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Crítica

Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo | Crítica

Corneliu Porumboiu aponta, beirando a autocrítica, seu humor negro para os diretores de cinema

03.10.2013, às 14H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O título complicado, os longos planos estáticos e os diálogos aparentemente sem propósito podem enganar, mas Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo, assim como tantos outros filmes romenos deste século, tem uma vocação para a comédia de humor negro que não passa batida. Neste caso, o alvo de Corneliu Porumboiu (A Leste de Bucareste) são os próprios diretores de cinema. Como eles são por dentro?

quando a noite cai em bucareste

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O filme já começa depois que anoitece em Bucareste, e à noite os ânimos são outros. Dentro de um carro, um diretor tenta convencer sua atriz a tirar a roupa no filme que ele está rodando na cidade. "Quero pegar a realidade como ela é", diz ele, num discurso pronto envolvendo dilemas de película versus digital. A câmera de Porumboiu fica no banco de trás, nunca vemos os rostos dos dois - pois é noite, no flerte veste-se a máscara que for mais conveniente.

No plano seguinte, pela manhã, o teatro já se foi: o diretor está sentado na sua cozinha branca de azulejos horrorosos, meio de frente para a câmera, fumando, tomando café e apertando um garfo torto contra uma úlcera na barriga. É nas horas da manhã que somos desmascarados, como Porumboiu já sugeria em Polícia, Adjetivo, e cenas assim são importantes como contraponto, para percebermos, mesmo nas imagens mais banais, o jogo de poder que se faz no resto do dia.

Num processo que se aproxima da autocrítica (o personagem tem, assim como Porumboiu, Blow Up e Antonioni como referências, além do gosto pelos planos longos que registram o "real"), o cineasta então nos mostra como o diretor "doente" recorre a estratégias do próprio cinema romeno contemporâneo - capturar exaustivamente as trivialidades do cotidiano para nelas identificar um sentido de ser - para subjugar a atriz.

Se Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo parece um filme com partes mais fortes do que o todo, é porque essas partes isoladas são reveladoras: no constrangimento da repetição de um ensaio, no jeito como até a fumaça do cigarro do diretor envolve a atriz, identificamos formas distintas de dominação. Mesmo quando os personagens estão fora do quadro - como quando a atriz deixa o carro para atender o celular - sente-se a influência dele sobre ela, como se fosse uma relação institucionalizada, ancestral.

Acompanhe as nossas críticas do Festival do Rio 2013

Nota do Crítico
Ótimo
Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo
Când se Lasa Seara Peste Bucuresti sau Metabolism
Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo
Când se Lasa Seara Peste Bucuresti sau Metabolism

Ano: 2013

País: Romênia

Classificação: 14 anos

Duração: 89 min

Onde assistir:
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