Filmes

Crítica

Hotel Mekong | Crítica

Sobre palimpsestos e canibais

22.10.2014, às 01H07.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O Rio Mekong, que começa no Tibete e termina no Vietnã depois de um curso de 4 mil quilômetros, tem ciclos violentos de cheias e secas. Nos últimos anos, esse processo se intensificou, e o Mekong transbordou a ponto de desalojar pessoas no Laos e na Tailândia. Muitos culpam o desmatamento e a construção de barragens e hidrelétricas ao longo do curso do rio, na China, no Laos, na Tailândia e no Vietnã.

hotel mekong

None

hotel mekong

None

hotel mekong

None

Apichatpong Weerasethakul compartilha dessa opinião, mas suas obras ambientadas no Mekong, como a videoinstalação For Tomorrow For Tonight e o filme feito para a TV francesa Hotel Mekong (Mekong Hotel), não tratam o assunto com panfletarismo. O cineasta sequer faz o mesmo percurso de Em Busca da Vida, o filme do chinês Jia Zhang-ke sobre o que sobrou de uma cidade submersa após a criação da represa Três Gargantas no seu país. Para o tailandês, cujos filmes cheios de espíritos invariavelmente tratam a vida como um acúmulo de ciclos, o Rio Mekong nunca apagará nada no seu vaivém, tudo sempre permanece - nem que seja como assombração.

Com uma hora de duração, Hotel Mekong passa a impressão de ser o filme mais inacabado de Apichatpong, porque, de fato, é um trabalho-em-andamento. Acompanhamos a estadia de alguns hóspedes no tal hotel, que fica à beira do rio. Cenas dos ensaios de um filme que o diretor preparava há anos e nunca realizou, Ecstasy Garden, são aproveitados em meio a esses registros com os hóspedes. É a permanência e a transformação do passado em algo diferente, como a própria cadência do Mekong.

Estabelecido isso, não é de espantar que, de repente, os personagens passam a incorporar espíritos passados e ser possuídos pelo fantasma pob, lendária criatura carnívora de que Apichatpong ouviu falar na juventude. O pob transforma, um a um, os hóspedes em canibais, e logo em seguida nós os vemos de volta ao "normal", conversando sobre arrependimentos ou projeções. Uma neta pede ao espírito de 600 anos de sua avó que descanse: "Nossas memórias são uma só". Já um jovem diz que reencarnará como animal: "Não sei quanto tempo levará até eu ser humano de novo".

Enquanto isso, o próprio Apichatpong grava o músico Chai Bhatana ao violão. A bela música instrumental que ele toca dura o filme todo e, como se fosse um encanto, permite que experimentemos Hotel Mekong como um tranquilo fluxo de consciência. Barulhos de carros e de uma escavadeira ampliando a margem do rio permanecem sempre ao fundo, mas a música toca mais alto. São várias camadas, afinal, que compõem Hotel Mekong, o filme de Apichatpong que mais se aproxima da ideia de palimpsesto (em grego, "riscar de novo"): os papiros e pergaminhos que eram reutilizados antigamente quando se apagavam velhos escritos para dar lugar a novos.

Há uma violência inerente ao palimpsesto, como há também no canibalismo e na engenharia ambiental, mas para Apichatpong essa violência não elimina o ciclo das coisas, embora as transforme. Hotel Mekong não é um filme de arrebatamento como os principais do cineasta - Eternamente Sua, Mal dos Trópicos, Síndromes e um Século e Tio Boonmee - mas inegavelmente nos transporta para um tempo suspenso, quando quatro jet skis descrevendo trajetórias que o rio imediatamente apaga (mas não apaga de verdade) podem gerar um tipo de enlevo ou mesmo de arte.

Nota do Crítico
Bom
Hotel Mekong
Mekong Hotel
Hotel Mekong
Mekong Hotel

Ano: 2012

País: Tailândia / Reino Unido

Classificação: LIVRE

Direção: Apichatpong Weerasethakul

Roteiro: Apichatpong Weerasethakul

Elenco: Jenjira Pongpas, Maiyatan Techaparn, Sakda Kaewbuadee, Chai Bhatana, Apichatpong Weerasethakul

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.