirista minimamente competente ou um diretor que saiba o que está fazendo. O filme de Carpenter é um marco porque consegue nos transmitir o horror do isolamento no Pólo Sul, enquanto A Coisa está tão preocupado com os efeitos que esquece de criar qualquer atmosfera de pavor.

Não dá pra chamar de "atmosféricas" as cenas em que um personagem olha desconfiado para outro e a música sobe sem sutileza, ou os momentos em que esperamos alguém se revelar monstro, mas a iluminação mal planejada não cria tensão qualquer. Se Van Heijningen simplesmente levasse parte da ação para o ar livre, o filme ganharia bastante: no escuro tudo fica mais amedrontador, e o cara com o lança-chamas não precisaria botar fogo na casa inteira.

O modo mecânico, desengajado como o holandês conduz o filme culmina na cena do helicóptero, já durante os créditos finais, que obviamente faz a ponte com o longa de 1982 mas não adiciona nada para A Coisa. Termina de repente, a ação se interrompe no meio, não há (de novo) uma preocupação em instalar um clima de suspense ou de indefinição. Não dá vontade de ver o que acontece depois, enfim.

Quando tocam, depois de tudo isso, os acordes que Ennio Morricone compôs para a trilha de O Enigma de Outro Mundo, fica a sensação de que não é uma homenagem ao clássico, mas uma usurpação.

Leia mais críticas do Festival do Rio 2011


Compartilhar

Comentários (113)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Michael Cleyton (16/05/2013 22:30:08)   0 0
Gostei do filme, sei lá, não tenho essas frescuras de ficar reparando iluminação e tal, achei o filme um bom entretenimento..



sem avatar Luis Raimundo de (24/12/2012 00:21:47)   14 0
Infelizmente nunca consegui assistir o filme do John Carpenter e por isso minha opinião é livre de comparação. Li a maioria dos comentários e concordo com alguns. Primeiro o filme é rápido demais, o fato do alien ter clonado algumas das pessoas só pode ter sido antes do filme começar, se não fica sem sentido, pois quando a mocinha (a melhor coisa do filme, e não falo da atuação) chega ele está no gelo e depois que foge ele toca no cara que morre queiado embaixo da casa. Segundo também achei que tinha personagem demais ali, ficou chato em um momento ver todo mundo ter que morrer. E em terceiro, não sei se foi impressão minha, mas a menina estava uma cópia da Sigourney Weaver no Alien, até a voz em alguns momentos estava muito parecida. Pra dizer a verdade não achei o filme muito ruim, achei ele falho em vários momentos. O que só prova que gosto é realmente pessoal.



kauhl kauhl (06/03/2012 16:47:17)   64 0
O filme é puro excesso. Tem personagens demais, expõe a criatura demais e o ritmo é acelerado demais. Nem sei como deu tempo da criatura copiar algumas vítimas.

Acaba que você não dá a mínima pros personagens. Estão lá só pra morrer. Nenhum ator consegue se destacar.

As sacadas sobre o que é a criatura e os planos de ação surgem mecanicamente e rápido demais. Tudo parece forçado.

Exploraram mal e porcamente o mais legal do filme de 82, que era a paranoia e falta de confiança no próximo.

De positivo, só os efeitos decentes e o velho climão sombrio e gelado, que na verdade foi herdado do outro filme. O sacada das obturações também foi legal.

Um total desperdício de recursos. Achei triste porque o filme de 82 é um dos meus favoritos, além de um dos mais subestimados e resistentes ao tempo da história do cinema.

Teria sido muito melhor se tivessem continuado a história de onde ela parou no filme anterior, com os corpos do Childs e MacReady sendo encontrados.


sem avatar MARCIO (04/04/2012 03:16:37)   -1 0
Pessoal o prelúdio cumpre sua função, está longe de ser um filme ruim, aliás, não é, na realidade é um bom filme. Não adianta ficarmos comparando com o filme de 1982. Quem viu e admira o filme de 82 saberá também admirar esse preludio. São épocas diferentes, tecnologias diferentes, nesse novo filme não me parece haver um abuso no uso de efeitos em detrimento de contar uma história. Os dois filmes podem (e devem) ser vistos em sequência. Ai verão como este prelúdio não é um filme ruim.

Paulo Paulo (02/01/2013 19:00:10)   22 0
Marcio, VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE. Ponto.
O prelúdio NÃO CUMPRIU SUA FUNÇÃO. Ponto.
Eu vi os filmes em sequência e mesmo assim acho esse "prelúdio" indígno, uma bosta. Ponto. Eu levei sustos e fiquei tenso assistindo novamente o de 82. (Mesmo já tendo visto o filme). Esse novo eu senti vontade de dormir. É fraco. Mas isso é minha opnião. Não sou dono da Verdade. O dono é você né?


sem avatar Kaworu (27/01/2012 16:51:55)   20 0
e o prelúdio de o enigma do outro mundo nada...27/01 bah!acho que não vai sair no cinema devido ao baixo valor arrecadado mundo afora... acham que vão perder ainda mais grana exibindo o filme no cinema... se bem que com toda essa demora, metade do publico ja baixou o filme!fail da universal!to qz baixando um bdrip p assistir!!!



sem avatar Gian (23/01/2012 05:54:38)   -8 -1
Mil vezes o original (não adiantou a tecnologia de efeitos especiais atual! ),errou a mão na história e atores fracos demais ,a história original que tinha sido muito bem contada ficou uma porcaria nessa versão,sujeito só pode ter vento na cabeça querer refilmar um clássico e fazer esse papelão ,melhor pegar filmes ruins do passado e tentar melhorar porque pegar obras primas e fazer um fiasco desses ,só veja se não viu o antigo ,porque não dá pra comparar de tão fraco que é!



sem avatar Roberto (02/12/2011 01:47:01)   110 0
Putz, tive o desprazer de perder quase 2h do meu tempo para ver essa bobagem sem tamanho. Uma verdadeira afronta a obra do mestre Carpenter. Se no início o filme tenta a todo custo emular o clima de suspense do filme de 82, quando a criatura finalmente se mostra é um festival de cgi para ninguém botar defeito (e isto não é um elogio) em detrimento a um roteiro decente, um diretor que preste. E eu pensando que certos americanos eram os mestres em fazer filmes ruins.



sem avatar Zano (26/11/2011 22:53:59)   25 0
Assisti a esse filme recentemente e não concordo com a critica do Hessel , o filme é bom. Tem seu clima de terror e desenvolve bem a trama, lembrando muito do filme original. Porem teus seus defeitos, a atuação dos atores principais é fraca, mas os coadjuvantes até que salva. Um ponto que desnecessário foi a viagem ate a nave espacial, nisso concordo com Hessel , e muita tecnologia para um “inseto-alien”. Fora isso foi legal o final do filme , nos creditos ligar diretamente o filme de 1982.


sem avatar Luck (02/12/2011 12:46:50)   4 0
Ele não era um "inseto-allien" o proprio diretor disse que não mostraria a verdadeira forma da "coisa". E se tratando de que o alien podia copiar outros seres, "aquilo" era com certeza uma forma copiada. O filme é muito bom sim.

G. brucew G. brucew (15/07/2012 02:02:04)   53 0
SPOILERS!!

exatamente Luck, se ele podia copiar um humano e fazer tudo q um humano fazia, como por exemplo dirigir um carro, então ele pode facilmente copiar um outro alienigena e utilizar sua nave!!!

o Hessel diz: "nem adianta se perguntar como um insectoide primitivo tem uma nave tão moderna, o lado "científico" deste scifi deixa muito a desejar"

Mas quem disse que ele era um insectoide primitivo quando utilizava a nave?????ele pode copiar qualquer um!!!


sem avatar Tempter (23/10/2011 02:40:34)   -80 0
Minha critica ao filme.
ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO:

Por mais incrível que pareça, esse remake não foi tão ruim quanto eu esperava que fosse, o chato é que ele CANSA, quase não dá pra ver o alienigena com clareza e os personagens não são nada cariamáticos como ma versão de John Carpenter. Dependendo da pessoa, algumas cenas proporcionará bons sustos, eu particularmente não me assustei, ainda que tentasse o máximo possivel entrar no clima do filme.

Duas coisas me chamaram a atenção nessa nova versão: apesar de tentar ser mais aterradorá que a versão de Carpenter, o clima sombrio da versão dos anos 80, prevalece algumas vezes, graças a trilha sonora por parte de Marco Beltrami que homenageia a de Ennio Morricone, mas a falta de carisma por parte dos personagens, acaba por tornar essa versão um baita anti-clímax, uma pena.

Falta bons atores no filme, a cientista que se torna a mocinha tenta de todas as formas ocupar ou honrar o heroismo do personagem interpretado por Kurt Russel na versão de Carpenter, mas tudo se torna muito cansativo, e nos raros momentos em que se vê o alienigena, é mostrado uma computação gráfica (cgi) mal concebida, lembrando vagamente os parasitas de Cloverfield, e da metade pro fim do filme, lembra bastante o Cloverfield, pelo fato do alienigena não ser mostrado claramente.

Enfim, o filme é mediano.

DETALHE: na versão de Carpenter sobra duas pessoas, aqui só sobra a mocinha.


Xuazinégue Xuazinégue (10/11/2011 06:05:39)   53 0
Na verdade, trata-se de um prólogo do filme do carpinteiro, e não um remake.

G. brucew G. brucew (15/07/2012 02:03:28)   53 0
Não sobra só uma pessoa nesse não!!!
Também sobra o Lars que faz a ponte com o outro filme!


sem avatar Hugo (21/10/2011 15:50:10)   12 0
Quando o omelete avaliou SUPERMAN RETURNS elogiou muito, mesmo o filme sendo cópia do filme original, o que não é ruim. Mas THE THING eles moeram. Assisti o filme, e ele tem muitas cenas parecidas com o filme de 82, mas com desfechos diferentes. O clima de horror e suspense existe sim, e há também situações inesperadas.
mesmo que em menor quatidade. O visual está fantástico e a questão de continuidade são boas, fazendo as ligações corretas com o primeiro filme,
Se vai virar CULT eu não sei, mas é bom sim.



sem avatar Vinício (18/10/2011 08:13:50)   -1 2
Uma Coisa é uma Coisa, Outra Coisa é Outra Coisa.



Publicidade
JR JR (15/10/2011 21:08:36)   12 3
O clássico de carpenter tb foi detonado pela crítica na época do lançamento ...

Assim como mtos filmes bons ...

Depois de um tempo quem malhava, vem elogiar e bancar o saudosista !!!

Como falado acima, só acredito vendo ...



Max Max (19/10/2011 09:27:29)   26 0
hahhaha
bem nessa
daki a uns anos vira cult!

Orlando Orlando (24/09/2012 03:45:01)   1865 0
Blade Runner, salvo engano, tá nessa lista. Apesar de eu sempre ter achado tanto balde Runner quanto enigma o outro mundo fantástico quando os vi a primeira vez. Eu era bem garoto e achei ambos maravilhosos e acho até hoje.

Não achei esse prelúdio ruim, só acho que ele poderia ter sido um pouco melhor. Tem horas que a gente fica sem saber onde e como a criatura assimilou alguém.

E a cena do teste no primeiro filme é infinitamente melhor que que do teste do prelúdio.


VANILLA SKY VANILLA SKY (14/10/2011 21:15:37)   151 1

Só acredito vendo...







clayton clayton (14/10/2011 17:55:49)   0 1
Uma coisa é certa: Cada um tem a sua opinião e ela serve para si e não para os outros!!!! o Hessel deve ter se decepcionado com o filme por ter elevado a sua expectativa ao máximo. Como um bom cinéfilo eu digo que NUNCA devemos fazer isso ao ir assistir um filme, pois qualquer filme vai ser um lixo se imaginarmos sempre que o filme tem que ser muito superior ao original (que nesse caso nem é um remake e sim um preludio). Mas de qualquer forma o negocio é baixar as expectativas e ir ao cinema para curtir seu filme.


Julio Julio (14/10/2011 20:07:20)   10 0
Concordo com cada palavra sua.


sem avatar bruno (14/10/2011 17:24:48)   30 3
Eu respeitava mais a profissão dos críticos porque também tenho diploma em jornalista (apesar de não exercer estritamente a profissão).
Mas comecei a reparar que o Hessel - entre outros - tem mais de favoritar mais os filmes alternativos, e criticar aqueles os blockbusters. Se isso vai da crítica, da pessoa, do entendimento e da cultura dele eu não critico. Mas as vezes fica a impressão de que ele faz isso apenas para ser contraditório, para ganhar status com esse estilo. Acho que um bom crítico tem que ter uma boa base cultural e tentar ser imparcial na medida do possível, e não se mostrar como o "rebelde sem causa das críticas".
Leio muito as críticas do Pablo Vilaça do cinemaemcena. Apesar dele ser arrogante em alguns casos e admitir falhas (como nas críticas de games que na maioria ressalta que não conhece o jogo, e acho que para um bom crítico o conhecimento da origem é fundamental). Mas pelo menos ele é um pouco mais imparcial, mostra conhecimento e apuro técnico, e não apenas rebeldia permeada com um pouco de técnica.



sem avatar Felipe (14/10/2011 16:30:42)   0 0
Critica do Hessel ? Passo.



Jimmy Jimmy (14/10/2011 13:33:35)   7 2
Pessoal temos que levar em consideraçao que o original de 82 tambem foi muito criticado, alem de ter se tornado um fracasso pra epoca, porem com o passar dos anos foi reconhecido e ganhou status cult. Pode ser que esse nao se torne um classico, mas pode ser lembrado por futuras geraçoes.



Ramzi Ramzi (14/10/2011 12:03:40)   115 2
pelo featurette que se viu,nao tem jeito de ser ruim,deve ter suas qualidades.nao acredito que chegue a ser ruim,acho q pelo menos 3 ovos...



Lauro Lauro (14/10/2011 10:53:01)   3267 2
Provavelmente vou assistir ao filme, até porque sou fã do tema; também é bom dar uma olhada na questão: o filme é ruim "por si só" ou ruim se comparado à obra de Carpenter?

E pelo menos pudemos saber que o filme realmente é um prelúdio mesmo e não um prelúdio disfarçado de reinício/reboot para uma franquia...


sem avatar Adriano (14/10/2011 11:28:04)   12 4
O filme não é ruim, eu vi no Shopping Tijuca e achei muito bom, ligaram todos os pontos com o filme de 82, colocaram todos os cadáveres dos noruegueses no lugar, desde o homem que tinha o sangue fugindo pelos pulsos e pelo pescoço até o cadáver distorcido e com duas caras que acharam no meio da neve. Os efeitos estão show, realmente não esta aquele clima sombrio do filme de 82, mas mesmo assim achei muito legal e as senas do filme até o desfecho se passam muito rápido, são muitos personagens pra morrer.

Lauro Lauro (14/10/2011 11:55:02)   3267 1
Adriano, valeu pela dica! Me deu mais vontade de assistir vendo outra opinião!

O ruim é que moro em uma cidade e que vou ter que esperar um absurdo o filme entrar em cartaz...


Xuazinégue Xuazinégue (14/10/2011 04:37:51)   53 0
Putz, só porque eu estava a fim de ver.


Claudio do nascimento Claudio do nascimento (14/10/2011 09:12:36)   5 5
Relaxa cara... Gosto é igual a "umbigo", cada um tem o SEU!... Depois que eu ouvi do Hessel que Batman(NOVO) é RUIM pq o diretor trouxe o personagem pro mundo REAL e não o mundo MALUCO de TIM BURTON(Q eu ADORO TB), ele perdeu a credibilidade dos seus leitores... ele tem um gosto duvidoso aos filmes Block buster... Concordo em uma coisa com ele, "não fazem mais filmes como antigamente" e isso é FATO! CRITICOS vamos esquecer, pois filmes como Alien 1 e 2, Terminator 1 e 2, star wars 4,5e6, ETC, NUNCA SERÃO BATIDOS!!! temos que nos adaptar a nova ERA cinematográfica.
Cara, Assista ao filme e tire suas conclusões.

Junior Junior (14/10/2011 15:33:47)   313 0
Pô cara, você não tem opnião própria não? Tem gente que fala mal só pra gerar polêmica e chamar a atenção...

Não é porque o Hessel tá dizendo que é ruim que o filme tem que ser ruim!

Esse filme eu não perco por nada!

Xuazinégue Xuazinégue (16/10/2011 03:06:10)   53 0
Não estou dizendo que não verei, ou que acharei ruim por causa do Hessel. Estou dizendo apenas que ler a primeira opinião sobre um filme, e ver uma nota tão baixa, é triste. Principalmente, quando se trata do prólogo, de um dos melhores sci-fi do cinema.


sem avatar sergio (14/10/2011 03:45:28)   -103 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
Ad Samp Ad Samp (14/10/2011 03:05:21)   184 0
Isso nao e´ uma critica, e´ uma cartilha de como nao se deve fazer um filme de terror sci-fi apoiado numa ideia de refilmagem e uma usurpaçao blindada de homenagem.

Quem diria que John Carpenter um dia viraria referencia para trash old school.



carlos henrique carlos henrique (14/10/2011 01:38:18)   23 3
Bom,eu assisti ao filme e achei bem superior ao que esperava,que era uma possível merda...poderiam ter sacaneado a torto e a direita com o do Carpenter,mas o filme é BOM,sim senhor!
Não vou falar tudo que eu acho,senão acabo contando o que não devo e sacaneando quem quer ver...
Eu acho que o Hessel tá estressado já com esse monte de filme que tem que ver um atrás do outro e ficou triste pq o Timberlake não apareceu tacando fogo em tudo hehehehe


Didi Didi (14/10/2011 17:57:37)   7 0
Timberlake... kkk passando mau de rir


Pedro Paulo Pedro Paulo (14/10/2011 00:07:13)   114 3
Deu 4 ovos para Amizade Colorida e agora isso aí...



Márcio Márcio (13/10/2011 23:24:57)   7 6
"nem adianta se perguntar como um insectoide primitivo tem uma nave tão moderna, o lado "científico" deste scifi deixa muito a desejar"

Quando li isso percebi imediatamente que se trata de uma cítica medíocre escrita por um crítico idem. Quem disse que a criatura encontrada dentro da nave era o piloto? Poderia simplesmente ser um item de carga que se libertou e matou a tripulação. Poderia ser também que a criatura pilotava enquanto se encontrava camuflada com alguém da tripulação, não pensou nisso Hessel? Isso é um filme de FICÇÃO CIENTÍFICA, ou seja, há muita margem para a imaginação! Se quer enredo mastigadinho, assista a novelas globais, tenho certeza que você seria um crítico melhor nesse gênero.


Deyvis Deyvis (14/10/2011 00:52:41)   18 4
Concordo e acrescento ainda mais

Se o insectoide pode mudar de forma e imitar outros seres, será essa a real forma dele

Pelo q me lemrbo, no Super 8 o alienígena tb tem aspecto insectóide e nem por isso a crítica achou ruim o filme muito menos sua nave que covenhamos é muito mais High Tech que a nave do pobre alien do The Thing. Seria o ET do super 8 uma espécie mais elitizada

POR FAVOR OMELETE

Didi Didi (14/10/2011 17:53:16)   7 0
Pois o proprio diretor disse que nao iria revelar a forma original da coisa...sua forma original na era de insectoide ! PS Hessel vai dormir !

sem avatar Vinicius (29/12/2011 19:57:34)   11 0
Brilhante, muito bem posicionado Márcio, foi a primeira coisa que me veio a mente quando li esta crítica medíocre. E concordo com Você. Quer tudo mastigado vai assistir novela da globo

G. brucew G. brucew (15/07/2012 02:11:13)   53 0
O Hessel realmente cometeu um engano nesse quesito, mas ele não é um critico medíocre não!! vcs nunca cometeram um erro na vida?? ele assiste vários filmes, pode apenas ter prestado um pouco menos de atenção nesse! já li ótimas criticas dele, muitas vezes ele percebe sutilezas em um filme q ninguém percebe, só por causa de um erro ele não se torna medíocre!


Didi Didi (13/10/2011 22:33:43)   7 2
Ninja Kids 4 Ovos Otimo e sacanagem !

http://omelete.uol.com.br/festival-do-rio-2011/cinema/ninja-kids-critica/

PAREI !


Neemias Neemias (13/10/2011 22:55:08)   -28 0
O Marcelo Hessel devia mudar de profissão pq. critico de cinema ele não entende nada.
Cada filme idiota que ele da 4 ou 5 ovos e alguns filmes bons ele classifica como ruim.

David Macedo David Macedo (14/10/2011 00:56:51)   33 0
Didi, aí é onde mora também o preconceito. Só de saber que na direção de Ninja Kids você tem um Takashi Miike, um cara com mais de 80 filmes nas costas, respeitado no mundo inteiro, é de no mínimo se esperar algo "legal"... ok, o filme pode ser ruim, mas tem muito menos chances de ser uma bosta do que esse A Coisa (e sim, eu tô morrendo de vontade de ver esse filme).


sem avatar claudio (13/10/2011 22:11:31)   6 5
Tenho percebido que o Omelete não é um site sério.Filmes que a distribuidora não paga para ser divulgado aqui,filmes que as produtoras não pagam para colocar no layout do site com aquelas publicidades gigantescas,s]ao massacrados pela cr´tica daqui,e o que mais assusta,algumas pessoas se deixam levar por elas e dizem não ir ver o filme.Desde a juventude de Rubens Ewald Filho,a classe dos críticos há anos nao existe mais,existe sim donos de sites visando o lucro à todo custo.Se não pagar para ser divulgado,leva tiro,e como leva!


Didi Didi (13/10/2011 22:10:03)   7 1
Faco das suas apalavras as minhas ! Depender da critica do omelete para ver ou deixar de ver alguma coisa, se ta lascado, vai assistir vovo e eu, meu pe esquerdo ou outono em NY !


Didi Didi (13/10/2011 22:10:16)   7 0
Definitivamente Omelete nao e um site serio em questao de critica ! Todas as pessoas inclusive especialistas na area que eu conheco, Fas etc....foram assistir o filme acharam perfeito excelente, agora o cara meter o pau e dizer que o filme ruim e sacanagem ta querendo aparecer, pow fala serio esperava o q ? Vai avaliar O zelador Animal ou Diario de um banana 2 e dar 5 Ovos !



Deyvis Deyvis (13/10/2011 21:16:45)   18 -7
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Adilson Adilson (13/10/2011 20:57:32)   18 0
É Hessel... Eu aguardava ansioso por esse filme, mas sua crítica só confirma minhas suspeitas de que o resultado desse prólogo não faria juz ao clássico de Jonh Carpenter. Mas vou ao cinema para conferir. Talvez, com a expectativa em baixa venha até a curtir um pouco a película.


Didi Didi (13/10/2011 22:40:22)   7 0
E acredita nas palavras dele e vai ver Ninja Kids que deve ser muito melhor pois ele deu 4 ovos e fez uma gemada !

http://omelete.uol.com.br/festival-do-rio-2011/cinema/ninja-kids-critica/

Claudio do nascimento Claudio do nascimento (14/10/2011 09:17:23)   5 3
Relaxa cara... Gosto é igual a "umbigo", cada um tem o SEU!... Depois que eu ouvi do Hessel que Batman(NOVO) é RUIM pq o diretor trouxe o personagem pro mundo REAL e não o mundo MALUCO de TIM BURTON(Q eu ADORO TB), ele perdeu a credibilidade dos seus leitores... ele tem um gosto duvidoso aos filmes Block buster... Concordo em uma coisa com ele, "não fazem mais filmes como antigamente" e isso é FATO! CRITICOS vamos esquecer, pois filmes como Alien 1 e 2, Terminator 1 e 2, star wars 4,5e6, ETC, NUNCA SERÃO BATIDOS!!! temos que nos adaptar a nova ERA cinematográfica.
Cara, Assista ao filme e tire suas conclusões.


sem avatar bruxo (13/10/2011 20:48:46)   -55 0
eu sempre leio as criticas de modo geral e nada do que seja dito ira determinar minha ida ao cinema. agora estou pasmo não sabia que este cidadão espinafrou distrito 9 eu acho que pelo vasto conhecimento que tem da setima arte senhor hessel deveria ser no minimo roteirista. seria uma grande contribuição para para quem aprecia um filme de qualidade sem enganar a inteligencia de nós pobres nerds que acharam distrito nove um filme fantastico. sobre a origem prefiro nem comentar.



Publicidade
Psycho Psycho (13/10/2011 20:41:15)   10 0
Já imaginava que o remake seria um lixo.

Na verdade boa parte dos remakes é lamentável.

Uma pena, desperdício de grana, de oportunidade para fazer algo que presta.


Carlos Carlos (13/10/2011 22:36:33)   19 0
Sinto lhe informar mais esse filme não é um remake mais sim um preludio ao filme o engima do outro mundo de 1982

Psycho Psycho (14/10/2011 21:25:32)   10 0
Ah vá?!

Que é isto Carlos, não precisa sentir nada.

Remake ou prelúdio, continua sendo um lixo.


Willian Willian (13/10/2011 20:22:30)   1110 0
Ahh nãooo!! que pena, parecia que ia ser bom, mas atmosfera pra um filme desse gênero é tudo, se não teve, é ruim mesmo.



DAREDEVIL DAREDEVIL (13/10/2011 20:05:42)   165 0
Eu gosto do filme original,e principalmente do estilo de filmar do diretor John Carpenter com camera ora estatica,ora com movimentos leves.
A fotografia é muito bonita,o ritmo é lento,bem diferente dos filmes do genero de hoje em dia,com montagem frenetica.
E ainda tem o Kurt Russel q ta muito bem como protagonista.

Ainda não assisti esse preludio,mas vou ver primeiro e tirar minhas proprias conclusões.



Wagner Wagner (13/10/2011 19:08:03)   630 0
Nossa, realmente uma pena, vi no Omelete aquele featurette sobre a criação dos efeitos, cheguei a pensar que sairia coisa boa...Parece que o diretor e produtores acreditam que um bom filme se resume a efeitos...



Neemias Neemias (13/10/2011 18:56:12)   -28 2
Não se deve acreditar em critica, melhor assistir e tirar suas proprias conclusões. muitos filmes que tiveram criticas ruins foram sucesso de publico e outros que tiveram boas criticas foram um fracasso.


sem avatar Marcos Vinicius (13/10/2011 19:27:54)   338 5
Um dos reviewers que vejo na internet certa vez disse no programa dele: "Não assista esse review, aliás, não leia nem assista qualquer review sem antes ver o filme, porque assim você forma a SUA opinião sobre a obra, sem sofrer a influência de outros. Só aí você deveria assistir ou ler reviews, que assim abriria margem a discução".

Eu entendo que a gente costuma a querer ter uma idéia sobre o filme, afinal de contas, não temos tempo, ou dinheiro, para simplesmente asssitirmos tudo. Queremos ter algum tipo de recomendação, pra quando a gente vai assistir no cinema. Por isso, eu faço um meio termo... costumo a ler críticas, mas procuro levar em conta somente se o tipo de filme me agrada. Qualquer outro detalhe, eu deixo para tirar minhas próprias conclusões após assistir.

Um exemplo disso foi com Sucker Punch. A crítica aqui do Omelete, não lembro de quem foi, mas acho que foi do Borgo, dizia que um dos "pontos fracos" do filme era o final. A maior parte da crítica eu concordei plenamente, mas francamente para mim o "plot twist" do final de Sucker Punch é bem interessante e único, fugindo de ser um cliché e tendo seu próprio charme, dentro do que o filme propõe.

Quanto ao filme A Coisa, talvez eu acabe assistindo, mas o que realmente me afastou do filme não foi a crítica geral negativa, mas justamente o que o Massayuki falou mais abaixo: cenas inteiras parecem cópia carbono das cenas do filme original... se isso é um prequel, e não um remake, ele não deveria tentar ter um tom próprio? Eu sou fã do filme original, desde quando assisti quando ainda era um pirralho de 12 anos, e ainda vejo ele como a prova absoluta de que CGI, pura e simples, é a melhor maneira de você estragar o clima das coisas.

Por fim, com relação as críticas do Hessel, bem, creio que muita gente não vai ler minha mensagem até aqui, mas por mais de uma vez a minha opinião divergiu muito da dele. Não sei se é pelo fato dele ser formado em Cinema, e ter uma visão mais "artística" das coisas, mas a verdade é que ele parece as vezes querer criticar pelo simples fato de trollar, como se quisesse aparecer (vejam a crítica dele ao A Origem, do Nolan, e veja o número de comentários corrigindo "considerações" que ele fez). Sempre que ele vem querendo queimar o filme de alguma produção que tem conquistado algum sucesso, ele nunca consegue me convencer. Se vocês querem ver alguém que geralmente em uma opinião bem divergente do grande público, mas que geralmente consegue me convencer com seus argumentos do ponto de vista dele é um cara chamado Benzaie, o review que ele fez do Cavaleiro das Trevas dizendo porque ele não entrou na lista dos 10 melhores filmes daquele ano tinha argumentos bem convincentes, e apesar de eu continuar achando o Cavaleiro das Trevas um dos melhores filmes de 2008 deu pra entender perfeitamente as reclamações do Benzaie (infelizmente ele só faz videos em inglês).

Para piorar, eu vejo que o Hessel meio que "infectou" o Borgo e o Forlani com esses trejeitos artísticos. Peguem os reviews mais antigos do Omelete, de antes de o Hessel entrar, e comparem com os de hoje em dia para entender do que estou falando.

Eu só acho que o Hessel deveria se dedicar mais a filmes menos blockbuster, é como se você colocasse um crítico de futebol para comentar uma partida de volei. E acho que eles deviam dividir os reviews em 2. Um, sem nota, só fazendo um apanhado geral do filme para nos dar uma idéia se vale a pena vê-lo ou não (segundo o nosso próprio gosto), fazendo algo similar ao Da Frigideira, e eventualmente, depois de um mês ou mais, fazer uma nova crítica, mas aprofundada, dando assim tempo para que as pessoas asssitissem o filme e tomassem sua própria opinião, abrindo assim a uma grande discução com todos os usuários do Omelete.

É claro, isso é apenas minha opinião.

sem avatar Claudio (13/10/2011 19:34:52)   -2 2
Essas críticas não tem nenhum parâmetro pra serem escritas, os caras dão 4 ovos pro Árvore da vida, que é uma porcaria de filme, sonolento e sem sentido algum, e dá 1 ovo pra um filme que simplesmente conta oque aconteceu antes de um filme que todo mundo acha o máximo, assití o filme original esses dias e não me achei isso tudo não,os efeitos ridículos, dava pra ver a imagem quadro a quadro quando a criatura aparecia, tava na cara que era tudo de plástico e isopor, pelo menos o CGI dá um movimento mais fluído e natural pras coisas quando é bem feito.
Aposto que esse filme da crítica aí deve dá de 10 a 0 no original em qualidade de efeitos e tudo mais.

André B André B (13/10/2011 20:07:30)   853 1
Sucesso de bilheteria (ou público) não é sinônimo de qualidade.

Fracasso de bilheteria (ou público) não é sinônimo de falta de qualidade.

Gosto pessoal, tampouco é sinônimo de qualidade de um filme ou a falta dela.

Não está escrito em lugar nenhum da crítica que não devemos assistir o filme ou que não vamos gostar.

É só uma referência.


O Cervejeiro O Cervejeiro (13/10/2011 18:55:31)   14 0
Depois de ter lido a escrachada crítica à Distrito 9 e visto como o filme é bom, não confio mais nem um pouco nas críticas do Hessel. Se fosse o Forlani, ou até mesmo o Borgo (que as vezes consegue ser tão turrão quanto) até daria um desconto...




Breno Breno (13/10/2011 18:49:00)   88 1
Que pena. Realmente tava com medo que fossem colocar os efeitos como prioridade e não o suspense. De qualquer forma, vou ver esse filme.
Em relação ao que o Hessel falou sobre o insectóide ter uma nave tão moderna, acho que esse bixo na verdade infectou de alguma forma a tripulação (esses sim, seres avançados) e fez a nave cair.



Arnobio Arnobio (13/10/2011 18:27:50)   18 0
Nunca o CGI vai superar os efeitos de maquiagem e próteses dos filmes da década de 80. Os efeitos CGI tornam as cenas falsas.Ele perdeu a mão nos seus ultimos filmes ,´´Mas Carpenter só existe um." Bem como um " Enigma de Um outro mundo" e ' A hora do Espanto"



Massayuki Massayuki (13/10/2011 18:19:41)   179 2
Kbei de assistir o original no Netflix. É muito bom mesmo. A cena inicial da perseguição de helicóptero ao cachorro é linda.

Agora só estranhei o fato de que algumas fotos desse novo filme são muito parecidas com as cenas do original. Será um prelúdio/cópia?


Junior Junior (14/10/2011 15:14:04)   313 1
No netflix dá pra assistir filmes com o áudio original e com legenda em português br?

Ou o áudio fica em português para todos os filmes?


Paulo Paulo (13/10/2011 18:17:44)   51 0
Bom, pelo menos espero que a Universal finalmente lancem o BD brasileiro do filme do Carpenter, faz um tempão que estou esperando lançarem aqui, quase estou comprando o Europeu com português de além-mar.


Junior Junior (14/10/2011 15:16:08)   313 1
Enquanto o BLu Ray não chega, eu encontrei uma versão 720p na net...
O antigo é muito bom e esse é um dos filmes que mais quero ver neste ano! Decepção maior que Conan, com certeza não vai ser!


Publicidade
Fabiano Fabiano (13/10/2011 18:06:25)   194 2
O engraçado foi traduzirem literalmente o titulo pra "A Coisa" dessa vez. Me lembra aquele terror classico do SBT de mesmo nome, sobre o iogurte assassino..haha



André B André B (13/10/2011 18:04:24)   853 1
É... a coisa tá ficando preta.



sem avatar Garry (13/10/2011 17:27:36)   -24 0
Essas notas do omelete são enigmaticamente de outro muuundooo... é melhor eu ver pq n to acreditando q é tão ruin


sem avatar RF. MENEZES (13/10/2011 17:49:58)   4 0
cara , faço das suas as minhas palavras.

Didi Didi (13/10/2011 22:20:24)   7 0
Hessel e louco ! Pode ir ver amarradao !


Josias Josias (13/10/2011 17:16:17)   147 1
Esperava mais desse filme..
Acabei de ver o original agora e posso dizer: É uma obra-prima do cinema de horror.
As transformações bizarras são até melhores do que eu esperava.Pra quem é fã do horror e de jogos de "Survival Horror", como Resident Evil 2, é quase obrigatório ver um filme desses..





Foi mal..Me empolguei..
:D



Lico Blade Lico Blade (13/10/2011 17:15:09)   1521 0
Estou na expectativa para ver esse filme.

No IMDB, esse filme está com nota 7, com média de apenas 534 usuários. Para um início de notas, está muito bem. Vamos ver como vai ficar depois desse fim de semana.



Joel Schumacher Joel Schumacher (13/10/2011 17:04:53)   443 3
Eba, 1 ovo só.
Adoro ler críticas onde o filme é detonado.


André B André B (13/10/2011 17:52:01)   853 0
hehehe... pior que é verdade. Essas são as mais legais.

André B André B (13/10/2011 19:05:20)   853 0
As minhas preferidas são A Mulher Gato e o remake A Profecia.

Joel Schumacher Joel Schumacher (13/10/2011 20:29:37)   443 0
A Mulher Gato tem uma crítica muito boa mesmo, eu gosto do Mistério da Rua 7.

Joel Schumacher Joel Schumacher (13/10/2011 20:38:09)   443 0
Mais recentemente tem a crítica do Conan e do Cilada.com

André B André B (13/10/2011 21:57:59)   853 0
É verdade, mas tem tanta gente enchendo o saco nessas duas críticas que perde um pouco a graça.

Vou conferir a Mistério da Rua 7.


Herp Herp (13/10/2011 16:59:46)   -90 0
eu jah sabia...sabia que esse preludio nao iria prestar kkkk



sem avatar Pablo Lisandro (13/10/2011 16:36:00)   129 0
Quando eu vi o featturete das criaturas desse filme, não fiquei feliz, não.
O CGI estava lá, estragando todo aquele impacto visual que aqueles efeitos do original causaram. Era plastificação demais para algo que precisava ser real. Era ''bonitinho'' demais para algo que deveria ser repugnante. A cena dos cachorros do original, por exemplo, ficou na minha cabeça por muitos e muitos dias enquanto a da ''mãozinha viva'' desse filme aí, nos trailers, não me surpreenderam, mesmo eu ainda botando fé. Carpenter só há um mesmo, Hessel... :(



Renan Renan (13/10/2011 16:31:48)   2218 0
Esperava mais desse filme, vou ver pra saber se é tão ruim mesmo.



Maikon Maikon (13/10/2011 16:26:50)   62 1
Uma pena, era um dos filmes que eu mais aguardava para esse ano.

Verei pelos efeitos... Se as cenas com o alien tiver metade da criatividade do primeiro, terá valido a pena. A cena em que a cabeça cria perninhas é épica.


Maikon Maikon (13/10/2011 16:28:27)   62 0
Com o delay vieram os dois... well...


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.