Filmes

Crítica

9 Canções | Crítica

<i>9 Canções</i>

23.06.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H17

9 Canções
9 Songs, 2004
Inglaterra - 66 minutos
Romance/Musical

Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Michael Winterbottom

Elenco: Kieran O’Brien, Margot Stilley, The Dandy Warhols, Franz Ferdinand,
Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club, Super Fury Animals

Sabe aquela máxima: sexo, drogas e rock n roll? 9 canções (9 songs, 2004), de Michael Winterbottom (Código 46), é sobre isso. Um filme sobre sentimentos comuns e vividos por pessoas simples.

Em Londres, a história de um jovem casal, formado por Matt e sua namorada americana Lisa, é contada a partir de seu relacionamento sexual. As cenas que mostram seus encontros, de teor explícito, são alternadas a trechos de apresentações ao vivo de grupos como o Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club e Franz Ferdinand, entre outros.

A história começa com Matt narrando como foi sua relação com Lisa. Ele está a caminho da Antártida e começa a relembrar os acontecimentos. O diretor quis recriar o dia-a-dia de um casal de jovens apaixonados. Eles se conheceram num show na Brixton Academy, em Londres, e acabaram vivendo um romance. A partir daí, assistimos a cenas comuns do casal. Eles acordam, fazem sexo, tomam café-da-manhã, fazem sexo, almoçam, fazem sexo, trabalham, fazem sexo, saem e, antes de dormir, fazem sexo. Fatos que acontecem quando o relacionamento é recente e apaixonado.

O sexo protagonizado pelo casal é forte e bonito. Eles praticam de todas as formas e fazendo jogos. Todos os movimentos em busca do prazer são mostrados explicitamente. Os mais puritanos podem pensar que se trata de uma desculpa para se mostrar cenas pornográficas. Não é isso. É simplesmente um casal apaixonado derrubando todos os limites. Eles se divertem, transam e até brigam. Logo que acontece essa briga, Matt acaba indo sozinho para o show do Super Fury Animals. A música apresentada é Slow Life. A letra da canção retrata metaforicamente o mix de sentimentos que ele está vivendo.

Todas os acontecimentos vem pontuados pelas apresentações das bandas. Não é um filme intelectual, é simplesmente um exercício sobre os relacionamentos. A reflexão de Matt vai levá-lo a comparar sua situação com seu trabalho. Na Antártida, blocos de gelo se separam e depois trafegam em direção aos oceanos. Esses blocos chamados icebergs, ao derreterem acabam fazendo parte do mar. É justamente isso que ele viveu. O jovem inglês se separou de um bloco maior e se uniu a Lisa. Ao término, ele faz o caminho inverso e volta à sua origem. O ciclo se fecha com a apresentação da banda Black Rebel Motorcycle Club, a mesma de quando eles se conheceram.

9 canções é direcionado a um público jovem interessado em curtir a vida onde ela se faz mais comum. Rock e sexo na medida certa como fonte inspiradora da própria realidade.

Nota do Crítico
Bom
9 Canções
9 Songs
9 Canções
9 Songs

Ano: 2004

País: Reino Unido

Classificação: 18 anos

Duração: 71 min

Direção: Michael Winterbottom

Roteiro: Michael Winterbottom

Elenco: Margo Stilley, Kieran O'Brien

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.